Pular para o conteúdo principal

Postagem recente.

Chama olímpica: o farol de união e paz no mundo

  A chama que mantém o mundo unificado Tocha olímpica. Créditos: para Wikipédia   O fogo é utilizado como símbolo de purificação, conhecimento e vida desde a antiguidade. A tocha olímpica, com sua luz perene, simboliza a união dos povos e a constante busca pela excelência. Não é apenas um objeto, mas um símbolo de esperança e inspiração, uma ponte entre diferentes culturas e épocas, um convite para celebrar a paz e a amizade. Atualmente, o mundo precisa da chama da unidade acesa para haver paz mundial. A energia mitológica é a chama da inspiração! A história da tocha olímpica começa com o titã Prometeu, que ousou desafiar os deuses para trazer o fogo sagrado à humanidade. Este ato de coragem e rebeldia é ilustrado pela chama olímpica, que simboliza a busca incessante pelo conhecimento e pela perfeição. Os novos heróis prosseguem sua jornada para promover a união, inspirados pelo fogo olímpico, por toda a Terra. A cada Olimpíada, surge um sentimento forte entre os países que promovem a

Ações práticas e contínuas na Terra.

O Dia Mundial do Meio Ambiente deve ser permanente.

A foto mostra uma linda paisagem dos pampas gaúcho. Este bioma natural precisa ser preservado  porque continua a ser devastado através da fúria dos fazendeiros os senhores gananciosos da agroindústria da soja, milho, feijão e pecuária para exportação.
A foto mostra aspecto do bioma pampas gaúchos. 


O mundo comemora está data especial do meio ambiente, todos os anos desde 5 de junho de 1972, criado pela ONU. 

Já se vai um longo período de história e muitas ações para tentar mudar o comportamento predatório dos humanos neste Planeta Terra; que a cada segundo um humano destrói algo precioso e imprescindível para a sustentabilidade ambiental. 

Já se vai um longo período de história e muitas ações para tentar mudar o comportamento predatório dos humanos neste Planeta Terra; que a cada segundo um humano destrói algo precioso e imprescindível para a sustentabilidade ambiental. 

Já se vai um longo período de história e muitas ações para tentar mudar o comportamento predatório dos humanos neste Planeta Terra; que a cada segundo um humano destrói algo precioso e imprescindível para a sustentabilidade ambiental. 

Muitas ações serão feitas ao longo deste dia, mas não pode ser simplesmente hoje devem ser ações contínuas para todos se conscientizarem da importância de viver harmoniosamente com o meio ambiente; para que possamos ter mais qualidade de vida. 

A esperança é  que a Terra continue por milhões de anos a dar condições de vida para que todo o precioso ecossistema, permaneça funcionado,  porque ele nos mantém vivos.

A importância de mudar a mentalidade do homem para utilizar a natureza.

É, fundamental haver uma reeducação permanente dos homens, para que estes possam usar os recursos naturais adequadamente, para isso deve acontecer uma radical mudança de mentalidade; na questão ambiental. Mudar a mentalidade dos seres humanos é um processo muito lento, penoso e pode levar muitos anos ou séculos. 

Os fatos históricos acontecem na velocidade da luz. Não obstante, as mudanças de mentalidade dos entes andam menos do que os passos de um “bicho preguiça” ou uma tartaruga. Por isso, que as transformações em nível de sociedade acontecem de uma forma lenta quase parando. 

Naturalmente o homem tem esta dificuldade para pensar diferente, sempre o novo, o desconhecido é assustador. Então é preferível permanecer na mesmice, no de sempre, na acomodação, de correr riscos para mudanças que vão mexer com seus velhos hábitos e costumes.

Realizar algum ato para contribuir, para o bem da Terra; é um dever de todos.

Façam coisas práticas neste dia, mas estas atuações, precisam ser permanentes. Você integrante destes sete bilhões de humanos que povoam, retira sua sobrevivência da Terra, mas há deteriora a todo instante. 

