Pular para o conteúdo principal

Postagem recente.

Chama olímpica: o farol de união e paz no mundo

  A chama que mantém o mundo unificado Tocha olímpica. Créditos: para Wikipédia   O fogo é utilizado como símbolo de purificação, conhecimento e vida desde a antiguidade. A tocha olímpica, com sua luz perene, simboliza a união dos povos e a constante busca pela excelência. Não é apenas um objeto, mas um símbolo de esperança e inspiração, uma ponte entre diferentes culturas e épocas, um convite para celebrar a paz e a amizade. Atualmente, o mundo precisa da chama da unidade acesa para haver paz mundial. A energia mitológica é a chama da inspiração! A história da tocha olímpica começa com o titã Prometeu, que ousou desafiar os deuses para trazer o fogo sagrado à humanidade. Este ato de coragem e rebeldia é ilustrado pela chama olímpica, que simboliza a busca incessante pelo conhecimento e pela perfeição. Os novos heróis prosseguem sua jornada para promover a união, inspirados pelo fogo olímpico, por toda a Terra. A cada Olimpíada, surge um sentimento forte entre os países que promovem a

Os prejuízos do álcool na vida humana.

Número de alcoólatras no Brasil é preocupante.

A imagem mostra um copo de Whisky/uísque uma das mais fortes.  
Infelizmente a quantidade de pessoas viciadas no consumo nas bebidas alcoolizadas no país é muitíssimo preocupante e já superou a média mundial.Enquanto o consumo de álcool per capita no Brasil chegou a 8,9 litros em 2018 e superou a média mundial, chegou a taxa de 6,4 litros por pessoa.
A Organização Mundial de Saúde (OMS), revela uma trágica estatística e alarmante segundo essa agência especializada em saúde, fundada em 7 de abril de 1948 e subordinada à Organização das Nações Unidas. Sua sede é em Genebra, na Suíça.



O país atualmente contabiliza 3,3 milhões que vem a óbito ao ano. Tudo são consequências sinistras geradas através do consumo exagerado de álcool. A pessoa que coloca em sua vida o uso abusivo do álcool, pode rapidamente atingir o grau de dependência e um vício perigoso que abre caminho para outras drogas químicas fatais e os resultados são dramáticos. 
Os especialistas no tratamento do alcoolismo afirmam que esse hábito ruim poderá provocar mais de duzentos tipos de doenças e principalmente as psíquicas e tem como uma das mais temidas a depressão que praticamente não tem cura, apenas controle rigoroso com medicações administradas através dos psiquiatras. 
O sofrimento somente se multiplica para os usuários do álcool que precisa de tratamento urgente para não se chegar ao nível de crônico e ao atingir esse patamar doentio dificilmente há cura, mas simplesmente um rigoroso controle para não haver os terríveis recaídas.

A escravização do álcool inicia na infância e na adolescência.

O ser humano escravizado através do álcool cria problemas diversos não somente para si mesmo, mas em demasia para sua família, parentes, amigos e a relações sociais de maneira generalizada. Incluindo a perda do trabalho, acidentes de trânsito e sua dignidade como cidadão e cidadã.

O uso desenfreado das bebidas alcoolizadas pelos adolescentes, jovens e adultos pode ser sim considerado um grande problema de saúde pública generalizada. Essa situação tem suas origens geralmente nos primeiros anos de convivência entre os adolescentes. Essa socialização com pessoas que já tem um histórico familiar ruim, ou seja, viciados, em todos os tipos de bebidas alcoólicas pode sim influenciar outros adolescentes e jovens a se transformar num alcoólatra em potencial.

Muitos adolescentes e jovens que nunca tomaram o primeiro gole de álcool, em suas vidas, são levados a experimentar pela curiosidade e essa curiosidade é a chave ou a senha para iniciar um caminho sem volta no alcoolismo.
Experimentou o primeiro gole é como se tivesse se contaminado com um vírus de uma doença contagiosa muito difícil de melhorar, após ter contaminado o sistema imunológico do organismo. No caso do álcool essa contaminação inicia gole a gole, festinhas e festinhas todos os fins de semana durante uma vida inteira. O futuro desse jovem quando adulto será infelizmente um escravo do álcool quase irreversível. Muitos terminam nas valetas da sociedade e geralmente morrem e são enterrados como indigentes.   Eles desaparecem de casa e a família nunca mais sabe de seu paradeiro.

