Pular para o conteúdo principal

Postagem recente.

A lenda da lagoa dos Barros: Entre Sombras e Segredos

  Os mistérios da lagoa são perceptíveis, mas difíceis de serem compreendidos. A Lagoa dos Barros, RS, Google Earth. A noite caía sobre a Lagoa dos Barros, e com ela, um véu de mistério e medo se estendia sobre suas águas escuras. Os ventos sussurram segredos antigos, e os moradores das redondezas evitam olhar diretamente para o horizonte, temendo o que poderiam encontrar. As águas escuras da Lagoa dos Barros escondem mais do que os olhos podem ver. Sob o manto da noite, os segredos emergem, e o suspense se entrelaça com a realidade. Prepare-se para uma narrativa digna de Alfred Hitchcock* , onde cada ondulação esconde mistérios profundos. Naquela região isolada, onde a vegetação densa se trama como dedos esqueléticos, há algo mais do que a simples beleza natural. Os pescadores, ao retornarem de suas jornadas noturnas, falam em voz baixa sobre os gemidos que ecoam pela lagoa. Gemidos que não são humanos, mas parecem emergir das profundezas, como se a própria terra estivesse chorando. A

Indiferença é sentimento negativo nas relações humanas.

Esse sentimento ruim a indiferença, está presente na vida e setores sociais. 

A imagem de fundo vermelho e letras em branco está escrito em forma círculo diz: indiferença um sentimento negativo!  A imagem representando um coração e no centro está escrito: sentimento!
Indiferença um sentimento negativo.
A indiferença é um dos sentimentos humanos extremamente impresumível inerte em sua índole humana. Todavia, quando é despertada provoca indignação à pessoa alvejada. Esse sentimento negativo pode estar infiltrado em inúmeras circunstâncias da vida. O mais preocupante é a insensibilidade neste mundo individualista; mesmo diante de muitas amizades virtuais vazias e geladas de sentimentos. Podem-se perceber nas relações familiares em gerais e entre amigos.

No plano social, há muitas situações onde as pessoas reagem plenamente indiferentes, em relação aos semelhantes nas situações de fragilidade e incapacidade. São característicos dos homens reagirem indiferentemente frente aos problemas de outrem. No âmbito governamental, o sentimento de indiferença é visível e constante por parte das autoridades que se comportam em total indiferença frente aos problemas sociais do povo. Também este sentimento é muito presente entre nação dominante em relação à nação dominada.

A indiferença nas relações familiares.

Nas relações familiares, este sentimento de indiferença é muito aflorado entre membros de uma mesma família. Quantas vezes se escuta reclamações entre casais um reage indiferentemente ao problema do outro. Durante a convivência lentamente, em razão de vários fatores se desperta este sentimento negativo da indiferença entre os parceiros. Morre então o diálogo, a compreensão, a admiração e o companheirismo entre ambos e logo, por conseguinte não existe mais afetividade indispensável para brotar o sentimento de solidariedade e de sensibilidade entre ambos. Automaticamente se oferece lugar para nascer furiosamente o sentimento ruim da indiferença.

O mais grave é que nenhum dos cônjuges, se dão conta da situação ruim entre ambos. Se um membro do casal está passando por uma situação problemática de qualquer natureza, a outra parte nem percebe, e assim sucessivamente até chegarem o fim de um relacionamento que parecia inabalável. É muito difícil se ter realmente uma amizade verdadeira e desvencilhada de qualquer tipo de interesse. Isto porque geralmente brota a indiferença entre os amigos e se termina a amizade.

O convívio familiar indiferente.

Esse sentimento de frieza acontece até entre irmãos sanguíneos. Se percebe obviamente, que há certos desgastes na boa convivência familiar. No decorrer do tempo às vezes a convivência se torna intolerável, não havendo mais vínculo familiar devido à indiferença presente na vida de todos. Geralmente nasce a partir de interesses banais e materiais, que levam a desenvolver sentimento de indiferença total, em relação ao sofrimento do outro que mora na mesma casa, ou até mesmo entre os vizinhos. Existem casos de chegar aos extremos acontecer homicídios entre irmãos nas disputas das heranças. Tem muitos casos recentes no Brasil onde filhos, eliminam seus progenitores para adotarem de maneira espúria e ilegal seus bens.   Há outras situações ridículas entre irmãos, quando um cruza o caminho do outro, eles fazem de tudo para que não se percebem, quem está atravessando. E se disfarçam como se fossem estranhos ou simplesmente abaixam a cabeça para um não olhar para o outro. Em outras ocasiões quando se veem de longe, imediatamente modificam o percurso.  Neste instante, desapareceu a mínima solidariedade, durante este momento existencial entre as partes. 
A mesma situação de indiferença surge nas amizades antigas entre muitos amigos. Existem, atualmente vários tipos de interesses que fazem provocar desgastes nas amizades e consequentemente, surge à indiferença como resultado das amizades interesseiras que existem na sociedade de hoje em dia. Contudo, é realmente muitíssimo difícil se ter uma amizade pura e livre de quaisquer tipos de interesses. Sendo assim, nasce a indiferença entre os amigos para sempre.

