Pular para o conteúdo principal

Postagem recente.

A lenda da lagoa dos Barros: Entre Sombras e Segredos

  Os mistérios da lagoa são perceptíveis, mas difíceis de serem compreendidos. A Lagoa dos Barros, RS, Google Earth. A noite caía sobre a Lagoa dos Barros, e com ela, um véu de mistério e medo se estendia sobre suas águas escuras. Os ventos sussurram segredos antigos, e os moradores das redondezas evitam olhar diretamente para o horizonte, temendo o que poderiam encontrar. As águas escuras da Lagoa dos Barros escondem mais do que os olhos podem ver. Sob o manto da noite, os segredos emergem, e o suspense se entrelaça com a realidade. Prepare-se para uma narrativa digna de Alfred Hitchcock* , onde cada ondulação esconde mistérios profundos. Naquela região isolada, onde a vegetação densa se trama como dedos esqueléticos, há algo mais do que a simples beleza natural. Os pescadores, ao retornarem de suas jornadas noturnas, falam em voz baixa sobre os gemidos que ecoam pela lagoa. Gemidos que não são humanos, mas parecem emergir das profundezas, como se a própria terra estivesse chorando. A

O calor está torrando a paciência dos gaúchos.

A região metropolitana de Porto Alegre está com um calor insuportável.

A foto mostra o sol resplandecente e com calor insuportável.
Sol resplandecente e calor insuportável.
O verão escaldante de queimar a paciência tem as contribuições diretas dos humanos ao longo do tempo, diante de um furioso contexto para causar a ruína da natureza em nome do lucro sem limites.
Geralmente os verões são quentes é fato normal e inquestionável e suportável. O preocupante é quando ocorrem eventos meteorológicos incomuns para a Região Sul do Brasil, especificamente no RS, onde a população convive a uma temperatura amena mesmo no verão.

E não está acostumada a lidar a um calor tórrido que fazem todos perderem a paciência. Este verão iniciou muito forte que faz: os humanos seres racionais, os seres irracionais e os vegetais sofrerem como nunca; uma temperatura fora dos padrões normais para esta região brasileira nesta estação do ano.


Certamente em outros anos este calor deva já ter ocorrido em décadas remotas que não me recordo. Mas os nossos nobres especialistas em meteorologia, devem ter todos os históricos dos eventos climáticos rigorosos da nossa região. Uma tarefa para os nossos peritos das variações bruscas do tempo, demonstrarem em números e procurarem através de seus conhecimentos, mais a ajuda da tecnologia encontrar respostas plausíveis para esta situação desconfortante que está passando a população da nossa região sulina brasileira, em relação ao calor fora do suportável.
Não sou especialista deste campo do conhecimento meteorológico, mas é uma área de estudo superinteressante para se pesquisar, pois afeta a todos de uma maneira geral.  Apenas estou emitido uma opinião leiga sobre este tema que atinge quem é e quem não é meteorologista. Além de todo ecossistema, afinal habitamos o mesmo planeta.

O desequilíbrio climático é visível durante esse verão escaldante.  

Esta realidade de desequilíbrio climático certamente tem uma enorme colaboração direta da usura econômica humana. Sua fúria destruidora da natureza em nome da ganancia econômica predatória sem limites, para alcançar lucros a qualquer preço sem respeitar o ecossistema do planeta. Geram resultados ruins para si mesmos, são os frutos negativos de suas ações destruidoras da natureza em longo prazo.   Os gananciosos desaprenderam a conviver harmoniosamente a natureza já há muito tempo e podem muito bem provocar estes contínuos desequilíbrios naturais imagináveis.

