Pular para o conteúdo principal

Postagem recente.

Amar até o fim.

O amor rimar com mar, porque não amar. Esta foto está  na praia de Tramandaí , onde tem a palavra inscrita AMA. Ame sem medo de amar e ser feliz num tempo indeterminado pela paixão. O mar tem limites, o amor transcende as fronteiras da paixão. Amar como ninguém nunca amou, é dom singular para poucos humanos ousados. O amor tem suas exigências as quais serão compreensíveis na existência de amar. As exigências serão validadas no tempo e espaço, sem medidas. São nos beijos alucinantes que se descobre a doçura de amar. A água do mar tem sabor de sal e a dos beijos dos insanos e amorosos, são nectários de amor. Amar é assim, com pouca prudência, mas é muito mais furor desvairado. Quem nunca amou na vida não saberá o que é mar, não viu o amor florescer e muito menos sentiu o prazer delirante de amar. Ame despido de recatos, com cumplicidade, mas faça nascer o amor verdadeiro até o fim, com muita ternura inigualável.

O sedentarismo domina as pessoas da sociedade contemporânea.

Ciclovia para caminhadas
O sedentarismo moderno é muito fácil de manter as pessoas na inércia do que na movimentação. E para que ninguém se deixe ser dominado através deste comportamento ruim é fundamental desenvolver atitudes bravas, mas valorosas para a vida, como exemplos sair da poltrona e ir caminhar seja acompanhado ou sozinho. Pegar sua bicicleta e pedalar pelas ciclovias existentes em sua cidade. Convidar os amigos e organizar frequentemente maratonas, jogos, corridas, caminhadas e etc. tudo isso exclusivamente vem contribuir para expulsar da vida este mal da modernidade o sedentarismo.   Somente assim, para se obter qualidade de vida.

Cotidianamente faço caminhadas alternadamente, em alguns dias durante as manhãs, outros as tardes, e também no início da noite. Sempre em lugares diferentes para não se tornar mesmice.
No inverno frequentemente caminho mais durante as tardes, por quer o clima é mais agradável. Porém, na medida do possível sempre consigo realizar esta movimentação gostosa todos os dias, exceto em circunstâncias excepcionais.  
Ainda bem que no nosso município existem várias opções de ciclovias para se fazer curtas, médias e longas caminhadas de acordo com a resistência física de cada indivíduo. Além, das quadras esportivas, academias ao ar livre com equipamentos diversos e pistas atléticas. Então estamos munidos de boas opções para escolher e começar a se movimentar todos os dias.
Geralmente observo tudo durante as caminhadas em todos os trajetos. Hoje ao andar comecei a notar durante ao longo do caminho, muitas pessoas sentadas as margens de uma nova ciclovia da cidade muitas pessoas, tomando chimarrão.

O chimarrão é uma espécie de chá típico da região sul do Brasil. Ela é uma bebida tradicional feita da folha da erva marte misturada a água quente num recipiente conhecida como cuia e mais um canudo de metal para sugar o líquido amargo do fundo da cuia. Antigamente era feito tudo artesanal, hoje é industrializada e comercializada para os habitantes destes três estados da região sul do Brasil. A população tem este hábito saudável de tomar o chimarrão com os familiares e os amigos. Neste ritual se conversa com todos os assuntos imagináveis da vida diária e também da sociedade. As pessoas   aprenderam a tomar o chimarrão diariamente com os índios que foram os primeiros habitantes do Brasil.

http://www.analiseagora.com/
A imagem mostra o chimarrão pronto para tomar em família ou com amigos. 

Até aqui tudo é maravilhoso, mas algo me chamou a atenção foi o fato de ver tantas pessoas paradas alimentando o sedentarismo habitualmente perto de uma bela ciclovia construída há poucas messes com a intenção de atrair os habitantes para se movimentarem através das caminhadas e principalmente andar de bicicletas. 
Obviamente esta ciclovia cruza uma enorme parte do parque da cidade, mas a sua maior extensão acompanha uma avenida em formação. O que se percebe é que em vez daqueles habitantes   que estão tomando chimarrão em pequenos e grandes grupos não pensam em aproveitar o máximo da ciclovia que passa na frente de suas casas e não vão fazer caminhadas diariamente. Ora! Após a caminhada poderiam sim, tomar tranquilamente seu chimarrão com os amigos ou a família. 

