Pular para o conteúdo principal

Postagem recente.

Negacionismo e Contradições Tecnológicas

  Desvendando a Escuridão da Caverna: Uma Análise do Negacionismo e das Contradições Tecnológicas A Metáfora da Caverna, proposta por Platão na obra “A República”, serve como um farol para iluminarmos o complexo mundo do negacionismo. Essa alegoria transcende o tempo e nos convida a refletir sobre como crenças preconcebidas, dogmas e preconceitos nos aprisionam na ignorância, impedindo-nos de alcançar a verdade genuína. 1. Negacionismo: Desvendando as Sombras da Ignorância : O negacionismo, presente em diversas áreas, desde a negação do Holocausto até a recusa da mudança climática, se caracteriza pela recusa em aceitar fatos comprovados pela ciência e pela história. Essa postura, muitas vezes baseada em teorias conspiratórias e crenças infundadas, se assemelha aos “cegos” da caverna que resistem à luz da verdade. Exemplos Concretos: Negação do Holocausto: A recusa em reconhecer o extermínio sistemático de judeus pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial é um exemplo flagrante de

A pandemia da covid-19..

A pandemia do COVID-19 está pressionando fortemente os sistemas de saúde em todo o mundo. 

O vírus tem uma foma de coroa  vista no microscópio eletrônico.  A  doença causada por esse vírus foi denominada de coronavírus que recebeu o nome de covid-19 a atual pandemia mundial do século XXI.
A foto do covid-19 visto do microscópio.
*O rápido aumento da demanda de instalações e profissionais de saúde ameaça sobrecarregar alguns sistemas de saúde e impedir sua operação efetiva.
Em surtos anteriores, observou-se que, quando os sistemas de saúde são sobrecarregados, a mortalidade por doenças para as quais existem vacinas ou tratamentos também pode aumentar drasticamente. Durante o surto da doença pelo vírus Ebola 2014-2015, o excesso de mortes por sarampo, malária, HIV / AIDS e tuberculose atribuíveis ao colapso dos sistemas de saúde excedeu o número de mortes por Ebola (1,2) .

"A melhor defesa contra qualquer surto é um sistema de saúde robusto", disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus. "O COVID-19 mostra a fragilidade de muitos sistemas e serviços de saúde em todo o mundo e está forçando os países a tomar decisões difíceis sobre a melhor forma de atender às necessidades de seus cidadãos".

Para ajudar os países a escolher o caminho certo diante desses desafios, a Organização Mundial da Saúde (OMS) atualizou suas diretrizes de planejamento operacional para equilibrar as demandas de resposta direta ao COVID-19 com a necessidade de continuar prestando serviços. sanitários essenciais e atenuar o risco de colapso do sistema. Isso abrange uma série de medidas imediatas específicas que os países devem considerar nos níveis nacional, regional e local para reorganizar e manter o acesso a serviços de saúde essenciais de qualidade para toda a população.

Os países precisam determinar quais serviços essenciais eles priorizarão em seus esforços para manter a continuidade da prestação de serviços e introduzir mudanças estratégicas para garantir que recursos cada vez mais limitados ofereçam o máximo benefício à população. Devem também atender aos mais rigorosos requisitos de precaução, especialmente em relação às práticas de higiene e ao fornecimento de suprimentos adequados, em especial no que diz respeito aos equipamentos de proteção individual. Isso requer planejamento sólido e ação coordenada entre governos e unidades de saúde e seus gerentes.

Exemplos de serviços essenciais incluem vacinação de rotina, serviços de saúde reprodutiva - incluindo cuidados durante a gravidez e o parto - atendimento a bebês e adultos mais velhos, tratamento de doenças mentais, doenças não transmissíveis e doenças infecciosas como HIV, malária e tuberculose, tratamentos hospitalares críticos, tratamento de problemas de saúde urgentes e serviços auxiliares, como imagens básicas, serviços de laboratório e bancos de sangue.
Sistemas de saúde bem organizados e bem preparados poderão continuar a fornecer acesso equitativo à prestação de serviços essenciais durante uma situação de emergência, limitando a mortalidade direta e evitando a mortalidade indireta desnecessária.

As diretrizes destacam a importância de manter as informações atualizadas, o que requer comunicação frequente e transparente com a sociedade e um forte envolvimento das comunidades, para que o público possa continuar confiando que o sistema responde com segurança às suas necessidades e controles essenciais o risco de infecção nos serviços de saúde. Isso ajudará a garantir que as pessoas continuem a procurar atendimento médico quando necessário e a seguir os conselhos de saúde pública. *Nota:  créditos deste artigo  para a [OMS] que é autora.

Confira o mapa da OMS sobre a evolução da covid-19 no mundo.

https://experience.arcgis.com/experience/685d0ace521648f8a5beeeee1b9125cd

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade.   Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.

O abc da mãe, para expressar, as suas qualidades.

As mães possuem suas qualidades no abc da vida.   A imagem diz o  abc da mãe  As mães, quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhecem esta árdua luta das mães e são gratos a elas. Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.   Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dando à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e lamentar a sua real importância quando elas morrem. Os filhos deveriam observar e valorizar as qualidades da mãe.   Neste simples abc da mãe, todos os filhos deveriam sempre obser

Você já rotulou alguém de burro?

Essa atitude é preconceituosa, ela  ferirá o sentimento de outrem e ruim para o convívio social. A expressão Burro comprova o preconceito  entre as pessoas.  Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas têm uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes. Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.