Pular para o conteúdo principal

Postagem recente.

A nossa água é poluída duplamente.

A água que pagamos onerosamente as companhias estaduais e municipais para o consumo humano é geralmente uma água aparentemente limpa a olho nu, mas é poluída duplamente. Isto é sai poluída dos rios e nas estações de tratamentos recebem mais carga de produtos químicos para limpar, porém a deixa poluída invisivelmente. Entretanto, se o consumidor apresentasse condições de mandar fazer análises em laboratórios idôneos, renomados, independentes e isentos de quaisquer interferências   governamentais comprovariam que a nossa água é sim poluída duas vezes por quer contém muitos elementos químicos prejudiciais à saúde humana. É muito simples afirmar que ingerimos uma água de péssima qualidade para a saúde. Não necessita de muitos esforços para fazer esta constatação. Se você tem a oportunidade de visitar ou passar as margens dos rios que banham sua cidade verá que as águas são realmente sujas. Porém é de lá onde as empresas públicas bombeiam este liquido para as estações de tratamentos. Se pud…

FAFIMC-RS:Geradora de pensadores.

O campus da FAFIMC-RS é o ambiente gerador de pensadores da Filosofia.

A imagem mostra o antigo prédio da FAFIMC-RS.
Nessa matéria procurarei registrar algumas lembranças   do ambiente acadêmico onde estudei durante vários anos nessa conceituada instituição de ensino superior a FAFIMC – RS. (Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição).
A FAFIMC é o ambiente do Sul do Brasil geradora de pensadores, da ciência do conhecimento, a Filosofia para o Brasil e o mundo. Tudo ocorreu    neste período singular e meio acadêmico fértil, da minha vida. Na época de estudante estava sedento para buscar o saber; durante os gloriosos anos de aprendizagem durante a década dos anos oitenta.

 A formação profissional somente é possível através da seriedade nos estudos.

Todos os homens desde o nascer ao morrer idealizam e planejam, de maneira organizada seus projetos de vida. Muitos naturalmente almejam um futuro seguro.  Algo natural dos humanos buscarem suas realizações pessoais ao longo de sua história existencial. Geralmente quando todos fazem corretamente seus planos são bem-sucedidos profissionalmente. Aqueles que não levam a sério o período de formação e desperdiçam este tempo precioso, seu futuro profissional é desastroso. Exceto quando o ente é golpeado através das enfermidades que abortam os seus sonhos.
O processo de   formação intelectual de todos os indivíduos tem início desde as séries iniciais até o ensino superior.  Assim é a vida humana repleta de fatos, experiências e vivências excepcionais; desenhadas num caminhar direcionado nessa sociedade movida a competições intensas, visando a consolidar aspirações múltiplas. Porém, requer um extenso período de formação pessoal dentro de uma instituição de ensino. São exigências favoráveis durante o tempo de formação dos bons profissionais. Somente assim, irão construir uma história de sucesso até a sua finitude física neste mundo.

A FAFIMC ao longo dos anos tem contribuído na formação de pensadores de Filosofia.

A imagem mostra o antigo prédio da FAFIMC-RS.
A Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (FAFIMC), em Viamão-RS. Fundada no dia 16 de março, no ano de 1957. Tem proporcionado ao longo de sua existência uma intensa contribuição de excelência pensante à comunidade acadêmica filosófica do nosso país. Designadamente tornou-se um patrimônio intelectual no campo filosófico da sociedade brasileira. Como nem tudo permanece para sempre é chegado o dia da sua finitude. Fatores internos e suas circunstâncias históricas adversas próprias levaram essa nobre instituição encerrar seus trabalhos na cidade de Viamão-RS. Suas atividades foram transferidas com a mesma excelência na formação dos novos discentes para o campus da PUCRS em Porto Alegre, a partir de 2004. 

O que  se sabe é que hoje a antiga FAFIMC, ficou na memória de muitos acadêmicos e docentes que estudaram, trabalharam na antiga sede. Entretanto, nos alegra pela continuidade de sua existência sob os zelosos cuidados permanentes e atuantes de uma instituição de reconhecimento internacional. Mesmo sendo em outro local a nova instituição terá segurada a sua função de disseminadora da Filosofia. FAFIMC,agora está ligada ao campus central da PUCRS em Porto Alegre-RS, vem  gerando novos pensadores comprometidos com as novas transformações sociais do Brasil e do Mundo.

