Causas, consequências e soluções para os incêndios florestais no Brasil A foto mostra a fumaça dos incêndios que cobrem os céus do Brasil. A Amazônia, o pulmão do mundo, e o Cerrado, o berço das águas, estão sendo consumidos por um fogo que avança descontrolado. Os incêndios florestais no Brasil, que batem recordes a cada ano, representam uma ameaça existencial para a biodiversidade, o clima e a vida de milhões de pessoas. Indígenas, quilombolas e outras comunidades tradicionais, que dependem diretamente da floresta para sobreviver, são os mais afetados por essa crise. As consequências dos incêndios se estendem além das fronteiras brasileiras, impactando o clima global e a regulação do ciclo hidrológico. A combinação de fatores como o desmatamento, as mudanças climáticas e a ação do homem tem contribuído para essa tragédia ambiental, exigindo ações urgentes e coordenadas para reverter esse cenário. Causas dos incêndios: ▪︎ Desmatamento: A expansão da agricultura, pecuária e ativida
País continental de ampla diversidades até no clima.
A luva de cor laranja dar o destaque da neve congelada. |
O Brasil geralmente para quem nunca esteve aqui tem uma visão distorcida, mesmo com a aproximação dos povos através da internet, há muitas belas coisas a serem conhecidas entre tantas boas, existe o frio na Região Sul. Há anos de invernos gélidos os quais se assemelha aos países da Europa e demais outros países dos continentes do Hemisfério Sul.
Como o nosso país é localizado no Hemisfério Norte. Os nossos irmãos tem alguns conceitos gerais tais como, terra de clima tropical, repleto de florestas, índios, belas morenas, carnaval e futebol.
Correto, mas tem também os velhos problemas sociais próprios dos países emergentes. Porém, além de tudo isso, existe muito mais maravilhas que faz uma nação ser hospitaleira. Eis a razão de aqui viver muitos outros povos irmãos de todas as partes deste Planeta Terra querido.
Falta uma boa divulgação das belezas naturais do Brasil.
É compreensível está desfocada visão pela falta de conhecimento, mas também pela ausência de uma boa divulgação de turista das belezas naturais para o mundo. O Brasil tem uma extensão territorial de 8.515.767,049 km2, poderia ser considerado certamente como um enorme continente. Nesta magnânima área territorial existe enorme diversidade entre os habitantes das cinco regiões. Há contrastes gerais nos aspectos culturais, sociais. econômicos e climáticos.
Até mesmo o clima é diferenciado neste país alegre e unido entre seu próprio povo. Como é dividido e constituído em cinco regiões distintas; a Região Sul é a que têm o clima mais frio do Brasil. Como é fria ela também contêm as estações climáticas bem definidas. No inverno uma grande parcela da população que habitam nesta localidade enfrenta um longo período de frio, geada e em alguns momentos contemplam a neve cair como num grande espetáculo lindo da natureza. Algo que somente pode ser visto no hemisfério norte. Portanto aqui neste cantinho do Sul do Brasil muita gente pode ver também o show da neve cair do céu e fazer a festa dos turistas. As regiões serranas do RS, SC e PR existem muitas cidades durante o inverno, que lucram com turistas vindos de todas as partes do país para presenciar e viver um clima diferente e aconchegante. Principalmente quando a neve está prevista para cair na noite da véspera do dia dos namorados.
A meteorologia prevê inverno rigoroso.
Este ano segundo a meteorologia haverá um inverno rigoroso com muita chuva, geadas constantes e muito frio permanente. Então todos precisam estar preparados para enfrentar o frio que está por vir nos próximos messes que completará a estação do inverno. Agora no final do outono o frio chegou com muita força e as paisagens do interior também se transformaram principalmente na parte das manhãs geladas.
O contraste climático na Região sul durante o inverno.
Como sempre nem tudo é festa o frio traz o seu lado positivo e negativo. O lado positivo é a alegria dos turistas e o lucro do comércio na venda de roupas de frio, artesanato e culinária. Nesta temporada a rede hoteleira tem lucro garantido, nas cidades turísticas localizadas na rota romântica do frio, os hotéis estão lotados. É um bom fôlego para a economia e a garantia de emprego para muitos trabalhadores do setor de hotelaria.
O lado negativo é o sofrimento da população carente desta região. Muitos dependem da solidariedade dos outros e das campanhas do agasalho organizadas pelos governos e a sociedade organizada como as igrejas, sindicatos, e tantas outras que arrecadam milhares de agasalhos e alimentos para suprir estes habitantes carentes da Região Sul do Brasil. Também a agricultura tem reflexos negativos muitas lavouras de hortifrutigranjeiras são destruídas pelos longos dias de geada fortes.
Os hospitais que já são precários e lotados com a estação do gelo a população adoecem com mais facilidade principalmente com as doenças respiratórias que atingem diretamente as crianças e a população idosa. Muitos morrem com as gripes fortes se destacando a gripe A (H1N1) tem muitos pacientes que ignoram as campanhas de vacinação contra esta doença e permanecem mais frágeis a se contaminarem com mais facilidade.
O Brasil não está preparado para atender a população carente nos eventos de catástrofes naturais.
Portanto estes são os contrastes o país, há regiões onde a população sofre com a seca e outras com frio. Infelizmente a maioria das residências ainda são construídas sem um sistema de calefação para atender ao conforto neste período do ano.
Poucas pessoas com ótimo poder aquisitivo podem construírem moradias próprias para enfrentar o frio sem transtornos. Quem não pode faz simplesmente suas moradias sem nenhuma proteção adequada contra o frio e geralmente procuram ainda alternativas rudimentares para se aquecerem.
Está na hora dos engenheiros e arquitetos pensarem em construções adequadas para enfrentar o rigoroso frio desta época do ano no Sul do Brasil. O Brasil principalmente a Região Sul, ainda não está preparada para atender a população neste período de frio.
Os governantes devem pensar em políticas públicas que venham beneficiar dignamente toda a população que residem nestas localidades geladas e que possam ter socorro urgente do poder público.
Todavia, todos os cidadãos pagam seus impostos e o mínimo que se espera durante estes eventos naturais é uma atenção redobrada e concreta da parte dos gestores públicos deste país continental. Estas políticas devem ser também levadas às outras regiões que sofrem com outros tipos de fenômenos naturais como as secas, enchentes etc.
A seguir acompanhe algumas imagens do frio no interior do RS neste outono de 2016.
A foto mostra a neve ao amanhecer e já congelada na Região Sul do Brasil. |
A foto mostra a neve no campo ao amanhecer e já congelada na Região Sul do Brasil. |
A foto mostra a neve no campo ao amanhecer e já congelada na Região Sul do Brasil. |
A foto mostra a neve no campo ao amanhecer e já congelada na Região Sul do Brasil. |
Comentários
Postar um comentário
Por gentileza deixe seu comentário é muito importante para nosso trabalho.