Pular para o conteúdo principal

Postagem recente.

A festa, os dramas e o mar

  O mar, em ressaca, é a fonte de limpeza dos dramas humanos.   O mar em maré alta. I. Foram três dias de folia! Muitas coisas aconteceram. Uma parcela da sociedade foi para o mar. II. O mar absorveu todos os dramas; comportamentos humanos. Houve uma abundância de bebidas, discussões, encontros e desencontros, comilanças e festas. Afinal, é Carnaval, a festa da carne! III. Os homens mandaram para o mar, suas angústias e seus dramas. Seus choros, gritos que pareciam de alegrias. Não! Eram desabafos no divã marítimo. IV. Seus prantos, de alegrias e incomuns; ficaram nas ondas do mar. Os desencontros amorosos foram afogados no mar. As brigas de todos os tipos, o mar as engoliu. V. O novo amor nascido no mar foi o mais autêntico, mas efêmero. Não se pode generalizar, uns poucos ainda vivem. VI. O mar, o bom amigo, tomou para si todas as coisas, segredos e dramas humanos. VII. O que poderia acontecer após a festa de Momo? Três dias a fio de maré alta no mar. Foram três dias de folia e três

O sedentarismo domina as pessoas.

Não deixe o sedentarismo te dominar, vai caminhar.


A foto mostra uma ciclovia arborizada excelente para práticas de caminhadas e andar de bicicletas.
A ciclovia arborizada excelente para práticas de caminhadas e andar de bicicletas. 


Infelizmente hoje o sedentarismo é dominante na era digital. Atualmente é muito mais fácil manter as pessoas na inércia do que em movimentação nas academias, praças e ciclovias das cidades.

As pessoas permanecem mais tempo paradas, diante de todas as telas conectadas a “internet” para a comunicação nas redes sociais, do que exercer algum tipo de atividade física. O resultado desse comportamento são ruins e vão ́ rios para a saúde dos seres humanos. O resultado disso é o alto índice de obesidade e na sequência muitas outras doenças, se não reverter a situação de comodismo, o sedentarismo a longo tempo poderá ser fatal em razão das muitas enfermidades provocadas por não se alimentar e se exercitar corretamente. Confira as principais doenças da obesidade entre a população sedentária.


Seja bravo consigo, comece abandonar o sedentarismo da vida.


No entanto, para que ninguém se deixe ser dominado através deste comportamento ruim, o homem sedentário é fundamental desenvolver atitudes bravas, mas valorosas para a vida, como exemplos sair da poltrona e ir caminhar seja acompanhado ou sozinho. Pegar sua bicicleta e pedalar pelas ciclovias existentes em sua cidade. Convidar os amigos e organizar frequentemente maratonas, jogos, corridas, caminhadas etc.


Contudo, essas ações são importantes e inclusive vem contribuir para expulsar da vida este mal da modernidade da era da tecnologia da Informação e logo mais a inteligência digital, o temido sedentarismo. Entretanto, ainda tem muitas pessoas que imaginam ser inofensivas, mas são e grandemente prejudiciais à saúde e à vida por completo. No entanto, permanecer sentado é uma atitude cômoda e geradora de vários problemas para a saúde mental e física.

Contudo, é essencial expulsar o comodismo da existência cotidiana, para se obter qualidade de vida. Será sim, uma atitude nobre de todas as pessoas, ela pode fazer a diferença entre uma vida sadia e doentia. Somente, na atividade física, para se obter uma existência ativa e evitar problemas futuros com a saúde.


O exercício físico precisa ser constante e permanente.


No entanto, é importante que essas atividades sejam realizadas cotidianamente e sobretudo com persistência como, por exemplo, que se faça caminhadas alternadamente, em alguns dias durante as manhãs, outros as tardes, e se possível no início da noite. Sempre em lugares diferentes para não se tornar uma mesmice.

Na época do inverno, se não chover é preferível com frequência caminhar mais no período das tardes, porque o clima é mais agradável. Contudo, na medida do possível sempre façam os seus exercícios físicos e movimentos, em geral, uma atividade prazerosa todos os dias, exceto em circunstâncias excepcionais as quais vêm de forma imprevisível. No inverno para não perder o ritmo é importante ir para a academia e nos tempos de crises econômicas você pode fazer seu local para os exercícios físicos em casa e bem orientada através dos vários canais de profissionais especializados nesta área. Muitos professores têm seus canais no Youtube que ensinam exercícios do básico ao mais sofisticado e assim, você em várias semanas ou dias chuvosos não perde a sequência de suas atividades e ainda sim, aprende novos treinamentos diferenciados totalmente gratuitos.


