Pular para o conteúdo principal

Postagem recente.

O príncipe o livro mais controvertido da política universal.

O contexto histórico, político e social desta obra se confunde com o atual contexto político do país e do mundo.  A capa do livro O Príncipe de Nicolau Maquiavel. É indispensável ler e compreender o pensamento de Maquiavel em sua obra-prima teórica O Príncipe. Nesta obra de ciências políticas da época, o mundo enfrentava turbulências ideológicas e era necessário um indivíduo com pulso firme. O Príncipe, com sabedoria, conduziu essas inquietações e aplicou uma nova estratégia estratégica de atuação diante dos fatos. Neste contexto semelhante ao atual, este livro é publicado com o receio de se adequar ou não às teorias apresentadas que são os fundamentos para o funcionamento de um novo sistema ideológico, diante das mais diversas correntes políticas da sociedade. O príncipe deve ser flexível, plástico e flexível para se adaptar às diversas situações, sendo semelhante a um camaleão.  Para assegurar o bem-estar de todos, o príncipe deve trocar de pensamentos e de atitudes, assim como de má

O professor o mais nobre profissional e menos valorizado.

O professor forma todos os outros profissionais, mas é o menos valorizado.


A imagem de fundo azul e caracteres nas cores amarelas está inscrito: O professor forma todos os outros profissionais.
O professor forma todos os outros profissionais.


Todos os outros profissionais também são nobres e dignos de exercerem suas magníficas profissões. Entretanto, o mestre forma os demais profissionais de todas as áreas do conhecimento humano. Inclusive antes de ser professor passou pelo crivo de muitos professores. 


Leia mais: A analogia entre a maçã e o professor.


Todos os profissionais e suas profissões são dignos de respeito e valorização em todos os sentidos. Contudo, entre todos os outros profissionais e suas profissões existe uma desvalorização crescente em relação ao professor. Existe uma enorme diferença entre todos os profissionais, o professor nunca foi e jamais será valorizado em nosso país. Talvez em outros países o professor seja respeitado e valorizado, mas aqui no Brasil, este é o profissional mais desprezível aos olhos dos governantes.


Note como o governador negocia com seus professores.


Preste bem atenção! Entra e sai governo, mas a situação dos mestres é fato de decadência e excessivamente preocupante. Cada década em vez dos governos valorizarem este herói educador e construtor de uma sociedade pensante, eles os humilham. Os governantes de todas as esferas procuram eliminar o profissional e sua profissão a contas gotas, através do cansaço, da sobrecarga de trabalho, da violência, do desrespeito, e da desvalorização, concede uma remuneração ínfima que faz chegar o ridículo. Faz levar muitos a abandonarem a carreira profissional enquanto cedo, para não adoecerem pelo excesso de pressão no trabalho e sem pagamento digno que venha recompensar ao seu esforço e suas energias gastas.


Os governos em vez de somar, retiram os direitos dos educadores.


Eles começam a eliminar os direitos que foram conquistados há muitos anos à base de muitas lutas. Tudo em nome da contenção de despesas, que é uma tremenda falácia para envolver a sociedade contra os professores. 


Leia mais: Os professores têm seus direitos desrespeitados.


No entanto, desta forma estes governos vão tirando uma a uma, as conquistas históricas do magistério. Através dos projetos de leis fatídicas que mudam a favor do governo e prejudicam terrivelmente os educadores. Contudo, sendo assim, deixam os desprovidos de seus salários já medíocres, injustos e incapazes de promover também uma vida com qualidade equivalente à sua formação de educadores.


Pensem bem! Além dos trabalhadores da educação no Brasil, além de serem desrespeitados em seus direitos trabalhistas pelos governos municipais, estaduais e federais. Os educadores são desrespeitados em sala de aula pelos alunos onde já chegam a casos extremos. A violência nas escolas é um dos elementos atualmente presente e em expansão nas salas de aulas. Em muitos casos os próprios alunos ameaçam seus professores de todas as formas de violência que é uma coisa absurda.


A violência contra o professor é absurda.


É lamentável, entretanto, que existam muitos governadores que em vez de usarem o diálogo para negociar, utilizam rápida e covardemente a força policial para reprimir violentamente os docentes, que lutam pelos seus direitos e reajustes salariais. 


Leia mais: A educação foi manchada de sangue na pátria educadora.


Contudo, no país são comuns policiais nas manifestações dos docentes baterem covardemente nos professores, a mando dos seus chefes. Somente porque reivindicam melhores salários e condições de trabalho dignas nas escolas. Há muitos exemplos destas situações repudiáveis. Geralmente isso acontece quando os mestres entram em greve como o último recurso legal e extremo para reivindicarem melhores salários. Entretanto, os governadores respondem com violência brutal. A educação nunca será bem-vista pelos governos, pois existe o professor que ensina a pensar e ser cidadão correto.


O professor ensina os alunos a pensarem, os governos se tornam inimigos da educação.

Portanto, estes relatos mostram que o profissional que educa e forma todos os outros profissionais não são respeitados e nem valorizados em nosso país. É uma vergonha nacional. Mais uma vez estas atitudes somente vêm a comprovar que a educação nunca foi e nunca será valorizada no Brasil.

Contudo, essa triste realidade iniciou desde os tempos coloniais e vem se aprofundando na atualidade de maneira desordenada pelos gestores do sistema educacional.

No entanto, pode-se analisar cuidadosamente a história e constatar que os governos brasileiros preferem sempre uma população que não pense! O professor ensina o aluno desde as séries iniciais até a universidade a pensar e ser cidadão que reivindica seus direitos.


Leia mais: Educação a vedete dos políticos.


Todavia, professor e educação para governos nunca será nada bom para eles, é algo que atrapalha suas administrações tortas. O professor que ensina o aluno a pensar é considerado elemento pensante e perigoso para estes entes que estão no poder com outros objetivos contrários à sociedade.

Todavia o professor nunca será visto com bons olhos para quem está no poder, se simplesmente dependesse deles eliminaria o Ministério da Educação e somente permaneceria com o do Trabalho.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe, para expressar, as suas qualidades.

As mães possuem suas qualidades no abc da vida.   A imagem diz o  abc da mãe  As mães, quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhecem esta árdua luta das mães e são gratos a elas. Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.   Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dando à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e lamentar a sua real importância quando elas morrem. Os filhos deveriam observar e valorizar as qualidades da mãe.   Neste simples abc da mãe, todos os filhos deveriam sempre obser

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade.   Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.

Você já rotulou alguém de burro?

Essa atitude é preconceituosa, ela  ferirá o sentimento de outrem e ruim para o convívio social. A expressão Burro comprova o preconceito  entre as pessoas.  Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas têm uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes. Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.