Pular para o conteúdo principal

Deficiência física.

DIA INTERNACIONAL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA

uma realidade a ser respeitada amplamente



Hoje o mundo lembra as pessoas que carregam em suas vidas algum tipo de deficiência física. O conhecido dia internacional das pessoas com deficiência física deve servir de alerta e cobranças pelos direitos das pessoas com algum tipo de deficiência física e mental. Estas pessoas trazem em si um potencial incrível e aguerrida história de superação.  Por isto, merecem todos os cuidados necessários para que elas possam sentir-se úteis na vida.  Não sejam maltratados e discriminados. Basta o sofrimento que levam no seu dia-a-dia para sobreviverem e conseguirem ser reconhecidos como cidadãos, com todos os direitos e terem sua dignidade respeitada nesta sociedade de exclusão.

Hoje qualquer ser humano que vive normalmente, sem nenhum problema que o evidencie como deficiente. Por um infortúnio da vida, este ente pode ter esta situação transformada em segundos por múltiplas causas em deficiente. E quem era normal agora; talvez amanhã não possa ser mais por inúmeras circunstâncias da vida. Torna-se, um deficiente que vai sofrer as mesmas dores diversas, assim como os demais. As dores da humilhação, da insegurança, da dependência, do medo e da discriminação social. O Longo e doloroso processo de adaptação de uma nova realidade, uma nova reaprendizagem para continuar vivendo. Ninguém está imune para chegar a uma íngreme situação existencial desta envergadura a qualquer momento.

                                                    deficiências humanas- YouTube





Analise agora segundo a ONU “mais de um milhão de pessoas vive com alguma forma de deficiência. Elas estão mais sujeitas a sofrer com a pobreza e a descriminação e tem menos possibilidade de acesso a serviços sociais, pois sua situação dificulta que exerçam e lutem por seus direitos.” (ONU). Faço parte destes milhões que padecem com deficiência. Estou aqui não para simplesmente colocar em público minha lamentação. Sobretudo exigindo das autoridades que zelem por cada pessoa que sofre com qualquer tipo de deficiência, por mínima ou máxima que seja. Para que Todos devam ser respeitados em suas limitações e devam ser reconhecidos como pessoas que padecem de alguma deficiência. No entanto, tem uma vontade imensa de vencer, de superar e ser mais fortes do que qualquer empecilho físico que os impedem de viver feliz e saudável como todas as demais pessoas normais do mundo. Sabemos que muitos nasceram deficientes, outros foram vitimas no percurso de sua história existencial, não importa como são e chegou ser deficientes, todos merecerem o respeito por parte de todos os cidadãos.

Principalmente as autoridades públicas, devem ser vigilantes com as pessoas que sofrem, com qualquer tipo de deficiência e protegê-las. Aplicar e fiscalizar políticas públicas que venham proporcionar qualidade de vida de uma forma equitativa e humana incluindo nas diversas áreas de trabalho para cada deficiente se sinta um cidadão útil em sua realidade.


Políticas para pessoas com deficiência /YouTube

    



Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe e suas qualidades.

As mães e suas qualidades no seu abc. As mães quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhece está árdua luta das mães e são gratos a elas.  Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.
Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dão à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e se lamentarem a sua real importância quando elas morrem.

A quinta sinfonia de Beethoven.

Beethoven e a quinta sinfonia.Beethoven compôs suas obras musicais eruditas na liberdade quebrando velhos paradigmas. O grande gênio da música clássica erudita Ludwig van Beethoven alemão nascido na cidade de Bonn em 1770 e faleceu em 1827 aos 56 em Viena. Um dos grandes compositores do estilo musical erudito, onde no conjunto de sua obra impera a liberdade, ele escrevia suas composições, suas obras quebrando velhos paradigmas da música clássica abrindo novos horizontes para a música erudita.

Você já rotulou alguém de burro?

Esta atitude é preconceituosa, machuca o sentimento de outrem, pare com isso.
Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas tem uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes.  Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.  Esta expressão preconceituosa já feriu e continua ferindo o sentimento de muita gente. Atualmente o preconceito vem sendo praticado de maneira escancarada, e com muito mais força, do que em outras épocas. A hostilidade entre as pessoas sempre existiu de forma velada no país, mas agora está passando dos limites nas redes sociais. Provavelmente em certos momentos da vida, alguém já o chamou de “burro”, na pura intenção de ofe…