Pular para o conteúdo principal

O sedentarismo é fatal na sociedade moderna.

Sedentarismo contribui para aumentar a obesidade da população brasileira e mundial.

Atenção! O sedentarismo e a má alimentação são um perigo para a vida.
Você já parou um instante para retroceder na história da humanidade e notar as grandes mudanças que trouxeram benefícios e lentamente também malefícios para os seres humanos? A corrida da tecnologia da informação é fato. Porém, junto gerou um novo modelo de comportamento humano; o sedentarismo. O principal causador de sérios problemas, que podem levar ao óbito para muitas pessoas em nossa sociedade moderníssima.   O fato de o homem uma vez ter sido nômade, essa ação o fez garantir a sua vida e permanecer lutando entre os grupos rivais.  E principalmente derrotando a ferocidade dos animais selvagens para defender sua existência. Na era digital esse estilo de vida se inverteu; o homem passou a ser dentário do nascer ao morrer.
O enfrentamento das inúmeras e hostis intempéries do tempo despertou a criatividade e o avanço da ciência e das grandes tecnologias ao longo dos séculos.  Até chegarem vivos aos dias de hoje em pleno conforto; frutos dos seres pensantes que modernizou através das avançadas tecnologias, mas tudo provocando uma verdadeira revolução no Planeta Terra. Todavia, simultaneamente destruiu quase toda a natureza para construir todos os meios necessários para a adequação do sedentarismo.

O avanço da tecnologia da informação proporcionou ao homem moderno o sedentarismo.

Hoje no apogeu do desenvolvimento no setor da tecnologia da informação, o homem assumiu definitivamente um comportamento sedentário. Ao mesmo tempo, assumiu também todas as consequências; dessa ação exagerada. O desenvolvimento econômico e avarento das sociedades humanas geraram necessidades irrecusáveis para a comodidade, porém mudou o comportamento humano de nômade para sedentário.

Os seres humanos foram obrigados, a criarem modos, para viverem adequadamente. Desde os tempos mais remotos do desenvolvimento econômicos e das tecnologias originais; eles veem criando a cada semestre seus ambientes; que propiciam ao sedentarismo. Hoje em plena modernização eles fixaram-se em seus lares para morarem, trabalharem e conectarem-se ao mundo; tudo ao mesmo tempo. Todos vivem grudados em suas poltronas maravilhosas e um ambiente climatizado sobre todos os rigores das normas tecnológicas, todas convidativas ao pleno comportamento sedentário.

O próprio desenvolvimento tecnológico avançado, na área da tecnologia da informação, preparou um ambiente convidativo a tranquilidade; e ao sedentarismo exagerado.  Como tudo tem um preço, o sedentarismo tem um altíssimo preço para todos os seres humanos na atualidade. A sociedade moderna do mundo digital está deixando o homem doente. 

Atualmente existe pouca movimentação das pessoas. A maioria da população permanece mais parada mesmo nos locais de trabalho e no cotidiano o sedentarismo vem em primeiro lugar nesta contemporaneidade sofisticada. Entretanto, no conforto do tempo digital tudo vem a proporcionar aos seres humanos contemporâneos uma vida sedentária. A grande maioria vive mergulhada em uma preguiça generalizada.
Muitos passam um gigantesco tempo da vida conectado à internet trabalhando, se comunicando, buscando novas amizades, tudo em frente ao computador ou tantos outros dispositivos móveis modernos, mas descartáveis.

Os resultados são desastrosos para a saúde.

Alguém digitando trabalhos na empresa e navegando ao mesmo tempo. 
Os números são alarmantes de pessoas obsessas no Brasil e no mundo. Esses índices são espantosos e preocupantes para todos os seres humanos que se incluem nesta realidade difícil para muitas pessoas.
Dados do ministério da saúde mostram que 51% da população brasileira estão acima do peso. Em 2006, esses percentuais eram de 43%. Os homens são maioria, 54%. As mulheres, o índice chega a 48%.  A situação está se agravando o nosso país se inclui a nível mundial em índices preocupantes. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, o Brasil ocupa a 77ª (septuagésima sétima) posição de habitantes considerados obesos. Isto num universo de 500 milhões de pessoas obesas no mundo. Sendo que as mulheres mundialmente são as mais afetadas.  Para a Organização Mundial de Saúde, (OMS) sobrepeso significa um índice de massa corporal superior a 25%. E define obesidade quando esse índice ultrapassa 30%.

A mídia em geral, está batendo nesse mesmo problema repetidamente. Isso significa que há um sinal vermelho e que indica perigo causado pelo sedentarismo social e moderno aos humanos.

Está na hora de todos começarem voltar a ter uma vida mais ativa. Isto não significa voltar a ser nômades, mas procurar se movimentar frequentemente. Havendo condições procurarem frequentar as academias, que tem instrutores e professores de educação física habilitados. Ele saberá orientar corretamente o início dos exercícios físicos. 

Não havendo esta possibilidade, o melhor mesmo é fazer o mais saudável dos exercícios as caminhadas. Estas podem ser diárias ou intercaladas nos ambientes apropriados da cidade. Cada um seguindo o seu ritmo do próprio físico. Isto é, seguindo a orientação de seu médico.  Outro passo fundamental é cuidar da alimentação através da supervisão dos profissionais da área como as nutricionistas, endocrinologistas e etc.

