Pular para o conteúdo principal

Postagem recente.

Nicolau Maquiavel e “O Príncipe”: Uma Análise Atualizada

  A Itália, a favor do renascimento A capa do livro de Maquiavel, o Príncipe. No cenário de agitação política da Renascença italiana, Nicolau Maquiavel (1469–1527), um filósofo político, emergiu com “O Príncipe”, um tratado seminal sobre a arte de obter e manter o poder. Escrito em 1513, o livro foi mal interpretado e gerou controvérsias, mas ainda é considerado um pilar no pensamento político, oferecendo opiniões valiosos sobre a natureza do poder e a dinâmica entre líderes e liderados. Contexto Histórico e Político A Itália do século XV ao XVI era um emaranhado de cidades-estado beligerantes. A experiência de Maquiavel em Florença, uma cidade marcada por essa instabilidade, influenciou profundamente sua concepção de política, voltada para a formação de um governo robusto e estável que unificasse a nação. Obra e Vida de Maquiavel. Como diplomata e funcionário público, Maquiavel foi um observador astuto dos meandros políticos. Sua obra não se limita a “O Príncipe”; ele também é autor d

Violência verbal contra as mulheres ocorre entre deputados.

Nem na Câmara dos Deputados Federais as mulheres estão seguras  da violência.

 

A Foto mostra o suntuoso Prédio do Congresso Nacional, composto com a Câmara dos deputados e do Senado Federal, em Brasília a  Capital do Brasil.
O Congresso Nacional a casa do povo.

A violência contra as mulheres brasileiras já chegou a índices vergonhosos e preocupantes. Pesquisas apontam que mais de cinquenta mil mulheres são estupradas por ano no Brasil. Existe no mundo, 38% das mortes são praticadas pelos parceiros íntimos das mulheres.

Este panorama violento foi representado de maneira torpe na Câmara dos Deputados na sessão do dia 09 de dezembro de 2014. Através do deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ). 

Este personagem burlesco e violento serve como ícone do retrocesso na política brasileira. Quando agrediu de forma verbal sua colega na Câmara dos Deputados Federais, a deputada Maria do Rosário (PT-RS). Ele disse para a deputada: ‘Não estupro você porque não merece’(bolsonaro). A frase mais repetida do momento em todos os meios de comunicação do Brasil e do mundo, porque expressa o ódio, a violência e o machismo repugnante.

A câmara Federal não é lugar seguro para as mulheres.

 

Pense bem! Antes se sabia que a Câmara Federal era lugar apropriado para criar leis para defender as mulheres, não palco para brigas, discussões violentas, gritando frases asquerosas, incitando um crime hediondo como o estupro, a uma representante das classes femininas, das mães e cidadãos, em geral. Nenhuma mulher seja ela deputada ou cidadã não merece nenhum tipo de violência, merecem sim, todo o respeito, delicadeza e carinho. 

Uma agressão verbal como ocorreu no dia 09/14, machuca igual ou até mais do que um atentado físico. Os danos psicológicos são marcantes e irreversíveis para o resto da vida de uma pessoa agredida. Este comportamento doentio somente vem a estimular outros a cometer vários outros tipos de violência física, onde a mulher é a vítima dos agressores em todo o país.

Este ato violento exige veemente repúdio da sociedade.

Este comportamento ameaçador a uma mulher e parlamentar merece o repúdio veemente de todos os brasileiros a este senhor que foi eleito para representar e defender os cidadãos. Jamais um cidadão que se diz representante do povo poderia ter uma postura agressiva, desrespeitosa e desequilibrada a uma colega do Congresso Nacional mesmo os dois sendo de partidos e ideologia oposta deve prevalecer, sobretudo: respeito, elegância e polidez, uma vez que são humanos que pensam diferentes. Num país democrático os parlamentares devem dar o bom exemplo de: respeitarem e aprenderem a se comportar na diversidade de ideias. Nunca partir para a grosseria, estupidez, chegando ao ápice da agressão verbal deselegante, violenta e odiosa contra as mulheres.

Este ato violento aconteceu e manchou a Casa do povo de violência.

Portanto, este lamentável fato ocorrido na Câmara dos Deputados somente vem a manchar a imagem do parlamento brasileiro. O mal já foi feito, não tem como voltar para apagar esse ato abominável. Entretanto, entrará para os anais da história do Congresso Nacional como um ato agressivo deste senhor que foi eleito como representante do povo. 

O que resta neste instante é a pressão da sociedade para que o presidente desta casa legislativa federal tome as providências cabíveis se ficar comprovado a quebra do decoro parlamentar? Instaurar um processo de cassação do mandato deste senhor deputado. Agora não dá para esperar absolutamente nada de positivo que um deputado que tem um comportamento patológico possa legislar algo eficiente para controlar a violência na sociedade. 

Todavia, não ele tem compostura para apresentar nenhum projeto de lei, (aliás nunca apresentou um se quer em 30 anos) visando medidas para inibir a qualquer tipo de violência seja para amparar as mulheres e todos os cidadãos brasileiros.

Este deputado está no lugar errado,  as pessoas não esqueçam este fato nas próximas eleições.

 

O melhor mesmo é este deputado federal,  procurar outra atividade, está no lugar errado. As pessoas que o elegeu devem estar envergonhadas e arrependidas, porque mais uma vez votaram errado na pessoa errada. Serve de lição para todos os eleitores na hora de votar, pensarem bem e conhecerem a história daquele que vai ser o representante nas casas legislativas municipais, estaduais e federais. Somente desta forma as pessoas começam a banir da política, esses políticos de extrema-direita que não fazem nenhum projeto de lei que venha a beneficiar a comunidade, mas estão lá para envergonhar a sociedade.

Todavia, este senhor precisa ser banido da Câmara Federal nas próximas eleições e lembrem deste fato repudiável na casa do povo. A população do Rio de Janeiro precisa se lembrar desse fato e não votar neste cidadão violento e incapaz de viver em sociedade. Ele não respeita ninguém e muito menos as mulheres colegas de trabalho na Câmara dos deputados.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade.   Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.

Você já rotulou alguém de burro?

Essa atitude é preconceituosa, ela  ferirá o sentimento de outrem e ruim para o convívio social. A expressão Burro comprova o preconceito  entre as pessoas.  Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas têm uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes. Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.

Junho é o meio do ano e julho o início do fim.

O tempo passa na proporção dos compromissos e acontecimentos. A junção dos meses de junho e julho,  já é a metade do ano. É incrível, mas já se caminha para o fim da primeira metade do ano ou primeiro semestre. No entanto, imediatamente quando no fim de junho se iniciará julho e se começará o segundo semestre, rapidamente será a conclusão do ano. Não obstante, numa presteza temporal, que não nos permite ver suceder os minutos, as horas, os dias e os meses. O volume dos afazeres, os compromissos rotineiros e somando-se a imensa maioria de outras obrigações (extras), mais os imensos acontecimentos gerais do semestre se confundem com a velocidade imperceptível do tempo.