Pular para o conteúdo principal

Postagem recente.

Chama olímpica: o farol de união e paz no mundo

  A chama que mantém o mundo unificado Tocha olímpica. Créditos: para Wikipédia   O fogo é utilizado como símbolo de purificação, conhecimento e vida desde a antiguidade. A tocha olímpica, com sua luz perene, simboliza a união dos povos e a constante busca pela excelência. Não é apenas um objeto, mas um símbolo de esperança e inspiração, uma ponte entre diferentes culturas e épocas, um convite para celebrar a paz e a amizade. Atualmente, o mundo precisa da chama da unidade acesa para haver paz mundial. A energia mitológica é a chama da inspiração! A história da tocha olímpica começa com o titã Prometeu, que ousou desafiar os deuses para trazer o fogo sagrado à humanidade. Este ato de coragem e rebeldia é ilustrado pela chama olímpica, que simboliza a busca incessante pelo conhecimento e pela perfeição. Os novos heróis prosseguem sua jornada para promover a união, inspirados pelo fogo olímpico, por toda a Terra. A cada Olimpíada, surge um sentimento forte entre os países que promovem a

Tempo implacável nas ações humanas.

O mestre controlador da vida em todos seus atos é o tempo.

A imagem num formato de um túnel do tempo e na entrada do túnel está escrito: tempo soberano nas ações humanas.
Tempo soberano nas ações humanas. 
O tempo tem distintas definições científicas, filosóficas e religiosas, cada qual procura elaborar uma significação acurada, transparente, precisa e objetiva, mas permanecem no campo das elucubrações ininteligíveis. O melhor mesmo é abandonar os conceitos e as grandes teorias refinadas, ir-se embora para a elaboração de uma definição a partir, do olhar; simplesmente do senso comum, mas concentrado no campo prático.
Procurar construir uma definição do tempo a partir da simplicidade pragmática. Então, se pode conceituar o momento como o grande mestre regulador da existência, algoz, juiz e divisor das ações dos homens em suas vidas habituais.
A melhor maneira de chegar a essa definição é observar o comportamento das pessoas em certos momentos da vida e principalmente em datas especiais marcantes nascimentos, noivados, casamentos, debutantes, aniversários, celebrações religiosas, culturais, festas de fim de ano  etc.

Observe a excitação das pessoas diante dos preparativos, antes de qualquer evento ou datas especiais dos acontecimentos da humanidade. Em seguida analise com serenidade a reação, do depois, de todos os acontecimentos previstos em seu ciclo certo.
Em datas marcantes a ansiedade envolve de tal forma as pessoas, que muitos chegam a provocar um verdadeiro abalo emocional inexplicável. Tudo isso antes da realização do evento previsto na época   planejada de qualquer fato. Um exemplo prático dessa realidade temporal são os festejos de fim de ano. Óbvio que durante o ano contém outras datas envolventes na vida das pessoas de maior ou menor intensidade.
As festas de fim de ano geralmente estressam muita gente.
Todavia, agora é fundamental enfatizar os festejos do fim de ano. Onde a maioria dos países festejam estas datas movidas pelas tradições. Outros países de acordo com seus princípios religiosos veem como datas comuns ou fazem suas celebrações e comemorações conforme seus costumes específicos.
Segundo a tradição cristã a maioria dos países vivem na obrigatoriedade de festejarem estas datas de fim de ano, como manda as regras tradicionais, para ser realmente, uma comemoração perfeita; caso contrário, se não foi realizado como deveria ser então, nasce um sentimento de frustração e de obrigação não cumprida, uma espécie de tempo perdido.

Todos tem que promover a sua festa melhor e mais glamorosa do que a do vizinho. Mesmo não existindo condições econômicas para uma competição de igualdade, ou melhor, nasce o sentimento de inveja. Quem tem condições financeiras de festejar na máxima ostentação invencível, brota e espalha o sentimento de superioridade e de poder.  



Todos esses sentimentos nascem nessa fase de comemoração, de celebração, de confraternização. Muitos nem mesmo tem consciência desse tempo. E o porquê se está celebrando tal acontecimento nesta data. Se todos fazem a festa, seria um absurdo ficar excluído. Então são levados, pela tradição a fazer algo que às vezes não se tem clareza da razão disso. Simplesmente fazem no embalo dos demais, fazem por fazer. Tudo isso, necessariamente deve ser nesse tempo, nessa data do calendário, não pode ser um segundo antes e nem depois. E neste alvoroço do momento há um envolvimento emocional muito grande entre as pessoas.


Muita gente entra até mesmo estresse e dependendo da situação pode avançar para um quadro mais severo. Mas como o tempo é o nosso companheiro às vezes bom, às vezes cruel e carrasco. No entanto, sendo um adequado divisor justo dos acontecimentos; é ele quem determina o antes e  depois de tudo. Antes é pura oscilação, ansiedade, expectativa para ver se tudo vai dar certo. Passado o momento da realização do ato. O velho amigo e algoz tempo, determina o fim de um período, e gera uma nova duração para avaliar os resultados da ação. Muitos alcançaram o contentamento outros à frustração e o desespero.
Repensar o que foi feito principalmente os erros para não os repeti-los outra vez.
Na imagem está escrito a palavra tempo. Então, se pode conceituar o momento como o grande mestre regulador da existência, algoz, juiz e divisor das ações dos homens em suas vidas habituais.
A imagem diz:tempo.
Portanto, como é bom um dia após o outro, o que era antes pura ansiedade, agora é simplesmente quietação, serenidade para avaliar e repensar o dia anterior. O que foi falho e o que deu certo. O que deveria ter sido feito e o que não poderia ser realizado.  O quanto poderia ter gasto em desperdícios e o quanto não deveria de ter esbanjado das finanças. Nasce então, grandioso e amargo arrependimento sem volta.

O fiasco do porre com os amigos e agora a vergonha do pileque   e a reputação social. A gafe cometida, por desatenção da noite, mas   se houvesse mais zelo poderia ter evitado e não teria ocorrido tal gafe. Atualmente é pura ressaca de tudo que passou, mas advém um longo período para passar a ressaca. O que aconteceu, aconteceu, não vale a lamentação, como muita gente diz [o tempo cura e conserta tudo], essa expressão tem uma meia verdade, porque o tempo só pode amenizar os acontecimentos, porém jamais poderá consertar o qualquer fato. 

O que foi realizado, está consumado e a única coisa que se pode fazer é tão somente, não mais repetir os mesmos erros da vida, não olhar para o passado, mas concentra se no presente e principalmente fixar-se no futuro, procurar fazer sempre o melhor e ser feliz na etapa certa. Todos aprendem com os erros e aprimorar os acertos nesta existência física e terrena.
Assim é o ser humano ele vive numa contínua luta para ser feliz, de todas as formas dentro de um tempo; mas o tempo é esse perfeito mestre às vezes cruel, às vezes amigo, faz o homem aprender ao longo da vida andar sob as ordens e ensinamentos do próprio tempo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe, para expressar, as suas qualidades.

As mães possuem suas qualidades no abc da vida.   A imagem diz o  abc da mãe  As mães, quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhecem esta árdua luta das mães e são gratos a elas. Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.   Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dando à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e lamentar a sua real importância quando elas morrem. Os filhos deveriam observar e valorizar as qualidades da mãe.   Neste simples abc da mãe, todos os filhos deveriam sempre obser

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade.   Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.

Você já rotulou alguém de burro?

Essa atitude é preconceituosa, ela  ferirá o sentimento de outrem e ruim para o convívio social. A expressão Burro comprova o preconceito  entre as pessoas.  Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas têm uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes. Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.