A estrutura física serve agora ao conhecimento humano da era digital, mas seu legado continua.

A logomarca da FAFIMC-RS na capa do diploma de algum aluno.
A antiga estrutura física serve de um amplo campus da mesma universidade com outro segmento do conhecimento, o tecnológico da era digital. Porém, o legado da FAFIMC continua vivo, isto é essencial para a Filosofia. Manter uma instituição para ensinar a pensar. A antiga FAFIMC perpetua-se como sendo uma instituição geradora de autênticos pensadores que adquirem o domínio dos conhecimentos filosóficos. Provocadora de profundos embates de ideias, qualificando a prática do filosofar no ensino de filosofia por um mundo melhor. Nesta instituição formaram-se grandes pensadores e personalidades de todos os campos da vida social gaúcha e brasileira. Além das grandes amizades construídas que permanecerão para sempre. Mesmo, que cada amigo definiu seu rumo profissional diferente da formação filosófica, os mesmos edificaram um lastro de conhecimento seguro para seguir adiante com profissionalismo autêntico e ético em outras áreas da sabedoria.

O privilegio de aprender a pensar a filosofia.

Filosofia:amor a sabedoria.
Sou privilegiado em ter acesso ao aprendizado do conhecimento universal da Filosofia, através do ensino de excelência, ministrado através da competência, e a excelente equipe de docentes, e cátedras da antiga FAFIMC-RS.  Filosofia, que da língua original o grego: “Φιλοσοφία”, traduzindo literalmente significa o amor à sabedoria. Compreendi amar a ciência do conhecimento humano em todas as suas dimensões. Aprendi a pensar de uma forma científica e questionadora a realidade e seus fatos inexauríveis da nossa sociedade e suas circunstâncias.

Aprender degrau a degrau o exercício de pensar, o universo interminável do saber filosófico é uma tarefa permanente, de todos os educandos. Instruir-se no querer a obter o amor à sabedoria, é uma missão contínua, no fazer cotidiano. É inteirar-se com as transformações constantes do nosso mundo.  Aprender os primeiros passos do pensar filosófico constitui-se uma tarefa árdua e ao mesmo tempo impactante, sedento pelas novas descobertas do conhecimento humano.

Ambiente fértil para aprender a pensar.

Foi neste ambiente fecundo do saber que me deparei diante das inesgotáveis fontes de investigações do conhecimento filosófico. A importância da filosofia no mundo desumanizado e vazio de sentido parece que tudo entrou no cerco da futilidade. Aqui entra em cena o filósofo para reverter este panorama de comportamento ínfimo do ser humano.  Recolocar o homem como senhor de sua história do seu pensar autônomo e gerar condições para um mundo melhor. 

O filósofo tem este papel fundamental de refazer com muito esmero novos valores humanos. Podemos analisar a nossa vida de pensador como legitimo garimpeiro em busca do conhecimento. Construir novas vias de humanização do homem afogado num mundo de banalidades, violento e corrupto. O filósofo é este eterno “Sísifo” que reconstrói a história humana permanente e incomensuravelmente.

Onde o ser humano passa e vive guarda lembranças para sempre.

Aluno digitando os seus trabalhos de pesquisas.
Geralmente os seres humanos de forma natural   moram, viajam ou simplesmente transitam e visitam de imediato muitas cidades do Brasil e do mundo, mas existem aqueles especiais que marcam a trajetória da existência para sempre. Principalmente aqueles ambientes especiais e definidos, esses permanecerão vivos nos arquivos da memória humana. Nunca mais poderão serem apagados. Ainda que, quaisquer pessoas se deparem no infortúnio e passem diante de quaisquer circunstâncias, que podem ser prejudicados profundamente. Contudo, se alguns neurônios forem afetados, ainda assim, de certa forma permanecem algumas lembranças, que jamais   desaparecerão.


