Pular para o conteúdo principal

Postagem recente.

Reunir para relembrar e confraternizar.

Reencontro Memorável entre Amigos da Faculdade Um encontro memorável entre amigos da época acadêmica   A beleza da Serra Gaúcha em um dia de outono, cenário inspirador para o reencontro de amigos que vieram desta região. A vida é tecida por momentos únicos que guardamos no coração como preciosidades. Dentre eles, estão os reencontros com aqueles que caminharam ao nosso lado em etapas marcantes de nossa jornada, como os amigos dos tempos universitários. Esses encontros transcendem o tempo e a distância, renovando laços e reafirmando a importância de celebrar histórias compartilhadas. Foi exatamente isso que aconteceu no inesquecível encontro do dia 21 de abril de 2015, um evento que fortaleceu amizades e trouxe à tona memórias que jamais se apagarão. O reencontro: memórias e novas conexões  No restaurante “Paraíso da Gula”, em Novo Hamburgo-RS, amigos e familiares ...

Os encantos da natureza são águas, oceanos, mares e ondas.

O vento e outros fatores naturais geram as ondas dos mares e oceanos.


Momento Mágico do nascer do Sol, sobre as águas do Oceano Atlântico, sul, da costa marítima brasileira.
O Sol a nasce sobre as águas do Oceano Atlântico, no  sul do Brasil. 


As ondas que banham as imensidões dos oceanos e mares, todas elas são formadas através da ação permanente do vento sobre as grandezas das águas oceânicas. Obviamente existem outros fatores determinantes para as formações das ondas. Sejam aquelas ondas pequenas, as famosas ressacas, aquelas gigantes para a prática esportiva do surfe, e principalmente, os temidos “tsunamis” arrasadores. Geralmente os terremotos que ocorrem em alto mar, são os responsáveis pela formação das ondas gigantescas, e os temíveis “tsunamis”, os quais felizmente acontecem em pequenos incidentes. No entanto, quando acontecem são destruidores de tudo que estiverem ao seu alcance, inclusive e lamentavelmente; as vidas humanas.

O mais importante, sobretudo, é que a maioria das ondas são calmas e fazem a alegria de quem ama habitar, nas faixas litorâneas do Brasil e do mundo.

 

Os habitantes das regiões litorâneas não sofrem muito com o calor do verão.

 

Geralmente, quem mora nessas regiões banhadas através dos mares e oceanos, não sofre tanto com o calor, quanto as pessoas que vivem no interior do continente. Tudo isso porque moram distantes dos ventos confortantes, provindas das águas dos oceanos e mares. As atividades pesqueiras, as caminhadas na areia da praia, promovem um sono tranquilo, e um ritmo de vida diferenciado. Tudo vem determinar, a qualidade de vida dos habitantes da faixa litorânea.

Evidentemente, que o litoral brasileiro, não é um paraíso, porque os problemas sociais, econômicos e políticos continuam iguais, os de quaisquer cidades do país. O que realmente altera e desfruta é a paz, o ar puro, sem poluição sonora, típica das regiões super habitadas do país. Nas pequenas, médias e grandes cidades onde não tem praia.

 

É maravilhoso ir cedinho à praia e assistir o sol nascer.

 

A foto mostra o lindo Pôr do Sol sobre as dunas do Litoral Norte Gaúcho.
A foto mostra um resplandecente Pôr do Sol sobre as dunas do Litoral Norte Gaúcho.


É admirável, despertar cedinho, iniciar a caminhada matinal em direção à praia, sentar-se tranquilamente para esperar, o sol nascer majestoso e radiante sobre a grande imensidão do Oceano Atlântico. Contudo, uma cena da natureza é praticamente indescritível em detalhes, para todos os simples mortais. Experimente você mesmo chegar na escuridão da noite até as margens do mar. No entanto, de modo repentino, do nada, ver surgir o sol como se fosse uma bola de fogo, que em poucos minutos se transforma em luz tão forte e radiante que não se pode mais, fixar o olhar sobre os reflexos solares. Se você não é rápido nem consegue clicar boas fotos, o sol rapidamente já iluminou tudo. Contudo, se concentrará para contemplar, o Sol nascer ou simplesmente permeia tirar fotos; você decide.

 

O sol recém nasceu, mas se dá início ao seu magnífico trabalho diário, o de iluminar o Planeta Terra; e faz distinguir a noite do dia. Ele é o grande despertador natural, o qual com todas as forças e serenidade, convida todos os seres viventes a entrarem em movimento. As ondas e seu som autêntico nos convidam a uma profunda contemplação desse contínuo movimento perfeito da natureza.

 

O Sol nos desperta e faz repousar diariamente.

 

O mar é repleto de vida, ele chama a atenção de cada ser humano para o valor da existência com os raios solares do amanhecer. Contudo, em cada amanhã o Sol esplêndido, ou não, em razão do nevoeiro, é um grande incentivo para todos, nós e dizer para continuarem com seus ofícios do cotidiano. 

Todavia, essa motivação surge a partir da movimentação e sincronização das águas do oceano. Elas nascem de maneiras vibrantes e fortes do alto mar, mas se sossegam, porque os ventos serenos chamam a atenção, para se acalmarem na areia da praia. 

Quem gosta do mar, poderá permanecer, horas e horas a contemplar; esse movimento imutável das aragens e ondas do oceano. 

Todavia, elas são na realidade, pura energia que germinam vida e vontade de viver em cada amanhecer e nos lindos Pôr do Sol, ao escutar a voz ao dizer agora é o momento da calmaria, para o descanso merecido, de mais um dia de trabalho.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A família Barros no Brasil e no mundo.

Família Barros: Uma História de Tradição e Sucesso no Brasil O apelo é desafiador. Família Barros. Após diversos apelos de familiares, amigos e descendentes da Família Barros, solicitamos realizar uma pesquisa e elaboração de um artigo sobre nossas origens. Agora tomei coragem e assumi esta responsabilidade de efetuar este trabalho. Uma tarefa desafiadora, mas, ao mesmo tempo, muito interessante para conhecermos nossas raízes. Em psicologia, é possível compreender a inquietude provocada pela busca do homem por sua identidade familiar. A curiosidade de saber onde estamos, de onde viemos e de onde as nossas origens foram originadas é dever do ser humano. É uma tarefa difícil, mas, gradualmente, vou construindo essa trajetória histórica. Informo que este é um trabalho de análise histórica genérica e não uma genealogia de uma família específica.  Dessa forma, considero este trabalho como um esforço inicial, dada a magnitude d...

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade.   Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.

O abc da mãe, para expressar, as suas qualidades.

ABC da Mãe: Uma Tradição Cultural que Celebra a Maternidade As mães possuem suas qualidades no abc da vida.   criada no PowerPoint em 5 de maio de 2012, ilustra o conceito do ABC da Mãe, onde as letras 'abc' servem como ponto de partida para explorar as diversas qualidades que definem a maternidade. As mães, quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhecem esta árdua luta das mães e são gratos a elas. Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.   Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dando à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho...