Pular para o conteúdo principal

Postagem recente.

A lenda da lagoa dos Barros: Entre Sombras e Segredos

  Os mistérios da lagoa são perceptíveis, mas difíceis de serem compreendidos. A Lagoa dos Barros, RS, Google Earth. A noite caía sobre a Lagoa dos Barros, e com ela, um véu de mistério e medo se estendia sobre suas águas escuras. Os ventos sussurram segredos antigos, e os moradores das redondezas evitam olhar diretamente para o horizonte, temendo o que poderiam encontrar. As águas escuras da Lagoa dos Barros escondem mais do que os olhos podem ver. Sob o manto da noite, os segredos emergem, e o suspense se entrelaça com a realidade. Prepare-se para uma narrativa digna de Alfred Hitchcock* , onde cada ondulação esconde mistérios profundos. Naquela região isolada, onde a vegetação densa se trama como dedos esqueléticos, há algo mais do que a simples beleza natural. Os pescadores, ao retornarem de suas jornadas noturnas, falam em voz baixa sobre os gemidos que ecoam pela lagoa. Gemidos que não são humanos, mas parecem emergir das profundezas, como se a própria terra estivesse chorando. A

Você já rotulou alguém de burro?

Essa atitude é preconceituosa, ela  ferirá o sentimento de outrem e ruim para o convívio social.

A imagem de fundo vermelho e caracteres em azul diz: Burro?
A expressão Burro comprova o preconceito  entre as pessoas. 


Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas têm uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes. Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.

Esta expressão preconceituosa já feriu e continua ferindo o sentimento de muita gente. Atualmente o preconceito vem sendo praticado de maneira escancarada, e com muito mais força, do que em outras épocas. A hostilidade entre as pessoas sempre existiu de forma velada no país, mas agora está passando dos limites nas redes sociais.

Provavelmente em certos momentos da vida, alguém já o chamou de “burro”, na pura intenção de ofender, mesmo que depois diga é brincadeira! Ninguém gosta de ser rotulado de ofensas. Entretanto, nunca se deve aceitar essa ação covarde. É obrigação de todos combater essa intolerância denunciando às autoridades para eliminar este costume, de alguém o ofender maldosa e deliberada às pessoas.

Observem como os humanos são cruéis entre si, comportam-se e agem como brutais. Pois, esquecem o atributo, de serem seres pensantes. Ora! Ofendem-se, discriminam-se, ridicularizam-se, rotulam-se e marginalizam- se marginalizam. Tudo isso numa sociedade que se diz moderna, vivendo em plena era da tecnologia da informação ou digital. Não obstante, as atitudes de ódio e preconceitos, denúncia que ainda estão na fase da barbárie.

O uso do termo “burro” é ofensivo e é praticado entre muitas pessoas em nome deste belo animal o asno. Ser irracional, que tem o seu valor e não ofende a ninguém. Pelo contrário, os humanos utilizam o nome desse animal de maneira pejorativa para se ofenderem e ainda maltratam até a morte o asno. Estes xingamentos ocorrem com mais assiduidade principalmente em ambientes de trabalho, entre amigos, torcidas de futebol, nas escolas, nas relações familiares, redes sociais e tantos outros setores da sociedade brasileira. Há situações entre colegas que o uso reiterado deste rótulo ruim promove desestímulos aos estudos e influenciam negativamente no processo ensino aprendizagem. Tudo somente vem configurar vários tipos de“bullying” velados. Nestes casos as autoridades competentes devem ser acionadas para serem tomadas as providências legais para coibir estas ações constrangedoras.

Esta atitude tem efeitos devastadores na personalidade das vidas de muitos estudantes e pessoas de todas as áreas profissionais e familiares. Quando uma pessoa ruim qualificar alguém como sendo “burro”; pode ter certeza de que estar abortando até mesmo seus sonhos ou carreiras profissionais? Tem muita gente que tem muitos projetos de vida e são interrompidos drasticamente por este vocábulo, quando empregado de uma maneira perversa. Este termo “burro” deveria ser banido do dicionário e principalmente do imaginário popular.

