Pular para o conteúdo principal

Postagem recente.

Aventuras de Pedro: Comédia na Capital das Sardinhas

   O Surfista Relutante O Rei do Surfe em fuga. Créditos da foto para o site:  Pixabay. Em uma cidade litorânea do Rio Grande do Sul, conhecida como a Capital da Sardinha, agora mais conhecida pelo lixo do que pelas sardinhas, vive Pedro, o pescador e surfista, coroado como o Rei do Surfe Gaúcho. Sua fama era tão grande quanto as ondas que o domava, e sua habilidade com as pranchas e redes era lendária. Ele era o maestro das marés, e cada mergulho nas ondas era um espetáculo de bravura e destreza. A Exaltação Popular Durante um treino para o campeonato mundial no Havaí, um grito contagiante surgiu da ponte da cidade, o ponto de encontro dos pescadores e a sede do Sindicato dos Peixes: “Pedro, o surfista, para prefeito já!”. A festa que se seguiu foi uma mistura de carnaval com músicas alemãs e gauchescas, uma celebração que uniu todas as culturas em um ritmo frenético de alegria e caos.  Tudo sob o som de uma fanfarra com instrumentos enferrujados e tons desafinados, representam o retr

Música no blog o trem das onze.


O grande sucesso musical o samba trem das onze.


O gif mostra a velha e boa maria fumaça de antigamente e representa a música o trem das onze.
O trem das onze.
Essa belíssima composição o trem das onze horas mostra a realidade do brasileiro usuário do transporte coletivo no Brasil. Essa situação péssima é cantada nessa maravilhosa composição o trem das onze horas, de autoria de Adoniran Barbosa. A música trem das onze horas 1964, a letra reproduz fielmente a realidade do brasileiro em relação ao transporte coletivo já naquela época de 1870 já era ruim e de lá para cá, não mudou muito. Em muitas cidades e principalmente nas capitais do país, o transporte coletivo é um caos. É um dos grandes problemas sociais a ser resolvidos, por esses governos que nunca pensam no povo, mas só simplesmente no bolso deles. Porém essa situação se subentende que nunca será solucionada no Brasil.

O transporte coletivo no Brasil, além de ser muito caro para todos os passageiros, as locomotivas dos trens urbanos e os ônibus das linhas públicas são terríveis. Há grande congestionamento nos vagões sem ar condicionado e poltronas adequadas, para os passageiros. Tem regiões onde são   poucos os horários para transportar os trabalhadores nos horários de pico que são na ida e volta do trabalho. É uma via cruxis para todos os usurários do transporte coletivo no país inteiro.

O trem das horas no blog analiseagora.

A música no blog é esse espaço cultural e abre os microfones para a linda canção “Trem das Onze” uma reconhecida composição de um dos grandes mestres do samba brasileiro Adoniran Barbosa. Esta composição do gênero musical samba foi popularizada através do grupo mais famoso de samba conhecido como os “Demônios da Garoa”. O compositor da música "Trem das Onze" em sua letra faz referências ao conhecidíssimo bairro da Jaçanã, situado na zona norte da cidade de São Paulo.

Lugar de referência dessa composição o Bairro de jaçanã em SP.

A imagem de fundo azul e caracteres em branco diz: No espaço cultural do blog tem música.
No espaço cultural do blog tem música.
Em 1870, o bairro era conhecido como Uroguapira, pois se imaginava que houvesse ouro no local. Como não passou de um boato, abreviou-se para Sítio Guairá, nome dado pelos indígenas para a região da Cantareira. Em 1º de junho de 1930, o bairro passou a se chamar Jaçanã uma espécie de ave ribeirinha, também chamada de larídea, que se caracteriza pelo tom avermelhado do peito.  O Bairro de jaçanã, segundo o Censo 2000, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), tem uma população de aproximadamente 91.649 habitantes que vivem numa área total de 7,8 Km², onde 43.702 habitantes são homens e 47.947 são mulheres.
Brasil. Nessa composição ele enalteceu e divulgou a metrópole brasileira nacionalmente e o mundo. Paulistano, nascido na cidade de Valinhos, em 06 de agosto de 1910 e morreu em 23 de novembro de 1982, na capital São Paulo. 

A música premiada no centenário do RJ.

Essa música foi premiada no Carnaval de 1964, na cidade do Rio de Janeiro. Ela foi a grande vencedora do Prémio de Músicas Carnavalescas do IV Centenário do Rio de Janeiro.  Os paulistanos a escolheu em um concurso promovido por uma emissora de televisão como uma das melhores músicas do momento.
O samba fala do trabalhador brasileiro antes e hoje que usa os trens metropolitanos.
Este samba de Adoniran Barbosa foi compreendido entre os 10 maiores sucessos da música popular deste gênero, apreciada pelos brasileiros do Oiapoque ao Chuí.  Uma música que fala da realidade do paulistano, mas que inclui a de todos os brasileiros que dependem do transporte coletivo nesse país.

Hoje em dia, quem perder o horário do transporte coletivo, corre o risco de não voltar para casa.

Portanto os problemas com o transporte coletivo no Brasil continuam muito sério e tende a piorar porque não existe nenhuma política pública, desse governo do atraso, para melhorar essa realidade. Hoje tem muitas cidades e nas grandes capitais se o trabalhador perder o último ônibus das linhas públicas, ou o trem metropolitano de superfícies, corre o risco de chegar à casa atrasado ou até mesmo não chegar. A não ser que busque alternativas para voltar a sua casa depois de um árduo dia de trabalho. Uma música da década de sessenta, mas atualíssima. Além de ser românica ela conta num ritmo alegre a atual realidade do brasileiro.
Agora pegue sua poltrona ou escolha o melhor assento seja no trem, ônibus ou no carro. Quem sabe andando de bicicleta ou fazendo aquela bela caminha. E vamos ouvir e apreciar esta bela letra da histórica composição de Adoniran Barbosa o Trem das onze.



Letra da música o trem das onze.

Quais, quais, quais, quais, quais, quais.
Quaiscalingudum
Quaiscalingudum
Quaiscalingudum

Não posso ficar
Nem mais um minuto com você
Sinto muito, amor.
Mas não pode ser
Moro em Jaçanã
Se eu perder esse trem
Que sai agora às onze horas
Só amanhã de manhã

Não posso ficar
Nem mais um minuto com você
Sinto muito, amor.
Mas não pode ser
Moro em Jaçanã
Se eu perder esse trem
Que sai agora às onze horas
Só amanhã de manhã

E, além disso, mulher.
Tem outra coisa
Minha mãe não dorme
Enquanto eu não chegar

Sou filho único
Tenho minha casa pra olhar

Bam zam, zam ,zam ,zam ,zam
Quaiscalingudum
Quaiscalingudum
Quaiscalingudum

Bam zam zam, zam .zam ,zam.
Quaiscalingudum
Quaiscalingudum
Quaiscalingudum


Quaisgudum, tchau!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe, para expressar, as suas qualidades.

As mães possuem suas qualidades no abc da vida.   A imagem diz o  abc da mãe  As mães, quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhecem esta árdua luta das mães e são gratos a elas. Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.   Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dando à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e lamentar a sua real importância quando elas morrem. Os filhos deveriam observar e valorizar as qualidades da mãe.   Neste simples abc da mãe, todos os filhos deveriam sempre obser

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade.   Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.

Você já rotulou alguém de burro?

Essa atitude é preconceituosa, ela  ferirá o sentimento de outrem e ruim para o convívio social. A expressão Burro comprova o preconceito  entre as pessoas.  Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas têm uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes. Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.