Pular para o conteúdo principal

Postagem recente.

Nicolau Maquiavel e “O Príncipe”: Uma Análise Atualizada

  A Itália, a favor do renascimento A capa do livro de Maquiavel, o Príncipe. No cenário de agitação política da Renascença italiana, Nicolau Maquiavel (1469–1527), um filósofo político, emergiu com “O Príncipe”, um tratado seminal sobre a arte de obter e manter o poder. Escrito em 1513, o livro foi mal interpretado e gerou controvérsias, mas ainda é considerado um pilar no pensamento político, oferecendo opiniões valiosos sobre a natureza do poder e a dinâmica entre líderes e liderados. Contexto Histórico e Político A Itália do século XV ao XVI era um emaranhado de cidades-estado beligerantes. A experiência de Maquiavel em Florença, uma cidade marcada por essa instabilidade, influenciou profundamente sua concepção de política, voltada para a formação de um governo robusto e estável que unificasse a nação. Obra e Vida de Maquiavel. Como diplomata e funcionário público, Maquiavel foi um observador astuto dos meandros políticos. Sua obra não se limita a “O Príncipe”; ele também é autor d

Retrospectiva para relembrar fatos de 2014.

Retrospectiva 2014 ocasião importante para relembrar os fatos marcaram nossas vidas.  

O mês de dezembro é o fim do ano momento para relembrar o que passou.
Os principais fatos do ano de 2014.
A retrospectiva 2014 é o momento para rever os acontecimentos que já entraram para a história. Finalmente estamos concluindo mais um ano repletos de grandes atividades e muitas emoções. Os dias se passaram velozmente, na medida dos acontecimentos e foram tantos quase impossíveis de recordar e pautar num post de fim ano. Somente aqueles marcantes que entraram para a história e permaneceram vivos na memória de todos.
Em primeiro lugar somente tenho de agradecer por mais um ano vencido e tantas coisas realizadas, outras não realizadas, as vitórias, as derrotas, tudo fazem partem de uma vivencia durante estes 365 dias de labuta.

O ano de 2014 deixará suas marcas para sempre na vida das pessoas e também da comunidade local, do país e mundo. São muitos fatos no âmbito esportivo, político, econômico, educação, ciência e tecnologia. Mas apenas quero nesta pequena retrospectiva relembrar dois fatos que envolveram o Brasil e o mundo. A copa de 2014 e as eleições gerais brasileiras, e relembrar fatos do blog analiseagora.  Em qualquer retrospectiva já mais poderemos esquecer a copa do mundo de 2014 realizadas no Brasil. A mais polêmica de todas as copas do mundo organizadas pela FIFA do início ao fim. Esta copa já entrou para a história de todas as copas em o Brasil participou como a copa da vergonha. O Brasil perdeu para a Alemanha de forma humilhante como anfitrião da copa do mundo 2014. Um vexame: Brasil 1 a 7 Alemanha.


Paralela à copa da vergonha, pegava fogo nos bastidores as convenções na política brasileira. Estávamos num ano de eleições gerais no Brasil. O foco principal foi à disputa acirrada até o último minuto pela presidência da República. Uma eleição marcada pelo ódio, racismo, preconceito, ataqueis pessoais entre os concorrentes. Após as eleições ficou evidente a bipolarização de duas forças políticas.  Um grupo liderado pelo candidato derrotado agregou todos os setores reacionários da política nacional. Fizeram até um famigerado movimento, onde exigiram a volta da ditadura militar assassina e o impeachment da presidenta Dilma. Um verdadeiro absurdo deste minúsculo grupo radical extremista da política direitista brasileira.

A outra força é liderada pela presidente reeleita Dilma Rousseff, que vem lutando pelo fortalecimento da democracia brasileira.  E certamente neste próximo mandato que inicia com a posse em 1º de janeiro 2015. Construirá um Brasil justo para todos.
Ela tem o compromisso de governar o país combatendo a corrupção, punindo os corruptos e corruptores.  Combater à pobreza, inflação, desemprego, fortalecendo a liberdade de expressão. Como por exemplo, a promulgação da lei do marco civil da internet.  Impulsionar a reforma política que certamente se defrontará numa nova constituinte.

O blog analiseagora durante este ano acompanhou de perto todos estes e os demais acontecimentos que já fazem parte dos anais da nossa história brasileira. Além de muitos outros episódios do Brasil e do mundo que estão registrados neste canal de discussão.  Muitos temas foram debatidos entre os meus leitores do mundo todo.   E neste momento quero agradecer a todos os leitores, seguidores, curtidores e comentadores, que juntos estaremos participando ativamente da história do Brasil e do mundo.   
Incluo o carinho especial a todos   leitores que acessaram o blog analiseagora para buscar e encontram boa formação, informação e discussão.  Todavia, cada palavra, frase que são escritos nos posts; são feitos com muito carinho e dedicação, sobretudo pensando com muito zelo por tudo o que é postado para o público leitor.

Apenas, uma só pessoa leu alguma postagem. Se gostar ou não, comentou concordando ou discordando: é sinal que estou começando a andar correto para atingir a filosofia deste meio de interação nas redes sociais. Pois, este tem a função de promover o debate dos temas importantes. Aqueles que sempre de uma forma direta ou indireta movimentam a vida de todos nós nesta sociedade informatizada, transformada numa grande aldeia global. Estaremos juntos durante todos os 365 dias para escrever as páginas da história de 2015.

FELIZ E ABENÇOADO 2015 REPLETO DE SUCESSO.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade.   Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.

Você já rotulou alguém de burro?

Essa atitude é preconceituosa, ela  ferirá o sentimento de outrem e ruim para o convívio social. A expressão Burro comprova o preconceito  entre as pessoas.  Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas têm uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes. Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.

Junho é o meio do ano e julho o início do fim.

O tempo passa na proporção dos compromissos e acontecimentos. A junção dos meses de junho e julho,  já é a metade do ano. É incrível, mas já se caminha para o fim da primeira metade do ano ou primeiro semestre. No entanto, imediatamente quando no fim de junho se iniciará julho e se começará o segundo semestre, rapidamente será a conclusão do ano. Não obstante, numa presteza temporal, que não nos permite ver suceder os minutos, as horas, os dias e os meses. O volume dos afazeres, os compromissos rotineiros e somando-se a imensa maioria de outras obrigações (extras), mais os imensos acontecimentos gerais do semestre se confundem com a velocidade imperceptível do tempo.