Causas, consequências e soluções para os incêndios florestais no Brasil A foto mostra a fumaça dos incêndios que cobrem os céus do Brasil. A Amazônia, o pulmão do mundo, e o Cerrado, o berço das águas, estão sendo consumidos por um fogo que avança descontrolado. Os incêndios florestais no Brasil, que batem recordes a cada ano, representam uma ameaça existencial para a biodiversidade, o clima e a vida de milhões de pessoas. Indígenas, quilombolas e outras comunidades tradicionais, que dependem diretamente da floresta para sobreviver, são os mais afetados por essa crise. As consequências dos incêndios se estendem além das fronteiras brasileiras, impactando o clima global e a regulação do ciclo hidrológico. A combinação de fatores como o desmatamento, as mudanças climáticas e a ação do homem tem contribuído para essa tragédia ambiental, exigindo ações urgentes e coordenadas para reverter esse cenário. Causas dos incêndios: ▪︎ Desmatamento: A expansão da agricultura, pecuária e ativida
A quantidade das águas salgadas e doces no Planeta Terra. |
Coisas básicas que todos apendem na escola como os percentuais e a distribuição da água existente no Planeta Terra, permaneceram gravados na memória de muita gente, para aqueles prestaram bem atenção durante as aulas. Naquela época escolar estes dados muitos alunos não consideravam tão importantes, apenas gostavam de rodar o globo terrestre e observar as cores azuis que a professora de geografia explicava zelosamente que eram as águas que cobriam a superfície terrestre e apenas 29% do restante se constituíam de terra, era simplesmente deslumbrante estes valores.
Ora! Sem muita noção da importância da água e sua insuficiência que já é existente em muitos países do mundo.
Ora! Sem muita noção da importância da água e sua insuficiência que já é existente em muitos países do mundo.
Somente para relembrar aqueles números parece não mudaram muito, mas muitos cientistas dizem que pode sim, e um dia poderá faltar água potável para todos os seres vivos dependentes deste líquido precioso.
Sempre aprendemos que a superfície terrestre é coberta com 71% de água. Porém deste total da quantidade de água em nosso planeta está distribuída na seguinte divisão: os oceanos e mares contém 97,4% das águas que são totalmente salgadas e improprias para o consumo humano. As geleiras são quase inacessíveis detêm apenas 2, % das águas doces. Os Rios, lagos e fontes subterrâneas tem uma parcela que corresponde a 1, % das águas potáveis.
Analisando este último percentual é assustador pois a cada década certamente o consumo de água potável aumentará por que também o número de habitantes no mundo também cresce desproporcional ao percentual de água potável disponível ao consumo per capita mundial. Nesta situação existe um agravante a grande quantidade de água impropria ao consumo por quer alguns humanos avarentos poluíram os rios, lagos, e lençóis freáticos indispensáveis para abastecer as capitais e as grandes, pequenas, cidades e todos os povos do mundo.
Imagem fonte de água potável |
Outro setor preocupante em relação a água em nosso país são as grandes poluições dos rios e lagos que abastecem a população. Infelizmente os maiores rios do país estão poluídos e as empresas gastam muito dinheiro para despoluir e deixar essa água potável. Porém, a água tem a aparência de ser potável, mas os habitantes ingerem uma água que está repleta de resíduos químicos invisíveis a olho nu e que são prejudiciais à saúde a longo prazo.
Portanto, nesta semana do meio ambiente, não poderia de enfatizar está realidade da água que realmente é preocupante agora e para as próximas gerações. Tem que se haver uma ampla campanha educacional na mídia e nas escolas ensinar didaticamente para economizar água no uso diário da casa. Esta inciativa precisará partir da iniciativa do governo e se juntar aos órgãos educativos oficiais do município, estado e país responsáveis pelo consumo da água adequadamente.
Comentários
Postar um comentário
Por gentileza deixe seu comentário é muito importante para nosso trabalho.