Pular para o conteúdo principal

Postagem recente.

Aventuras de Pedro: Comédia na Capital das Sardinhas

   O Surfista Relutante O Rei do Surfe em fuga. Créditos da foto para o site:  Pixabay. Em uma cidade litorânea do Rio Grande do Sul, conhecida como a Capital da Sardinha, agora mais conhecida pelo lixo do que pelas sardinhas, vive Pedro, o pescador e surfista, coroado como o Rei do Surfe Gaúcho. Sua fama era tão grande quanto as ondas que o domava, e sua habilidade com as pranchas e redes era lendária. Ele era o maestro das marés, e cada mergulho nas ondas era um espetáculo de bravura e destreza. A Exaltação Popular Durante um treino para o campeonato mundial no Havaí, um grito contagiante surgiu da ponte da cidade, o ponto de encontro dos pescadores e a sede do Sindicato dos Peixes: “Pedro, o surfista, para prefeito já!”. A festa que se seguiu foi uma mistura de carnaval com músicas alemãs e gauchescas, uma celebração que uniu todas as culturas em um ritmo frenético de alegria e caos.  Tudo sob o som de uma fanfarra com instrumentos enferrujados e tons desafinados, representam o retr

É importante o fumante saber.

Geralmente todos os fumantes vivem menos do que os não fumantes.

O cachimbo para fumar tabaco prejudicial a saúde.
O tabagismo no mundo é considerado o maior causador de mortes entre os usuários. Eles inalam mais de 4.720 substâncias químicas nocivas e que atinge diretamente todo o organismo e provoca mais de 50 tipos de doenças como o câncer, doenças respiratórias, impotência sexual, transtornos, psíquicos e etc. Porém, quem tem o desejo de parar pode sim, com a ajuda dos especialistas da área de saúde e todos podem obter outra vez qualidade de vida.
Atenção! Todos os   fumantes, iniciantes a partir da curiosidade ruim, ou se já é a vida inteira   fique consciente. Vocês são   os primeiros e os grandes prejudicados com seus hábitos maléficos a sua saúde.  Segundo a (OMS) Organização Mundial da Saúde, um dos departamentos ligados a (ONU) Organização das Nações Unidas, todos os adeptos e viciados ao tabagismo vivem menos do que os não fumantes.


Os fumantes geralmente vivem em média dez anos a menos em relação aos não fumantes. A qualidade de vida dos fumantes se deteriora a cada cigarro fumado ou tragar fumaça através dos requintados cachimbos, mas danosos a vida. Aproximadamente são 2 bilhões de pessoas, fumantes no mundo. E assim está dividida 47% são homens. e   12% são mulheres. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), todo ano mais de cinco milhões de pessoas morrem no mundo por causa do tabaco. É lamentável, mas se nos próximos 20 anos, esse número saltará para 10 milhões, se o consumo de produtos como cigarros, charutos e cachimbos continuarem aumentando.

Obviamente todos irão morrer, faz parte do ciclo natural da vida. Agora, morrer com qualidade de vida, ou seja, sem tantos sofrimentos físicos, é bem diferente de falecer, com incomensuráveis sofrimentos causados por várias doenças, através das substâncias químicas nocivas presentes no fumo. 

A importância de conhecer os riscos para vida quando ao inalar a fumaça do cigarro.

Certamente os fumantes não tenham consciência, mas é bom saber, a cada cigarro que queimam ou cachimbadas de fumo, estão inalando através das vias respiratórias uma enorme quantidade de substâncias venenosas para seus organismos, aumentando de imediato,  os perigosos riscos à saúde e muitos deles podem ser fatais em razão da acumulação permanente das substâncias químicas, que passam de quatro mil.  

Segundo o ministério da saúde são exatas quatro mil setecentos e vinte substancias tóxicas presente no cigarro. Essa quantidade absurda de substâncias somente pode levar a morte precoce dos fumantes e a maioria morrem com muito sofrimento, porque esse tsunami, de química venenosa, no organismo gera doenças graves e muitas delas incuráveis como o câncer.  O péssimo hábito de fumar causam aproximadamente 50 doenças, muitas delas são incapacitantes e fatais, como câncer, doenças cardiovasculares e respiratórias crônicas.

Quando os fumantes já estão no estágio de dependência eles inalam mais de 4.720 substâncias tóxicas. Aqui a lista de algumas perigosíssimas como: monóxido de carbono, amônia, cetonas, formaldeído, acetaldeído, acroleína, além de 43 substâncias cancerígenas, sendo as principais: arsênio, níquel, benzopireno, cádmio, chumbo, resíduos de agrotóxicos e substâncias radioativas. (fonte: Ministério da Saúde). Confira mais substâncias perigosas a saúde de todos,mas principalmente dos fumantes que inalam veneno ao fumarem cigarros e cachimbos.  

