Pular para o conteúdo principal

Postagem recente.

O príncipe o livro mais controvertido da política universal.

O contexto histórico, político e social desta obra se confunde com o atual contexto político do país e do mundo.  A capa do livro O Príncipe de Nicolau Maquiavel. É indispensável ler e compreender o pensamento de Maquiavel em sua obra-prima teórica O Príncipe. Nesta obra de ciências políticas da época, o mundo enfrentava turbulências ideológicas e era necessário um indivíduo com pulso firme. O Príncipe, com sabedoria, conduziu essas inquietações e aplicou uma nova estratégia estratégica de atuação diante dos fatos. Neste contexto semelhante ao atual, este livro é publicado com o receio de se adequar ou não às teorias apresentadas que são os fundamentos para o funcionamento de um novo sistema ideológico, diante das mais diversas correntes políticas da sociedade. O príncipe deve ser flexível, plástico e flexível para se adaptar às diversas situações, sendo semelhante a um camaleão.  Para assegurar o bem-estar de todos, o príncipe deve trocar de pensamentos e de atitudes, assim como de má

A FAFIMC-RS é a geradora de pensadores de filosofia.

O “campus” da FAFIMC era o espaço que abrigava pensadores da Filosofia.


A foto mostra a antiga sede da Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição. (FAFIMC).
A foto mostra o antigo campus da FAFIMC.

A FAFIMC foi um marco na história dos cursos de Filosofia no Estado do Rio Grande do Sul e no Brasil. A presente história começou com o Decreto n.o 47.534, de 29 de dezembro de 1959, que institui a FAFIMC. Em 16 de março de 1961, começou a formação de vários filósofos e pedagogos nesta instituição de grande prestígio nacional. Contudo, esta realidade foi finalizada através dos processos no MEC, os quais encerraram as atividades da FAFIMC e criaram a extensão do Campus da PUCRS em Viamão no seu módulo de (TI) o TECNOPUC RS.

Contudo, nesta matéria, registrei algumas lembranças do ambiente acadêmico onde estudei por vários anos nessa conceituada instituição de ensino superior, a Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (FAFIMC).


A FAFIMC é um ambiente no Sul do Brasil que produz pensadores, da ciência do conhecimento e da Filosofia para o Brasil e o mundo. A minha formação se deu neste período singular e com um ambiente acadêmico fértil, da minha existência. Quando estudante, sentia-se motivado a buscar o conhecimento; durante os gloriosos anos de aprendizado que se seguiram-na década de noventa.


A formação profissional somente é possível se houver dedicação aos estudos. Todo ser humano, desde o nascimento até o fim, desenvolve e organiza, os seus planos de vida. Muitos, naturalmente, desejam um futuro tranquilo. É natural que os humanos busquem seus objetivos pessoais ao longo de sua existência. Em geral, quando todos procedem corretamente, os seus planos são bem-sucedidos profissionalmente. Aqueles que não consideram o período de formação e desperdiçam este tempo precioso, o seu futuro profissional é desastroso. A exceção é quando o ente é atingido pelas doenças que abortam os seus sonhos precocemente.


A formação intelectual de todos começa desde as séries iniciais até o ensino superior. No entanto, a vida humana é composta por fatos, experiências e vivências únicas; desenhadas num caminhar direcionado nessa sociedade que vive em constante competição, visando consolidar aspirações diversas. No entanto, requer um longo período de formação pessoal em uma instituição de ensino de qualidade. São requisitos que oferecem condições favoráveis para a formação dos futuros profissionais competentes. Somente assim, poderão construir uma história de sucesso até a sua morte física neste mundo.


A FAFIMC tem contribuído significativamente para a formação de pensadores de Filosofia ao longo dos anos.


A imagem de fundo azul e caracteres nas cores brancas está inscrito: FAFIMC-  Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Imaculada Conceição.
Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição.

A Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (FAFIMC) está localizada em Viamão, RS. Em 16 de março de 1961, ela foi criada. Durante sua existência, contribuiu significativamente para a comunidade acadêmica filosófica do nosso país. Definitivamente, tornou-se um patrimônio intelectual na esfera filosófica da sociedade brasileira.

Dado que nem tudo permanece para sempre, é chegado o momento da sua finitude. Os fatores internos e as circunstâncias históricas desfavoráveis que afetaram a instituição levaram a encerrar suas atividades na cidade de Viamão — RS. O seu foco nas atividades foi transferido para o “campus” da PUCRS em Porto Alegre, a partir de 2004.


Até agora, tem-se conhecimento de que a FAFIMC permanece na memória de inúmeros acadêmicos e professores que estudaram e trabalharam na instituição.

