Pular para o conteúdo principal

Postagem recente.

Aventuras de Pedro: Comédia na Capital das Sardinhas

   O Surfista Relutante O Rei do Surfe em fuga. Créditos da foto para o site:  Pixabay. Em uma cidade litorânea do Rio Grande do Sul, conhecida como a Capital da Sardinha, agora mais conhecida pelo lixo do que pelas sardinhas, vive Pedro, o pescador e surfista, coroado como o Rei do Surfe Gaúcho. Sua fama era tão grande quanto as ondas que o domava, e sua habilidade com as pranchas e redes era lendária. Ele era o maestro das marés, e cada mergulho nas ondas era um espetáculo de bravura e destreza. A Exaltação Popular Durante um treino para o campeonato mundial no Havaí, um grito contagiante surgiu da ponte da cidade, o ponto de encontro dos pescadores e a sede do Sindicato dos Peixes: “Pedro, o surfista, para prefeito já!”. A festa que se seguiu foi uma mistura de carnaval com músicas alemãs e gauchescas, uma celebração que uniu todas as culturas em um ritmo frenético de alegria e caos.  Tudo sob o som de uma fanfarra com instrumentos enferrujados e tons desafinados, representam o retr

A República nasceu nesta história dos golpes.

A história republicana é de golpes e de frágil democracia.
 

A foto mostra o momento da proclamação da República do Brasil.
A foto mostra o momento da proclamação da República do Brasil.


A República do Brasil iniciou realmente com o grande golpe militar em 15 de novembro de 1889, na velha monarquia e destituiu o último Imperador brasileiro Dom Pedro II. Tudo disfarçado como proclamação do novo regime de governo da república. Certamente se explica esta sequência de muitos golpes na história brasileira e lamentavelmente se tem uma democracia frágil.

A nação vive no medo se o próximo governo irá manter a democracia ou impor uma nova ditadura. Surpreendentes são como cada vez mais, os golpes de estado foram impostos durante todo o período do republicano, desde 1889 aos dias atuais. Semelhante ao golpe de 31 de agosto de 2016, oculto numa mentira de impeachment. Uma história repleta de golpes perversos que fere a paz, muito sofrimento para a população. Além de gerar grande instabilidade política, interna e externa; tudo sem data para terminar.

O país tem passado por tantos momentos históricos marcantes na vida do nosso povo. Entre eles não se pode esquecer esse marco nebuloso da instituição da República Federativa do Brasil. Tema desinteressante somente lembrado pelos estudantes que analisam sem ânimo durante as aulas de História do Brasil. Contudo, basta traçar um paralelo do contexto histórico de 1889 a 2016 e se constataram que os fatos se repetiram semelhantemente.

A ousadia para escrever, sobre esse fato histórico, que marcou a vida do país; desde 1889 até hoje.

 

Mesmo assim, me atrevo a acrescentar uma reflexão sobre este fato histórico, que ao longo dos anos vem se adaptando às mudanças mundiais e lentamente transformando a vida de todos os cidadãos brasileiros. Não pretendo analisar neste artigo todos os fatos que antecederam e instigaram a Proclamação da República. Transfiro esta minuciosa tarefa para os acadêmicos. Apenas irei fazer uma encurtada reflexão e breve passeio histórico sobre alguns marcos que mudou e continua mudando a história do nosso povo e consequentemente do país.

 

Em 15 de novembro de 1889, o alagoano, Marechal Deodoro da Fonseca assumiu o poder através de um golpe militar destituindo Pedro II e a velha Monarquia do Brasil. Instituiu uma nova forma de governo e o país assumiu outra direção na história. A República Federativa Presidencialista é a nova forma de governo do Brasil. Como é do conhecimento de todos no princípio não foi fácil, os problemas, as oposições surgiram e o país andou no trilho da história enfrentando todos os tipos de obstáculos, desde o Primeiro Presidente Republicano até os nossos dias.

Os fatos históricos republicanos compilaram muitos livros sérios.

 

São tantos fatos que marcaram a nossa República, que se pudéssemos analisar todos, dariam muitos, enormes e sérios compêndios de história. O país tem passado por múltiplos acontecimentos que balizaram a história, sendo uns bons e outros tenebrosos, que também deixaram suas marcas irreversíveis no panorama republicano.

 

Todos os problemas fazem parte do pacote histórico vivido até agora. O próximo capítulo desta história deve ser sim abraçado e escrito com muita garra pela nova geração. Ela tem o dever de resgatar, conhecer e estudar os fatos históricos para não deixar se repetirem os mesmos erros do passado, mas eliminar os desacertos e aperfeiçoar o que deu certo.

Os fatos positivos que sirvam de bons exemplos e que possam ser aplicados na história presente.


A imagem diz: mais um golpe de Estado no Brasil, sua consumação em 31 de agosto de 2016.
 Mais um golpe de Estado no Brasil, 31/08/2016.

Nestes cento e vinte e nove anos da República o Brasil tem passado por momentos de turbulências e de calmarias, de desenvolvimento e de pobreza extrema da população. Pela ironia da história a nossa República começou com um levante militar. Pois, os piores momentos da nossa República foram aqueles onde aconteceram os sangrentos golpes militares. Os militares assumiram o poder através da truculência e deixaram feridas incuráveis para sempre a muitos cidadãos civis inocentes. Até hoje muitas famílias não sabem o paradeiro desses mártires nacionais.