Além das doenças respiratórias diversas que provocam a falta de ar. Todos os fumantes respiram com dificuldades geralmente, muitos pacientes do tabagismo morrem com paradas respiratórias.  As temidas doenças cerebrais e cardiovasculares, que se elevam rapidamente a iminência do AVC (Acidente Vascular Cerebral) ou como é conhecido popularmente como derrame cerebral. Quando a pessoa vem a óbito, termina o sofrimento, mas quando continua vivo, se prolonga a vida repleta de dor e sequelas irreversíveis. 

Fumar triplica o risco de derrame cerebral (acidente vascular cerebral), sendo responsável por 25% das ocorrências da doença entre os fumantes.
Quanto mais cedo se dá o início do uso de drogas, maior a chance de o indivíduo tornar-se um usuário regular e apresentar problemas de ordem psíquicas, decorrentes desse uso, na infância e adolescência, com o cérebro ainda imaturo. Com certeza, maior é a probabilidade de ocorrerem atrasos no desenvolvimento e prejuízos cognitivos, com suas respectivas repercussões.

A tabela de malefícios é extensa e assustadora aos não fumantes, mas parece que é inócua para os viciados no tabagismo. Contudo, cada elemento perigoso a saúde também, pode se transformar em apropriado agente para os fumantes agirem rápido e tomar uma sábia decisão para parar de fumar e jogar o cigarro ou cachimbo na lata de lixo. Quão grandemente mais cedo o tabagismo for abandonado, da vida, certamente, maiores serão os ganhos imagináveis e assim, obter mais saúde e principalmente qualidade ao viver. Confira a lista de doenças que o uso continuo do fumo provoca aos fumantes.

É fundamental que o governo disponha de programas que incentive o abandono do uso do tabaco para todos.

O cachimbo uma peça inseparável dos fumantes, mas que pode levar-los a óbito.  
Perante a realidade preocupante, provocado através, de um vício devastador, que já se transformou em epidemia social, em razão da dependência e dos transtornos psíquicos, causados através, do uso permanente do cigarro entre a população; brasileira e mundial.  É fundamental que os governantes criem políticas públicas sérias e programas que expliquem didaticamente os malefícios do cigarro para a saúde das pessoas. 

Quem realmente se conscientiza do mal que faz o uso do tabagismo desperta o desejo de parar de fumar já é uma enorme e louvável iniciativa. Esses precisam de muitíssimo apoio doa especialistas, para ajudar a vencer todos os passos e parar em definitivo o uso do cigarro.
Todos aquelas pessoas que desperta o anseio de quererem pararem de fumar consegue, mesmo que não seja tão fácil, mas não é impossível. Basta a iniciativa, e assumir o compromisso de vencer as etapas e somente terá de volta a saúde e qualidade de vida.

Todavia, está aí a importância dos programas que esclareçam em detalhes os perigos do fumo. Imprescindível, sublinhar os ganhos que todos irão ter, e passar para um novo estilo de vida, bem longe do tabaco e da fumaça que mata. Conheça os passos fundamentais para abandonar o tabaco da sua vida e viver com saúde e qualidade de vida. Então, não perca tempo, desafie-se a si mesmo, e   tome esta decisão valiosa para sua vida e verá que os resultados compensarão todos os esforços.

Comentários

  1. Sem preconceito ,mas fumar é um vício muito perigoso.
    Excelente artigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade é um vício perigoso o tabagismo. Além disso, também é uma grande janela para outros vícios destrutivos da vida.

      Excluir
  2. eu parei de fumar e agora estou gastando o dinheiro do cigarro em apostas de loteria, o retorno esta sendo otimo como ganhar na lotofacil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somente alerto de algo também perigoso que são os jogos de azar é um vicio que leva muita gente a perder muitas pessoas a perderem tudo que tem e gera uma grande dependência que em muitos casos precisa de sérios tratamentos. E tudo começa com a tal curiosidade e se transforma em mais um vicio perigoso. https://www.analiseagora.com/search?q=jogos+de+azar

      Excluir

Postar um comentário

Por gentileza deixe seu comentário é muito importante para nosso trabalho.

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe, para expressar, as suas qualidades.

As mães possuem suas qualidades no abc da vida.   A imagem diz o  abc da mãe  As mães, quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhecem esta árdua luta das mães e são gratos a elas. Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.   Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dando à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e lamentar a sua real importância quando elas morrem. Os filhos deveriam observar e valorizar as qualidades da mãe.   Neste simples abc da mãe, todos os filhos deveriam sempre obser

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade.   Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.

Você já rotulou alguém de burro?

Essa atitude é preconceituosa, ela  ferirá o sentimento de outrem e ruim para o convívio social. A expressão Burro comprova o preconceito  entre as pessoas.  Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas têm uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes. Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.