Pular para o conteúdo principal

Postagem recente.

Chama olímpica: o farol de união e paz no mundo

  A chama que mantém o mundo unificado Tocha olímpica. Créditos: para Wikipédia   O fogo é utilizado como símbolo de purificação, conhecimento e vida desde a antiguidade. A tocha olímpica, com sua luz perene, simboliza a união dos povos e a constante busca pela excelência. Não é apenas um objeto, mas um símbolo de esperança e inspiração, uma ponte entre diferentes culturas e épocas, um convite para celebrar a paz e a amizade. Atualmente, o mundo precisa da chama da unidade acesa para haver paz mundial. A energia mitológica é a chama da inspiração! A história da tocha olímpica começa com o titã Prometeu, que ousou desafiar os deuses para trazer o fogo sagrado à humanidade. Este ato de coragem e rebeldia é ilustrado pela chama olímpica, que simboliza a busca incessante pelo conhecimento e pela perfeição. Os novos heróis prosseguem sua jornada para promover a união, inspirados pelo fogo olímpico, por toda a Terra. A cada Olimpíada, surge um sentimento forte entre os países que promovem a

Pião excelente brinquedo da infância.

A meninice foi vivida na roça onde se respirava ar puro, e desfrutava de uma vida saudável.

A imagem mostra uma frondosa árvore  de araucária onde as crianças podiam brincar.
O ambiente com árvores e muito verde.
Durante a minha infância desfrutei de uma vida em contato pleno com a natureza. Respirando ar puro, sentindo o aroma   das flores, dos frutos das árvores, tomava água gelada que brotava das rochas, brincava a sombra das frondosas árvores que existiam. Não tinha luxo, não havia energia elétrica, nem água encanada, não tinha a comodidade como nos dias de hoje. Entretanto, possuía uma vida pacata de paz sem estresse. Muitíssimo diferente   desta atual era digital e da tecnologia da informação.

Tudo simples e mais lento, mas sobretudo extremamente divertido. Andava nos campos e brincava com os amigos sem preocupações, sem medo da violência. O emocionante dessa época era nós mesmos que construíamos nossos próprios brinquedos.

Entre tantos brinquedos antigos que construíamos durante a infância, o pião considero um dos mais criativos da nossa geração. O pião era uma das brincadeiras saudáveis que desenvolvia a criatividade da criança.
Como era bom construir o próprio brinquedo e se divertir saudavelmente com os amigos daquela época. Era um orgulho inexplicável pegar as ferramentas e uma madeira adequada para iniciar a confecção do pião. Depois de pronto preparar o melhor barbante para fazer girar em alta velocidade. Ele ficava tão reto e leve que a atração melhor era trazer para palma da mão e observar girar durante vários minutos.  As vezes levava alguns dias para deixar prontinho do jeitinho que que riamos para usar nas competições entre os amigos. Muitas noites chegava a sonhar fabricado o meu brinquedo predileto. No momento quando estava pronto, como se transbordava de alegria e felicidade enorme ao expor a mais nova obra de arte. Uma vez que parecia o mais lindo, o mais perfeito entre os demais que ali estevam para se divertir durante muitos e muitos dias.

Usava toda a criatividade para fazer o mais belo pião e mostrar para aos amigos que este é o melhor.

