Pular para o conteúdo principal

Postagem recente.

Aventuras de Pedro: Comédia na Capital das Sardinhas

   O Surfista Relutante O Rei do Surfe em fuga. Créditos da foto para o site:  Pixabay. Em uma cidade litorânea do Rio Grande do Sul, conhecida como a Capital da Sardinha, agora mais conhecida pelo lixo do que pelas sardinhas, vive Pedro, o pescador e surfista, coroado como o Rei do Surfe Gaúcho. Sua fama era tão grande quanto as ondas que o domava, e sua habilidade com as pranchas e redes era lendária. Ele era o maestro das marés, e cada mergulho nas ondas era um espetáculo de bravura e destreza. A Exaltação Popular Durante um treino para o campeonato mundial no Havaí, um grito contagiante surgiu da ponte da cidade, o ponto de encontro dos pescadores e a sede do Sindicato dos Peixes: “Pedro, o surfista, para prefeito já!”. A festa que se seguiu foi uma mistura de carnaval com músicas alemãs e gauchescas, uma celebração que uniu todas as culturas em um ritmo frenético de alegria e caos.  Tudo sob o som de uma fanfarra com instrumentos enferrujados e tons desafinados, representam o retr

Dia para pensar na valorização do professor.

Os professores são os heróis da educação neste Brasil e estão sendo humilhados pelos governantes.

A imagem diz: o meu muito obrigado professor.
Meu muito obrigado professor!
Neste dia do professor não podemos esquecer-nos de lembrar que este bravo profissional da educação passa por um momento histórico preocupante na questão da valorização profissional. Em tempos áureos o mestre era simplesmente venerado por seus alunos, familiares dos alunos e a sociedade em geral. Hoje tudo mudou o professor vive uma situação de desvalorização e humilhação profissional sem precedentes da história da educação do nosso país.

Hoje é simplesmente um dia oportuno para toda sociedade brasileira promover uma séria reflexão sobre o futuro do profissional dos professores. E quais rumos que o sistema educacional irá seguir para começar a resgatar a autoestima profissional dos educadores brasileiros; e consequentemente uma educação de qualidade. Não se produz educação de qualidade com professores desmotivados, abatidos profundamente em sua autoestima profissional abaixo de suas forças como ser humano.

A educação no Brasil sempre será deixada de lado, ela incomoda os poderosos.

Infelizmente moramos em um país onde as coisas supérfluas nas áreas governamentais são prioridades.  A educação é deixada de lado juntamente com os trabalhadores educacionais e seus problemas históricos. Onde vamos parar deste jeito não valorizando os professores e o sistema educacional como todo. Não vale propostas demagógicas em ano em que precede uma eleição geral. Os professores precisam sim de atitudes sérias, de políticas públicas que venham valorizar o profissional como tal criar boas condições de trabalho nas escolas. Tendo em vista uma responsabilidade nobre em ensinar a pensar, a ser um mediador no processo de ensino aprendizagem.

A serenidade na vida dos mestres é essencial para o ensino dos alunos.

O professor precisa de serenidade de paz no seu cotidiano para contribuir na aprendizagem dos alunos.
Infelizmente o que vemos ultimamente em nosso país os professores passando por situações de vexame e de vergonha: apanhando e sendo humilhados.    Os professores primeiramente estando lentamente destruídos em seu âmago pelos governantes que começam a não pagar um salário digno aos mestres. Fazem políticas com claros objetivos de minar a carreira dos futuros professores. Retiram direitos legais dos professores por conta de mentirosas contenções de despesas. 
Tem muitos governadores dos Estados da Federação que até agora não horam em pagar o piso salarial dos professores alegando falta de dinheiro. Isto que é uma lei federal e simplesmente descumprem e não acontecem absolutamente nada com estes senhores que são legítimos foras da lei. Estão descumprindo leis que eles mesmos criaram em outras épocas, foram homologadas pela justiça, mas desrespeitam a justiça e permanecem na impunidade dando um péssimo exemplo para a sociedade.

Os professores hoje quando se mobilizam para defenderem o que ainda resta de direitos os governos dos estados tratam como se fossem marginais e mandam suas policias de choques jogarem spray de pimenta, bombas de gás lacrimogêneas e fazem coisas humilhantes para os professores: surram, agridem, machucam violentamente os mestres que zelam pela educação destes Brasil. O mais recente episódio de violência contra os professores do Brasil no Estado do Rio de Janeiro. Nesta última greve onde imagens de violência repudiáveis correm o mundo.

Em sala de aula professores são agredidos violentamente por alunos de forma física, verbal e moralmente. Tem pais de alunos que deveriam proibir seus filhos de fazer uma barbárie destas. Já aconteceram casos em que até país são incompreensíveis com os professores e chega irem até a escola para tirar satisfações com os professores e agridem os professores.

De todos os lados os professores são agredidos raramente os mestres são reconhecidos. As formas de desmotivação dos professores são piramidais começam com os governantes que fazem de tudo para destruir a carreira profissional dos professores, pagando pessimamente mal, tirando seus direitos adquiridos e tratando os professores com violência, destroem o sistema educacional como um todo sucateando as escolas, etc. nas escolas os professores também são desmotivados por uma série de motivos e muitos chegam a desistir, partem para outras profissões.
Hoje nas universidades brasileiras os cursos de menor procura são de habilitação para o magistério em qualquer área do conhecimento. 

Ninguém que ser mais professor no Brasil devido a tudo isto que já falei e tem muito mais.

Os alunos desde pequenos que tem vocação para o magistério desistem de seguir a carreira futuramente porque vêm todos os dias o sofrimento que passa seus professores e para o isso não querem seguir uma carreira que pode trazer problemas futuros então partem para outra profissão. 
O governo brasileiro está começando a concluir seu plano de destruição da educação iniciando por acabar com os sonhos de muitos jovens: desistirem de ser professor. Professor incomoda os governos por quer os professores ensinam a pensar. Historicamente se sabe que uma nação onde o povo deixa de pensar é muito fácil de governar.  Por isso investir em educação para que? É muito mais simples impor um sistema de educação onde o aluno não pense. Um bom exemplo: o ensino politécnico que o governo está empurrando para todos. Bastam formar técnicos, trabalhadores técnicos em série e não pensadores, estes podem incomodar futuramente o governo.

PARABÉNS PROFESSORES POR SEUS EXEMPLOS DE MUITA CORAGEM E LUTAS CONTÍNUAS. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe, para expressar, as suas qualidades.

As mães possuem suas qualidades no abc da vida.   A imagem diz o  abc da mãe  As mães, quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhecem esta árdua luta das mães e são gratos a elas. Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.   Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dando à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e lamentar a sua real importância quando elas morrem. Os filhos deveriam observar e valorizar as qualidades da mãe.   Neste simples abc da mãe, todos os filhos deveriam sempre obser

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade.   Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.

Você já rotulou alguém de burro?

Essa atitude é preconceituosa, ela  ferirá o sentimento de outrem e ruim para o convívio social. A expressão Burro comprova o preconceito  entre as pessoas.  Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas têm uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes. Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.