Pular para o conteúdo principal

Postagem recente.

A Revolução Farroupilha: Um Marco na História do Brasil e do Rio Grande do Sul

  Os Ideais, as Lutas e os Legados da Revolução Farroupilha A  cena do gaúcho assando o churrasco no campo com os amigos. A Revolução Farroupilha, um dos mais longos e intensos conflitos armados da história do Brasil, eclodiu no Rio Grande do Sul em 1835, moldando profundamente a identidade gaúcha e o próprio curso  da história nacional. Impulsionada pela insatisfação dos estancieiros com as políticas centralizadoras do governo imperial, a revolta expressava um desejo profundo por maior autonomia e justiça social. Ao longo de uma década, a luta pela independência da Província Cisplatina marcou o cotidiano dos gaúchos, forjando um sentimento de pertencimento e resistência que perdura até os dias atuais. Neste trabalho, exploraremos as causas, o desenvolvimento e as consequências da Revolução Farroupilha, buscando compreender seu legado para a formação do Brasil e a construção da identidade gaúcha. A Revolução Farroupilha, embora associada à luta dos estancieiros, contou com a participaç

Vitoria da educação no STF.

Excelente vitória dos trabalhadores em educação no Supremo Tribunal Federal.

Supremo Tribunal Federal.
Supremo Tribunal Federal.
Todos educadores dos seis Estados brasileiros que até agora vinham sendo injustiçados pelos seus patrões públicos, obtiveram uma importante vitória na Justiça Federal neste mês de novembro. Através da grande luta dos trabalhadores em educação, dos estados onde os governadores pretendiam prejudicá-los; através da malfadada ADIN (Ação Direta de Inconstitucionalidade) nº 4.848; que tinha como objetivo barrar o indexador do Governo Federal, o Fundeb e implantar o reajuste pelo INPC. Reajustando por baixo os salários dos professores. A lei deve ser cumprida por todos os cidadãos como manda a Constituição Federal.
Todos educadores dos seis Estados brasileiros que até agora vinham sendo injustiçados pelos seus patrões públicos, obtiveram uma importante vitória na Justiça Federal neste mês de novembro. Através da grande luta dos trabalhadores em educação, dos estados onde os governadores pretendiam prejudicá-los; através da malfadada ADIN (Ação Direta de Inconstitucionalidade) nº 4.848; que tinha como objetivo barrar o indexador do Governo Federal, o Fundeb E implantar o reajuste pelo INPC. Reajustando por baixo os salários dos professores.


A categoria dos professores sempre exigiu o índice do governo federal o Fundeb.

Este índice reajusta os salários de acordo com a lei do Piso do Magistério e paga m índice justo a todos os professores do Brasil. Graças ao bom senso do STF (Supremo Tribunal Federal) foi concedido o indeferimento a estes governadores que sempre lutara contra o piso nacional do magistério. Até gora sempre foram derrotados por que a justiça já determinou esta lei constitucional.

Os governadores dos seis estados que trabalham na contramão da justiça são eles os Estados do: RS, RO, SC, MS, GO e PI, Estes governadores sempre se uniram contra a educação e principalmente contra a implantação do piso nacional do magistério, que já foi ratificado como lei; pela a corte suprema da justiça brasileira. Sempre os mesmos criaram obstáculos de ilegalidade constitucional para que os professores não recebessem o piso como manda a lei em sua integralidade.

Portanto, mais uma vez fica comprovado que só através da luta e união de todos os docentes se consegue concretizar os objetivos propostos e pela categoria. Ficar de braços cruzados esperando que o governador seja “bonzinho” e conceda alguma coisa aos trabalhadores em educação sem o mínimo de esforço; poder ter a absoluta certeza que jamais isso vai ser realizado um dia.
Por isso, analise, agora bem: o Cpers/Sindicato está exigindo do governo do Estado do Rio Grande do Sul, um reajuste emergencial de 28,98%%. Para compensar as perdas salariais com o não cumprimento da lei do Piso Nacional do Magistério. Que já são mais de 700 dias sem o cumprimento e pagamento é hora de a categoria reagir.


A entidade está convocada a todos os professores para uma assembleia geral no próximo dia 29 de novembro de 2012; a partir das 13 horas em Porto Alegre, na Praça da Matriz para analisar e discutir este pedido de reajuste ao governo do Estado do RS. Para os parcos salários que os educadores vêm recebendo. Está na hora de mudar essa injusta realidade, só mudará com a união de todos os professores engajados no calendário de lutas da categoria. Participando em ampla maioria nesta assembleia dos professores gaúchos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe, para expressar, as suas qualidades.

As mães possuem suas qualidades no abc da vida.   A imagem diz o  abc da mãe  As mães, quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhecem esta árdua luta das mães e são gratos a elas. Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.   Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dando à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e lamentar a sua real importância quando elas morrem. Os filhos deveriam observar e valorizar as qualidades da mãe.   Neste simples abc da mãe, todos os filhos deveriam sempre obser

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade.   Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.

A família Barros no Brasil e no mundo.

O apelo é desafiador. Família Barros. Após diversos apelos de familiares, amigos e descendentes da Família Barros, solicitamos realizar uma pesquisa e elaboração de um artigo sobre nossas origens. Agora tomei coragem e assumi esta responsabilidade de efetuar este trabalho. Uma tarefa desafiadora, mas, ao mesmo tempo, muito interessante para conhecermos nossas raízes. Em psicologia, é possível compreender a inquietude provocada pela busca do homem por sua identidade familiar. A curiosidade de saber onde estamos, de onde viemos e de onde as nossas origens foram originadas é dever do ser humano. É uma tarefa difícil, mas, gradualmente, vou construindo essa trajetória histórica. Informo que este é um trabalho de análise histórica genérica e não uma genealogia de uma família específica.  Dessa forma, considero este trabalho como um esforço inicial, dada a magnitude desta família, que está dispersa pelo Brasil e pelo mundo.  No entanto, acredito que ele pode ser aprimorado com a ajuda dos le