Pular para o conteúdo principal

Postagem recente.

Para relaxar ouça músicas clássicas e eruditas.

A Música Clássica: Um Oásis de Tranquilidade no Mundo Barulhento. No espaço cultural do blog tem música. Em meio à sinfonia caótica da vida moderna, onde ruídos incessantes e sons estranhos dominam o nosso cotidiano, há um refúgio silencioso que nos convida a encontrar paz interior: a música clássica. Mais do que mero entretenimento, a música clássica transcende para o reino da arte, conectando-nos com algo mais profundo. As composições dos grandes mestres, como Mozart, Beethoven e Bach, são verdadeiras obras-primas. Suas melodias suaves, harmonias ricas e estruturas bem elaboradas podem acalmar a mente e o coração, proporcionando um oásis de tranquilidade em um mundo frenético. Benefícios que Harmonizam a Vida: Inspiração e Criatividade: A música clássica estimula a criatividade, despertando novas ideias e visões inesperados. As nuances das composições podem desencadear pensamentos inovadores e soluções criativas para os desafios do dia a dia. Equilíbrio Emocional: As peças clássica

Venha olhar o pôr do sol na praia.

 

Procure contemplar os eventos alegres da natureza.

A foto mostra uma paisagem deslumbrante do Pôr do Sol sobre as dunas do Município de Imbé-rs.
Pôr do Sol sobre as dunas do Município de Imbé-rs. 


Você que mora no litoral do Brasil já alguma vez assistiu a beleza do pôr do Sol se ainda não foi, pode ir porque irá se encantar diariamente. Normalmente se o tempo está bom e não há compromissos agendados faça um teste e vá lá, na orla marítima.

Contudo, aproveite a ocasião e faça duas coisas agradáveis: caminhar e apreciar o Pôr do Sol sobre as dunas do litoral. No entanto, ainda existem as dunas, que são grandiosas obras naturais da ação do vento e da água constantemente, são impressionantes montanhas de areias e muitas com vegetações e animais que se criaram lá.


Você irá se deslumbrar com o evento magnífico do Sol, e, todos os eventos têm suas características singulares. Podem ter a certeza de que nunca será a mesmice, haverá sempre algo novo e diferente em cada espetáculo maravilhoso do Sol sobre as dunas do Mar antes da sua viagem ao poente.

No entanto, você terá aquele instante de contemplação da movimentação do Sol ao deixar o Hemisfério Sul, para nascer resplandecente no outro lado do mundo, isto é, no Norte. Contudo, todos os dias o Astro Rei Sol, proporciona para os seres humanos um “show” diferente.

Portanto, este hábito saudável de caminhar diariamente e observar as façanhas solares, encherá o seu espírito de uma alegria inexplicável e os tornam reflexivos sobre a sua vida.


Leia mais: eclipse solar de agosto de 2017.


Neste vai e vem eterno do astro-rei da nossa galáxia, essa minúscula parte do universo nos dá a dimensão de quão linda é a natureza. Contudo, essas ações são trabalhadas de forma sincronizada, nem um milímetro a mais ou a menos pode ocorrer. Observe que todos os momentos trabalham numa perfeição e harmonia simétrica às vezes incompreensíveis. Entretanto, é sim, a arte da natureza que está aí para nosso bem-estar de satisfação interior que não sabemos explicar.


Leia mais: encantos da natureza: águas, oceanos, mares e ondas.


Nestes episódios os quais assistimos poucas vezes em razão dos nossos motivos, vem o despertar da necessidade, da preservação de todo o conjunto do meio ambiente, no qual vivemos, isso é importante neste tempo tudo parece está fora dos eixos do universo.


Aprender a apreciar os fenômenos naturais nos engrandece a alma.


Contudo, seja no litoral ou em qualquer outro lugar do Brasil, o Sol nos faz sentir e pensar diante da sua grandeza o quanto somos pequenos. Entretanto, todos os fenômenos os quais ocorrem na natureza, nos convidam à introspecção e ao enriquecimento inexplicável da alma, e, enquanto seres mortais.

Todavia, ele na sua atividade diária de pintar os quadros de arte mais belos, numa rapidez sobrenatural, isto é, em poucos milésimos de segundos, ele consegue nos envolver e deixarmos como seus espectadores, vislumbrados e em êxtase. Aqueles que não forem rápidos para clicar, será impossível registrar através dos cliques das lentes, as melhores cenas e pinturas do dia. Nenhum quadro que deixamos passar, jamais se repetirão igual, porque serão únicos. Nenhuma delas podem ser comparadas aos maiores artistas de todas as fases da história da arte e de todas as obras já produzidas até agora. Simplesmente o Sol é assim, o mestre da arte, ele trabalha sem cansar para alegrar a alma do homem mortal.


As dunas são biomas naturais, elas precisam de cuidados.


No entanto, se sabe que na faixa litorânea, da Costa marítima brasileira, há poucos balneários, os quais preservam as dunas. Entretanto, elas são encontradas com facilidade, apenas nas pequenas praias, nas grandes e badaladas não existem mais.