É o sedentarismo que lentamente vai dominando muita gente e as mesmas somente irão a perceber os efeitos danosos de ser sedentários ao longo dos anos. É bem mais cômodo permanecer numa roda de amigos ou com a família para tomar chimarrão para conversar, do que desafiar-se e decidir em caminhar ou praticar outros exercícios físicos.
Geralmente não é fácil caminhar é uma disciplina pessoal constante. Fazer este exercido todos os dias também desenvolvem algumas   virtudes como a paciência, perseverança, coragem e domínio próprio.  A parte mais difícil é sem dúvida os primeiros dias, isso até o corpo se acostumar com a nova realidade e a pessoa mesma sentir sim, a necessidade de caminhar diariamente de maneira tranquila e prazerosa. Quando a alguém colocar em sua vida uma das preferências os exercidos físicos em geral. E sentir   a falta de caminhar é que esta realidade já se transformou num excelente, hábito e saudável para a vida. Obviamente nem todos os dias dar para caminhar em função de diversos motivos que surgem inesperadamente ou estão programados. Porém, os persistentes são obrigados a quebrar a sequência destes exercícios físicos, de grande valor para a saúde. Após a solução dos problemas volta-se a alegria de caminhar.

http://www,analiseagora.com/
A imagem mostra uma nova ciclovia pronta para a população fazer caminhadas.

Voltando ao assunto de ver tantas pessoas sentadas e não aproveitarem este belo espaço para realizarem exercícios físicos, talvez tenha sim muitos motivos que ainda não despertaram para banir das suas vidas o sedentarismo.
Se o poder público tinha a intenção de fazer a população tomar gosto pelas caminhadas faltou uma campanha educativa escareando a comunidade dos benefícios de caminhar, correr e andar de bicicleta de acordo com seu próprio ritmo determinado pelo seu médico depois de uma minuciosa avaliação do quadro de saúde.

O comodismo fala mais alto e com isso a população preferem permanecer sentadas do que caminhar.
Algumas pessoas desconhecem totalmente os múltiplos benefícios das caminhadas para a saúde.
Falta incentivo para quem necessita caminhar decidir dar o primeiro passo e continuar firme até perceber resultados práticos para a saúde.
Muita gente não inicia a caminhar por quer não tem uma companhia para conversar durante o caminho e notarem as coisas boas que existem ao de vários quilômetros.
Caminhar sozinho desanima muito fácil a não ser que seja bem firme e principalmente haja cobrança de uma meta do seu médico.
Então, se pode enumerar uma grande lista de motivos que faz com que muita gente não se decida em ser zeloso nas suas caminhadas diárias.

Portanto, tudo dependerá da decisão de cada indivíduo; para iniciar um novo hábito saudável para a vida.
As ciclovias estão aí esperando as pessoas levantarem das poltronas e irem caminhar e fazer outros exercícios físicos que são fundamentais para a saúde da mente e do corpo.
Geralmente as pessoas são quase obrigadas a se decidirem por uma mudança de vida, quando ocorre algo de estranho; com a saúde. Neste caso o médico orienta a iniciar uma atividade física leve e orientada pelos profissionais da área da saúde. A partir de então, começam a caminhar diariamente com prazer, por quer tem consciência de cada dia realizar sua caminhada como se fosse algo complementar da sua saúde. Esta atividade se transforma tão fundamental, quanto a alimentação diária e bem organizada.👍

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe, para expressar, as suas qualidades.

As mães possuem suas qualidades no abc da vida.   A imagem diz o  abc da mãe  As mães, quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhecem esta árdua luta das mães e são gratos a elas. Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.   Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dando à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e lamentar a sua real importância quando elas morrem. Os filhos deveriam observar e valorizar as qualidades da mãe.   Neste simples abc da mãe, todos os filhos deveriam sempre obser

Você já rotulou alguém de burro?

Essa atitude é preconceituosa, ela  ferirá o sentimento de outrem e ruim para o convívio social. A expressão Burro comprova o preconceito  entre as pessoas.  Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas têm uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes. Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade.   Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.