Pular para o conteúdo principal

Postagem recente.

O príncipe o livro mais controvertido da política universal.

O contexto histórico, político e social desta obra se confunde com o atual contexto político do país e do mundo.  A capa do livro O Príncipe de Nicolau Maquiavel. É indispensável ler e compreender o pensamento de Maquiavel em sua obra-prima teórica O Príncipe. Nesta obra de ciências políticas da época, o mundo enfrentava turbulências ideológicas e era necessário um indivíduo com pulso firme. O Príncipe, com sabedoria, conduziu essas inquietações e aplicou uma nova estratégia estratégica de atuação diante dos fatos. Neste contexto semelhante ao atual, este livro é publicado com o receio de se adequar ou não às teorias apresentadas que são os fundamentos para o funcionamento de um novo sistema ideológico, diante das mais diversas correntes políticas da sociedade. O príncipe deve ser flexível, plástico e flexível para se adaptar às diversas situações, sendo semelhante a um camaleão.  Para assegurar o bem-estar de todos, o príncipe deve trocar de pensamentos e de atitudes, assim como de má

A analogia entre a maçã e o professor.

A maçã aparece nas imagens e mensagens, menos na realidade dos professores.

 

A foto mostra uma linda maçã colhida no pomar e sem agrotóxico.
A foto mostra uma linda maçã colhida no pomar e sem agrotóxico.  

Você já observou que geralmente quando alguém escreve textos, mensagens ou outras dedicatórias referentes aos docentes, sempre aparece essa analogia entre a maçã e o professor? Há muito tempo tenho notado a presença desta fruta deliciosa rica em vitaminas e sais minerais nas mensagens aos educadores, mas existe uma contradição da imagem no cotidiano brasileiro. Principalmente quando se pensa na rede pública do ensino infantil, fundamental e médio.

Note que esta realidade diária da presença da maçã nunca aparece na companhia dos professores. Certamente porque os mestres não dispõem de dinheiro suficiente para comprar essa bela e nutritiva fruta. Geralmente a maioria quando recebe os seus salários são parcelados e atrasados.

Até agora ainda não descobri qual realmente é a moral dessa relação ao se escrever sobre os professores seja para homenagear, criticar ou apoiar em suas reivindicações surgem uma maçã. Geralmente os autores colocam em seus textos, crônicas, poesias e mensagens três (coisas) básicas livros, óculos, canetas e uma deliciosa maçã.

 

Talvez seja uma referência a Isaac Newton. Quando o cientista físico obteve a inspiração para formular sua teoria da gravitação. No exato momento em que observou a queda de uma maçã de uma macieira, enquanto caminhava em seu jardim. Quem sabe talvez exista outra analogia que até o momento não descobri?

 

Algumas teorias do porquê da presença da maçã ao se falar dos professores.

 

Normalmente livros, óculos e canetas são ferramentas dos mestres até aqui tudo dentro da normalidade. Agora o que mais chama a atenção é a imagem da maçã e geralmente se escolhe a fruta de excelente qualidade para encher os olhos de todos. Certamente está intrigante fruta, penso que é para ser o lanche do professor. Contudo, para quem convive entre os professores podem observar que dificilmente se vê uma maçã com os mestres. Esta fruta tão deliciosa junto a mesa dos livros e os demais materiais dos professores não existe.

 

Existem diversas razões para que esta deliciosa maçã geralmente avermelhada, saudável como se estivesse sido colhida do pé da macieira, naquele instante, nunca se acompanha aos docentes. O primeiro argumento para isso não acontecer é o triste fato, da grande maioria dos docentes, não receberem um salário digno para comprar frutas todos os dias e principalmente maçãs que estão a preços de ouro o quilo nos supermercados, feiras e fruteiras do bairro. O segundo argumento é que nem todos os professores não apreciam maçãs, preferem outras frutas e guloseimas industrializadas. Terceiro argumento ainda que todos os professores gostassem e pudessem comprar maçãs diariamente; não teriam tempo para degustar e mastigar lentamente como mandam os nutricionistas para qualquer alimento em todas as refeições.

 

No intervalo do tradicional recreio é pouco e na maioria das vezes alguns alunos vêm conversar com os professores para tirar dúvidas de alguns conteúdos não entendidos e os educadores deixam de fazer seu lanche para dar assistência aos estudantes. Isso quando o diretor (a) não inventa de fazer uma pequena reunião extraordinária para discutir algum assunto sem relevância, passar ordens, alguns comunicados e exigir cobranças aos colegas educadores.

 

Os professores das escolas públicas exercem diversos papéis em uma sala de aula.


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjY8Mqwub350-bYQqBwOi-zJhYZO5B4ezjLoVa_VwwSH-DwcHfbQdS_0wy79PRRoZIHzvslPMGowCx2J7QZrNvXB8WamOhvOqFKoAqQee1vWV8VF5W9qU8oKd3SzGvIYTMoTAn_XjELfao/w640-h399/20170201_173117.jpg
A foto mostra uma deliciosa maçã, sem agrotóxico.


Além de serem professores, muitos alunos os têm como amigos confidentes, pais, mães, psicólogos, conselheiros. Nesta vasta responsabilidade os mestres jamais deixariam de atender seus discentes no âmbito escolar e com isso não sobraria tempo para nada e nem para degustar aquela deliciosa maçã que os marqueteiros colocaram como símbolo de identificação dos professores. Estes dias estava a pesquisar “sites” na “web” de vendas, para computadores e a maioria das fabricantes faz excelentes comerciais e nunca esquecem de incluir os professores felizes e ao seu lado àquela bela maçã, algo surreal.

Sempre observo as mensagens direcionadas aos mestres e vejo aquela suculenta maçã junto aos materiais é algo bem distante da realidade do professor.

 

Os Professores no Brasil têm seu dia, em 15 de outubro.

 

Aqui no Brasil o Dia do Professor é em 15 de outubro nos outros países, geralmente são meses e dias específicos. No entanto, deem uma observada nas mensagens para os professores, que a maçã sempre aparecerá em primeiro plano da mensagem; como se os docentes gostassem e apresentassem condições financeiras (no Brasil) de comprar e comer maçãs todos os dias.

 

Talvez esta maçã que tem a aparência de ser cultivada, não com adubo químico e nem para receber agrotóxicos. Contudo, é cultivada de maneira totalmente orgânica, seja para os professores da rede particular de ensino ou das universidades. Eles talvez sim, tenham mais condições de manter este hábito saudável de comer maçãs todos os dias. A maçã é uma das frutas ricas em vitaminas e sais minerais onde todas as pessoas deveriam se pudessem comer pelo menos uma desta rica fruta, diariamente porque é excelente para a saúde e melhora a qualidade de vida eliminando os produtos industrializados do cardápio.

 

Todavia, é válida qualquer homenagem, às quais venha reerguer a autoestima dos docentes brasileiros principalmente da rede pública de ensino que atualmente são os mais desvalorizados e pessimamente remunerados nesta nobre profissão. Com ou sem maçã é fundamental sempre lembrar do professor aquele que ensinou valores e principalmente a pensar e ver o mundo com olhares diferentes.

 

Um dos legítimos guerreiros brasileiros comendo ou não maçã é o professor.

Lei do piso do nacional do magistério.
A lei do Piso do Nacional do Magistério.

O professor no Brasil é um grande guerreiro contra a ignorância e as manipulações do povo. Para exercer esta nobre profissão principalmente nas redes públicas de ensino os professores precisam ser ousados. O que se percebe em todo o país são governadores inimigos dos professores e da educação? Eles procuram de todas as artimanhas desmontarem com a escola pública e inicia este processo sinistro desvalorizando os docentes e mesmo assim em nosso país os professores são os grandes heróis muitos trabalham sabendo que no fim do mês não vai receber seu salário e quando recebe é parcelado. Ainda assim continuam firmes exercendo sua profissão com zelo porque estão sob sua responsabilidade uma multidão de estudantes que necessitam das orientações dos mestres para seguirem na busca do conhecimento. Com ou sem maçãs os mestres fazem seus trabalhos nas escolas muitas delas inadequadas comousadia e determinação.

 

A trajetória histórica dos educadores desta nação é composta de grandes lutas intermináveis contra os governos que detêm seus direitos. Os mestres têm sim, recebido (maçãs) dos (governos) bem recheadas de problemas; que são iguais à caixa de pandora. Elas vêm em forma de decretos e leis que eliminam as conquistas destes guerreiros da educação em todos os estados da federação. Os governos distribuem muitas maçãs camufladas de deliciosas, mas são amargas, espinhosas e são impossíveis de engolir. Elas fazem os educadores sofrerem constantemente. Entre tantas maçãs azedas e espinhosas pode se listar algum zero de reajuste dos ganhos, descumprimento da (Lei do Piso Salarial Nacional), desmontes da escola pública e a violência contra os mestres em suas reivindicações. Contudo, a mais dramática das maçãs são os atrasos e os parcelamentos dos salários.

 

Essas maçãs podres dos governantes se transformam em grandes pesadelos mensais para todos os professores e funcionários públicos dos governos que utilizam deste expediente sinistro. Estas sim, são as reais maçãs que os professores públicos ingerem permanentemente sem data para terminar de digerir. Todas elas são as enganações dos governos para com os professores são puras humilhações e vexames diante da sociedade. Que país é este onde os governantes oferecem maçãs de sofrimentos para os trabalhadores em educação; que lutam para educar os estudantes e serem os cidadãos de idôneos desta nação? Qual o futuro de uma nação onde em vez de se oferecer maçãs de incentivos aos docentes são distribuídas frutas de desvalorização aos mestres e aos futuros educadores? Onde vamos parar?

O vídeo é sobre o valor de ser educador.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe, para expressar, as suas qualidades.

As mães possuem suas qualidades no abc da vida.   A imagem diz o  abc da mãe  As mães, quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhecem esta árdua luta das mães e são gratos a elas. Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.   Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dando à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e lamentar a sua real importância quando elas morrem. Os filhos deveriam observar e valorizar as qualidades da mãe.   Neste simples abc da mãe, todos os filhos deveriam sempre obser

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade.   Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.

Você já rotulou alguém de burro?

Essa atitude é preconceituosa, ela  ferirá o sentimento de outrem e ruim para o convívio social. A expressão Burro comprova o preconceito  entre as pessoas.  Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas têm uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes. Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.