No entanto, ficamos satisfeitos pelo seu êxito sob os cuidados permanentes e atuantes de uma instituição de reconhecimento internacional. Apesar de estar localizada em outro local, a nova instituição terá assegurada a sua função de disseminadora da Filosofia. A FAFIMC, agora vinculada ao “campus” central da PUCRS em Porto Alegre-RS, tem gerado novos pensadores que se preocupam com as novas transformações sociais do Brasil e do Mundo.


A estrutura física permite compreender o ser humano na era digital, mas seu legado filosófico ainda é relevante.


A foto área  mostra uma visão  panorâmica da sede da FAFIMC.
A foto área mostra uma visão  panorâmica da sede da FAFIMC. 


Assim sendo, a antiga estrutura física é usada como um amplo “campus” da mesma universidade com outro ramo do saber, o tecnológico da era digital e da inteligência artificial. Contudo, o legado da FAFIMC permanece vivo, o que é extremamente importante para a Filosofia, uma vez que mantém uma instituição que ensina a pensar. A FAFIMC, antiga, continua sendo uma organização que produz pensadores verdadeiros que dominam os conhecimentos filosóficos. Provocadora de profundos embates de ideias, qualificando a prática do filosofar no ensino de filosofia por um mundo melhor.


Nesta instituição, formaram-se grandes pensadores e personalidades de todos os setores da vida social gaúcha e brasileira. Além das grandes amizades que se formaram e que permanecerão para sempre. Apesar de cada amigo ter escolhido um caminho profissional distinto da formação filosófica, eles criaram uma base de conhecimento sólido para prosseguir com profissionalismo autêntico e ético em outras áreas da sabedoria.


O privilégio de aprender a pensar a filosofia.




A foto mostra a capa do diploma do curso de Filosofia e a logomarca da FAFIMC.
A capa do diploma do curso de Filosofia e a logomarca da FAFIMC.


Tenho o privilégio de ter a oportunidade de adquirir o conhecimento universal da Filosofia, através do ensino de excelência, ministrado com competência, e da excelente equipe de professores e cátedras da antiga FAFIMC. A filosofia, cujo nome grego original é “Φιλοσοφία”, traduzido literalmente, significa o amor à sabedoria. Aprendi a amar a ciência do conhecimento humano em todas as suas dimensões. Aprendi a pensar de uma forma científica e questionadora a realidade e seus fatos inexauríveis da nossa sociedade e suas circunstâncias.




Todos os alunos precisam aprender a pensar devagar e a cogitar muito sobre a filosofia. A busca pelo amor e pela sabedoria é uma tarefa constante no dia a dia. É inteirar-se com as transformações constantes do nosso mundo. Aprender os primeiros passos do pensamento filosófico é uma tarefa desafiadora e, ao mesmo tempo, impactante, ansiosa por novas descobertas do saber humano.


Ambiente propício para aprender a pensar.



A imagem mostra a definição de Filosofia em grego = amor, a sabedoria.
A definição de Filosofia em grego = amor, a sabedoria.

Foi neste ambiente rico de conhecimento que me deparei com as infinitas fontes de pesquisa do saber filosófico. A relevância da filosofia em um mundo desumanizado e sem sentido parece indicar que tudo está sob o domínio da futilidade. Aqui entra em cena o filósofo para reverter este panorama de comportamento ínfimo do ser humano. Recolocar o homem como senhor de sua história, de seu pensamento autônomo e criar condições para um mundo melhor.


O filósofo tem a responsabilidade crucial de criar, com dedicação, novos valores humanos. Podemos considerar a nossa vida de pensador como uma atividade legítima de garimpeiro em busca de conhecimento. Construir novas formas de humanização do homem afogado num mundo de banalidades, violência e corrupção. O filósofo é este eterno “Sísifo” que reconstrói a história humana permanente e imensurável.


Os lugares pelos quais o ser humano passa e vive guardam lembranças para sempre.


A foto mostra aluno da FAFIMC digitando a tese de conclusão do curso de Filosofia.
Aluno da FAFIMC a digitar sua tese final do curso de Filosofia.

Os seres humanos, em sua maioria, residem, viajam ou simplesmente interagem e visitam imediatamente diversas cidades do Brasil e do mundo, mas existem aqueles especiais que marcam a trajetória da existência para sempre. Especialmente aqueles lugares singulares e delimitados, esses permanecerão vivos nos registros da memória humana e jamais poderão ser apagados.


Apesar de qualquer um se deparar com o infortúnio e passar por qualquer situação, elas podem ser prejudicadas profundamente. Alguns neurônios não funcionam adequadamente, no entanto, há recordações que permanecem para sempre.


