Pular para o conteúdo principal

Postagem recente.

Chama olímpica: o farol de união e paz no mundo

  A chama que mantém o mundo unificado Tocha olímpica. Créditos: para Wikipédia   O fogo é utilizado como símbolo de purificação, conhecimento e vida desde a antiguidade. A tocha olímpica, com sua luz perene, simboliza a união dos povos e a constante busca pela excelência. Não é apenas um objeto, mas um símbolo de esperança e inspiração, uma ponte entre diferentes culturas e épocas, um convite para celebrar a paz e a amizade. Atualmente, o mundo precisa da chama da unidade acesa para haver paz mundial. A energia mitológica é a chama da inspiração! A história da tocha olímpica começa com o titã Prometeu, que ousou desafiar os deuses para trazer o fogo sagrado à humanidade. Este ato de coragem e rebeldia é ilustrado pela chama olímpica, que simboliza a busca incessante pelo conhecimento e pela perfeição. Os novos heróis prosseguem sua jornada para promover a união, inspirados pelo fogo olímpico, por toda a Terra. A cada Olimpíada, surge um sentimento forte entre os países que promovem a

A reforma protestante foi uma revolução religiosa.

Quando foi a Reforma Protestante.
Placa comemorativa aos 500 anos da reforma Protestante.
Os mais de quinhentos anos da Reforma Protestante devem ser lembrados como um dos principais fatos históricos que impactou o mundo religioso Cristão. A partir da cisão a unidade da Igreja Cristã não foi mais a mesma e muitas outras religiões foram criadas, cada qual; com sua doutrina e ideologia religiosa específica.
Esse foi o legado da Reforma Protestante. a divisão e a geração de outras credos religiosos com a denominação atual de evangélicos.

Evidentemente, a grande maioria são desvirtuados da proposta reformista de Lutero. fundamentado em suas 95 teses, as quais abalizaram a reforma religiosa do ano de 1517.
Pensar sempre a reforma protestante, como a principal revolução religiosa; do século XVI.
Essa impactante revolução reformista, foi liderada através de Martin Luther, em português (Martinho Lutero) monge agostiniano e professor de teologia na Alemanha, ele se tornou uma das figuras centrais da Reforma Protestante. A sua rebelião foi contra os dogmas do catolicismo romano, contestando; sobretudo a doutrina do perdão de Deus dos pecados via o comércio das indulgências. Aqui foi a gota d’água que derivou a publicação das famosas 95 Teses em 1517. Conheça e leia essas noventa e cinco teses de Lutero que revolucionou o mundo cristão.

Sua recusa em retratar-se de seus escritos, a pedido do Papa Leão X em 1520 e do imperador Carlos V na Dieta de Worms em 1521, resultou em sua excomunhão da Igreja Romana, e em sua condenação como um fora-da-lei pelo imperador do Sacro Império Romano Germânico. Nesse contexto histórico ele se encontrava insatisfeito com as doutrinas de Roma. Liderada através do Papa Leão X onde gerou a cisma religioso; até os dias atuais.
   

Qual a importância da Reforma protestante.

A principal importância da Reforma foi a não aceitação das doutrinas anti-bíblicas, que eram grandes escândalos religiosos, na época e certamente ocorreram grandes explorações das pessoas ingênuas em nome da fé.
Um outro ponto principal da reforma foi a abertura de novas religiões e a divulgação da Palavra de Deus (Bíblia) inicialmente em alguns idiomas e depois com o passar do tempo para as línguas a nível mundial onde é permitido o Cristianismo.

Onde ocorreu a Reforma.

O foco principal da Reforma Protestante, foi na Europa. E com destaque para a Alemanha na liderança de Lutero. Após a consumação a reforma se difundiu em toda a Europa e nos anos seguintes por todo o mundo.  O legado da Reforma Protestante, foi a grande divisão religiosa da época moderna, rompimento da unidade do Cristianismo no Ocidente, e a partir de então, nunca mais ocorreu essa unidade do cristianismo.

Porque ocorreu a reforma.

O contexto histórico da Europa do século XVI era completamente repleto de grandes conflitos políticos, entre autoridades da Igreja Romana, e principalmente contra os governantes poderosos, das mais diversas monarquias europeias. Os principais governantes daquela época, além de serem poderosos na área política e financeira, eles ambicionavam de maneira egoísta o poder e ideológico e espiritual da Igreja romana. A principal meta dos poderosos da época eram sem equívoco, afiançar o direito divino dos reis. Um tremendo do absurdo e revoltante que levou a cisão da igreja.

O mundo pós reforma protestante.

A foto mostra essa Linda Igreja luterana no estilo arquitetônico  gótico.
Portanto, o mundo não foi mais o mesmo, a pós a Reforma Luterana ou protestante. Os povos europeus que antes eram submissos ao poderio da Igreja Católica, começaram a experimentar uma nova doutrina que os proporcionavam liberdade e mais contato com as Escrituras Sagradas, através das primeiras traduções da Bíblia para o idioma Alemão e o francês. Assim se poderia proporcionar a difusão dela em seus próprios idiomas.

A revolução religiosa fez surgir o nascimento de novas Igrejas opositoras as doutrinas romanas, foram o caso da criação das Igrejas cristãs de denominações Anglicana, Igreja Luterana e Igreja Calvinista. Isso inicialmente e no decorrer dos anos surgiram muitas outras sem parar até os dias de hoje.
Outro fator importante foi a diminuição e até a separação do poder político dos monarcas na Igreja. Antes era tudo junto, algo contrário aos ensinos da Bíblia. Tudo na época era desconsiderado, mas, no entanto, Lutero lutou contra esse contrassenso teológico de maneira aguerrida.

Os conflitos religiosos se acirraram quando a Igreja Católica através dos Jesuítas, estabeleceu a Contra Reforma.  Foi um grande movimento de perseguição aos oponentes do catolicismo que eram os seguidores de Lutero. Foi nesse contexto violento que criaram o Tribunal da Inquisição. Uma maneira violenta para punir quem pensasse diferente. E principalmente a todos que aderissem os ensinamentos de Lutero, que era a nova realidade religiosa sem volta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe, para expressar, as suas qualidades.

As mães possuem suas qualidades no abc da vida.   A imagem diz o  abc da mãe  As mães, quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhecem esta árdua luta das mães e são gratos a elas. Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.   Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dando à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e lamentar a sua real importância quando elas morrem. Os filhos deveriam observar e valorizar as qualidades da mãe.   Neste simples abc da mãe, todos os filhos deveriam sempre obser

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade.   Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.

Você já rotulou alguém de burro?

Essa atitude é preconceituosa, ela  ferirá o sentimento de outrem e ruim para o convívio social. A expressão Burro comprova o preconceito  entre as pessoas.  Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas têm uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes. Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.