Pular para o conteúdo principal

Postagem recente.

Chama olímpica: o farol de união e paz no mundo

  A chama que mantém o mundo unificado Tocha olímpica. Créditos: para Wikipédia   O fogo é utilizado como símbolo de purificação, conhecimento e vida desde a antiguidade. A tocha olímpica, com sua luz perene, simboliza a união dos povos e a constante busca pela excelência. Não é apenas um objeto, mas um símbolo de esperança e inspiração, uma ponte entre diferentes culturas e épocas, um convite para celebrar a paz e a amizade. Atualmente, o mundo precisa da chama da unidade acesa para haver paz mundial. A energia mitológica é a chama da inspiração! A história da tocha olímpica começa com o titã Prometeu, que ousou desafiar os deuses para trazer o fogo sagrado à humanidade. Este ato de coragem e rebeldia é ilustrado pela chama olímpica, que simboliza a busca incessante pelo conhecimento e pela perfeição. Os novos heróis prosseguem sua jornada para promover a união, inspirados pelo fogo olímpico, por toda a Terra. A cada Olimpíada, surge um sentimento forte entre os países que promovem a

la niña gera inverno gelado no Sul.

O inverno mais gelado dos últimos tempos no Sul do Brasil.


A foto mostra o frio no Sul do Brasil. Frio-la nina-Sul do Brasil.
A foto mostra o frio no Sul do Brasil.
O inverno de 2016 segundo as previsões da meteorologia promete ser o mais gelado dos últimos anos. O outono nos apresentou uma pequena amostra do que poderá ocorrer neste próximo período. Talvez foi um dos outonos mais gelados numa sequência de aproximadamente 25 dia consecutivos de temperaturas negativas na Região Sul e Sudeste do Brasil.
Estes mesmos eventos meteorológicos poderão ou não se repetirem com mais força neste novo ciclo que já iniciou e continua gelado nestas regiões. Muitos meteorologistas preveem uma estação climática bastante gelada e com pouca chuva. É o efeito la niña, agindo com intensidade no Oceano Pacífico deixando as águas congeladas além do normal e consequentemente se formam as frentes frias que são empurradas pelos ventos até o continente congelando principalmente a região sul. Gerando muito frio, geadas e provavelmente alguns momentos de precipitações de neve nas regiões serranas.  

Para quem possui uma casa bem equipada é a época do aconchego.

Época do aconchego para muitas pessoas que possuem uma moradia bem equipada para combater o frio com lareiras, calefações apropriadas, roupas quentes e alimentações apropriadas para aumentar a energia do corpo. Também é o momento de colocar em prática a solidariedade com as outras pessoas que nesta época do ano não tem uma casa para morar, roupas, comida e agasalhos, e medicações contra as doenças respiratórias, tudo isso, para combater este frio exagerado.


Então quem estiver com seus roupeiros com roupas de inverno, em boas condições, sobrando chegou o momento de dividir para com quem não tem. Hoje em nosso país tem as famosas campanhas dos agasalhos é imprescindível todos colaborarem. Além disso, tem pessoas que vivem no limite e necessitam de não somente de roupas quentes, mas também de comida, calçados, materiais de construções para consertar as casas sem condições apropriadas para viver e principalmente para enfrentar os dias gelados e chuvosos. Muitas famílias pobres para enfrentarem o frio procuram alternativas perigosas e geralmente ocorrem acidentes nas casas com fogo provocando incêndios em alguns deles com vítimas fatais. É fundamental uma campanha do governo alertando sobre os perigos de incêndios e procurar orientar melhor estas famílias e socorrer auxiliando as com coisas adequadas para livrá-las de perigos.

Nesta época do ano em pleno frio gelado,  muitas pessoas sofrem.


Portanto, estamos em pleno inverno a estação do aconchego para uns e de mais sofrimentos para outros. Época de tomar uma gostosa sopa bem quentinha e nutritiva, degustar de algumas guloseimas típicas deste momento. Pizzas, fundir, bons vinhos, pião, chimarrão seja nos restaurantes ou pertinho da lareira em casa, tudo fica mais gostoso     e também dar uma boa disposição para fazer as coisas com mais serenidade. Também nesta época é maravilhoso ver um bom filme seja acompanhado do seu amor, com a família ou sozinho mesmo tudo regado a alguns petiscos saborosos e quentes.

Agora, existe o outro lado da moeda nesta época gelada que é o sofrimento de muitas pessoas que passam grandes necessidades e que necessitam serem socorridas pela a sociedade organizada e principalmente o governo através das assistências sociais que dispõe de verbas destinadas a pessoas carentes e que clamam por socorro. Importante além das campanhas organizadas pela sociedade, orientar as pessoas necessitadas a procurarem em seus municípios os serviços de assistenciais sociais.  Todos unidos podem formar uma grande corrente solidária para transformar o inverno gélido em quente através do calor da solidariedade humana colocada em prática. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe, para expressar, as suas qualidades.

As mães possuem suas qualidades no abc da vida.   A imagem diz o  abc da mãe  As mães, quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhecem esta árdua luta das mães e são gratos a elas. Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.   Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dando à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e lamentar a sua real importância quando elas morrem. Os filhos deveriam observar e valorizar as qualidades da mãe.   Neste simples abc da mãe, todos os filhos deveriam sempre obser

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade.   Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.

Você já rotulou alguém de burro?

Essa atitude é preconceituosa, ela  ferirá o sentimento de outrem e ruim para o convívio social. A expressão Burro comprova o preconceito  entre as pessoas.  Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas têm uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes. Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.