Você já fez e fará uma boa ação em prol do planeta, já contribuiu com pequenas e simples ações para mudar esta realidade de destruição, se fez parabéns e continue fazendo e se não fez nada, saia do comodismo e faça alguma coisa, porque o seu planeta está agonizando, fruto da ganância, do desenvolvimento e do lucro predatório.

Entretanto, qualquer boa ação, elas podem e devem ser indispensáveis para que tenhamos uma vida mais saudável e ininterruptamente. Isto se cada um fizer sua parte, uma espécie de trabalho de formiguinhas poderá ter bons resultados. 

Agora não podemos perder tempo, vamos seguir o exemplo de persistência das formigas. Tudo no intuito de contribuir minimamente para ajudar a melhorar o meio ambiente do planeta Terra.

O que você poderá fazer diariamente para a preservação do meio ambiente.

Primeiro iniciar na casa o que podemos fazer: economizar água e energia no banho reduzir o tempo; ao escovar os dentes, sempre de torneiras fechadas. lavar louças e roupas em grandes quantidades, em uma única vez, aprender reutilizar a mesma água para outras finalidades. Usar energia somente o necessário, não deixar luzes acessas sem necessidade, usar lâmpadas econômicas, separar o lixo doméstico para a coleta seletiva. 

Comprar o suficiente para viver feliz. Evitar o consumismo compulsivo, se desapegar das coisas matérias excessivas, que contribuem para a destruição da natureza. Aprender a viver na simplicidade sem desperdícios de quaisquer espécies alimentos ou outras coisas que usamos no dia a dia.

Segundo podemos fazer inúmeras ações que podem colaborar com o meio ambiente a nível coletivo: evitar jogar lixo nas ruas, calçadas, em locais proibidos, não construir em áreas verdes, usar menos sacolas plásticas ou evitá-las. Usar menos o carro particular e procurar usar mais os transportes coletivos, usar bicicletas que não poluem e trazem muitos benefícios para a saúde.

 

Terceiro participar de campanhas promovidas pelos governos municipais, estaduais e federais que visem à preservação ambiental. Sempre denunciar as autoridades dos órgãos, e as entidades competentes engajadas nesta luta ecológica, quaisquer atividades irregulares das empresas ou pessoas que fazem construções em locais de preservações e reservas ecológicas, denunciar a pesca e as caças predatórias. Permanecer atentos aos derramamentos de resíduos tóxicos nos rios ou vazamentos de petróleo em nossas praias etc. 

A contribuição de toda a população é necessária para a vida na Terra.

Portanto, o povo tem muito o que fazer e contribuir com a vida do Planeta Terra, se quiser ter uma vida melhor. Evidente que é impossível fazermos tudo ou estarmos presentes em todos os atos em defesa do meio ambiente. 

Todavia, é proibido neste momento é sermos omissos em tudo, mas todos precisam estarem presentes nestas nos atos de defesa, do meio ambiente que será contínua.  A omissão do cidadão só contribui veementemente para a destruição da Terra e consequente da qualidade de vida.

Não obstante, todos devem fazer a sua parte, por menor que seja, mas se todos se unirem neste mesmo objetivo seremos muitos fortes na certeza de poderem evitar gravíssimos danos ambientais que atingirão a vida e que vão ser perigosos para o Planeta Terra. A população em geral deve ser ágil para pensar em alternativas que venha ser úteis à vida e consequentemente a do planeta Terra.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe, para expressar, as suas qualidades.

As mães possuem suas qualidades no abc da vida.   A imagem diz o  abc da mãe  As mães, quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhecem esta árdua luta das mães e são gratos a elas. Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.   Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dando à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e lamentar a sua real importância quando elas morrem. Os filhos deveriam observar e valorizar as qualidades da mãe.   Neste simples abc da mãe, todos os filhos deveriam sempre obser

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade.   Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.

Você já rotulou alguém de burro?

Essa atitude é preconceituosa, ela  ferirá o sentimento de outrem e ruim para o convívio social. A expressão Burro comprova o preconceito  entre as pessoas.  Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas têm uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes. Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.