Pular para o conteúdo principal

Postagem recente.

Chama olímpica: o farol de união e paz no mundo

  A chama que mantém o mundo unificado Tocha olímpica. Créditos: para Wikipédia   O fogo é utilizado como símbolo de purificação, conhecimento e vida desde a antiguidade. A tocha olímpica, com sua luz perene, simboliza a união dos povos e a constante busca pela excelência. Não é apenas um objeto, mas um símbolo de esperança e inspiração, uma ponte entre diferentes culturas e épocas, um convite para celebrar a paz e a amizade. Atualmente, o mundo precisa da chama da unidade acesa para haver paz mundial. A energia mitológica é a chama da inspiração! A história da tocha olímpica começa com o titã Prometeu, que ousou desafiar os deuses para trazer o fogo sagrado à humanidade. Este ato de coragem e rebeldia é ilustrado pela chama olímpica, que simboliza a busca incessante pelo conhecimento e pela perfeição. Os novos heróis prosseguem sua jornada para promover a união, inspirados pelo fogo olímpico, por toda a Terra. A cada Olimpíada, surge um sentimento forte entre os países que promovem a

Pensar no nada uma conversa de filósofo.


A palavra nada, traz conteúdos enigmáticos e polêmicos indo além do simples pronunciar nada.

A imagem de fundo azul e caracteres em branco diz:papo de filosofo: o nada existe?
Papo de filósofo: o nada existe? 
Pensar no nada é pensar e não concluir nada. Você já parou um instante em sua vida para pensar sobre o que significa a palavra “nada” são apenas quatro letras, mas são repletas de significados é muito difícil de construir um conceito claro do que seria o nada. Quando pronunciamos a palavra nada à impressão que surge momentaneamente é que há um vazio absoluto de nada, um vácuo será mesmo? Por isso que esta minúscula expressão desencadeia uma ilimitada séries de dúvidas e questionamentos em torno do que seria o nada. O nada existe mesmo?
Dependendo quem é do ponto de vista como se analisa a palavra "nada" ela pode ter inúmeros conceitos polêmicos e sem uma conclusão transparente.
Para os leigos não passa de nada mesmo ou uma linguagem popular. A matemática como é formada de conceitos exatos, então zero ou conjunto vazio seria a conceituação e ponto final. Por quão intensamente, avançamos na imaginação podemos encontrar muitas cogitações complexas em torno desta palavra que levaria muito tempo a raciocinar e escrever um tratado científica controverso e polêmico a partir de diversos prismas para tentar chegar uma definição que poderia construir um conceito filosoficamente convincente

A partir do ponto de vista do pensar filosófico o conceito nada se amplia

Analisando do ponto de vista da filosofia esta palavra ganha amplas e complexas teorias ideológicas que instigam meticulosas discussões sem uma conclusão plausível para quem gostaria de compreender a luz da transparência o conceito do nada. Cada pensador tem sua acepção própria e muitas delas são contraditórias e ao mesmo tempo polêmicas. Todos que procurarem proceder às tentativas de construir conceito do "nada" no campo filosófico como “ausência absoluta de nada em nosso ser”, a partir deste ponto gera-se intermináveis questionamentos e grandes elucubrações filosóficas questionado o que seria este nada. Alguns pensadores criaram teses e questionamentos filosóficos, procurando comprovar se de fato o nada em si existe ou não existe.

O pensador Kant a trabalhar filosoficamente esta discussão sobre o nada ele promovendo um debate e defendendo a seguinte tese: o nada seria como um pseudoproblema, um falso problema, pois eliminando qualquer possibilidade de elusivo absoluto da existência do ser e não havendo a existência do ser como base primordial de tudo. Logo também o nada não poderia existir.  Outros pensadores trabalharam esta tese problemática do nada de formas opostas. O filósofo existencialista Jean Paul Sartre pensa uma tese diferente e abre uma profunda discussão sobre esta hipotética tese do nada descrevendo a nada como oposição ao ser e muitos questionamentos são emblemáticos neste sentido sobre a existência do ser para não existir o nada, necessariamente não deveria existir o ser. Logo se o ser existe imperioso a existência do nada. Nesta discussão inicia uma meticulosa discussão e começa a questionar a existência ou não do ser. Faz uma um arguição o que seria na realidade o ser? Em 1943 Jean Paul Sartre escreve o famoso tratado de filosofia o ser e o nada. Neste belíssimo ensaio de ontologia e fenomenologia Sartre diz que: *o ser de um existente é o que ele aparenta, ou seja, destaca-se o fenômeno como relativo-absoluto. Então, a aparência revela a essência, eis a lei que preside as sucessões de suas aparições, é a razão da ‘série’, isto é, a essência como razão da série é apenas o liame das aparições**. (fonte: O ser e o Nada) Em outro trecho deste tratado ele afirma: *Se a essência está apartada da aparência individual que a manifesta, assim compreende-se o ser da aparição ou a essência da aparição como um aparecer que não se opõe a nenhum ser*. (fonte: O ser e o Nada)