Excluir isso do imaginário popular do nosso povo é trabalho educativo complicado, porque já está penetrado no inconsciente e na mentalidade mal-intencionada da população. Muitos acham bonito classificar seu semelhante pejorativamente de “burro”. Não há nada de engraçado nisso, ferir a alma de alguém com palavras maliciosas. Este jeito de tratamento estúpido deve ser execrado das relações sociais. Em vez de a humanidade construir história harmoniosa, positiva, constrói sim, uma desarmonia e o retorno à barbárie. Isto atualmente, em pleno século XXI, percebe-se um retrocesso nas relações de convívio social, quando se faz uso destes mecanismos depreciativos, pejorativos, que somente tendem a brutalizar a não humanizar a humanidade.

Essa mentalidade é ruim porque machuca os sentimentos das pessoas e precisam ser mudadas mesmo que demore.

 

A imagem mostra o ponto de interrogação questionando o porquê de as pessoas usarem de expressões maldosas uns para com os outros.
A interrogação é do porquê de tanto preconceito.

Para mudar esta mentalidade ruim e o formato de pensar sobre o outro, pode levar muitos anos de conscientização para haver transformações sadias. Todos têm uma árdua missão para ajudar a exterminar esta prática maléfica que fere os sentimentos das outras pessoas e em certos casos as mais próximas, que ainda falsamente afirmam que as amam. Imperativo construir uma nova cultura de valorização, respeito, compreensão e zelo uns com os outros. Este trabalho deve começar no menor núcleo de convivência social, a família.

 

Cultivar boas formas de relacionamentos onde as palavras pejorativas devem ser abolidas. Construir um conjunto impactante de vocábulos que realmente sejam construtivos para todos. No lar jamais um membro pode causar formas de bloqueios através das palavras grosseiras e chulas. Todos devem cultivar formas carinhosas e respeitosas nas relações familiares.

Este aprendizado deve-se estender ao ambiente escolar. Aqui os educadores têm uma função extremamente importante para darem continuidade a este trabalho, que deveria já vir do meio familiar. Fazer multiplicar valores salutares, que possam transcender os muros das escolas e alcançarem a sociedade como um todo. É um trabalho intenso. Os resultados devem aparecer somente a curto, médio e longo prazo. Pois, só é assim para transformar essa mentalidade vazia de valores, dos humanos que não reverencia os sentimentos entre seus semelhantes.

Todos vivem num novo tempo e precisa haver respeito, com os semelhantes, no momento de expressar ideias.

Portanto, vivemos um novo tempo. Tempo em que podemos expressar nossas ideias com respeito e responsabilidade. Acoimar para o mundo que não aceitamos mais ser chamados de “burros” seja por algum familiar, amigo, colega de trabalho, do meio educacional, redes sociais etc. Esse conceito doentio deverá ser jogado na lata de lixo da ignorância. É lixo reciclável que não serve para nada. Logo, poderá permanecer soterrado no esquecimento para sempre. Não existe ninguém “burra” no mundo. Existe falta de oportunidade para desenvolver seus conhecimentos, o resto é preconceito, pura maldade humana.

O que falta para muitos é boa oportunidade, posição social, as circunstâncias diversas e inesperadas que aparecem na vida, interrompem planos, sonhos etc. A quase ausência de dinheiro para pagar os estudos, nas Universidades. Não existem políticas públicas que favoreçam os mais pobres a estudar. Todavia, é tarefa de cada cidadão fazer sua parte se desvencilhando das expressões viciadas de crueldade e preconceito, porque certamente poderá finalizar a caminhada de alguém rumo a alcançar seus objetivos.