Hoje muitos municípios dispõem de muitos lugares para a população se exercitar ao ar livre.


Ainda bem que os municípios se alertaram para oferecer à comunidade as mais variadas opções de exercícios físicos ao ar livre. Tem as pequenas academias ao ar livre que poucas pessoas usam, muitas delas estão vazias na espera de parte da população disposta a mudar o seu estilo de viver, isto é, sair da passividade para uma vida ativa em meio a natureza. Além disso, há as extensas ciclovias para se fazer atividades de médias e longas caminhadas, de acordo com a resistência física de cada indivíduo. Existem as quadras esportivas, academias ao ar livre com equipamentos diversos e pistas atléticas. Portanto, todos estão munidos de boas opções para escolher e começar a se movimentar todos os dias.

No entanto, uma boa dica é ser ótimo observador das coisas ao longo de todo o percurso das caminhadas, em todos os trajetos aparecem novidades. Há aquelas cenas as quais nos fazem contemplar a natureza e a arte humana ou aquelas às quais nos proporcionam maravilhosas risadas; quase sem fim.


No trajeto pode notar que há muitas pessoas sentadas, tomando chimarrão; em vez de caminhar.

A foto mostra uma cuia com a erva-mate e a bomba é o chimarrão gaúcho pronto para tomar.
A cuia com a erva-mate e a bomba é o chimarrão gaúcho pronto para tomar.


Podem andar e começar a notar que, ao longo do caminho, verá muitas pessoas sentadas às margens de uma nova ciclovia da cidade, muita gente simplesmente tomando seu amado e amargo chimarrão gaúcho.

Leia mais: Nobre é desafiar-se e abandonar o sedentarismo da vida.


O chimarrão é uma espécie de chá típico da região sul do Brasil. Ela é uma bebida tradicional feita da folha da erva-mate misturada a água quente num recipiente conhecido como cuia e mais um canudo de metal para sugar o líquido amargo do fundo da cuia. Antigamente era feito tudo artesanal, hoje é industrializada e comercializada para os habitantes destes três estados da região Sul do Brasil. A erva-mate, planta nativa do Rio Grande do Sul, é a matéria prima para se fazer o tradicional e amargo chimarrão gaúcho. No entanto, ela é agora Patrimônio Cultural Imaterial do Rio Grande do Sul, através da assinatura do registro técnico pelo atual governador do Estado. 


A população tem este hábito saudável de tomar o chimarrão com os familiares e os amigos. Neste ritual se conversa todos os assuntos imagináveis da vida diária e da sociedade. As pessoas aprenderam a tomar o chimarrão diariamente com os índios que foram os primeiros habitantes do Brasil.


Até aqui tudo é maravilhoso, mas algo chama a atenção é o fato de ver tantas pessoas paradas alimentando o sedentarismo habitualmente perto de uma bela ciclovia construída há poucos meses com a intenção de atrair os habitantes para se movimentarem através das caminhadas e principalmente andar de bicicletas.

Obviamente esta ciclovia cruza uma enorme parte do parque da cidade, mas na sua maior extensão acompanha uma avenida em formação. O que se percebe é que em vez daqueles habitantes que estão a tomar chimarrão em pequenos e grandes grupos, entretanto, não pensam em aproveitar o máximo da ciclovia, que passa na frente de suas casas e não vão fazer caminhadas diariamente. Pense bem! Após a caminhada poderiam sim, tomar tranquilamente seu chimarrão com os amigos ou a família.


As pessoas só irão notar os malefícios do sedentarismo, ao surgir um diagnóstico ruim da saúde.

A foto mostra mais uma ciclovia nova e pronta para a população se  exercitar com caminhadas e corridas.
  Nova ciclovia pronta para a população se exercitar com caminhadas e corridas.


Portanto, o sedentarismo lentamente vem no domínio de muita gente e elas somente irão perceber os efeitos danosos de ser sedentários ao longo dos anos ao receberem um diagnóstico negativo sobre sua saúde. Todavia, é muito mais cômodo permanecer numa roda de amigos ou com a família para tomar chimarrão e para conversar, do que desafiar-se e decidir em caminhar ou praticar outros exercícios físicos.