Na fase adulta o álcool começa a destruir a vida de diversas maneiras.

a)    Quando as pessoas recorrem o álcool para superar problemas.
É triste quando muitas pessoas em razão de diversas circunstâncias não superadas querem encontrar soluções no álcool. Em vez de solucionar um problema arruma outros, milhares de vezes pior do que, o primeiro que não soube enfrentar no momento. Quantas pessoas tem sua família estabilizada, um casamento sólido de vários anos e perde tudo. Vem as intermináveis brigas e terminam em separações e divórcios. Os filhos sofrem tremendamente com toda essa situação dolorosa.
b)    Na fuga começam a frequentar os locais onde vende-se bebidas alcoólicas e geram violência doméstica.
Os viciados nas bebidas alcoolizadas, normalmente, começam a frequentar os bares onde vendem as bebidas fortes, eles se embriagam e ao chegarem em casa, iniciam as brigas inacabáveis com a esposa e filhos e essa sequência arruinadora termina em violência doméstica.
A mulher nessa situação, quando é sábia, começa aconselhar o esposo do mau que está causando a si mesmo e a família. Ela    quando o esposo está sóbrio, chama atenção do mesmo de maneira amorosa. O esposo já escravizado, promete inutilmente não mais repetir essas cenas trágicas.
Porém, o indivíduo ao passar alguns dias ou semanas, volta ao mal caminho e contorna cada vez mais bêbado e violento. Muitos comentem o feminicídio movido a álcool. Esse tipo de crime tem aumentado abruptamente no Brasil nesses últimos tempos. Muitas mulheres denunciam as agressões, mesmo assim, permanecem sem a proteção do estado para afastar de casa esse esposo violento. É em razão do descaso que ocorrem o feminicídio e muitos deles tem sua origem no alcoolismo onde os agressores agem covardemente sob o poder da cachaça.
c)     Os motoristas bêbados causam acidentes fatais no trânsito e mantam inocentes.
Quantos acidentes de trânsitos, são cometidos por motoristas embriagados e ceifam a vida de pessoas inocentes no trânsito das estradas e rodovias do Brasil. Muitos saem das baladas e assumem o controle irresponsáveis de dirigir seu carro totalmente bêbados. Nessa situação eles assumem a responsabilidade de matar e ferir outrem. Muitas vítimas de acidentes dos trânsitos quando não morrem permanecem com sequelas irreversíveis.
O governo através do dpvat gasta grandes cifras de dinheiro para custear as vítimas ou as que permanecem aposentadas por invalidez definitivas. Quantos sonhos e projetos de vidas de pessoas jovens foram ceifados através dos motoristas embriagados.
Muitos motoristas bêbados são causadores de discussões violentas e mortes no trânsito do país. Por tanto, evite discutir e brigar no trânsito, por que nunca se sabe com quem está discutindo em razão de coisas mínimas. Principalmente agora onde o porte de armas foi liberado e certamente muitos andam armados. E como eles banalizaram a vida, não precisa muito para os condutores violentos sacarem de armas e alvejarem de maneira fatal pessoas inocentes.
d)   O álcool afasta muitos trabalhadores dos seus postos de serviços.
Quantos trabalhadores em função da escravização do álcool, perdem seus empregos que era a base do sustento familiar, e na sequência vem o empobrecimento, o despejo das casas, fome e miséria. A família sofre terrivelmente quando o chefe de família se vicia no álcool os prejuízos são incalculáveis. Todavia evite tomar o primeiro cole por que poderá está iniciando uma caminhada para o precipício existencial. É melhor mesmo nem tomar socialmente ou em casa só para experimentar. Afasta-se desse mal gerador de dores e sofrimentos imagináveis para os escravizados do álcool.

Há saídas para controlar e em alguns casos curar o alcoolismo.

A imagem mostra o copo de cerveja e a frase:o alcoolismo é uma doença! inicia cedo de copo em copo.
Se o paciente alcoólatra quiser parar de beber, somente ele, tem a necessidade e a boa vontade e a coragem de assumir que é alcoólatra. Esse é o ponto de partida   para uma nova vida.

A partir de então procurar ajuda nas clínicas de tratamentos especializadas, nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e no AA (Alcoólatras Anônimos) de seu município. É fundamental procurar a secretaria municipal de saúde para pedir ajuda e informações onde existem os locais e horários de reuniões do AA. Lá você estará no lugar certo e simplesmente só precisa demonstrar a boa vontade de mudar de vida. Você seguindo os doze passos corretamente se libertará da escravização do alcoolismo. O alcoolismo é uma doença destrutiva do ser humano.

O álcool destrói a sua saúde, seu casamento, sua família, seus estudos, seu trabalho, seus negócios e seus amigos. Também aborta seus mais belos sonhos e projetos de vida.
Portanto não beba o primeiro gole, nunca entre nesse  barco furado com amigos para   tomar socialmente, isso não existe e pode ser o início da perdição de sua vida. Fuja dos locais onde tenha bebidas alcoolizadas e procure viver saudavelmente com sua família. Isso sim é  qualidade de vida.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe, para expressar, as suas qualidades.

As mães possuem suas qualidades no abc da vida.   A imagem diz o  abc da mãe  As mães, quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhecem esta árdua luta das mães e são gratos a elas. Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.   Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dando à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e lamentar a sua real importância quando elas morrem. Os filhos deveriam observar e valorizar as qualidades da mãe.   Neste simples abc da mãe, todos os filhos deveriam sempre obser

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade.   Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.

Você já rotulou alguém de burro?

Essa atitude é preconceituosa, ela  ferirá o sentimento de outrem e ruim para o convívio social. A expressão Burro comprova o preconceito  entre as pessoas.  Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas têm uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes. Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.