A alimentação incorreta mais o hábito sedentário põe a vida em risco.

Portanto, os seres humanos se alimentam pessimamente mal, em excesso e combinando a uma vida totalmente sedentária, colocam em perigo a sua saúde e a vida; o risco de morte é iminente em razão de muitas doenças causadas através do sedentarismo exagerado.
O resultado desta combinação não poderia ser outra, a obesidade generalizada em nível de epidemia social.  Gerando um alerta preocupante para a saúde de todos que se encontram nessa situação sedentária. 

Chegou o momento de os governantes pensarem seriamente em criarem políticas públicas, para incentivar a todos para mudarem esses hábitos perigosos de viver. Criarem programas de reeducação alimentar para todos. Os ministérios da saúde, esportes, trabalho e da educação deveriam trabalhar em conjunto para alertar a população do perigo do sedentarismo.


Momento de uma ação em conjunto para reeducar a população contra o sedentarismo.

Traçarem estratégias que viabilizem profundas mudanças nessa realidade perigosa da população brasileira. Seria um ótimo momento de o MEC implantar em todo o sistema educacional brasileiro; uma disciplina específica para os alunos trabalharem em sala de aula, essa situação que alcança milhões de brasileiros. Ainda há tempo para reverter esta circunstância perigosa, basta que haja iniciativas dos nossos parlamentares e governantes. Todos devem assumir a consciência da situação e agirem rapidamente através de boas iniciativas práticas que envolvam a população em geral, nessa guerra contra a obesidade provocada pelo sedentarismo, seguido dos prejudiciais hábitos alimentares.

Comentários

  1. REEDUCAR, CREIO SER DIFÍCIL OU IMPOSSÍVEL AS CRIANÇAS, JÁ NASCEM COM LEITE EM PÓ.O LEITE MATERNO TÃO SAUDÁVEL, JÁ NÃO SERÁ MAIS.MÃES COM
    ALTO GRAU DE RADIOATIVIDADE,SILICONE, ALIMENTAÇÃO ERRADA.EXCESSO
    DE HORMÔNIOS,DROGAS, ÁLCOOL,ETC.
    AGROTÓXICOS,FERTILIZANTES, FILHOS COM BABÁS, CRECHES,OU ORFANATOS.
    A SOCIEDADE MUDOU PARA PIOR.A FAMÍLIA DESCONHECE OS ANTECEDENTES.
    NEM OS DESCENDENTES. SOLTOS ACOMPANHADOS DOS SMARTPHONES.
    SERÃO AUTISTAS, PÉSSIMOS ALUNOS, E FILHOS.
    PALAVREADO BAIXO, GESTOS, NUM EXERCÍCIO CONTINUO SEXUAL.
    NOVOS DESAJUSTADOS SOCIAIS. A GORDURA, SERÁ MAIS UM PROBLEMA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma situação dramática a que você expõe amigo. É fato tudo isso. Contudo, é necessário que cada pessoa procure se movimentar e botar o sedentarismo para correr e da mesma forma reaprender a se reeducar na alimentação para também ter qualidade de vida.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Muito obrigado minha amiga que você gostou do texto.
      Eu já passei por um período de sedentarismo extremo e as consequências foram dramáticas. Atualmente mudei meu estilo de vida e meus exercícios físicos vem em primeiro lugar antes de tudo. Da mesma forma fui obrigado a me reeducar na alimentação para se obter também qualidade de vida. Muitas vezes as coisas acontecem para que sejamos obrigados a mudar e mudar radicalmente. No meu blog tenho muitas outras matérias incentivando as pessoas deixarem o sedentarismo e se movimentar constantemente para se obter vida saudável.

      Excluir

Postar um comentário

Por gentileza deixe seu comentário é muito importante para nosso trabalho.

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe e suas qualidades.

As mães e suas qualidades no seu abc. As mães quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhece está árdua luta das mães e são gratos a elas.  Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.
Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dão à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e se lamentarem a sua real importância quando elas morrem.

Você já rotulou alguém de burro?

É uma atitude preconceituosa para ferir o sentimento de outrem e ruim para o convívio social.Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas tem uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes.  Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.

Indiferença é este sentimento negativo presente nas relações humanas.

Este sentimento ruim, a indiferença está presente na vida e setores sociais. A indiferença é um dos sentimentos humanos extremamente impresumível inerte em sua índole humana. Todavia, quando é despertada provoca indignação à pessoa alvejada. Este sentimento negativo pode estar infiltrado em inúmeras circunstancias da vida. O mais preocupante é a insensibilidade neste mundo individualista; mesmo diante de muitas amizades virtuais vazias e geladas de sentimentos. Podem-se perceber nas relações familiares em gerais e entre amigos. 
No plano social, há muitas situações onde as pessoas reagem plenamente indiferentes, em relação aos semelhantes nas situações de fragilidade e incapacidade. São característicos dos homens reagirem indiferentemente frente aos problemas de outrem. No âmbito governamental, o sentimento de indiferença é visível e constante por parte das autoridades que se comportam em total indiferença frente aos problemas sociais do povo. Também este sentimento é muito presente ent…