 Jean Paul Sartre em 1950 na França.
Jean Paul Sartre em 1950 na França.

O pensar de Martin Heidegger sobre o nada.

Outro filósofo que se preocupa em construir uma tese sobre o nada é o pensador Martin Heidegger este sobre influências de outros filósofos existencialistas escreve um tratado magnífico de filosofia talvez um dos mais lidos pelos existencialistas *O ser e o Tempo* publicado em 1927, traz uma nova compreensão sobre o problema da compreensão do ser neste livro nas páginas iniciais Heidegger diz: *No solo da arrancada grega para interpretar o ser formou-se um dogma que não apenas declara supérflua a questão sobre o sentido do ser, como lhe sanciona a falta. Pois se diz: “ser” é o conceito mais universal e mais vazio. Como tal, resiste a toda a tentativa de definição*. (fonte: Ser e o tempo) em relação ao problema do nada em sua célebre aula inaugural na Universidade de Friburgo na Alemanha em 1929, Heidegger trabalha este problema do nada como um problema metafísico: e elabora uma indagação a mente sem uma réplica rápida quando ele faz a célebre inquirição: *por que existe o ser e não o nada? E ainda utiliza outra maneira de questionamento; *por que existe afinal ente e não antes o nada?* (fonte: Heidegger) são questões totalmente do campo subjetivo para a elaboração de um grande estudo sobre o problema da existência ou não do nada.

Saindo do campo filosófico e partindo para o campo da cosmologia a questão do nada recebe proporções ainda mais polêmicas e complexas; porque entre duas correntes oponentes a teoria do evolucionismo e o do criacionismo entra em intermináveis discussões teóricas sobre a teoria do início da existência do universo. Cada uma defende como se originou e se formou o universo dentro desta ampla polêmica entra a questão do nada. Não irei discorrer sobre cada uma porque se estenderia muito o texto, mas o importante que neste turbilhão de discussões polêmicas o nada entra como ponto de evidência.

O Nada existe em oposição ao ser. 

Portanto pode se afirmar que esta palavra nada é constituída de apenas quatro letras. Ela é repleta de significados complexos, muitas teorias polêmicas e oponentes e que não se tem uma clareza científica de um conceito claro do nada. O Nada existe em oposição ao ser. O nada é este vocábulo que exige acuradas reflexões, filosóficas, cosmológicas e físicas e as teorias oponentes que discutem esta ideia um conceito e a eterna dúvida existe ou não existe o nada. O que você pensa sobre o nada? O nada é simplesmente não fazer nada como diz a gramática ou ainda existem muito a se pensar e teorizar? O nada vai muito além do nada, não existe nada sem a existência do ente. O papo de filósofo não terminou apenas começou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe, para expressar, as suas qualidades.

As mães possuem suas qualidades no abc da vida.   A imagem diz o  abc da mãe  As mães, quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhecem esta árdua luta das mães e são gratos a elas. Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.   Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dando à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e lamentar a sua real importância quando elas morrem. Os filhos deveriam observar e valorizar as qualidades da mãe.   Neste simples abc da mãe, todos os filhos deveriam sempre obser

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade.   Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.

Você já rotulou alguém de burro?

Essa atitude é preconceituosa, ela  ferirá o sentimento de outrem e ruim para o convívio social. A expressão Burro comprova o preconceito  entre as pessoas.  Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas têm uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes. Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.