Pular para o conteúdo principal

Encantos da natureza: águas, oceanos, mares e ondas.

O vento e outros fatores naturais geram as ondas dos mares e oceanos.

O sol nascente sobre o Oceano Atlântico do Brasil.
As ondas que banham as imensidões dos oceanos e mares, todas elas são formadas através da ação permanente do vento; sobre as imensidões das águas oceânicas. Obviamente existem outros fatores determinantes, para as formações das ondas.  Sejam aquelas ondas pequenas, as famosas ressacas, aquelas gigantes para a prática esportiva do surfe, e principalmente, os temidos tsunamis arrasadores.  Geralmente os terremotos que ocorrem em alto mar, são os responsáveis pela formação das ondas gigantescas, e os temíveis tsunamis, os quais felizmente; ocorrem em pequenos incidentes. Porém, quando acontecem são destruidores de tudo que estiverem ao seu alcance, inclusive e lamentavelmente; as vidas humanas.  
O mais importante, sobre tudo, a maioria das ondas são calmas e fazem a alegria, de quem ama habitar, nas faixas litorâneas; do Brasil e do mundo.
Geralmente, quem mora nessas regiões banhadas através dos mares e oceanos, não sofre tanto com o calor, quanto as pessoas que vivem no interior do continente. Elas estão longe das brisas confortantes, provindas das águas dos oceanos e mares.  As atividades, pesqueiras, as caminhadas na areia da praia, promovem um sono tranquilo, e o ritmo   de vida diferenciado. Tudo vem determinar, a   qualidade de vida; dos habitantes da faixa litorânea.
Evidentemente, que o litoral brasileiro, não é um paraíso, por que os problemas sociais, econômicos e políticos continuam iguais, os de quaisquer cidades do país. O que realmente altera e se desfruta é de paz, o ar puro, sem poluição sonora, típica das regiões metropolitanas do país.  E das pequenas, medias e grandes cidades onde não tem praia.

É maravilhoso ir cedinho a praia e assistir o sol nascer.

O sol resplandecente para chamar os seres vivos para mais um dia de atividade.   
É admirável, despertar cedinho, iniciar a caminhada matinal em direção à praia, sentar tranquilamente para esperar, o sol nascer majestoso e radiante sobre a grande imensidão do Oceano Atlântico.  É uma cena da natureza praticamente indescritível em detalhes, para todos os simples mortais. Experimente você mesmo chegar na escuridão da noite até as margens do mar e de modo repentino, do nada, ver surgir o sol como se fosse uma bola de fogo, que em poucos minutos se transforma em luz tão forte e radiante que não se pode mais, fixar o olhar sobre o sol. Se você não é rápido nem consegue clicar boas fotos, o sol rapidamente iluminou tudo. Ou se concentra para contemplar, ou simplesmente permeasse a tirar fotos; você decide.

O sol recém nasceu, mas se dar início ao seu magnifico, trabalho diário, o de iluminar o Planeta Terra; e faz distinguir a noite do dia. Ele é o grande despertador natural, o qual com todas as forças e serenidade, convida todos os seres viventes a entrarem em movimento. As ondas e seu som autêntico nos convidam a uma profunda contemplação desse contínuo movimento perfeito da natureza.



O mar cheio de vida quer chamar a atenção, de cada ser humano; para o valor da vida. E cada amanhecer de sol esplêndido ou não, é um grande incentivo para todos, também para continuarem com seus ofícios do cotidiano. Essa motivação, surge a partir da movimentação sincronizada das águas do oceano. Elas nascem de maneira vibrantes e fortes do alto mar, mas se sossegam, por que as brisas fazem atenuar na areia da praia. Quem gosta do mar, poderá permanecer, horas e horas a contemplar; esse movimento imutável das brisas e ondas do oceano. Todavia, elas são na realidade, pura energia que germinam vida; e vontade de viver.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe e suas qualidades.

As mães e suas qualidades no seu abc. As mães quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhece está árdua luta das mães e são gratos a elas.  Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.
Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dão à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e se lamentarem a sua real importância quando elas morrem.

Você já rotulou alguém de burro?

É uma atitude preconceituosa para ferir o sentimento de outrem e ruim para o convívio social.Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas tem uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes.  Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.

Indiferença é este sentimento negativo presente nas relações humanas.

Este sentimento ruim, a indiferença está presente na vida e setores sociais. A indiferença é um dos sentimentos humanos extremamente impresumível inerte em sua índole humana. Todavia, quando é despertada provoca indignação à pessoa alvejada. Este sentimento negativo pode estar infiltrado em inúmeras circunstancias da vida. O mais preocupante é a insensibilidade neste mundo individualista; mesmo diante de muitas amizades virtuais vazias e geladas de sentimentos. Podem-se perceber nas relações familiares em gerais e entre amigos. 
No plano social, há muitas situações onde as pessoas reagem plenamente indiferentes, em relação aos semelhantes nas situações de fragilidade e incapacidade. São característicos dos homens reagirem indiferentemente frente aos problemas de outrem. No âmbito governamental, o sentimento de indiferença é visível e constante por parte das autoridades que se comportam em total indiferença frente aos problemas sociais do povo. Também este sentimento é muito presente ent…