Predominância da indiferença em múltiplos setores da sociedade.

Essa situação de apatia é predominante em circunstâncias, onde os semelhantes não se importam com as condições de vida das outras pessoas; que vivem em ocasiões de vulnerabilidades.
Sentimento!
Essa situação de apatia é predominante em circunstâncias, onde os semelhantes não se importam com as condições de vida das outras pessoas; que vivem em ocasiões de vulnerabilidades. A indiferença é tamanha que se faz chegar a desviar para nãoolhar tal cena de fragilidade; em que se encontra o semelhante. Isto chega ser gritante e vergonhoso diante da distância e a frieza em que vivem os seres humanos, nesta sociedade moderna, movida pelo egoísmo e insensibilidade humana.
A indiferença também é marcante nas relações governamentais, muitos governantes, agem com enorme desprezo em relação aos problemas sociais da população. É uma crueldade sem limites. Muitos chegam a usar dos próprios problemas do povo para obter vantagens eleitoreiras. Porém, a apatia em solucionar as situações populares é intensamente displicente até gerar entre as sociedades grandes revoltas populares. Estas revoltas disseminam entre a população obrigando mudanças sociais.  A impassibilidade é produzida da mesma forma de nação para nação. Geralmente as nações dominantes reagem de maneiras desprezíveis as situações de dependência em relação às outras, que dependem de um auxílio da nação dominante.

Assim, os chefes de estados das nações dominantes, conseguem justificar simploriamente, as suas ausências nos encontros mundiais para juntos encontrarem soluções para as questões das outras sociedades em decadência. Propositalmente, eles permanecem no comodismo, na omissão em colaborar com os movimentos sociais que os resultados positivos colhem sem constrangimento. Neste tipo de indiferença todos têm consciência de que sua participação, era essencial para uma decisão importante que mudaria a vida de todos os cidadãos do seu país. Porém, como sua participação não aconteceu, agora surge, se é que surge o remorso sem volta.

A indiferença nos movimentos sociais.

A imagem de fundo vermelho está escrito:
Indignação!
Falta indignação e entra a indiferença nas questões sociais. Se pode notar claramente a indiferença de muitas pessoas, diante dos movimentos sociais do país. E nas questões políticas, nas atividades do sindicato que os defende diante da justiça em todas as questões trabalhistas etc. Para permanecerem na omissão afirma que nada disso lhe diz respeito, isso não os atingem. Não tenho algo a haver com isso, se dizem apolíticos e tem aversão a qualquer espécie de mobilização.

Portanto, a indiferença é esse sentimento presente na alma humana e que pode ser notada em muitas e muitas reações ou comportamento das pessoas em relação à realidade em que vive. Também nas várias circunstâncias, em que o homem como um ser participante da sociedade na qual vive é corresponsável pela sua manutenção e de seus direitos e deveres perante a sociedade em plena ebulição e já mais pode permanecer indiferentes ao clamor do povo nas ruas. A indiferença já contribuiu, contribui e contribuirá, para abortar qualquer sinal de esperança, para germinar as transformações em quaisquer sociedades nas quais as pessoas habitam. 👍


Comentários

  1. Indiferença é o pior sentimento,é um sinal que não existimos para o próximo(Sociedade)
    é horrível ser objeto da indiferença!
    Super publicação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente minha amiga é o que mais ocorre nos dias atuais é o comportamento de indiferença em todos os níveis da sociedade. Há casos em que a indiferença começa no lar e se expande para âmbito social. A pessoa que passa por essa situação sofre muito e não é compreendida até mesmo entre os familiares. Um exemplo clássico são as pessoas que sofrem com depressão, além do sofrimento da alma carrega o sentimento de indiferença entre familiares, amigos e o meio social que antes frequentava. Conheço simulações onde o paciente é considerada persona no grata, não é bem-vinda ao nosso meio. É triste,mas é a realidade dessa sociedade doente.

      Excluir

Postar um comentário

Por gentileza deixe seu comentário é muito importante para nosso trabalho.

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe, para expressar, as suas qualidades.

As mães possuem suas qualidades no abc da vida.   A imagem diz o  abc da mãe  As mães, quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhecem esta árdua luta das mães e são gratos a elas. Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.   Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dando à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e lamentar a sua real importância quando elas morrem. Os filhos deveriam observar e valorizar as qualidades da mãe.   Neste simples abc da mãe, todos os filhos deveriam sempre obser

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade.   Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.

Você já rotulou alguém de burro?

Essa atitude é preconceituosa, ela  ferirá o sentimento de outrem e ruim para o convívio social. A expressão Burro comprova o preconceito  entre as pessoas.  Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas têm uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes. Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.