Segundo os pescadores do Peru, esse fenômeno foi notado por volta de 1800. O El Niño, menino rebelde do Mar. É notável que as primeiras anotações que indicam o surgimento do fenômeno climático El Niño datam de 223 anos. Os pescadores peruanos registraram a variação da temperatura do pacífico, o que resultou na diminuição das pescarias durante a estação aquecida e na abundância de peixes no período de resfriamento das águas da costa do Peru. O nome “El Niño” tem origem em 1800, quando pescadores na costa do Pacífico da América do Sul perceberam que uma corrente oceânica quente surgia a cada ano, intercaladamente. Neste período de aquecimento, os peixes eram raros na região, o que interferiu negativamente no abastecimento de alimentos pesqueiros do Oceano Pacífico. A pesca é uma atividade vital para a sobrevivência das comunidades costeiras peruanas. A elevação da temperatura média no litoral estava relacionada ao período natalino. Os pescadores peruanos referiram-se ao nascimento do M
![]() |
A Lua e seus mistérios. |
Quando ocorre este fenômeno que é conhecido entre os cientistas da área, de apogeu, neste estágio a lua se aproxima mais perto da Terra recebendo a maior luminosidade do Sol. E quando o céu está sem nuvens à lua faz seu grande espetáculo de encher os olhos de todos. Ela aparece no universo como a majestade e a rainha da noite encantando a todos e cada espectador procura desvendar seus mistérios românticos, sobretudo impossíveis de serem compreendidos.
Podem observar que ela mesma recebendo a luz do rei Sol faz uma exibição de beleza inigualável. As pessoas que gostam de olhar detalhadamente o universo à noite. Percebe que realmente ela é a rainha que comanda os céus e faz seu show especial gratuitamente para todos.
Portanto, em cada evento da super-lua é um momento especial para que possamos admirar a beleza e a grandeza deste espetáculo majestoso que este astro nos proporcionar de tempos em tempos. Ela é a dona da noite e como dona da noite merece toda a admiração.
Provavelmente não exista nenhum ser humano mortal que durante esta bela noite não possua em seu íntimo uma grande curiosidade de voltar seus olhos para contemplar a beleza da lua. Mesmo aqueles que realmente não podem ver em algumas regiões da Terra em função tempo chuvoso e nublado e também vários outros motivos a web ajuda ver. Hoje em plena era da tecnologia da informação e digital tudo permanece fácil e com comodidade. Praticamente todos veem este belíssimo fenômeno da natureza estando ou não chovendo, em casa ou viajando tudo via a internet. Através das milhares e milhares de fotos postadas pelos amigos onde o tempo favorece a contemplar o show majestoso de uma cheia, super-lua, perigeu ou outros nomes que os astrônomos a classificam.