Pular para o conteúdo principal

Postagem recente.

Reunir para relembrar e confraternizar.

Reencontro Memorável entre Amigos da Faculdade Um encontro memorável entre amigos da época acadêmica   A beleza da Serra Gaúcha em um dia de outono, cenário inspirador para o reencontro de amigos que vieram desta região. A vida é tecida por momentos únicos que guardamos no coração como preciosidades. Dentre eles, estão os reencontros com aqueles que caminharam ao nosso lado em etapas marcantes de nossa jornada, como os amigos dos tempos universitários. Esses encontros transcendem o tempo e a distância, renovando laços e reafirmando a importância de celebrar histórias compartilhadas. Foi exatamente isso que aconteceu no inesquecível encontro do dia 21 de abril de 2015, um evento que fortaleceu amizades e trouxe à tona memórias que jamais se apagarão. O reencontro: memórias e novas conexões  No restaurante “Paraíso da Gula”, em Novo Hamburgo-RS, amigos e familiares ...

O dia do filósofo é 16 de agosto.

O filósofo é amante da sabedoria.


A imagem de fundo preto e caracteres em azul está inscrito a definição de Filosofia do original do grego.
16 de agosto Dia Do Filósofo.


Filósofo é aquele ente pensante e amoroso do saber, cultiva em seu âmago a essência e a tarefa árdua de formar novos discípulos pensadores. Eles recebem a tarefa para difundir a filosofia, a ciência do conhecimento e o amor à sabedoria. Todos os pensadores do campo filosófico possuem em seus ombros essa tarefa de ajudar os principiantes a buscarem a compreensão do homem e do mundo, a partir de sua própria realidade existencial.

A vida do filósofo é laboriosa, mas, ao mesmo tempo, gratificante em receber a incumbência histórica da continuidade para a propagação do ensino do conhecimento acurado e metódico da filosofia. O pensador carrega em suas entranhas a chama do conhecimento, para ser transmitido às novas gerações.



O filósofo mantém e transmitirá a fagulha do saber.



Esta fagulha da ciência, que procede desde os gregos, os novos pensadores têm a obrigatoriedade e privilégio de serem os agentes transmissores do ensino do conhecimento filosófico, para os futuros filósofos. Estes pensadores têm a nobre oportunidade de trabalharem, questionarem os diversos problemas que inquietam a humanidade na atualidade da era digital.

Tanto o filósofo quanto a filosofia não são aceitos na sociedade.



A filosofia é a ciência do saber humanístico que abrange todas as áreas do conhecimento humano tais como à existência, o aprendizado, à verdade, os valores morais e estéticos, à mente e à linguagem. Contudo, a filosofia como é questionadora também tem a responsabilidade de apontar nortes seguros para o saber e para tantos problemas da contemporaneidade. É, em razão desta amplitude de indagações que o filósofo e a filosofia não são bem aceitos e até mesmo mal interpretados, na sociedade onde a maioria das pessoas desconhece a sabedoria e permanecem na escuridão da ignorância.


O professor de filosofia recebe a altiva missão e simultaneamente árdua, para formar novos filósofos. Ter a alegria de ser superado, através de seus discípulos são sinais que despertou a vocação do pensar em alguns de seus alunos. A sua missão não morrerá na sala de aula, mas certamente se perpetuará de geração para geração, para trabalharem a luz da filosofia os problemas próprios do seu tempo.


O filósofo é este atleta da filosofia que é infatigável, destemido para levar essa chama da sabedoria para iluminar os caminhos, do não saber, ao conhecimento metódico. Contudo, uma missão científica para buscar o conhecimento e a compreensão do mundo que começou na Grécia antiga, com Tales de Mileto, até os nossos dias. 


Nos próximos anos será de reaprender a filosofia dentro do contexto histórico atual.


No percurso desta longa caminhada da história da filosofia já surgiram grandes filósofos que transformaram o mundo, através do seu pensar filosófico. Todos de plena e intensa dedicação para manter viva a flama do saber que transcende todas as barreiras do tempo, adaptando-se a cada época da história humana. Criar escola, correntes de pensamentos filosóficos e discutir múltiplos conceitos da vida humana. 

O filósofo é este herói pensador que tem atribuições sábias para desbravar, garimpar novos seguidores desta ciência do saber para credenciá-los a pensar um mundo mais humanizado.


Principalmente onde se tem consciência, que não é fácil trabalhar a ciência do conhecimento. Essa situação ocorre também no meio acadêmico, quando o filósofo entra em choque para questionar outras ciências. Ocorre na sociedade onde impera mil e uma utilidades que são cultivadas entre os estudantes, mas deixam de lado a ciência da excelência do saber filosófico. Ela que faz de maneira colossal todos aprenderem a pensar e questionar de forma metódica a compreensão do mundo e do homem.



Hoje é dia de parabenizar a todos os filósofos do Brasil e do mundo.


Portanto, neste dia dedicado a todos os filósofos pensadores da realidade, a eterna gratidão aos mestres que nos ensinaram a amar e pensar a filosofia.

No dia do filósofo não é para entrar nas grandes discussões, teorias e correntes filosóficas, mas simplesmente homenageá-los, através deste "blog" analiseagora, cujo autor é também habilitado em filosofia; e eterno amante da sabedoria.

Desejamos os mais cordiais e sinceros anseios de muita firmeza, coragem para com todos os professores e pensadores da filosofia. Sejam os da base que ensinam os alunos a darem os primeiros passos, aqueles que introduzirem os aprendizados ao ensino médio a terem contato a esta nobre disciplina.

Todavia, todos os professores e doutores das faculdades e universidades do Brasil e do mundo. Muito sucesso para habilitar novos filósofos para serem os recentes mentores, da construção da sociedade e mundo mais humano e justo. 💚

Comentários

  1. O professor de filosofia recebe a altiva missão e simultaneamente árdua, para formar novos filósofos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Por gentileza deixe seu comentário é muito importante para nosso trabalho.

Postagens mais visitadas deste blog

A família Barros no Brasil e no mundo.

Família Barros: Uma História de Tradição e Sucesso no Brasil O apelo é desafiador. Família Barros. Após diversos apelos de familiares, amigos e descendentes da Família Barros, solicitamos realizar uma pesquisa e elaboração de um artigo sobre nossas origens. Agora tomei coragem e assumi esta responsabilidade de efetuar este trabalho. Uma tarefa desafiadora, mas, ao mesmo tempo, muito interessante para conhecermos nossas raízes. Em psicologia, é possível compreender a inquietude provocada pela busca do homem por sua identidade familiar. A curiosidade de saber onde estamos, de onde viemos e de onde as nossas origens foram originadas é dever do ser humano. É uma tarefa difícil, mas, gradualmente, vou construindo essa trajetória histórica. Informo que este é um trabalho de análise histórica genérica e não uma genealogia de uma família específica.  Dessa forma, considero este trabalho como um esforço inicial, dada a magnitude d...

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade.   Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.

O abc da mãe, para expressar, as suas qualidades.

ABC da Mãe: Uma Tradição Cultural que Celebra a Maternidade As mães possuem suas qualidades no abc da vida.   criada no PowerPoint em 5 de maio de 2012, ilustra o conceito do ABC da Mãe, onde as letras 'abc' servem como ponto de partida para explorar as diversas qualidades que definem a maternidade. As mães, quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhecem esta árdua luta das mães e são gratos a elas. Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.   Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dando à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho...