Pular para o conteúdo principal

Postagem recente.

O príncipe o livro mais controvertido da política universal.

O contexto histórico, político e social desta obra se confunde com o atual contexto político do país e do mundo.  A capa do livro O Príncipe de Nicolau Maquiavel. É indispensável ler e compreender o pensamento de Maquiavel em sua obra-prima teórica O Príncipe. Nesta obra de ciências políticas da época, o mundo enfrentava turbulências ideológicas e era necessário um indivíduo com pulso firme. O Príncipe, com sabedoria, conduziu essas inquietações e aplicou uma nova estratégia estratégica de atuação diante dos fatos. Neste contexto semelhante ao atual, este livro é publicado com o receio de se adequar ou não às teorias apresentadas que são os fundamentos para o funcionamento de um novo sistema ideológico, diante das mais diversas correntes políticas da sociedade. O príncipe deve ser flexível, plástico e flexível para se adaptar às diversas situações, sendo semelhante a um camaleão.  Para assegurar o bem-estar de todos, o príncipe deve trocar de pensamentos e de atitudes, assim como de má

Filosofia arte de ensinar a pensar.

Ensinar a pensar é uma árdua missão para os professores em tempo de domínio tecnológico.

Definição de filosofia: amor a sabedoria.
Ensinar a penar sempre foi e continuará a ser uma missão, difícil e espinhosa para todos os mestres a ensinar a pensar. E principalmente quando se fala em ensinar Filosofia nas escolas. É uma incumbência intensa para todos os educadores, fazer atual geração desembaraçada, na era digital e das tecnologias de ponta, ao alcance de todos. Porém, em alguns aspectos, pobre em conteúdo por que vivem submergidas, em oceanos de superficialidades do mundo virtual.

O educador de hoje é um legítimo herói pensador para descobrir fórmulas capazes de trazer esta geração, a reflexão e ao pensar sob a luz da filosofia. Os pensadores da antiguidade grega tinham seus métodos para auxiliar seus alunos a caírem sobre si mesmo e iniciar um caminho em busca do pensar filosófico.

Sócrates um dos grandes filósofos da antiguidade grega destacou-se dos demais por seu método inovador e gerador do conhecimento chamado de maiêutica. O método consistia em ensinar investigando as questões mais complexas com seus discípulos usando um método que conduzia os seus alunos a pensarem iniciando com as questões mais simples para atingir um grau de complexidade cada vez maior de acordo com a extensão, mas acurada dos diálogos.

Desta forma Sócrates, ensinava seus alunos a reconstruir valores levando os mesmos a pensar por si mesmo. Distinguindo através de suas contradições do pensar descobrir os contra valores da época e resgatar os verdadeiros valores depurados de preconceitos sociais”. Sócrates com este método encaminhava seus discípulos a encontrar respostas para suas próprias dúvidas e pela “técnica da ironia” conduzia seu interlocutor entrar em contradição e juntos faziam chegar a uma conclusão de que seu conhecimento era pobre e limitado. Com esta maneira de pensar produziu-se os pilares de uma legitima pedagogia da antiguidade. (Fonte: coleção, os pensadores, Sócrates).

A falta de leitura contribui para que muitos alunos não gostem de filosofia.

Hoje percebo a grande dificuldade dos nossos alunos gostarem do ensino de Filosofia nas escolas. Isso é fato, muitos relatam uma aversão a esta disciplina de relevância no processo de ensino aprendizagem e na arte de aprender a pensar. A filosofia, leva o aluno a ver e amplia seus conhecimento, de sua realidade e do mundo, e seus problemas. A partir da realidade do próprio educando. 

Vários estudantes dizem que não existe o menor interesse por essa ciência do conhecimento. Algo de errado deve estar acontecendo. Talvez por que eles não gostam de ler, pois se sabe, que a dificuldade é enorme, para os discentes lerem com esmero e gosto; um bom livro e principalmente na área da filosofia. 

Geralmente leem alguma matéria quando gera bônus, ou seja, uma recompensa em notas. Não atendendo uma exigência dos professores correm o risco de não passam de uma série para outra. Logo se percebe o desestímulo pela leitura. Quando leem parece forçadamente, algo acontece atualmente, por que, não existe o prazer e a espontaneidade e leveza para a leitura, mas sim, muitos leem de maneira ruim, ou seja, coagidos. Muitos deixam de atenderem os apelos didáticos, dos mestres, mas preferem serem punidos com o rigor estabelecido, através da instituição de ensino, para ler um simples livro de filosofia.

No entanto, analise a gora e veja que acontece à lastimável repetência, por que não esforçaram nas leituras fundamentais, e até mesmo nos trabalhos complementares,  que os levem a pesquisar, ler mesmo, ainda que, demonstre   a  evidencia de mau gosto, contra a vontade, fazem por que,  são cobrados pelos educadores a lerem. Nossos alunos contam com múltiplos meios mais atraentes, nas redes sociais, que os dissipam de fazerem excelentes leituras e perdem um tempo precioso que não volta mais; para elaborar as atividades escolares que são prioridades em suas vidas neste momento especial. Deixando de promover um aperfeiçoamento em seus estudos de todas as disciplinas, incluindo a Filosofia, trocam por quaisquer futilidades que as levam as trevas da ignorância e não a luz do conhecimento infinito.

Os professores precisam inovar a didática para conquistar os alunos para a filosofia.