Podemos perceber claramente na prática um evidente aceleramento do aquecimento global. As consequências são inúmeras. Aqui no Brasil a chuva tem períodos irregulares, descontroladas e severas que superam os níveis normais de um dia. Exemplo: chove tudo em uma hora o que era para chover em um dia e chove tudo em um dia o que era para chover em um mês. No Nordeste do Brasil existe a seca permanente e histórica e os políticos a utilizam como moeda de manipulação entre a população.  Tem outros lugares do país que o calor mesmo no verão alcança níveis insuportáveis configurando eventos incomuns.

As respostas e prováveis soluções para estes problemas de ordem naturais que atinge todos nós e ao meio ambiente. Todas elas são tarefas de incumbências para os cientistas de o clima responder e apontarem alguma saída segura. Sabemos que nesta aérea congregam muitos interesses: econômicos e políticos. Logo, há grandes contestações entre os cientistas.  Todos defendem suas teses de acordo do seu ponto de vista e muitos são movidos por pressões ideológicas. Porém há aqueles que defendem suas teses de forma independente de acordo aos princípios éticos de um verdadeiro cientista da meteorologia.

Nesta confusão há uma grande discussão em torno do fator climático. Alguns defendem teses de que não há aquecimento global, tem alguns que dizem que está havendo um equilíbrio natural e o planeta está resfriando. Tem alguns que afirmam em suas teses nos congressos de autoridades internais que tudo não passa de alarmismo. Contudo, tem outros que afirmam em suas teses que o planeta está passando por acelerados desgastes e um superaquecimento.
A poluição e contaminação do ar, água e terra e o desmatamento do que resta de floresta em algumas regiões da terra está sem controle. Queimadas criminosas aumentam diariamente destruindo o que sobrou da fúria lucrativa dos humanos.

A natureza é sábia e responde a altura as agressões humanas.

A foto mostra o por do Sol num dia de calor insuportável para todos.
Por do Sol em dia de calor escaldante.
Portanto,  leitores estamos vivendo a época dos desequilíbrios naturais, a ritmo avassalador através da usura econômica dos humanos avarentos, para progredirem rapidamente. Sem respeitar a natureza. O dinheiro fala mais alto, os poderosos são mais destruidores que os cupins quando devoram as vigas de madeira que sustentam o telhado das casas dos predares humanos. Uma guerra entre predadores racionais vezes predadores insetos irracionais. Os cupins têm plena razão em invadirem as moradias dos seres racionais. Ora! Os cupins foram desalojados do seu habitat natural pelo homem devastador, agora eles vêm para as próprias habitações se alimentarem do que restou para sua alimentação.

A natureza é sábia e age lentamente e dar uma resposta à altura à ganância dos humanos que simplesmente pensam em lucrar e multiplicar sem controles seus lucros destruindo a estrutura do ecossistema, que faz garantir a vida na terra, mas consequentemente temos a reação da própria natureza para dizer para os humanos gananciosos que a respeite e a use sobriamente.


O que temos hoje: verões tórridos, temporais severos, enchentes, tempestades de neves nos países do hemisfério norte, secas, furacões, tornados, tsunamis, etc. As consequências são graves para a população entre mortes e perdas matérias, será que tudo isso não quer dizer absolutamente nada? Ou é simplesmente alarmismo?  Está na hora de todos pensarem, no por quer, de a natureza está respondendo a brutalidade dos humanos que só enxergam cifras, de maneira violenta e desequilibrada, mas ao mesmo tempo sábia?  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe, para expressar, as suas qualidades.

As mães possuem suas qualidades no abc da vida.   A imagem diz o  abc da mãe  As mães, quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhecem esta árdua luta das mães e são gratos a elas. Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.   Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dando à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e lamentar a sua real importância quando elas morrem. Os filhos deveriam observar e valorizar as qualidades da mãe.   Neste simples abc da mãe, todos os filhos deveriam sempre obser

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade.   Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.

Você já rotulou alguém de burro?

Essa atitude é preconceituosa, ela  ferirá o sentimento de outrem e ruim para o convívio social. A expressão Burro comprova o preconceito  entre as pessoas.  Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas têm uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes. Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.