Análise crítica do comunismo e seus impactos na história A caricatura de caricatura de Karl Marx. A história da humanidade é uma jornada constante em busca de sistemas sociais mais justos e equitativos. O comunismo e o capitalismo, duas ideologias antagônicas, emergiram como as principais propostas para organizar a sociedade. Enquanto o capitalismo privilegia a propriedade privada, a livre iniciativa e a acumulação de capital, o comunismo defende a abolição das classes sociais, a coletivização dos meios de produção e a distribuição igualitária da riqueza. Essa dicotomia ideológica, que moldou o século XX, continua a ecoar nos debates contemporâneos sobre as desigualdades sociais, a globalização e o papel do Estado. As crises globais, como a pandemia de COVID-19, reavivou o debate sobre os modelos econômicos e sociais, levando muitos a questionarem se as ideias comunistas, embora controversas, podem oferecer respostas para os problemas contemporâneos. Neste trabalho, exploraremos as ori...
O trabalho voluntário tem a função de quebrar o egoísmo social.
O trabalho voluntário tem o poder de transforma vidas. |
Hoje dia 28 de agosto dedicado ao voluntariado, àquelas pessoas que fazem atividades voluntárias nas ONGs, em regra sempre no anonimato e não remuneradas. Uma prática incomum para algumas pessoas que ao se desvencilhar de si; para ajudar seus semelhantes em dificuldades. O trabalho voluntário transforma lentamente a sociedade egoísta em solidária.
Geralmente a grande maioria dos humanos vive mergulhada simplesmente em seu ego, no seu próprio mundo. Além disso, não conseguem a sair de si, ver o sofrimento alheio. E o pior já mais vai pensar em tirar um tempo para ajudar os outros que estão passando por necessidades de todos os tipos. Convenhamos! Esta nossa sociedade moderna da era digital, tudo flui para construção do egoísmo. Pensam assim! Isso aqui é meu, a luta constante para apoderar-se do poder, é ter e ter e mais ter e se esquecem do ser, o ter se sobrepõe ao ser. As coisas materiais tem mais valor do que a as coisas subjetivas como o valor da vida. A regra básica e cruel que muitos humanos adotam é as pessoas vale o que tem de bens materiais. É um absurdo, mas muitas pessoas infelizmente pensam e agem assim.
Nos dias de hoje quem manda nas pessoas é o egoísmo.
Atualmente habitamos em uma sociedade onde se predomina é a palavra-chave egoísmo entre os humanos. O que vale mesmo é as egoístas máximas, “cada um por si”, “se virem com seus problemas”, “me errem”, “não me incomodem”, ”não tenho tempo”, “não tenho nada a ver com isso”. Porém, para fazer o contraponto a esta realidade ruim, surgem pessoas com outro rumo e comportamentos diferentes e solidários para inverter a força do ego dominante no mundo contemporâneo.
Estas pessoas dedicam- se habitualmente dias e horas das suas vidas a ajudar pessoas a se erguer de uma circunstância péssima que se encontram na vida, para reaprenderem encontrar o sentido da vida. Muitas pessoas se disponibilizam a praticar algo incomum do ponto de vista da sociedade egocêntrica, atuando no voluntariado. Um gesto nobre e destruidor do velho paradigma do egocentrismo.
É hora de abandonar o egoísmo e cada um fazer a sua parte ajudar os necessitados.
Portanto, neste dia dedicado ao voluntariado queremos reiterar a importância, deste gesto nobre dos heróis que doam uma grande parcela de suas vidas a colaborarem anonimamente para ajudarem outras pessoas a se encontrarem e descobrirem o sentido para suas vidas.
A nossa homenagem sincera a estes construtores de uma nova sociedade justa, solidária e fraterna. Estas pequenas ações de ajudar as pessoas necessitadas em todas as áreas se transformam em grandiosas e de valor subjetivo incomensurável, tanto para quem as executa, quanto para quem as recebem. Como o mundo seria diferente se as pessoas de grandes riquezas olham e doassem um pouquinho para aquelas que não possui nem um prato de comida e nem onde morar e dormir em uma cama. Hoje muitas pessoas passam fome e habitam nas ruas do Brasil e do mundo. Quanta comida é jogada no lixo dos restaurantes e nas casas onde os membros da família desconhecem o que é fome e miséria. Quanto dinheiro é desperdiçado com coisas fúteis e nas corrupções e não são destinados às ações sociais para ajudar os mais necessitados, o egoísmo infelizmente não permitem.
Comentários
Postar um comentário
Por gentileza deixe seu comentário é muito importante para nosso trabalho.