Pular para o conteúdo principal

Postagem recente.

Aventuras de Pedro: Comédia na Capital das Sardinhas

   O Surfista Relutante O Rei do Surfe em fuga. Créditos da foto para o site:  Pixabay. Em uma cidade litorânea do Rio Grande do Sul, conhecida como a Capital da Sardinha, agora mais conhecida pelo lixo do que pelas sardinhas, vive Pedro, o pescador e surfista, coroado como o Rei do Surfe Gaúcho. Sua fama era tão grande quanto as ondas que o domava, e sua habilidade com as pranchas e redes era lendária. Ele era o maestro das marés, e cada mergulho nas ondas era um espetáculo de bravura e destreza. A Exaltação Popular Durante um treino para o campeonato mundial no Havaí, um grito contagiante surgiu da ponte da cidade, o ponto de encontro dos pescadores e a sede do Sindicato dos Peixes: “Pedro, o surfista, para prefeito já!”. A festa que se seguiu foi uma mistura de carnaval com músicas alemãs e gauchescas, uma celebração que uniu todas as culturas em um ritmo frenético de alegria e caos.  Tudo sob o som de uma fanfarra com instrumentos enferrujados e tons desafinados, representam o retr

O homem traz em sua essência a tristeza latente.

A tristeza é a dor dar alma só a entende quem sente.


A tristeza é uma dor incomensurável.
A tristeza é uma dor incomensurável.
A palavra tristeza vem do latim “tristia” aflição, uma emoção humana negativa e em si mesma é cruel. Pense e imagine viver momentos de tristezas sem saber de onde procede, o que é realmente e nem saber, o momento exato quando ela vai deixar a vida e ceder lugar para a alegria. Nesta circunstância a alma sente uma dor incomensurável e inexplicável. Ninguém que não tem ou nunca apresentou este sentimento, não tem autoridade para descrever como dói.

Nem mesmo os profissionais da psiquiatria e psicologia que nunca sentiram esta emoção na alma, suas teorias são inócuas, pois somente vale para o paciente triste e não para eles que riem de qualquer coisa, até da tristeza alheia.
A tristeza é uma marca registrada muito pesada que todos os humanos possuíssem em seu ser desde que nascem. A impressão é que ela está bem guardada em algum arquivo apropriado bem secreto do cérebro e, de repente este é aberto igual ‘a caixa de pandora’, trazendo uma força avassaladora pior do que um tufão. Todos atingidos são obrigados a suportar as consequências do conteúdo estranho deste arquivo desconhecido, que tem o propósito de machucar a essência da vida. E não sabe se os humanos têm força ou não para suportar os estragos psíquicos promovidos por este arquivo da vida. Contudo, o ser humano triste é condenado sem opções a carregar sem cessar seus desdobramentos impiedosos ao longo da existência de cada humano, que sofre de tristeza.
Ninguém sabe explicar como ela chega à vida ou de onde vem. O mais doloroso é não saber por quanto tempo pode permanecer em nossa alma. A vida simplesmente em frações de segundos perde seu brilho, colorido e a alegria, e nada mais tem sentido. Tudo poderia terminar neste exato momento que não faria falta. Pode-se ter tudo, mas quando a tristeza bate a porta do coração tudo perde seu encanto, seu valor. E a vida entra num estranho caminho de sofrimento sem fim. Um caminho de dor, uma dor que não é física, mas dor do sentimento, sem dimensões de tamanho. A dor sentimental é mais doida que a dor física. A dor física todos sabe o que é como veio e quando pode ir embora. Agora a dor sentimental é a dor da alma não parece não  ter explicação a pessoa chora sensivelmente e este procedimento alivia o sufoco do coração.

