Pular para o conteúdo principal

Encantos da natureza: águas, oceanos, mares e ondas.

O vento e outros fatores naturais geram as ondas dos mares e oceanos.

O sol nascente sobre o Oceano Atlântico do Brasil.
As ondas que banham as imensidões dos oceanos e mares, todas elas são formadas através da ação permanente do vento; sobre as imensidões das águas oceânicas. Obviamente existem outros fatores determinantes, para as formações das ondas.  Sejam aquelas ondas pequenas, as famosas ressacas, aquelas gigantes para a prática esportiva do surfe, e principalmente, os temidos tsunamis arrasadores.  Geralmente os terremotos que ocorrem em alto mar, são os responsáveis pela formação das ondas gigantescas, e os temíveis tsunamis, os quais felizmente; ocorrem em pequenos incidentes. Porém, quando acontecem são destruidores de tudo que estiverem ao seu alcance, inclusive e lamentavelmente; as vidas humanas.  
O mais importante, sobre tudo, a maioria das ondas são calmas e fazem a alegria, de quem ama habitar, nas faixas litorâneas; do Brasil e do mundo.
Geralmente, quem mora nessas regiões banhadas através dos mares e oceanos, não sofre tanto com o calor, quanto as pessoas que vivem no interior do continente. Elas estão longe das brisas confortantes, provindas das águas dos oceanos e mares.  As atividades, pesqueiras, as caminhadas na areia da praia, promovem um sono tranquilo, e o ritmo   de vida diferenciado. Tudo vem determinar, a   qualidade de vida; dos habitantes da faixa litorânea.
Evidentemente, que o litoral brasileiro, não é um paraíso, por que os problemas sociais, econômicos e políticos continuam iguais, os de quaisquer cidades do país. O que realmente altera e se desfruta é de paz, o ar puro, sem poluição sonora, típica das regiões metropolitanas do país.  E das pequenas, medias e grandes cidades onde não tem praia.

É maravilhoso ir cedinho a praia e assistir o sol nascer.

O sol resplandecente para chamar os seres vivos para mais um dia de atividade.   
É admirável, despertar cedinho, iniciar a caminhada matinal em direção à praia, sentar tranquilamente para esperar, o sol nascer majestoso e radiante sobre a grande imensidão do Oceano Atlântico.  É uma cena da natureza praticamente indescritível em detalhes, para todos os simples mortais. Experimente você mesmo chegar na escuridão da noite até as margens do mar e de modo repentino, do nada, ver surgir o sol como se fosse uma bola de fogo, que em poucos minutos se transforma em luz tão forte e radiante que não se pode mais, fixar o olhar sobre o sol. Se você não é rápido nem consegue clicar boas fotos, o sol rapidamente iluminou tudo. Ou se concentra para contemplar, ou simplesmente permeasse a tirar fotos; você decide.

O sol recém nasceu, mas se dar início ao seu magnifico, trabalho diário, o de iluminar o Planeta Terra; e faz distinguir a noite do dia. Ele é o grande despertador natural, o qual com todas as forças e serenidade, convida todos os seres viventes a entrarem em movimento. As ondas e seu som autêntico nos convidam a uma profunda contemplação desse contínuo movimento perfeito da natureza.



O mar cheio de vida quer chamar a atenção, de cada ser humano; para o valor da vida. E cada amanhecer de sol esplêndido ou não, é um grande incentivo para todos, também para continuarem com seus ofícios do cotidiano. Essa motivação, surge a partir da movimentação sincronizada das águas do oceano. Elas nascem de maneira vibrantes e fortes do alto mar, mas se sossegam, por que as brisas fazem atenuar na areia da praia. Quem gosta do mar, poderá permanecer, horas e horas a contemplar; esse movimento imutável das brisas e ondas do oceano. Todavia, elas são na realidade, pura energia que germinam vida; e vontade de viver.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe e suas qualidades.

As mães e suas qualidades no seu abc. As mães quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhece está árdua luta das mães e são gratos a elas.  Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.
Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dão à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e se lamentarem a sua real importância quando elas morrem.

Você já rotulou alguém de burro?

É uma atitude preconceituosa para ferir o sentimento de outrem e ruim para o convívio social. Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas tem uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes.  Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo composta sobre duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Um desenho simplório num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.
Este utensílio domestica há muitos anos foram usados no país inteiro até chegar às primeiras transmissões de energia elétrica nas capitais e aos poucos foram se disseminado para o restante do país.