Não obstante, para iniciar qualquer atividade física não é fácil, mas é necessário ao menos começar levemente a caminhar. Contudo, todas as atividades físicas são uma disciplina pessoal constantemente. Ao realizar este ou aquele exercício todos os dias se desenvolvem algumas virtudes como a paciência, perseverança, coragem e domínio próprio.

Contudo, a parte mais difícil é sem dúvida, os primeiros dias, até o corpo se acostumar com essa nova realidade e a pessoa mesma sentir sim, a necessidade de caminhar diariamente de maneira tranquila e prazerosa. Entanto, alguém coloca na sua vida uma das preferências, os exercícios físicos, em geral. Todavia, sentir a falta de caminhar é que esta realidade já se transformou num excelente, hábito e saudável para a vida. Obviamente nem todos os dias dá para caminhar em função de diversos motivos que surgem inesperadamente ou estão programados. Contudo, os persistentes são obrigados a quebrar a sequência destes exercícios físicos, de grande valor para a saúde. 

Após a solução dos problemas volta-se a alegria de caminhar.

Volto ao assunto de ver tantas pessoas sentadas e não aproveitarem este belo espaço para realizarem exercícios físicos, certamente tenham sim, muitos seus motivos que ainda não os despertaram para banir das suas vidas o sedentarismo.

Se o poder público tivesse a intenção de fazer a população tomar gosto pelas caminhadas. Entretanto, faltou uma campanha educativa para esclarecer a comunidade os benefícios de caminhar, correr e andar de bicicleta de acordo com seu próprio ritmo determinado pelo seu médico depois de uma minuciosa avaliação do quadro clínico de saúde.

Leia mais: A bicicleta é um meio de locomoção limpo, porém pouco usado no Brasil.


A maioria do povo opta pelo mais fácil não caminhar.

O comodismo fala mais alto e com isso a população prefere permanecer sentada a caminhar.

Algumas pessoas desconhecem totalmente os múltiplos benefícios das caminhadas para a saúde.

Falta incentivo para quem necessita caminhar, decidir dar o primeiro passo e continuar firme até perceber resultados práticos para a saúde.

Muita gente não inicia as caminhadas porque não tem uma companhia para conversar durante o caminho e notarem as coisas boas que existem ao longo de vários quilômetros.

Caminhar sozinho desanima muito fácil a não ser que esteja bem firme e principalmente haja cobrança de uma meta do seu médico.

Então, se pode enumerar uma grande lista de motivos que faz com que muita gente não se decida em ser zeloso nas suas caminhadas diárias.


Somente você para escolher um novo estilo de vida saudável.

Portanto, tudo dependerá da decisão de cada indivíduo para iniciar um novo hábito saudável para a vida.

As ciclovias estão aí na espera das pessoas levantarem das poltronas e irem caminhar e fazer outros exercícios físicos que são fundamentais para a saúde da mente e do corpo.

Todavia, as pessoas são quase obrigadas a se decidirem por uma mudança de vida, quando ocorre algo estranho, após uma consulta de rotina e o médico dar o diagnóstico com algo preocupante com a saúde. Neste caso o médico orienta a iniciar uma atividade física leve e orientada pelos profissionais da área da saúde. A partir de então, começam a caminhar diariamente com prazer, porque tem consciência de que cada dia realiza sua caminhada como se fosse algo complementar da sua saúde. Esta atividade se transforma tão fundamental quanto a alimentação diária e organizada. 👍

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe, para expressar, as suas qualidades.

As mães possuem suas qualidades no abc da vida.   A imagem diz o  abc da mãe  As mães, quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhecem esta árdua luta das mães e são gratos a elas. Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.   Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dando à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e lamentar a sua real importância quando elas morrem. Os filhos deveriam observar e valorizar as qualidades da mãe.   Neste simples abc da mãe, todos os filhos deveriam sempre obser

Você já rotulou alguém de burro?

Essa atitude é preconceituosa, ela  ferirá o sentimento de outrem e ruim para o convívio social. A expressão Burro comprova o preconceito  entre as pessoas.  Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas têm uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes. Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade.   Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.