Algo semelhante a algum tipo de curto circuito, quando é atingindo a placa mãe dos computadores, que quase destroem tudo.   Assim, sãos algumas enfermidades, quando afetam    o magnífico cérebro humano, alguns neurônios, são quase totalmente destruídos, mas sempre tem uma grande vantagem, e ao longo do tempo alguns podem se regenerar. Isso é possível por que o cérebro, apresenta essa capacidade regeneradora e recuperadora da vida cerebral.
As imagens dos ambientes onde as pessoas passaram e viveram permanecem. Principalmente onde aconteceram todo o processo de ensino e aprendizagem, do conhecimento humano; durante muitos longos   anos de estudos. A vida passa a ter uma referência para sempre, dos melhores tempos onde ocorreram o procedimento de formação intelectual. 

Na formatura tem o anel simbolo da vitória gloriosa.

O anel de formatura é o simbolo da vitória.
Além do diploma que se recebe no ato formal e oficial da formatura, quem tem condições financeiras e ama compra o anel de formatura. Ele é símbolo não obrigatório, mas geralmente os profissionais gostam de usarem para identificar a sua profissão. 

Representa a coroação final, dos esforços diários, dedicações permanentes e persistências para superar os obstáculos dos estudos, durante a longa jornada acadêmica; até ser oficializado profissional da área do conhecimento habilitado na solenidade da formatura. 
O sentido do anel é de materializar essa caminhada e símbolo, de troféu da vitória gloriosa dos vencedores.

Agradecimentos aos professores e colegas de estudos.

Meu eterno agradecimento aos colegas da turma de 1989 onde ocorreu naquele ano a nossa inesquecível formatura.  Aos docentes da antiga FAFIMC-RS, que nos ensinaram com muita dedicação o caminho do pensar filosófico, e um olhar verdadeiro do mundo com uma nova visão crítica, nos ensinaram a repensar um novo conceito de homem e de mundo. Sou eternamente grato a cada um que me ensinou a gostar e a pensar a filosofia. Eles ensinaram a compreender a desbravar o conhecimento autêntico da realidade.



A todos, mais uma vez, os meus sinceros e eternos agradecimentos. Aos novos docentes e acadêmicos futuros pensadores desejo muito empenho nos estudos da Filosofia, para se tornarem agentes construtores de uma nova história, para contribuírem neste processo árduo de transformação de um mundo mais pensante e humano fundamentado em valores éticos e morais, sucesso a todos nesta árdua missão.

Comentários

  1. Bis -Bis A todos, mais uma vez, os meus sinceros e eternos agradecimentos. Aos novos docentes e acadêmicos futuros pensadores desejo muito empenho nos estudos da Filosofia, para se tornarem agentes construtores de uma nova história, para contribuírem neste processo árduo de transformação de um mundo mais pensante e humano fundamentado em valores éticos e morais, sucesso a todos nesta árdua missão. ASI SE FAI PAIS

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Por gentileza deixe seu comentário é muito importante para nosso trabalho.

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe e suas qualidades.

As mães e suas qualidades no seu abc. As mães quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhece está árdua luta das mães e são gratos a elas.  Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.
Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dão à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e se lamentarem a sua real importância quando elas morrem.

Você já rotulou alguém de burro?

É uma atitude preconceituosa para ferir o sentimento de outrem e ruim para o convívio social.Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas tem uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes.  Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.

Indiferença é este sentimento negativo presente nas relações humanas.

Este sentimento ruim, a indiferença está presente na vida e setores sociais. A indiferença é um dos sentimentos humanos extremamente impresumível inerte em sua índole humana. Todavia, quando é despertada provoca indignação à pessoa alvejada. Este sentimento negativo pode estar infiltrado em inúmeras circunstancias da vida. O mais preocupante é a insensibilidade neste mundo individualista; mesmo diante de muitas amizades virtuais vazias e geladas de sentimentos. Podem-se perceber nas relações familiares em gerais e entre amigos. 
No plano social, há muitas situações onde as pessoas reagem plenamente indiferentes, em relação aos semelhantes nas situações de fragilidade e incapacidade. São característicos dos homens reagirem indiferentemente frente aos problemas de outrem. No âmbito governamental, o sentimento de indiferença é visível e constante por parte das autoridades que se comportam em total indiferença frente aos problemas sociais do povo. Também este sentimento é muito presente ent…