O pião o melhor e criativo brinquedo da infância.
O pião o melhor e criativo brinquedo da infância.
O cuidado então, era redobrado para que pudesse resistir durante muito tempo. Cada amigo zelava pelo seu brinquedo porque tinha um valor inestimável. E no instante quando se estragava de tanto jogar, brotava um sentimento de perda porque aquele objeto foi feito pelas próprias mãos e havia uma relação sentimental gigantesca. Mas logo em seguida procurava construir um novo e recomeçava todo o trabalho: a escolha da madeira apropriada para criar o mais lindo pião. A escolha e a preparação da linha ou barbante para fazer rodar o pião. Ainda que não fosse tão bonito, mas quem construía seu divertimento percebia como o mais criativo e esplêndido entre todos que ali estava nas grandes competições de piões.
Hoje observo as crianças e vejo que eles recebem tudo pronto, os   brinquedos a grande maioria são de plásticos, que outras pessoas desconhecidas   fizeram em série comercial. Não existe aquele sentimento de valorização, é mero objeto estranho a sua vida. Além de não terem a mínima durabilidade. As crianças imediatamente perdem o encanto e os deixam atirados em algum lugar da casa, nunca mais retornam a brincar. Os pais gastam altas somas de dinheiro para comprarem os passatempos que mídia anuncia, mas parece que não tem sentido para as crianças.

As indústrias dos brinquedos inutilizaram a criatividade dessa atual geração. Eles não têm nenhum estimulo e nem criatividade para pensar e arquitetar seus próprios brinquedos como a nossa geração tinha para construir qualquer brinquedo. Ainda que fosse complexo, não desistíamos de fazer o nosso próprio. Porém, pelo fato dos nossos pais não possuírem dinheiro para comprar, já aguçava a nossa vontade fabricar o que queríamos. Apenas bastasse um amigo trazer uma novidade lá íamos fazer o nosso brinquedo com muito esmero.
Hoje é a geração dos eletrônicos e da informatização, elas são ágeis na manipulação de quaisquer computadores ou os mais sofisticados dispositivos móveis conectados as redes sociais. Elas permanecem, mais trancadas em seus quartos diante das telas de computadores, notebook, tablet e Smartfones para jogarem online. Todavia são crianças mais propensas ao estresse, e a desconcentração em sala de aula. E a irritabilidade constante. Pois o contato com a natureza é pequeníssimo e cada vez mais a tendência é permanecerem fechadas muito mais tempo   em suas casas e apartamentos. Tudo isso, porque também não existe mais segurança para brincar livremente nas praças, ruas e parques das cidades. Pois a violência é generalizada em qualquer parte do mundo e isso somente vem a prejudicar a todos. Tanto as crianças, quanto para os adultos. É uma realidade infelizmente lamentável. Nem mesmo dentro das casas ninguém está imune a violência.

Atualmente os brinquedos são todos produzidos em série e sem criatividade e são logo abandonados.


A imagem diz feliz dia das crianças.
A imagem diz feliz dia das crianças.
Portanto, a escola tem um papel fundamental para desenvolver atividades lúdicas que venham estimular a criatividade dos pequenos para fazerem seus brinquedos preferidos. Somente assim, eles poderão aos poucos criarem os hábitos saudáveis para brincar com suas próprias invenções, desenvolvendo a criatividades e imaginação. A criança de hoje deveria ela mesma construir seus brinquedos como forma de gastar suas energias em coisas saudáveis que aos poucos possa contribuir para um processo de serenidade e crescimento com saúde física, mental e intelectual, sem estresse, para serem adultos felizes. Que tal começar a fabricar seu próprio pião de madeira e aprender a fazer girar na palma da mão, vai ser muitíssimo divertido. Outro brinquedo que mais goste e deixem os joguinhos online e comece a pensar como fazer o seu próprio passatempo, brevemente notará a diferença e uma grande satisfação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe, para expressar, as suas qualidades.

As mães possuem suas qualidades no abc da vida.   A imagem diz o  abc da mãe  As mães, quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhecem esta árdua luta das mães e são gratos a elas. Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.   Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dando à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e lamentar a sua real importância quando elas morrem. Os filhos deveriam observar e valorizar as qualidades da mãe.   Neste simples abc da mãe, todos os filhos deveriam sempre obser

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade.   Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.

Você já rotulou alguém de burro?

Essa atitude é preconceituosa, ela  ferirá o sentimento de outrem e ruim para o convívio social. A expressão Burro comprova o preconceito  entre as pessoas.  Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas têm uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes. Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.