Pular para o conteúdo principal

Postagem recente.

Amar até o fim.

O amor rima com mar, porque não amar. Esta foto está  na praia de Tramandaí , onde tem a palavra inscrita AMA. Ame sem medo de amar e ser feliz, o tempo é indeterminado pela paixão. O mar tem limites, o amor transcende as fronteiras da paixão. Amar como ninguém nunca amou, é dom singular para humanos ousados. O amor tem suas exigências, compreensíveis na existência de amar. As exigências serão validadas no tempo e espaço, sem medidas. São nos beijos alucinantes que se descobre a doçura de amar. A água do mar tem sabor de sal e a dos beijos dos insanos e amorosos, são nectários de amor. Amar é assim, com pouca prudência e furor desvairado. Quem nunca amou na vida não saberá o que é amar, não viu o amor florescer e muito menos sentiu o prazer delirante de amar. Ame despido de recatos, com cumplicidade, mas faça nascer o amor verdadeiro até o fim, com muita ternura inigualável.

Encontro de amigos para relembrar bons momentos da vida.

Encontro de amigos para relembrar bons momentos da vida.
A imagem diz:Bem-vindos a Walachai! 
Um encontro memorável entre amigos para relembrarmos bons momentos desde estudantes das séries iniciais aos tempos acadêmicos.
Neste primeiro de maio de 2014, foi simplesmente inesquecível para todos que estiveram presentes no encontro promovido através da uma equipe organizadora dos veteranos que durante muitos anos estudamos juntos, na busca pela formação educacional acurada e do conhecimento filosófico. Aproximadamente mais de quarenta amigos dos diversos municípios pertencentes aos vales dos rios Sinos, Gravataí, Caí, a Serra gaúcha e Porto Alegre.
Oriundos de diversos estabelecimentos de formação religiosa, e principalmente da antiga FAFIMC (Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição)agora sobre o comando da PUCRS.    Todos se sentiram privilegiados em participarem deste encontro de confraternização entre os amigos que estudaram juntos desde as primeiras séries iniciais até as mais diversas faculdades e universidades. Muitos de nós não se víamos e nem conversávamos há mais de 30 anos.

Embora diante de toda a tecnologia da comunicação disponível. Porém, graças a era digital foi possível a realização deste encontro. Esta reunião saudosista e inolvidável foi realizada na localidade de Walachai no município de Morro Reuter-rs, pertencente a famosa rota romântica. Uma localidade colonial composta de muitas árvores nativas, muito verde, ar puro e culinária típica da região, tudo ótimo para a realização de um evento de tamanha envergadura, repleto de ternura, recordações e muitas emoções.

Imaginar aquela reunião sem formalidades, mas repleta de abraços, sentimentos, alegrias, única e especial que ocorrem em nossas vidas; movidas pelo desejo de ver os colegas de caminhada que passaram entre nós durante o período escolar desde a infância, adolescência e juventude. Temporadas áureas onde a grande maioria, iniciava um ciclo de ensino aprendizagem ininterrupta. Dentro de uma sequência contínua de estudos passados durante longos períodos da existência juntos até a conclusão da graduação do curso superior e mestrado e doutorado em filosofia e outros cursos.

A imagem mostra o mapa numa folha de plátano o da rota romântica da Sera Gaucha.
O mapa da Rota Romântica na folha de Plátanos.

E quando bate a saudade, nasce o desejo de reencontrar todos eles. O único jeito é partir para a mobilização. Graças à organização de um grupo de colegas destemidos se propuseram a reunir em curto prazo, através da força e agilidade das redes sociais, localizar e convidar para congregar. Levando em consideração a agenda e a disponibilidade de todos os amigos conhecidos. Foi surpreendente a quantidade que conseguiram comparecer, passar um dia festivo e recordar lembranças boas, vividas durante um tempo distante da vida. Entretanto, estão arquivadas em nossa memória e fácil de trazer ao presente num momento singular como aquele.

Através de uma rede social, conseguimos reunir um bom grupo que não nos víamos desde a formatura. Naturalmente cada qual seguiram suas carreiras profissionais distintas, outros se mudaram para diferentes estados e até mesmo para fora do país, para trabalhar ou fazer especialização em seus estudos. Então mesmo com a força das redes sociais foi impossível reunir todos para este alegre e descontraído dia de reencontro entre colegas e familiares. É indescritível a emoção de poder reencontrar, abraçar, rir, relembrar tantas coisas boas que vivenciamos entre os amigos que convivemos quase uma vida durante o período estudantil. Num encontro deste voltamos ao tempo e resgatamos do fundo do baú das nossas mentes lembranças e histórias diversas, bem engraçadas, que até hoje nos unem de maneira fraternal.

Apareceram repentinamente relatos múltiplos de acontecimentos do passado que marcaram as nossas vidas positivamente. Sem sombras de dúvidas serviram para todos os participantes darem boas gargalhadas de tudo que fizemos, aprontamos uns para com os outros. E hoje percebemos o quanto foram saudáveis e educativos tudo que aprendemos neste tempo salutar de busca pelo saber para desbravar o mundo. Os valores aprendidos num tempo sem internet e sem a velocidade das comunicações serviram de alicerce para trilhar as nossas vidas hoje e para sempre. Onde podemos eliminar os contra valores e cultivar os valores que veem sendo detonados neste mundo pragmático, imediatista e consumista. 

A imagem de fundo verde e caracteres em branco diz:Bem-Vindos a Walachai.
A rota romântica até Walachai 
Portanto, foi excelente o nosso encontro cheio, de muitas emoções, músicas que cantávamos na época, filhos brincando, família juntas confraternizando, descoberta de novos amigos, ótimo almoço e etc.  todavia, a impressão que permanece é que o dia passou rápido demais, ficou a sensação de querer mais. Necessitávamos que o relógio andasse lento para ter tempo suficiente para conversar com todos. Para ouvir e expor os relatos do que ocorreu com cada um ao longo destes 30 anos, e saber em que está trabalhando e etc. 

É fato, o tempo foi pouco para desarquivar, uma a uma, sobretudo as boas lembranças de amizades, dificuldades diversas para estudar, cooperação, brincadeiras, as disputadas partidas de futebol e as lutas sociais travadas durante o período acadêmico que sonhávamos e buscávamos um mundo melhor, solidário e justo. Este legado é o que nos unem até hoje e nos faz instigar a buscar, há promover um dia para recontar e reviver a história de cada um e que deve servir de exemplo para a nossos filhos.


Foi um bom começo para que daqui para frente possamos reunir todos os anos e com mais frequência mais e mais amigos que convivemos e estudamos juntos e hoje estão espraiados por todos os lugares. O próximo encontro já definido para o dia 21 de abril ano de 2015 na cidade de novo Hamburgo. A expectativa é que vai ser um imenso encontro de alegria e muita descontração.👍

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe, para expressar, as suas qualidades.

As mães possuem suas qualidades no abc da vida.   A imagem diz o  abc da mãe  As mães, quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhecem esta árdua luta das mães e são gratos a elas. Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.   Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dando à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e lamentar a sua real importância quando elas morrem. Os filhos deveriam observar e valorizar as qualidades da mãe.   Neste simples abc da mãe, todos os filhos deveriam sempre obser

Você já rotulou alguém de burro?

Essa atitude é preconceituosa, ela  ferirá o sentimento de outrem e ruim para o convívio social. A expressão Burro comprova o preconceito  entre as pessoas.  Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas têm uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes. Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade.   Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.