O que fere mais é quando há incompreensões você que é triste pode desabafar com a pessoa mais próxima ou o amigo que imaginava que fosse o melhor amigo, este não o compreende, em vez de permanecer no silêncio, que seria prudente se não tem nada a dizer. Este amigo mesmo assim sempre esbraveja palavras fúteis de incompreensões. O desabafo não valeu para nada, ajudou mais aumentar o sofrimento, quando não há compreensão. A situação que já era complicada para a pessoa que se encontra em momentos de tristeza profunda, ela cai um degrau a mais em sua autoestima. E a tristeza se acelera de maneira mais forte e dolorida. É como ela renovasse o seu contrato de hospedagem no coração cortando suas veias que fazem transportar sangue e oxigênio para as nossas células. O coração começa sangrar internamente de dor. Uma dor invisível para as pessoas próximas e amigos. Mas infelizmente ninguém percebe ver e sente etc. Muitos chegam ao cúmulo de cometer grandes deboches em relação à tristeza de uma pessoa. Quem faz isso parece que perdeu a sensibilidade de humanidade ao fazer críticas sem dó e piedade a pessoa que está sofrendo. Nunca alguém vai entender a tristeza do outro, geralmente muitos faz aumentar ainda mais a dor e  sofrimento invisível do outro.

A sensibilidade aumenta numa velocidade incrível contribuindo para o aumento da angústia. 

A imagem sentimento! Neste estágio de tristeza qualquer palavra dita por outra pessoa, a um ser humano triste fere seu sentimento mais do que uma espada afiadíssima.
A imagem diz: sentimento!

Neste estágio de tristeza qualquer palavra dita por outra pessoa, a um ser humano triste fere seu sentimento mais do que uma espada afiadíssima. Tudo o que é falado e exigido se transforma em dor para os humanos tristes. Há uma incompatibilidade extrema: entre quem sente tristeza e quem não vive este sentimento avassalador. A tendência da pessoa triste é viver no esconderijo como se fosse um caramujo, que se encolhe em sua casa e não quer ver ninguém. Hoje no mundo moderno da era digital há intimidações  e os aborrecimentos durante a comunicação virtual. É a era em alta velocidade e ao mesmo tempo é um grande transtorno para quem sofrem de tristeza, por elas não querem se expor o mais natural é o isolamento, sem barulho de qualquer espécie de som. Se as pessoas que vivem na alegria soubessem o pouco do sofrimento do tristonho, jamais pensaria em manter contato, respeitaria este sofrimento humano.

Na atualidade contemporânea a tristeza faz parte da vida de muitas pessoas.

A imagem diz: depressão a doença da discriminação.
A imagem diz: depressão a doença da discriminação.

Portanto a tristeza é uma realidade na vida de muitas pessoas presente nesta sociedade contemporânea, quando a tristeza é demais se transforma em depressão, aí situação complica muito mais. E sabemos que há muita gente depressiva que sofre até o fim da vida. A tristeza se não cuidar pode chegar ao estágio da depressão, e pensando melhor a pessoa triste já tem esta predisposição para uma futura depressão se não procurar orientações com profissionais da área psíquica. Hoje vivemos conectados a milhares de amigos pelo mundo todo e se não cuidarmos poderemos cair no isolamento e partir para a dor da tristeza. Não sou especialista na área da psiquiatria, quem tem algum sintoma aconselho procurar especialistas desta área. Esta matéria surgiu a pedido de amigos que sugeriram que redigisse um texto  sobre a tristeza. É conteúdo é apenas um pensar leigo a partir de muitas histórias e conversas entre amigos e pessoas sobre este tema.Inclusive muitos deles que sofrem com este sentimento de tristeza, não tem absolutamente nada de científico, digo isto para deixar claro para os meus leitores. Agora se servir para ajudar alguma pessoa a procurar ajuda aos profissionais deste campo a postagem estará sendo muitíssimo útil.       

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe, para expressar, as suas qualidades.

As mães possuem suas qualidades no abc da vida.   A imagem diz o  abc da mãe  As mães, quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhecem esta árdua luta das mães e são gratos a elas. Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.   Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dando à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e lamentar a sua real importância quando elas morrem. Os filhos deveriam observar e valorizar as qualidades da mãe.   Neste simples abc da mãe, todos os filhos deveriam sempre obser

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade.   Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.

Você já rotulou alguém de burro?

Essa atitude é preconceituosa, ela  ferirá o sentimento de outrem e ruim para o convívio social. A expressão Burro comprova o preconceito  entre as pessoas.  Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas têm uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes. Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.