Pular para o conteúdo principal

Postagem recente.

A lenda da lagoa dos Barros: Entre Sombras e Segredos

  Os mistérios da lagoa são perceptíveis, mas difíceis de serem compreendidos. A Lagoa dos Barros, RS, Google Earth. A noite caía sobre a Lagoa dos Barros, e com ela, um véu de mistério e medo se estendia sobre suas águas escuras. Os ventos sussurram segredos antigos, e os moradores das redondezas evitam olhar diretamente para o horizonte, temendo o que poderiam encontrar. As águas escuras da Lagoa dos Barros escondem mais do que os olhos podem ver. Sob o manto da noite, os segredos emergem, e o suspense se entrelaça com a realidade. Prepare-se para uma narrativa digna de Alfred Hitchcock* , onde cada ondulação esconde mistérios profundos. Naquela região isolada, onde a vegetação densa se trama como dedos esqueléticos, há algo mais do que a simples beleza natural. Os pescadores, ao retornarem de suas jornadas noturnas, falam em voz baixa sobre os gemidos que ecoam pela lagoa. Gemidos que não são humanos, mas parecem emergir das profundezas, como se a própria terra estivesse chorando. A

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade.
 

Candeeiro objeto antigo para iluminar a noite, mas em razão do preço da energia elétrica é muito utilizada por muitas pessoas.
Sem luz se usa o candeeiro.


Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.

Este utensílio doméstico há muitos anos foi usado no país inteiro até chegar às primeiras transmissões de energia elétrica nas capitais e aos poucos foram se disseminando para o restante do Brasil.

Ainda hoje em plena modernidade tem muitos rincões e lugarejos que a luz elétrica não chegou. No entanto, a candeia, lamparina ou candeeiro ainda é muito usada por muita gente. Pois, não tem acesso à luz elétrica.

 

Num país continental faltam lugares para receber luz elétrica.

 

Como o nosso país é continental o governo ainda não conseguiu iluminar todos os recantos com os programas existentes, mas tem muitos fatores que o impede de fazer isso. Têm muitas comunidades da roça, e muitas pequenas cidades do interior do Brasil, onde a energia elétrica é artigo de luxo.

Tem situações em nosso país em plena era digital que se utiliza o velho e infalível candeeiro. São naqueles momentos de temporais severos quando a rede elétrica, por causa das suas péssimas condições vai ao chão através dos vendavais. Geralmente as concessionárias movidas com a ganância do lucro fácil, não pensam em investir na modernização para a distribuição da energia até as cidades.

 

Em dias de tempestades se usa o candeeiro e velas. Quando nestes dias ocorrem estes transtornos para os consumidores, têm situações em que os clientes ficam dias sem luz. Nestas condições se procuram alternativas rudimentares para a iluminação. A rede de transmissão destas concessionárias são as mesmas quando era estatal, ou seja, a maioria feita de madeira que está totalmente podre. Às vezes nem precisa ser um temporal, basta um vento médio que derruba tudo.

Necessitam ser trocados estes velhos postes de madeira por aqueles de fabricação de cimentos. Além disso, a rede tem muitos outros componentes ultrapassados que ajudam a formar grandes apagões no país. O prejuízo é enorme para a população e ninguém faz absolutamente nada para repor os danos e pior para melhorar ou modernizar o sistema de transmissão de energia elétrica em nosso país.

A energia é onerosa, muitas pessoas usam estes utensílios antigos para iluminar a noite.

 

Portanto, hoje este “item”, energia elétrica é responsável direto pela alta da inflação no Brasil. Estas multinacionais do setor elétrico são tão gananciosas para obter lucros sem investimentos na produção e transmissão de energia; que impuseram a pedagogia de segurança das três cores do sinal de trânsito conhecida universalmente. Apenas mudaram de nome para bandeira verde, amarela e vermelha.

Desde a imposição deste sistema avarento de lucro sempre está e estará na bandeira vermelha. Pode dar grandes temporais como já ocorrem no sul do Brasil e em outras regiões, provocar terríveis inundações, estas somíticas multinacionais permanecem cobrando a energia mais cara do mundo. Apenas fazendo parcos investimentos para justificar as cobranças abusivas.