Essas atitudes abomináveis podem provocar em várias pessoas um bloqueio psicológico e assumir que são mesmas “burras”. Infelizmente elas criam barreiras e não fazem absolutamente nada. Todos juntos sem exceção têm esta tarefa para transformar esta realidade desumana, começando com um trabalho de valorização das relações em sua casa, escola, amigos de profissão, lazer e em toda a sociedade. Compete a cada pessoa derrotar a maldade que estão nos rótulos das palavras. É uma missão nobre de criar um mundo mais humano e solidário, entre todos, ninguém é mais que ninguém somos todos dotados de inteligência o que falta atualmente é simplesmente respeito verdadeiro seja no lar, escola, trabalho, no trânsito e nas redes sociais.


Comentários

  1. Respostas
    1. As pessoas ofendem umas as outras com se tudo fosse natural, chamar de burro o esposo(a) , namorado(a),amigo(a) vizinhos e etc. Considero isso muitíssimo ofensivo e machuca o sentimento de maneira direta as pessoas queridas. Essa atitude ruim deveria ser eliminada urgente do meio social para todos viverem em paz e com respeito mutuo.

      Excluir
  2. Detesto que me trate assim. Pois acho uma falta de respeito.

    ResponderExcluir
  3. Eu considero além da falta de respeito,uma grande maldade pura com as pessoas. Todos nós somos dotados de inteligência e cada um desenvolve seu potencial de acordo com suas aptidões profissionais e com muito zelo. Gostei de sua presença em nosso blog volte sempre. Boa noite.

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Hoje as pessoas no calor de uma discussão dizem palavras que ofendem os amigos. E nem pensam nas consequências dos sofrimentos que podem causarem aos seus semelhantes.

      Excluir
  5. Gostaria de saber se cabe algum tipo de processo contra a pessoa que chama o outro de burro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom eu não sou advogado, seria bom consultar um profissional de sua confiança, para analisar o caso e ver se quem fez isso, tenha cometido crime que configure injúria ou difamação. Somente um profissional da área pode dizer se cabe processo ou não.

      Excluir
  6. Excelente artigo, principalmente nos meios acadêmicos,ouvi e ouço por parte dos discentes e docentes a triste alusão, burros são os humanos, que adquirem vícios,que se matam em guerras estúpidas e, sobretudo, não conseguem viver em perfeita harmonia com a mãe terra. Obrigada, amigo,por levantar este tema tão polêmico, e, ainda , infelizmente, atualíssimo.

    ResponderExcluir
  7. Na maioria das vezes, os seres que cometem essa ofensa, são nos piores em todos os sentidos, arrogante, prepotente, manipulador, e com tremenda falha de caráter, convivo com um ser assim, e pretendo me livrar, são pessoas tóxicas, esses tipos, e nos envenenam, conseguem nos tirar o equilíbrio e a paz, acreditam cegamente, que são os donos da verdade, os perfeitos, sem o mínimo de humildade, agradável quando lhes convém.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde! Seja bem-vinda ao nosso blog e volte sempre.
      Geralmente as pessoas frustradas tem esse comportamento desequilibrado e odioso. Para projetar sua frustração sobre o outro utiliza de meios ofensivos como palavrões e rotulações. Essa situação ruim é muito comum nos dias atuais em nossa sociedade. Essas ofensas se multiplicam de maneira ajustadora nas redes sociais, e muitos comentem crimes por injúrias e difamações aos amigos. A melhor coisa a fazer mesmo é se afastar em definitivo desse tipo de gente que se comporta de maneira doentia, seja na vida real ou virtual.

      Excluir
  8. Passo por isso infelizmente,meu marido me chama de burra😖😓

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito triste! O importante é você tem a consciência de que és amada por Deus e Ele te criou dotada de inteligencia iguais as demais pessoas. Não há ninguém "burra" existe sim, todas as pessoas com todas as capacidades cognitivas capazes de realizarem coisas extraordinárias. Procure sempre focar nas suas capacidades e ignore tudo que vier de negativo e de depreciativo de outras pessoas. Boa tarde e volte sempre ao nosso blog.

