Pular para o conteúdo principal

Postagem recente.

Chama olímpica: o farol de união e paz no mundo

  A chama que mantém o mundo unificado Tocha olímpica. Créditos: para Wikipédia   O fogo é utilizado como símbolo de purificação, conhecimento e vida desde a antiguidade. A tocha olímpica, com sua luz perene, simboliza a união dos povos e a constante busca pela excelência. Não é apenas um objeto, mas um símbolo de esperança e inspiração, uma ponte entre diferentes culturas e épocas, um convite para celebrar a paz e a amizade. Atualmente, o mundo precisa da chama da unidade acesa para haver paz mundial. A energia mitológica é a chama da inspiração! A história da tocha olímpica começa com o titã Prometeu, que ousou desafiar os deuses para trazer o fogo sagrado à humanidade. Este ato de coragem e rebeldia é ilustrado pela chama olímpica, que simboliza a busca incessante pelo conhecimento e pela perfeição. Os novos heróis prosseguem sua jornada para promover a união, inspirados pelo fogo olímpico, por toda a Terra. A cada Olimpíada, surge um sentimento forte entre os países que promovem a

A ética é a provedora da paz social.

Ausência dos valores éticos e morais nascem a violência.


A imagem retangular de fundo vermelho e caracteres nas cores brancas está inscrito: Ética e Paz!
Na imagem está inscrito: Ética e Paz!



Ética é a articuladora e a permanência da paz entre os humanos na sociedade. Ela é condicionada a princípios éticos que exigem deliberações fundamentadas na transparência para coexistência regrada de civilidade. O componente norteador para promover a paz social é embasado na ética e seus princípios morais. A ética tem como objetivo primordial, analisar filosoficamente os fundamentos dos valores morais, que fazem esquematizar as convenções para o bom comportamento dos seres humanos entre si no meio social.


A nossa convivência em sociedade é regulada pela ética.

 

O mundo seria uma legítima barbárie se não existisse a ética. Este mecanismo subjetivo está presente na consciência de todos os seres humanos, partícipes de uma sociedade convencionada por leis que norteiam a boa convivência entre ambos os membros participantes.

A ética funciona como um “GPS” moral para o mundo moderno e suas circunstâncias peculiares. Ela determina com discernimento o que é apropriado e inconveniente na convivência social e pessoal. A ética age como este instrumento coletivo e subjetivo; controlador e disciplinador para ajuizar as ações e o caráter dos membros de uma sociedade organizada dentro dos seus poderes constituídos em comum acordo entre os coparticipantes de quaisquer associações.


Quem desobedece às normas sociais promove violência!


Mesmo assim, ainda com todas as regras definidas balizadoras dos valores morais, a humanidade presencia cenas hediondas. Promovidas por elementos da sociedade, que procuram não aceitar e ignoram em plena sanidade a esmagadora vontade do grupo social. Muitos cidadãos são teimosos e infringem as leis, os acordos formalizados e celebrados socialmente. Estas normas são as geradoras de códigos éticos que protegem a vida e seus valores básicos essenciais. Diante de um mundo que agrega indivíduos ou grupos abstrusos, enigmáticos, que não permitem a materialização das decisões coletivas. Estes instituem de maneiras torpes suas regras, paralelas, egoístas, inaceitáveis por toda coletividade social. Porquanto, nascem os conflitos sociais fugindo ao controle dos poderes legalmente constituídos. Contudo, é gerado a partir da desobediência, do que foi acordado dentro dos princípios éticos e morais que geraram as leis reguladoras da sociedade. Todos deixam de usufruir de uma vida repleta de salutares valores sociais. Portanto, quando se desrespeita os critérios éticos que ordenam a convivência harmoniosa entre, o ente de uma sociedade nasce à guerra e expira a paz. Os princípios éticos de moralidade desaparecem, cada um procura impor sua lei insana; aterrorizando a todos de uma maneira direta e indireta sem exceções. A sociedade como um todo, paga um preço muito alto, quando os valores éticos e morais entram na decadência, na bancarrota.

A violência nas grandes cidades e capitais brasileiras.


No Brasil as grandes capitais e regiões com alto índices populacionais, no entanto, a grande parcela da população, já estão sofrendo os efeitos destes grupos ou pessoas facciosas, que promovem a violência de formas cruéis utilizando de expedientes abomináveis por toda a sociedade brasileira. Casos preocupantes e noticiados pela imprensa são da cidade de São Paulo nestas últimas semanas. Mesmo com diversas repressões, grupos violentos continuam a provocar chacinas por todos os bairros da capital e região adjacentes. Geralmente incide em ações de violência, do mais forte sobre os mais fracos. Isto acontece quando o poder ético assume o controle da sociedade ou parte dela.

Segurança é um direito do cidadão e um dever do Estado.

 

Todavia, o Estado de direito é violado, em seus princípios éticos e morais, ao serem achincalhados através dos fora da lei. Imperativo que o estado através dos seus poderes de direitos constituídos mantenha a ordem e a paz social. Tem o dever de defender a vida como direito inviolável a todos os cidadãos; participante de uma sociedade de direitos institucionais. Cabe ao Estado assumir a função de construir a paz social plena. Porque a paz e a defesa da vida é um direito de todos e um dever do Estado; como instituição, ser o provedor das garantias de todos os cidadãos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe, para expressar, as suas qualidades.

As mães possuem suas qualidades no abc da vida.   A imagem diz o  abc da mãe  As mães, quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhecem esta árdua luta das mães e são gratos a elas. Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.   Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dando à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e lamentar a sua real importância quando elas morrem. Os filhos deveriam observar e valorizar as qualidades da mãe.   Neste simples abc da mãe, todos os filhos deveriam sempre obser

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade.   Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.

Você já rotulou alguém de burro?

Essa atitude é preconceituosa, ela  ferirá o sentimento de outrem e ruim para o convívio social. A expressão Burro comprova o preconceito  entre as pessoas.  Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas têm uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes. Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.