Pular para o conteúdo principal

Postagem recente.

O Brasil em chamas: uma crise ambiental que afeta a todos.

  Causas, consequências e soluções para os incêndios florestais no Brasil A foto mostra a fumaça dos incêndios que cobrem os céus do Brasil. A Amazônia, o pulmão do mundo, e o Cerrado, o berço das águas, estão sendo consumidos por um fogo que avança descontrolado. Os incêndios florestais no Brasil, que batem recordes a cada ano, representam uma ameaça existencial para a biodiversidade, o clima e a vida de milhões de pessoas. Indígenas, quilombolas e outras comunidades tradicionais, que dependem diretamente da floresta para sobreviver, são os mais afetados por essa crise. As consequências dos incêndios se estendem além das fronteiras brasileiras, impactando o clima global e a regulação do ciclo hidrológico. A combinação de fatores como o desmatamento, as mudanças climáticas e a ação do homem tem contribuído para essa tragédia ambiental, exigindo ações urgentes e coordenadas para reverter esse cenário. Causas dos incêndios:  ▪︎ Desmatamento: A expansão da agricultura, pecuária e ativida

Semana do meio ambiente no Brasil e no mundo.

A semana do meio ambiente deve ser repleta de atividades pequenas e grandes, mas constantes.


A foto mostra o que sobrou da mata Atlântica brasileira. Na foto está escrito semana do meio ambiente.
 Na foto está escrito semana do meio ambiente. 
A semana Mundial dedicada ao meio ambiente geralmente fechar-se no dia 05 de junho de todos os anos. O calendário foi definido pela ONU em Estocolmo, na Suécia desde 1972. Porém, cada nação foi colocando em prática ao longo dos anos. O nosso país somente instituiu em lei a partir de 1981. Como sempre será uma semana repleta de muitas atividades elaboradas pelos governos de todas as esferas governamentais brasileira e também do mundo. Todas as atividades têm função de conscientizar os humanos a utilizarem civilizadamente os recursos que natureza os oferece gratuitamente para a preservação da vida neste Planeta Terra.


Estas atividades no meu ponto de vista devem serem práticas e contínuas e não simplesmente algo teórico, abstrato impraticáveis, pois imediatamente caem no esquecimento as 23: 59 do dia 05/06, pelo contrário, os membros de cada comunidade, município, estado, país, e mundo, deveriam pensar para fazerem algo pequeno, mas que fosse prático e com condições de serem realizadas diariamente, somente assim se consegue também fazer e notar a diferença onde as pessoas têm suas residências.

As ações maiores, obrigatoriamente devem partir dos governantes e seus órgãos públicos que zelam pelos ecossistemas. Porque estes têm o poder de constituírem políticas públicas de grandessíssimas envergaduras, para impactar a relação entre homem e natureza. Sempre com o objetivo de visar o uso dos recursos naturais de maneira sustentável. Tanto os recursos naturais renováveis e principalmente usar com cautela os recursos não renováveis. Saber usar conscientemente para que um dia não venha faltar para as próximas gerações deste Planeta Terra.  Até agora os humanos em nome do lucro a que preço destruíram quase todos ou partes dos biomas da terra. Todos   são fundamentais para a continuação de todas as espécies e inclusive os humanos avarentos, egoístas que somente pensam no aqui e agora e não pensam no futuro de seus filhos, netos, e bisnetos e as demais gerações.

O objetivo da semana do meio ambiente é a reeducação do homem ao explorar a natureza.


A foto mestra uma linda araucária árvore em extinção no Sul do Brasil.
A foto mestra uma linda araucária árvore em extinção no Sul do Brasil.   
Portanto, esta semana alusiva ao meio ambiente tem esta finalidade prática de promover uma reeducação permanente para todos os humanos exploradores e predadores dos recursos naturais.  Muitos simplesmente nem pensam que algum dia pode terminar tudo e também finalizar com o próprio homem egoísta onde o dinheiro, em suas vidas, fala mais alto.
Pode ser os bilionários deste mundo que mesmo dormindo estão ganhando dinheiro, mas se eles não pensarem em atividades práticas para ajudar a recuperar o ecossistema que suas empresas gigantes, destruíram e continuam a poluírem o meio ambiente a partir dos seus parques industriais, colaborando fortemente na contaminação do solo, lençóis freáticos, e do ar.Se não criarem políticas que venham usarem os meios naturais com equilíbrio, estes bilhões podem não servir para absolutamente nada daqui há alguns anos, podem virar pó.     

Este alerta vale tanto para os bilionários e milionários, quanto para todos os assalariados. Sem exceção todos têm a missão de colaborar da melhor forma possível com o planeta Terra. Sejam a partir das pequenas e valiosas ações as impactantes neste momento qualquer ação vale ouro para melhorar a relação dos humanos com a natureza. 
Todavia, todos têm o dever de fazer alguma coisa que possa ser útil na preservação ambiental. Todos os humanos são responsáveis pela preservação do ecossistema. Estas ações podem serem como por exemplos:  jogar o lixo no lixo, não na rua, nem nos rios. Principalmente, os cuidados precisam serem minuciosamente redobrados naquelas gigantescas, operações para a   exploração dos recursos naturais. Onde se inclui a fauna e flora, construções de rodovias, e moradias habitacionais. A exploração dos continentes para extrair os minérios preciosos e todos os demais essenciais para o desenvolvimento econômico. A extração do petróleo, gás, carvão e todos os recursos hídricos.
Nunca esquecer também dos diversos tipos de poluições complexos que atingem diretamente a todos os humanos, como por exemplo: a poluição do ar, da água, e sonora tudo isso deve ser repensada por todos e manter uma convivência adequada com o lugar onde existem habitações e criar uma boa convivência com   a natureza.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe, para expressar, as suas qualidades.

As mães possuem suas qualidades no abc da vida.   A imagem diz o  abc da mãe  As mães, quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhecem esta árdua luta das mães e são gratos a elas. Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.   Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dando à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e lamentar a sua real importância quando elas morrem. Os filhos deveriam observar e valorizar as qualidades da mãe.   Neste simples abc da mãe, todos os filhos deveriam sempre obser

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade.   Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.

A família Barros no Brasil e no mundo.

O apelo é desafiador. Família Barros. Após diversos apelos de familiares, amigos e descendentes da Família Barros, solicitamos realizar uma pesquisa e elaboração de um artigo sobre nossas origens. Agora tomei coragem e assumi esta responsabilidade de efetuar este trabalho. Uma tarefa desafiadora, mas, ao mesmo tempo, muito interessante para conhecermos nossas raízes. Em psicologia, é possível compreender a inquietude provocada pela busca do homem por sua identidade familiar. A curiosidade de saber onde estamos, de onde viemos e de onde as nossas origens foram originadas é dever do ser humano. É uma tarefa difícil, mas, gradualmente, vou construindo essa trajetória histórica. Informo que este é um trabalho de análise histórica genérica e não uma genealogia de uma família específica.  Dessa forma, considero este trabalho como um esforço inicial, dada a magnitude desta família, que está dispersa pelo Brasil e pelo mundo.  No entanto, acredito que ele pode ser aprimorado com a ajuda dos le