      Excluir
  9. Quando alguém constantemente chama a outra de burra é devido algum desequilíbrio emocional, fraqueza de argumentos ou frustração que a pessoa já viveu? Cabe processo quando se tem prints e gravações? Gostaria que alguém respondesse essas perguntas

    ResponderExcluir
  10. Realmente ...como machucar ouvir essa palavra .😔

    ResponderExcluir
  11. Ontem dia 06/06/2020 utilizei um serviço de Uber .Foi um mal negócio ,pois ao sair do ponto de partida o condutor já foi grosseiro ao não me responder boa noite ,isto era precisamente 18:45 da noite .No trajeto ele estava seguindo o GPS e ao entrar em um caminho errado eu disse a ele que não era por alí e orientei ele dizendo que conhecia o mesmo pois eu me residia no local ,ele simplesmente me chamou de grossa ,engoli e pedi desculpas ,pois disse a ele que só queria ajudar e adiantar o caminho dele ,sem ofender.Ele começou a pagar para mim me dando lição de conhecimento sobre o aplicativo (GPS).Fiquei ouvindo calada ao chegar na minha rua ele ultrapassou a minha casa , disse ele :(vc passou da minha casa .Ele respondeu: na consta o número .Eu disse vc me desculpa a minha sobrinha fez a chamada para mim .Imediatamente ele disse :( VOCÊ É TÃO BURRA que não sabe usar o aplicativo ) .Isto me deixou tão sem ação que não falei mais nada paguei a corrida na peguei o troco ,ainda agradeci ,desejei a ele um bom trabalho e Deus o acompanhe acompanhace.Entrei em minha casa , e fiquei chocada com a falta de respeito desta pessoa .Eu só gostaria que ele e mais algumas pessoas tivessem mais respeito pelos outros e principalmente mais educação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por gentileza a próxima se identifique em seu comentário. A equipe decidiu não mais publicar esses comentários anônimos, mas em razão do teor do comentário que certamente exige sigilo de nomes, então resolvemos publicar. Nos sugerimos fazer uma ocorrência policial contra esse motorista de aplicativo, não se pode deixar essa situação sem fazer uma denuncia policial para que não mais se repita com outras pessoas.

      Excluir
  12. Olá, bom dia! Sim e muito constrangedor usar esse termo, vivo isso a alguns anos 😞nossa e como machuca. Trabalho com meu marido e somos casados a 33 anos nos ultimos 6 anos que começamos a trabalhar juntos e o que mais ouço ele chamar a mim meus filhos e os funcinarios de burros, já havia cometando que iria denucia-lo e estou preste a fazer isso .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. coisas assim levam pessoas ao suicidio pode ser a ultima pá de cal na auto estima da pessoa e é dificil demais ela admitir isso quando ve o indice de suicidio aumentar pode acreditar que é por causa desse tipo de atitude

      Excluir
  13. Não demore muito a denunciar-lo as autoridades como delegacia da mulher. Certamente lá eles terão pessoas especializadas nesses assuntos e te orientarão e te ajudarão a saber agir e te proteger.

    ResponderExcluir
  14. Meu namorado vive me chamando me chama de burra e isso me dói muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É simples este relacionamento tem tudo para não dar certo, porque falta respeito, simples assim!

      Excluir
  15. Bom eu já estou cansada de ser chamada de burra, minha irmã sempre me chama de burra, por eu falar errado algumas coisas ou erro de português, ela acha que o português tem que ser perfeito, caso contrário a pessoa é burra , que não sabe lê e nem escrever!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Por gentileza deixe seu comentário é muito importante para nosso trabalho.

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe, para expressar, as suas qualidades.

As mães possuem suas qualidades no abc da vida.   A imagem diz o  abc da mãe  As mães, quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhecem esta árdua luta das mães e são gratos a elas. Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.   Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dando à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e lamentar a sua real importância quando elas morrem. Os filhos deveriam observar e valorizar as qualidades da mãe.   Neste simples abc da mãe, todos os filhos deveriam sempre obser

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade.   Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.