Infelizmente, nas grandes cidades do litoral brasileiro muitos prefeitos já as retiraram e construíram largas e lindas avenidas para alegrar os turistas. Esqueceram que estão a invadir o que não o pertence, porque essas faixas o legítimo dono é o mar e não o Município.

Transformaram estes locais em grandes atrativos turísticos e de lucros para os municípios, através das especulações imobiliárias existentes no Brasil. Muitos autorizaram a construção de resorts, hotéis e pousadas luxuosas. Todos foram construídos, na má intenção da geração de postos de trabalhos e rendas. Infelizmente fora das regras ambientais e da economia sustentável.

Não obstante, eles não estão nem um pouquinho preocupados com os aspectos ambientais. Eles esqueceram que as dunas servem como barreiras de contenção naturais. Contudo, o lucro gritou mais alto do que os apelos da natureza.


O homem aos poucos vem a destruir tudo, só que eles esquecem que a natureza é sábia e ela dá uma resposta à altura das agressividades humana. Até agora o homem não aprendeu a conviver em harmonia com a natureza, essa falta de boas relações ambientais vem a trazer grandes prejuízos à humanidade. Sobretudo, de forma geral, através das grandes discussões em relação ao efeito estufa que vem destruindo o Planeta Terra.


O mundo está aquecido e as consequências são dramáticas para todos.






O aquecimento global, já não é mais teoria, é sim, realidade objetiva, no desequilíbrio climático no mundo. Todos os países sofrem com algum tipo de efeito estufa ou, é frio, seca e chuva que estão ocorrendo em exageros ou outras formas, as quais representam o desequilíbrio do clima que é visível. São exemplos práticos os ciclones, furacões e as temperaturas insuportáveis como o que está a acontecer na Europa e no hemisfério sul, grandes tempestades nunca vistas. Esse debate é extenso e muitas argumentações a favor e contra são permanentes.


Contudo, ainda, os habitantes do litoral gaúcho têm o privilégio da existência de várias dunas, as quais são biomas naturais de grande importância para a fauna e a flora existente, próprias delas lá.


Há o pensar errado de muitas pessoas em relação às dunas.

Muitas pessoas imaginam erroneamente, que elas são apenas grandes montes de areias levadiças das praias! Não muitas delas são fixas e são repletas de vidas. Vida da vegetação nativa que nasce e as protege da ação da água e do vento e sobretudo, dentro das gigantescas montanhas de areias. Nunca esqueça que lá, habitam os seres vivos e se reproduzem nas grandes dunas do mar.

Se você mora nessas cidades litorâneas, onde ainda existem a presença deste bioma natural nas dunas, preste atenção, porque elas são importantes para a população, para a fauna e a flora ali existentes.

Todavia, vá apreciar o pôr do sol, pela primeira vez, e certamente você voltará a repetir, em muitas outras ocasiões para assistir o maior e esplêndido espetáculo da natureza.


Você pode pôr-se a olhar que a natureza é bela!

Portanto, não importa onde você reside, comece se possível, apreciar os espetáculos do Sol, seja ao nascer ou na hora do poente, a sua alma será engrandecida. Em qualquer um dos eventos são belos, singulares e são impossíveis de descrever todos os detalhes porque são momentos mágicos que ultrapassam o nosso ser. Todavia, somente de uma forma presencial é possível entender o fenômeno grandioso do Sol. Ele é quem ilumina o dia, produz energia solar e limpa para todos nós e ainda promove o maior “show” diariamente que nos faz renovar nossas vidas e tirar o estresse diário.

Leia mais: O nascer do sol na praia.



Deste modo, quem puder não deixe de apreciar seja o nascer ou o pôr do sol. Cada fenômeno ocasionado pelo Sol são fascinantes e certamente nos engrandecerá a vida e a paz que o espetáculo solar nos proporcionará. Pode ter a certeza de que é alento do dia para o nosso espírito um tanto exausto.




Todavia, cada evento vem despertar a consciência de que por trás de tanta beleza e perfeição. Há O Criador de toda essa grandeza denominada de natureza. Todavia, é Deus que é a perfeição e tudo o Ele, fez, faz e fará é perfeitíssimo porque é Deus perfeito.

Portanto, é por isso que a natureza nos mostra apenas uma minúscula centelha de sua grandeza, a qual a mente humana, tem uma pequeníssima dimensão de sua grande, entretanto, jamais terá a compreensão de sua totalidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade.   Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.

O abc da mãe, para expressar, as suas qualidades.

As mães possuem suas qualidades no abc da vida.   A imagem diz o  abc da mãe  As mães, quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhecem esta árdua luta das mães e são gratos a elas. Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.   Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dando à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e lamentar a sua real importância quando elas morrem. Os filhos deveriam observar e valorizar as qualidades da mãe.   Neste simples abc da mãe, todos os filhos deveriam sempre obser

Você já rotulou alguém de burro?

Essa atitude é preconceituosa, ela  ferirá o sentimento de outrem e ruim para o convívio social. A expressão Burro comprova o preconceito  entre as pessoas.  Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas têm uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes. Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.