Pular para o conteúdo principal

Postagem recente.

A lenda da lagoa dos Barros: Entre Sombras e Segredos

  Os mistérios da lagoa são perceptíveis, mas difíceis de serem compreendidos. A Lagoa dos Barros, RS, Google Earth. A noite caía sobre a Lagoa dos Barros, e com ela, um véu de mistério e medo se estendia sobre suas águas escuras. Os ventos sussurram segredos antigos, e os moradores das redondezas evitam olhar diretamente para o horizonte, temendo o que poderiam encontrar. As águas escuras da Lagoa dos Barros escondem mais do que os olhos podem ver. Sob o manto da noite, os segredos emergem, e o suspense se entrelaça com a realidade. Prepare-se para uma narrativa digna de Alfred Hitchcock* , onde cada ondulação esconde mistérios profundos. Naquela região isolada, onde a vegetação densa se trama como dedos esqueléticos, há algo mais do que a simples beleza natural. Os pescadores, ao retornarem de suas jornadas noturnas, falam em voz baixa sobre os gemidos que ecoam pela lagoa. Gemidos que não são humanos, mas parecem emergir das profundezas, como se a própria terra estivesse chorando. A

O pré-sal o sonho para resolver os problemas da educação brasileira.

Os investimentos procedentes dos poços do pré-sal para educação ficarão no sonho.

A imagem no formato do livro diz:a educação do brasileira e seus problemas.
A educação brasileira e os seus problemas.
Analisando cautelosamente as rumorosas e esplêndidas notícias da imprensa de todas as modalidades do país; sobre a decisão da Presidente Dilma, que os royalties do petróleo, vão ser destinados 100% para a educação, na realidade não passa de um legitima falácia bem orquestrada.
Parece que o atual governo se esqueceu da grande polêmica existente entre os estados produtores e não produtores de petróleo no Brasil.  A grande disputa pela fatia desta riqueza natural, mas pertencente à união permanece sem solução. Porém parece que algumas unidades federativas produtoras pensam e as únicas dominadoras dessa fortuna nacional. 
Muitas coisas permanecem em infindáveis indecisões. Uma manchete que a princípio parecia à solução para os males da educação, não passa de uma simples utopia. Logo vem a crer que simplesmente, tudo não passa de uma legítima cortina de fumaça.

Mais uma vez a sociedade será iludida na promessa dos recursos do petróleo da rica camada do pré-sal fossem aplicados em sua integralidade, para os investimentos no sistema educacional brasileiro. Todos os interessados em solucionar este crônico problema, que vem se arrastando durante toda a história do Brasil.

Isto é, desde a colonização brasileira, aos nossos dias atuais, mais uma vez que irão ser protocolados e permanecer na espera de soluções, por tempo indeterminado para encontrar saídas eficazes para as enfermidades de todo o sistema educacional brasileiro.
Facilmente todos serão decepcionados com está colossal noticia falaciosa do governo federal. O que parecia ser a saída para resolver de uma vez por todas, o descaso total com a educação, provavelmente isto não vai acontecer. Há outros interesses políticos-eleitoreiros por traz, de toda esta questão para onde irão ser aplicados os royalties, uma certeza em tudo, mas menos em educação.

O Brasil possui dinheiro para investir na educação, mas por questões ideológicas, se aplicam o mínimo.

Mais uma vez se pode afirmar que dinheiro para financiar uma educação de qualidade neste país, que atualmente se apresenta ao mundo como a sexta potência econômica mundial existe. No entanto, evidentemente há uma má vontade política, para investir este dinheiro neste setor de suma importância para a sociedade obter desenvolvimento sustentável, mas enfatizar a educação como prioridade das prioridades.
A educação no Brasil, nunca foi e nunca será prioridade dos governos, mas para se elegerem, eles na época das campanhas eleitorais, priorizam a mesma como alvo prioritário.
O resultado está aí, somos vergonhosamente a 88ª posição no Rank mundial em qualidade educacional. Realmente existe uma tremenda contradição infeliz, para uma nação que se exibe ao planeta como sendo rica a 6ª potência econômica mundial.

Avaliando meticulosamente a Medida Provisória nº 294 (D.O.U), podemos perceber em suas entrelinhas, que os lucros dos futuros poços de petróleo do pré-sal, poucos serão destinados à educação. Por que além do mais, são megaprojetos futuros, para   longos prazos, que dependeram de vários emaranhados de negociações complexas, com interesses multíplices e aplicações abstrusas que se pouco compreende o seu proceder para produzir rendimentos.
Geralmente estas aplicações servirão para comprar papeis “podres” de países em situações em dificuldades com seu sistema financeiro, que estão já na bancarrota, afetada pela crise econômica mundial.
Após todo este longo processo para gerar alguns rendimentos que serão aplicados nos bancos do exterior. Retornando os lucros das aplicações ao país, uma parcela de 50% destes lucros será aplicada nas áreas sociais, o tão falado “Fundo Social”, inclusive a educação.

“A perspectiva de lucro real com o futuro pré-sal deve chegar a 15%%. Porém este percentual será ainda divido entre os estados e municípios. Além do mais, destes 15%, nada menos que 78% irão para estados e municípios, sem nenhuma obrigatoriedade de aplicação na educação. Somente 22% destes 15% (ou seja, apenas 3,3% do valor da produção do "Pré-sal") irão para o chamado "Fundo Social", do qual, em tese, 50% iriam para a educação. Portanto, temos somente 1,65% do "Pré-sal" para a educação (fonte: CNTE). 

Entretanto, se está longe de ver a educação receber estes tão comentados 100% do lucro do pré-sal brasileiro, um sonho que jamais será concretizado em um país onde os governos não gosta de um povo culto, mas de simplesmente operários, semialfabetizados. Porém neste intervalo de tempo indeterminado não se apresentam nenhuma garantia de que este valor vai ser aplicado de fato, em educação talvez nem complemente a antiga reivindicação, que é a aplicação de 10% do PIB nacional.

Quando se prometem melhorias para a educação no Brasil não é a curto prazo, mas a longínquo   prazo.

Portanto, está cortina de fumaça que a mídia cobriu o Brasil com notícias animadoras para a educação, nestes últimos dias, mas é necessário   pensar e analisar melhor os fatos que não condizem com a realidade.
Este alarido em torno dos cem por cento dos royalties do petróleo para a educação, passou-se a impressão de que tudo é para agora, para já, mas as coisas não são bem assim, como deveriam ser na realidade.  A situação da educação do país é decalamidade pública e não dar para esperar muito. Logo esta divulgação feita pela Presidente Dilma Rousseff, cairá no esquecimento e na decadência e as enfermidades   educacionais; somente tende a aumentar em toda a sociedade brasileira. E infelizmente, permanecerá muito mais decadente   como está atualmente.


O governo brasileiro tem a obrigação promover ações mais urgentes, eficazes, concretas, que gerem efeitos práticos a curto, médio e a longo prazo.  Não apenas continuar simplesmente sonhando, brigando por uma questão futurista. Necessariamente é imperativo que se alerte a sociedade que tudo que envolve opré-sal, é sinônimo de pensar em longo prazo, futuro indeterminado. Não podemos nos iludir que esta dinheirama prevista não tem data marcada para ser injetada em políticas públicas de melhoria e obter uma educação de qualidade. Não vai ser para esta geração. 

Talvez se tudo for cumprido como deveria ser. As futuras gerações poderão deleitassem de um sistema educacional que faça jus, a um país com uma economia no rol dos países desenvolvidos; que priorizam a educação como base de tudo. Para que os estudantes possam produzir com qualidade e profissionalismo, fundamentações em pesquisas de excelência, visando o desenvolvimento da nação, é necessário pesado investimento na educação. Inicialmente o governo precisa pagar   salários dignos aos professores. Desde as séries iniciais até as universidades. Algo que é muitíssimo triste para todos os mestres, que estão atirados ao desprezo, desrespeito total através de todos esses governos de todas as esferas administrativas do Brasil. 

Comentários

  1. É meu amigo Cícero, como filho de professora, sei bem como se trata a educação neste país. Enquanto nosso sistema político for da forma que é hoje, onde nossos "representantes" sentem-se como os senadores da época do império romano, nunca a educação será prioridade em nosso país. Não é interessante para o sistema.
    Deus o abençoe, e mais uma vez parabéns pelo belíssimo texto, digno de um jornalista.
    http://mateusemiliomazzochi.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde amigo Mateus!
      Concordo plenamente com sua posição, a educação em nosso país sempre vai trilhar neste caminho do descaso. Nós sabemos que dinheiro existe para investir pesado em educação. No entanto nunca foi e já mais os nossos governantes irão pensar nesta possibilidade de investimento salutar para a formação adequada do nosso povo. Quando eles planejam em investir em educação, eles investem sim,com uma intenção bem clara de formar simplesmente mão- de- obra barata.Não planejam um sistema educacional que levem os jovens a pensarem a ver o mundo de outra forma.E um sistema direcionado a formação de trabalhadores.Um bom exemplo são as famosas escolas técnicas.

      Excluir

Postar um comentário

Por gentileza deixe seu comentário é muito importante para nosso trabalho.

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe, para expressar, as suas qualidades.

As mães possuem suas qualidades no abc da vida.   A imagem diz o  abc da mãe  As mães, quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhecem esta árdua luta das mães e são gratos a elas. Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.   Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dando à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e lamentar a sua real importância quando elas morrem. Os filhos deveriam observar e valorizar as qualidades da mãe.   Neste simples abc da mãe, todos os filhos deveriam sempre obser

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade.   Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.

Você já rotulou alguém de burro?

Essa atitude é preconceituosa, ela  ferirá o sentimento de outrem e ruim para o convívio social. A expressão Burro comprova o preconceito  entre as pessoas.  Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas têm uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes. Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.