Pular para o conteúdo principal

Postagem recente.

Chama olímpica: o farol de união e paz no mundo

  A chama que mantém o mundo unificado Tocha olímpica. Créditos: para Wikipédia   O fogo é utilizado como símbolo de purificação, conhecimento e vida desde a antiguidade. A tocha olímpica, com sua luz perene, simboliza a união dos povos e a constante busca pela excelência. Não é apenas um objeto, mas um símbolo de esperança e inspiração, uma ponte entre diferentes culturas e épocas, um convite para celebrar a paz e a amizade. Atualmente, o mundo precisa da chama da unidade acesa para haver paz mundial. A energia mitológica é a chama da inspiração! A história da tocha olímpica começa com o titã Prometeu, que ousou desafiar os deuses para trazer o fogo sagrado à humanidade. Este ato de coragem e rebeldia é ilustrado pela chama olímpica, que simboliza a busca incessante pelo conhecimento e pela perfeição. Os novos heróis prosseguem sua jornada para promover a união, inspirados pelo fogo olímpico, por toda a Terra. A cada Olimpíada, surge um sentimento forte entre os países que promovem a

No Brasil famílias poderosas controla a política e a economia.

Os poderosos sempre controlaram a política e a economia nesse país.


Famílias poderosas dominam a política e a economia no Brasil.
Famílias poderosas dominam a política e a economia no Brasil.
As famílias poderosas formam pequenos grupos que controlam os poderes econômicos, políticos e o judiciário nas cidades brasileiras. É uma realidade que impera durante estes mais de quinhentos anos de história do Brasil. Certamente está aí a gênese de toda a corrupção deste país. Geralmente os pequenos municípios brasileiros carregam em sua estrutura administrativa uma marca viciada e bem semelhante aos feudos da idade média.
Estas características viciadas são bem comuns nestes municípios de até 60 mil ou mais habitantes. Nestas cidades os poderes econômicos e políticos são rateados entre os grupos de famílias poderosas econômica e politicamente que ditam as normas destas cidades em relação a quem vai assumir o poder e também se comportam da mesma forma em relação ao poder econômico.

Estes vícios das pequenas cidades brasileiras daria uma boa tese para os pesquisadores da área da sociologia e da antropologia para fazerem excelentes estudos para esclarecer o porquê dos pequenos e médios municípios brasileiros continuarem em pleno século XXI com estas caraterísticas de feudos, porém contemporâneo e sofisticado. No início da nossa história sempre estiveram presentes à figura do coronel, do senhor de engenho, do homem bom, estes personagens reais da história, sempre exerceram pesadas influências em todos os setores da sociedade brasileira, principalmente nos pequenos municípios do Brasil. Talvez venha daí esse estigma viciado de concentração do poder nas mãos de poucos mandatários brasileiros e se estendendo para o setor econômico. 

Geralmente nos municípios a economia é controlada entre grupos de famílias poderosas. 


Observem bem que nestes municípios que existem os grupos familiares poderosos e seus descendentes, continuam no poder econômico de maneira hereditária e, além disso, há os subgrupos com menos poderes, mas que tem uma participação grande na vida da população em geral. São verdadeiros clãs poderosos que comandam todos os setores econômicos do município e o restante da população trabalham para eles, aumentarem a fúria avarenta de seus negócios e domínios econômicos. Estas famílias geralmente comandam todos os setores da economia, como as indústrias, imobiliárias, construção civil, grande parte do comércio, empreiteiras, farmácias, clínicas de toadas às especialidades da saúde humana e clínicas veterinárias etc. Na maioria das vezes, também comandam as demais empresas prestadoras de serviços tais como advogados, médicos, transportes coletivos, negócios financeiros, cartórios de registro de imóveis, de registros especiais, escolas particulares, postos de combustíveis. Nos municípios de características rurais são bem conhecidos pelos os grandes produtores de vários segmentos alimentícios para a exportação e também na pecuária, diminui ainda mais o número de famílias que detém o poder econômico e político nestas localidades de cunho agropecuária.

Na questão política esse grupo se restringe a minoria dominante, e se perpetuam no poder.


Quanto à questão política a predominância se estanca para uma minoria de famílias. Estas se perpetuam no poder de geração para geração trocando entre si, simplesmente entre siglas partidárias convenientes que as facilitam a manutenção do poder. Estes poderes se alastram nos bastidores seja através de concursos públicos que filtra uma parcela dos familiares, mas existem outras vias que muitos permanecem no poder municipal, uns dos meios famosos e conhecidos são os famosos “ccs”, (cargos de confiança). Mesmo que tenha amparos legais no meu pensar de leigo. Não sou formado em nenhuma ciência jurídica, mas avalio pelo senso comum, que são cargos imorais. No serviço público deveria prevalecer o princípio da igualdade para todos. Em qualquer setor deveria imperar a transparência, nada de cargo de confiança sem clareza total, do contrário isto demonstra obscurantismo, apadrinhamento, clientelismo, nepotismo etc.

No serviço público tem aqueles que burlam o concurso público e entram como cargo de confiança.

No serviço público existe o concurso público que é a porta justa para todos entrarem mostrando competência e consecutivamente confiança absoluta regida pelo próprio estatuto do servidor. Ainda assim tem aqueles que entram no setor público sem a prestação de concursos as conhecidas pessoas de confiança. Essa realidade acontecem em grande intensidade nas cidades menores, mas pensando melhor, são práticas presentes também nos municípios de médio e grande porte, porém de forma velada. Os cargos de confiança estão em todos os setores das administrações públicas deste Brasil.

Em décadas passadas esta realidade era mais escancarada em todo o país desde o clientelismo até funcionários públicos fantasmas que eram práticas comuns no meio público em todos os recantos deste país. As mudanças ocorridas ao longo deste sadio período da democracia brasileira, eliminou estes casos abusivos de nepotismo nos serviços públicos. Porquanto, todos os cidadãos devem ficarem em alertas quando desconfiarem de qualquer ação neste sentido e denunciar aos órgãos e poderes competentes para averiguar, caso constatado como nepotismo e punir os culpados ao rigor da lei.🔨

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe, para expressar, as suas qualidades.

As mães possuem suas qualidades no abc da vida.   A imagem diz o  abc da mãe  As mães, quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhecem esta árdua luta das mães e são gratos a elas. Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.   Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dando à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e lamentar a sua real importância quando elas morrem. Os filhos deveriam observar e valorizar as qualidades da mãe.   Neste simples abc da mãe, todos os filhos deveriam sempre obser

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade.   Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.

Você já rotulou alguém de burro?

Essa atitude é preconceituosa, ela  ferirá o sentimento de outrem e ruim para o convívio social. A expressão Burro comprova o preconceito  entre as pessoas.  Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas têm uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes. Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.