 

Nunca mais a nação brasileira receberá uma fatura com a bandeira verde. Portanto, mesmo que recebam elas já inclusas grandes tarifas sem que os consumidores possam perceber e reclamar. Para muitos brasileiros a solução é voltar a utilizar o candeeiro para fazer a iluminação à noite.

 

Todavia, espero que nenhum brasileiro possa chegar a esta humilhação. Algo seja feito por quem esteja no poder central, para frear a fome lucrativa dessas concessionárias que enriquecem sem constrangimento sobre cada cidadão brasileiro. O candeeiro pode permanecer para sempre como peça de museu para ser contada como era feita a iluminação do povo num tempo remoto. Que também sirva para iluminar as noites românticas nos CTGs gaúchos! Geralmente nos Centros de Tradições Gaúchas se utilizam os candeeiros como enfeites e para iluminar as noites como as conhecidas chamas crioulas.

 

Baile de Candeeiro.



 

Letra da música baile do candeeiro (Os Mirins)

 

 

Camisa branca lenço colorado

E uma bota nova e calça de riscado

Pelos cabelos muita brilhantina

Que tem bate coxa no salão da esquina

 

E vou chegando meio ressabiado

Pelo lusco-fusco desse candeeiro

E no entrevero busco a tal morena

Por quem me deixei assim enfeitiçado

 

E já nos tocamos por meio do baile

E mais uma volta e uma volta e meia

Toca mais um xote mais uma vaneira

Que eu mostro o meu valor

 

E eu me apeio pelo seu cangote

E o seu perfume me deixando tonto

Mais uma volteada que eu não abro mão

De quem é o meu amor

 

(Ah, meu candeeiro

Se apagas teu lume agora

Eu pego esta flor de morena

Encilho o meu pingo e me vou mundo afora)

Comentários

  1. Excelente artigo.
    Esse tipo de iluminação ainda é muito usado no interior de muitos países europeus devido ao alto preço da energia elétrica .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite minha amiga!
      Pensei que o candeeiro somente era usado no interior do Brasil onde ainda não chegou energia elétrica, que geralmente são poucos lugarejos das regiões Nordeste e Norte. Uma vez nós tínhamos um semelhante ao da foto da postagem e era só para relembrar uma época depois perdeu-se com o tempo. Quando em períodos de tempestades que somem a luz eletrica nós usamos a iluminação de emergência até voltar a luz. Semana passada eu comprei uma luz de LED de emergência por que ela dura mais tempo do que as comuns. Mas tem muita gente que usa velas que considero perigoso por quer causa incêndios nas residencias quando falta energia em período prolongados de temporais. Eu desaconselho usar esse artifícios perigosos.

      Excluir
  2. Respostas
    1. O candeeiro é um utensilio antigo, mas com a crise econômica brasileira muitas famílias estão voltando a usar por que não conseguem mais pagar mensalmente a conta de energia elétrica. É apenas a ponta do iceberg da crise brasileira.

      Excluir
  3. Excelente artigo. Muito bem explicado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei quem é! Mas grato pelo elogio e volte sempre ao nosso site e se possível se identifique, para nos estabelecer uma comunicação segura e mais pessoal.

      Excluir

Postar um comentário

Por gentileza deixe seu comentário é muito importante para nosso trabalho.

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe, para expressar, as suas qualidades.

As mães possuem suas qualidades no abc da vida.   A imagem diz o  abc da mãe  As mães, quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhecem esta árdua luta das mães e são gratos a elas. Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.   Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dando à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e lamentar a sua real importância quando elas morrem. Os filhos deveriam observar e valorizar as qualidades da mãe.   Neste simples abc da mãe, todos os filhos deveriam sempre obser

Você já rotulou alguém de burro?

Essa atitude é preconceituosa, ela  ferirá o sentimento de outrem e ruim para o convívio social. A expressão Burro comprova o preconceito  entre as pessoas.  Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas têm uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes. Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.