Os mestres quem sabe, deveria repensar sua didática específica para o ensino desta sublime ciência do saber a Filosofia, em sala de aula, procurar aproveitar as mais diferentes metodologias, das distintas linhas pedagógicas, modernas, que aprenderem nas universidades e aplicar em aula. E deixar a filosofia atrativa aos alunos. Talvez esteja faltando esta prática dos professores, por que não conseguem conquistar seus discípulos, para o caminho do pensar. Sabemos que a Filosofia exige de ambos uma coerente interação disciplinar.

É preciso voltar às raízes e aplicar o método socrático, a maiêutica moderna.  Adaptar à realidade dos alunos e seu ambiente escolar atual. Somente assim para reverter esta aversão a Filosofia.  Ela é indispensável ao pensar, e elaborar o conhecimento refinado, como exige a própria ciência do amor à sabedoria. Assim, se construirá uma educação transformadora do homem sujeito pensante e administrador da sua história.

Comentários

  1. Pois é amigo Cícero, tudo começa pelo ler. Eu não consigo assimilar um novo conhecimento se não o obtiver através da leitura. Os pais de hoje pensam ser a melhor saída deixar os filhos sob a tutela da "babá eletrônica" e das redes sociais. Infelizmente. Muitas das mazelas sociais deste país começariam a ser solucionadas nas casas, na família quando ainda é possível fazer a criança tomar gosto pelo estudo, leitura, educação, cidadania....
    http://mateusemiliomazzochi.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Prezados,sem nenhuma pretenção de "Dono da verdade",segue minha opinião sobre o assunto.Vivemos em mundo refém do lucro.Os donos do "podrer" (Podres Poderes, como interpretei a frase de Caetano Veloso) apoderaram-se da mídia de tal maneira que ditam as normas sociais e de conduta dos indivíduos.Pregam : Mais vale o que voce tem, e não o ser humano que voce é.Levamos anos para tirar do governo, uma corja que explorava este país, desde o dia de sua fundação.E eles agora tentam envenenarnos dizendo que somos tão podres quanto eles.Fazem a política do denuncismo como já fazia o velho ACM com seus dossiês.Bem,é claro que essa gente não está nem aí para o futuro do país.Qualquer atitude que tente elevar o nível cultural do povo,ela será repudiada pelos donos do "podrer".Tambem é claro que nenhum ser humano é perfeito,ainda mais sendo político.Os que estão no poder atualmente também teem seus deslises de conduta,mas pelo menos o povo agora possui perpctiva de melhorar sua situação.Temos que admitir que nunca o Brasil esteve tão bem em no contexto internacional como está nos dias de hoje.A mídia como sempre toma o partido de seus detentores,seus donos.Em minha opinião,acho que o governo deveria ter um canal de Educação onde fosse ensinado ao povo materias com Filosofia,Matemática,Física,Portugues,etc..., para acabar com este domínio de novelas,séries,reportagens compradas,etc... Um abraço a todos e desculpem se falei algo que os Srs. não concordem,mas é minha opinião.PS: Gostei do Blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amigo Bom noite!
      Fiquei muito contente com seu excelente comentário sobre o artigo do meu blog: analiseagora. Você contextualizou bem a nova realidade em que vivemos. Destacastes bem a velha corja dos “podres poderes” que dominou o país por séculos. Agora ressurge das cinzas uma nova corja, com nova roupagem e com os mesmos velhos métodos para chegar ao poder a qualquer jeito. Concordo também que o nosso Brasil nunca esteve tão bem posicionado a nível internacional, mas mesmo assim falta investir pesadamente em educação, somos a sexta economia do mundo, porém amargamos um Rank de 88º colocação em educação. Há uma evidente contradição nesta área e há desequilíbrio na equidade da distribuição de renda, estamos bem, mas, no entanto temos muito a melhorar. Gostei muito de sua sugestão da criação de uma canal exclusivo para a educação.Isto seria uma grande vitória do povo brasileiro,até para reforçar as aulas das escolas de todo o país.Hoje temos uma televisão com uma pobreza sem precedentes.Mesmo existindo um canal de exclusivo para ensinar os nossos jovens e o povo em geral a pensar a audiência seria mínima do inicio.Tudo isto por quer vivemos em uma era da banalidade,da futilidade cultural.Fiquei lisonjeado por que você gostou do meu blog.Fique bem a vontade para comentar as minhas publicações.O meu objetivo é promover o debate de qualidade com pessoas com você,gosto muito quando recebo um comentário convidativo a um debate sadio.Sucesso e abraços do seu amigo blogueiro:Cícero Barros.

      Excluir

Postar um comentário

Por gentileza deixe seu comentário é muito importante para nosso trabalho.

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe, para expressar, as suas qualidades.

As mães possuem suas qualidades no abc da vida.   A imagem diz o  abc da mãe  As mães, quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhecem esta árdua luta das mães e são gratos a elas. Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.   Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dando à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e lamentar a sua real importância quando elas morrem. Os filhos deveriam observar e valorizar as qualidades da mãe.   Neste simples abc da mãe, todos os filhos deveriam sempre obser

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade.   Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.

Você já rotulou alguém de burro?

Essa atitude é preconceituosa, ela  ferirá o sentimento de outrem e ruim para o convívio social. A expressão Burro comprova o preconceito  entre as pessoas.  Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas têm uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes. Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.