É um tipo de curto-circuito que ocorre quando a placa-mãe dos computadores é atingida, o que quase destrói tudo. Dessa forma, algumas doenças afetam o magnífico cérebro humano. Quando afetam o cérebro humano, alguns neurônios são quase completamente destruídos, mas alguns têm uma grande vantagem: podem se regenerar com o tempo. Isso é possível porque o cérebro tem a amplidão de recuperar e restaurar a vida cerebral.


As imagens dos ambientes em que habitamos e vivemos permanecem para sempre nas nossas mentes. Em primeiro lugar, onde ocorreu todo o processo de ensino e aprendizagem do conhecimento humano, ao longo de vários anos de estudos. A vida nos proporciona a recordação dos melhores momentos de nossa existência intelectual e do local onde estudamos, pesquisamos, lemos e escrevemos diversos trabalhos acadêmicos.


Na formatura tem o anel símbolo da vitória gloriosa.


A  foto mostra o aluno na cerimônia oficial de formatura.
 O aluno na cerimônia oficial de formatura.

Além do diploma, entregue no ato formal e oficial da formatura, os formandos têm condições financeiras favoráveis e amam o anel que adquirem para a graduação em filosofia, como um sinal de vitória. Embora este símbolo não seja obrigatório, muitas pessoas apreciam o uso deste emblema para identificar a sua profissão.


O evento representa a coroação final dos esforços diários, dedicação, persistência e persistência para superar os obstáculos dos estudos ao longo da jornada acadêmica; até o reconhecimento profissional na área do conhecimento habilitado na solenidade de formatura. O anel de formatura simboliza a jornada de estudos que se encerrou e é o prêmio da vitória gloriosa dos vencedores.




Gostaria de expressar a minha gratidão a todos os professores e colegas de classe.


A foto mostra o Anel de formatura do curso de Filosofia.
A foto mostra o anel de formatura.

Agradeço imensamente aos colegas da turma de 1989, ano em que ocorreu a nossa memorável formatura. Os professores da antiga FAFIMC, que nos ensinaram com muita dedicação o caminho do pensamento filosófico, e uma visão verdadeira do mundo com uma nova perspectiva crítica, nos levaram a pensar em um novo conceito de homem e de sociedade.


A foto mostra mais um novo Filosofo para pensar o mundo sob a luz da Filosofia.
Mais um filósofo para pensar o mundo. 

Agradeço imensamente a todos os que me ensinaram a apreciar e a pensar sobre filosofia. Eles ensinaram a compreender a desbravar o conhecimento autêntico da realidade.A todos, mais uma vez, rendo os meus sinceros e eternos agradecimentos. Aos novos professores e acadêmicos, futuros pensadores, desejo que se dediquem aos estudos da Filosofia, para serem agentes construtores de uma nova história, para poderem contribuir para a transformação de um mundo mais pensante e humano, baseado em valores éticos e morais. Desejo a todos, sucesso nessa difícil tarefa.




Comentários

  1. Bis -Bis A todos, mais uma vez, os meus sinceros e eternos agradecimentos. Aos novos docentes e acadêmicos futuros pensadores desejo muito empenho nos estudos da Filosofia, para se tornarem agentes construtores de uma nova história, para contribuírem neste processo árduo de transformação de um mundo mais pensante e humano fundamentado em valores éticos e morais, sucesso a todos nesta árdua missão. ASI SE FAI PAIS

    ResponderExcluir
  2. Em qual ano a Fafimc encerrou suas atividades?

    ResponderExcluir
  3. A FAFIMC encerrou suas atividades no ano de 2002, mas os cursos foram transferidos para a PUCRS de Porto Alegre, quando em 2004 ela construiu a sua extensão do curso de (TI) o TECNOPUC no antigo Prédio da FAFIMC, em Viamão -RS.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Por gentileza deixe seu comentário é muito importante para nosso trabalho.

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe, para expressar, as suas qualidades.

As mães possuem suas qualidades no abc da vida.   A imagem diz o  abc da mãe  As mães, quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhecem esta árdua luta das mães e são gratos a elas. Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.   Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dando à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e lamentar a sua real importância quando elas morrem. Os filhos deveriam observar e valorizar as qualidades da mãe.   Neste simples abc da mãe, todos os filhos deveriam sempre obser

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade.   Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.

Você já rotulou alguém de burro?

Essa atitude é preconceituosa, ela  ferirá o sentimento de outrem e ruim para o convívio social. A expressão Burro comprova o preconceito  entre as pessoas.  Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas têm uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes. Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.