Pular para o conteúdo principal

Tradições alegria e reflexões nas músicas natalinas.

Além da tradição as composições natalinas nos impulsionam a reflexão.

As músicas natalinas convidam a todos a reflexão e a adoração.
A música natalina é uma tradição que nos faz alegrar o coração e nos convida a pensar sobre a vida.  Nesta época do natal o cristianismo é envolvido por um som singular, tirado dos instrumentos musicais que traduzem através das composições, uma mensagem de paz, alegria, fraternidade, serenidade, solidariedade, arrependimento e, sobretudo elas fazem tocar profundamente o coração dos homens, num desejo de mudança e nova vida.Todas as músicas conduzem a introspecção existencial do que todos são e do que podem ser.  

As composições dessa época especial fazem este chamamento para mudanças de vida. Elas de uma maneira ou outra convidam para a alegria do advento da vinda do Salvador Jesus Cristo, que é Deus (O Emanuel = Deus conosco).
Ele simplesmente nasceu e viveu na pobreza como a grande maioria dos homens da sociedade da época e de hoje. Ainda como Deus menino não nasceu em berço de ouro, mas para dar seu exemplo de humildade nasceu nas estrebarias de Belém. Na sua fase   adulta participou como cidadão da sociedade romana e foi discriminado, rejeitado pelos poderosos de todas as classes sociais.
Ele experimentou de todos os sentimentos humanos, exceto o pecado. Ele sentiu as dores imagináveis na cruz do calvário por amor a cada um de nós pecadores. Passou por uma morte estúpida da época, mas ressuscitou gloriosamente para vencer em definitivo a morte.

As músicas natalinas são obras de artes históricas sacras, que não se esvai no tempo.

Geralmente as músicas natalinas são festivas, mas tem como pano de fundo o sentimento religioso. Além de serem verdadeiras obras de arte de uma polidez exemplar e nunca se esvai no tempo, mas passa de geração para geração, com mais vigor e alegria. 
Hoje existe uma extensa variedade de composições típicas dessa época e sempre trazem a mensagem da boa nova da salvação, seja no campo tradicional dos primeiros tempos de celebração do natal, pelos católicos e agora no mundo gospel. Neste campo existem uma   intensa variedades de canções incrivelmente fundamentadas nas Sagradas Escrituras, que fazem o chamado a uma profunda reflexão sobre o natal.

Uma data polêmica do natal, mas o importante aqui é a música.

As músicas natalinas,um chamado a reflexão e a adoração.
Evidentemente, esta data historicamente é simplesmente convencional e polêmica entre os peritos em Teologia, História e outras ciências pertinentes. Cristo não nasceu exatamente neste dia 25 de dezembro do ano I, d.C. Há muitas discussões entorno desta precisão histórica, deixarei estas contestações para os profissionais da Teologia, História, Arqueologia e antropologia discutirem.  Permanecerei no que já se constituiu no imaginário popular esta data do calendário Juliano, as músicas natalinas. Todavia, se sabe que existe outra história da mitologia por traz desta data que foi adaptada a esta comemoração religiosa.
O que me interessa aqui é a música do natal. Ela em seu todo tem sua estética, sua arte e uma sensibilidade perfeita, para transmitir esta mensagem de salvação para todos que Creem e aceitam Cristo; como o único Salvador de sua vida.  Jesus nasceu em Belém, que fica a aproximadamente 10 quilômetros de Jerusalém. No tempo do nascimento de Jesus, Jerusalém era o centro espiritual do mundo. Todos os tipos de atividades espirituais se situavam em Jerusalém. Todos os grandes líderes do mundo estavam em Jerusalém, mas nenhum deles estava procurando Jesus. Somente pessoas de fora os Reis Magos, de uma cultura completamente diferente estavam procurando para Jesus.

A imagem mostra uma cena da natividade de Jesus Deus Menino. 

Portanto o setor cultural a música no blog, destina este momento especial   deste espaço, para as músicas natalinas no blog analiseagora. Espaço importante para analisar esta parte da arte universal a música sacra e erudita e as canções populares do natal. Irei tentar fazer pequena seleção de músicas natalinas, estilos ecléticos em vista da grande dificuldade de agradar aos gostos de todos. Então, vamos fazer a aventura musical de natal.


E desde já este blog deseja a todos um feliz e abençoado natal para todos os leitores, seguidores e curtidores deste canal de informações e debates. Agora é o momento especial de ouvir a boa música natalina.

                                                                  Adeste Fideles 





                                              Noite Feliz - Franz Gruber 



    
                                
                                               Musicas de natal no cavaquinho.



                                                             

                                                               Cantata de natal.




Feliz natividad



                                                Gloria in excelsis Deo.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe e suas qualidades.

As mães e suas qualidades no seu abc. As mães quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhece está árdua luta das mães e são gratos a elas.  Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.
Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dão à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e se lamentarem a sua real importância quando elas morrem.

Você já rotulou alguém de burro?

É uma atitude preconceituosa para ferir o sentimento de outrem e ruim para o convívio social.Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas tem uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes.  Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.

Indiferença é este sentimento negativo presente nas relações humanas.

Este sentimento ruim, a indiferença está presente na vida e setores sociais. A indiferença é um dos sentimentos humanos extremamente impresumível inerte em sua índole humana. Todavia, quando é despertada provoca indignação à pessoa alvejada. Este sentimento negativo pode estar infiltrado em inúmeras circunstancias da vida. O mais preocupante é a insensibilidade neste mundo individualista; mesmo diante de muitas amizades virtuais vazias e geladas de sentimentos. Podem-se perceber nas relações familiares em gerais e entre amigos. 
No plano social, há muitas situações onde as pessoas reagem plenamente indiferentes, em relação aos semelhantes nas situações de fragilidade e incapacidade. São característicos dos homens reagirem indiferentemente frente aos problemas de outrem. No âmbito governamental, o sentimento de indiferença é visível e constante por parte das autoridades que se comportam em total indiferença frente aos problemas sociais do povo. Também este sentimento é muito presente ent…