Pular para o conteúdo principal

Postagens mais visitadas deste blog

Você já rotulou alguém de burro?

É uma atitude preconceituosa para ferir o sentimento de outrem e ruim para o convívio social. Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas tem uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes.  Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.

O abc da mãe e suas qualidades.

As mães e suas qualidades no seu abc. As mães quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhece está árdua luta das mães e são gratos a elas.  Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.
Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dão à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e se lamentarem a sua real importância quando elas morrem.

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo composta sobre duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Um desenho simplório num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.
Este utensílio domestica há muitos anos foram usados no país inteiro até chegar às primeiras transmissões de energia elétrica nas capitais e aos poucos foram se disseminado para o restante do país. 

Ética a provedora da paz social


  AUSÊNCIA DOS VALORES ÉTICOS E MORAIS NASCEM A VIOLÊNCIA


 A permanência da paz entre os humanos na sociedade é acondicionada por princípios éticos que exigem deliberações fundamentadas na transparência para coexistência regrada de civilidade. O componente norteador para promover a paz social é embasado na ética e seus princípios morais. A ética tem como objetivo primordial, analisar filosoficamente os fundamentos dos valores morais, que fazem esquematizar as convenções morais para o bom comportamento dos humanos entre si no meio social.
ética e paz
Ética promovedora da paz: A permanência da paz entre os humanos na sociedade é acondicionada por princípios éticos que exigem deliberações fundamentadas na transparência para coexistência regrada de civilidade. O componente norteador para promover a paz social é embasado na ética e seus princípios morais. A ética tem como objetivo primordial, analisar filosoficamente os fundamentos dos valores morais, que fazem esquematizar as convenções morais para o bom comportamento dos humanos entre si no meio social.

A nossa convivência em sociedade é regulada pela ética: O mundo seria uma legitima barbárie se não existisse a ética. Este mecanismo subjetivo está presente na consciência de todos os seres humanos, partícipes de uma sociedade convencionada por leis que norteiam à boa convivência em sociedade. A ética funciona como um “GPS” moral para o mundo moderno e suas circunstancias peculiares. A mesma determina com discernimento o que é apropriado e inconveniente na convivência social e pessoal. A ética age como um instrumento coletivo e subjetivo; controlador e disciplinador para ajuizar as ações e o caráter dos membros de uma sociedade organizada dentro dos seus poderes constituídos em comum acordo entre os coparticipantes da sociedade.

Quem desobedece às normas sociais promove violência: Mesmo assim, ainda com todas as regras definidas abalizadoras dos valores morais, a humanidade presencia cenas hediondas. Promovidas por elementos da sociedade, que procuram não aceitar e ignoram em plena sanidade a esmagadora vontade do grupo social. Transgridam as leis, os acordos formalizados celebrados socialmente, geradores de códigos éticos que protegem a vida e seus valores básicos essenciais. Diante de um mundo que agrega indivíduos ou grupos abstrusos, enigmáticos, que não permitem a materialização das decisões coletivas. Estes instituem a maneiras torpes suas regras, paralelas, egoístas, inaceitáveis por toda coletividade social. Porquanto, Nascem os conflitos sociais fugindo ao controle dos poderes legalmente constituídos. Tudo gerado a partir da desobediência, do que foi acordado dentro dos princípios éticos e morais que geram as leis reguladoras da sociedade. Todos deixam de usufruir de uma vida repleta de salutares valores sociais. Portanto, quando se desrespeita os critérios éticos que ordenam a convivência harmoniosa entre, o ente de uma sociedade nasce à guerra e expira a paz. Os princípios éticos de moralidade desaparecendo, cada um procura impor sua lei insana; aterrorizando a todos de uma maneira direta e indireta sem exceções. A sociedade no como um todo, paga um preço muito alto, quando os valores éticos e morais entram na decadência, na bancarrota.
No Brasil as grandes capitais e regiões metropolitanas, grande parcela da população já estão sofrendo os efeitos destes grupos ou pessoas facciosas, que promovem a violência de formas cruéis utilizando de expedientes abomináveis por toda a sociedade brasileira. Casos preocupantes e noticiados pela imprensa; são da cidade de São Paulo nestas últimas semanas. Mesmo com diversas repressões, grupos violentos continuam a provocar chacinas por todos os bairros da capital e região metropolitana.
gráfico da violência no Brasil


A violência nas grandes cidades e capitais brasileiras:
No Brasil as grandes capitais e regiões metropolitanas, grande parcela da população já estão sofrendo os efeitos destes grupos ou pessoas facciosas, que promovem a violência de formas cruéis utilizando de expedientes abomináveis por toda a sociedade brasileira. Casos preocupantes e noticiados pela imprensa; são da cidade de São Paulo nestas últimas semanas. Mesmo com diversas repressões, grupos violentos continuam a provocar chacinas por todos os bairros da capital e região metropolitana. Geralmente incide ações de violência, do mais forte sobre os mais fracos. Isto acontece quando o poder aético assume o controle da sociedade ou parte dela.
Segurança um direito do cidadão e um dever do Estado: Quando o Estado de direito é violado, também os princípios éticos e morais são achincalhados. Imperativo que o estado através dos seus poderes de direitos constituídos; mantenha a ordem e a paz social. Defender a vida como direito inviolável a todos os cidadãos; participante de uma sociedade de direitos institucional. Cabe ao Estado assumir a função de construir a paz social plena. Por que a paz e a defesa da vida é um direito de todos e um dever do Estado; como instituição de direito, provedor das garantias de todos os cidadãos.

Comentários