Com o passar dos anos obtivemos avanços no campo da política principalmente no que se refere à democracia. Do antigo voto de cabresto e os famosos currais eleitorais, chegamos até agora através do alto preço das vidas dos bravos brasileiros que reivindicavam a democracia, e eleições, gerais com plena liberdade de escolha dos seus candidatos. A cada eleição o país avança para modernização, da cédula de papel a urnas biométricas com total segurança. Um escrutínio durante um pleito leva semanas e semanas para a apuração total.

 

Agora após o horário de fechamento das modernas urnas eletrônicas o país inteiro acompanha em poucos minutos e em tempo real a apuração de uma eleição. Hoje o Brasil seria um grande exemplo de democracia fortalecida para muitos países, mas não é. Tudo porque a direita odiosa não aceitou as regras do jogo democrático das eleições de 2014 e tivesse mantido os resultados das urnas. Infelizmente construíram passo a passo o golpe e fragilizou a nossa democracia, com o mais recente o artifício golpista de 31 de agosto de 2016. A consumação desse golpe se deu agora com as eleições notícias falsas sob a batuta mercenária do Whatsapp.

Agora com as eleições de 2018, uma eleição manipulada escrupulosamente pelo aplicativo Whatsapp, o mais repulsivo atualmente, mas está a serviço das elites, e da direita reacionária do Brasil e do mundo. Em nome do vil metal esse abominável aplicativo é o grande destruidor das democracias sejam elas fortes ou fragilizadas.

 

Uma democracia onde todos os cidadãos têm o direito de votar e ser votado, segundo as leis eleitorais do Brasil, também se deveria aceitar democraticamente os resultados das urnas naturalmente. Antes nem as mulheres podiam votar e hoje tem direitos iguais aos dos homens. No entanto, nos orgulhamos muito de termos uma mulher na Presidência da República. Ela sofreu com a ditadura militar dos sessenta. Hoje o povo sente sua falta porque ela zelava com veemência em defesa da nossa democracia e procurava fazer uma administração mais humana e equitativa para todos. O Brasil ainda não conseguiu sanar velhos vícios e problemas históricos que são remotos ao início da colonização, por exemplo, o preconceito e a intolerância a um governo popular. A elite brasileira sempre dominou e domina esta nação, pois, tem uma mídia manipuladora e golpista que arquiteta a queda de qualquer governo popular.

Conheça a história do golpe de 2016.
 

Passados dois períodos de impérios, mais dois republicanos e na atual do século XXI, a população continua a sofrer porque não se tem uma educação, saúde, transporte de qualidade, segurança e habitação para todos. 



Os antigos vícios da corrupção são predominantes na sociedade. Vários setores das administrações públicas e privadas permeiam a maldição da corrupção levando à bancarrota a credibilidade dos nossos políticos e grandes gerentes de conglomerados econômicos e financeiros do nosso país. A corrupção corrói o dinheiro da nação. Todos os cidadãos honestos pagam a maior carga tributária do mundo. Contudo, recebem o mínimo em retorno social para melhorar as condições de vida da população, em geral.

Nação brava que faz resistência aos golpes de história.


A foto mostra mais um cenário da proclamação da República do Brasil.
Cenário da proclamação da República do Brasil.

Portanto, em síntese a nossa história é construída sobre golpes e mais cisões políticas. Uma realidade ruim que gera instabilidade e sofrimento para todos. O nosso povo é resistente a este comportamento péssimo dos políticos sempre agiram e reagem ao mais recente golpe baixo da história brasileira. Tudo isso somente vem provar que nem tudo nesta vida pode ser perfeito.

 

A Nossa República ainda está no mesmo sentido, porque ela é regida por seres humanos imperfeitos. Permanecemos em contínua construção e muito tem por se fazer, cabe a cada cidadão membro desta República contribuir com sua parte cobrando, participando ativamente da vida do nosso país. Denunciar qualquer tentativa de abuso de poder ou de algum ato de corrupção às autoridades competentes. Jamais deixar que nossos direitos sejam violados e exigir mais segurança, educação de qualidade e as demais garantias sociais. 

Neste aniversário republicano feriado nacional, todos possam comemorar com alegria e muita paz, cuidado no trânsito e respeite a sua vida e a do seu semelhante. Parabéns para nossa República e um feliz feriado para todos os brasileiros, que estão aqui e aqueles que moram em outros países.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe, para expressar, as suas qualidades.

As mães possuem suas qualidades no abc da vida.   A imagem diz o  abc da mãe  As mães, quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhecem esta árdua luta das mães e são gratos a elas. Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.   Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dando à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e lamentar a sua real importância quando elas morrem. Os filhos deveriam observar e valorizar as qualidades da mãe.   Neste simples abc da mãe, todos os filhos deveriam sempre obser

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade.   Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.

Você já rotulou alguém de burro?

Essa atitude é preconceituosa, ela  ferirá o sentimento de outrem e ruim para o convívio social. A expressão Burro comprova o preconceito  entre as pessoas.  Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas têm uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes. Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.