Pular para o conteúdo principal

Postagem recente.

A lenda da lagoa dos Barros: Entre Sombras e Segredos

  Os mistérios da lagoa são perceptíveis, mas difíceis de serem compreendidos. A Lagoa dos Barros, RS, Google Earth. A noite caía sobre a Lagoa dos Barros, e com ela, um véu de mistério e medo se estendia sobre suas águas escuras. Os ventos sussurram segredos antigos, e os moradores das redondezas evitam olhar diretamente para o horizonte, temendo o que poderiam encontrar. As águas escuras da Lagoa dos Barros escondem mais do que os olhos podem ver. Sob o manto da noite, os segredos emergem, e o suspense se entrelaça com a realidade. Prepare-se para uma narrativa digna de Alfred Hitchcock* , onde cada ondulação esconde mistérios profundos. Naquela região isolada, onde a vegetação densa se trama como dedos esqueléticos, há algo mais do que a simples beleza natural. Os pescadores, ao retornarem de suas jornadas noturnas, falam em voz baixa sobre os gemidos que ecoam pela lagoa. Gemidos que não são humanos, mas parecem emergir das profundezas, como se a própria terra estivesse chorando. A

O cenário histórico da Reforma Protestante.

A reforma protestante e suas consequências no mundo contemporâneo.

.Martin Luther  o pai da Reforma Protestante. -O cenário histórico da Reforma Protestante em 2517
Martin Luther  o pai da Reforma Protestante.

A Reforma Protestante foi uma legítima revolução histórica de embasamento religioso que implodiu as velhas estruturas doutrinárias de dominação católica sobre os povos da Idade Média. Esta revolução eclesiástica, ocorreu no ano de 1517, mas continua a ter desdobramentos incontroláveis atualmente. São quinhentos anos de muitos acontecimentos marcantes na história da igreja após reforma.  Este fato histórico ganhou notabilidade no mundo durante séculos, no campo religioso.
Um acontecimento grandioso que já foi e continua sendo amplamente discutido por inúmeros pensadores, teólogos e historiadores durante estes últimos quase quinhentos anos de história da igreja. O legado da Reforma transcende a barreira do tempo se adaptando a realidade inovadora de dos povos do mundo inteiro.

Muitas teses e escritos já foram elaborados sobre a Reforma Protestante.

Muitas teses já foram escritas e defendidas cada uma traçando e expondo as ideias dos pensadores interessados em defenderem seus pontos de vistas ideológicos religiosos. Os livros que analisam este fato rumoroso não fazem diferentes. Todos eles trazem em sua envergadura uma defesa destemida, nas entrelinhas, deste ou daquele pensamento religioso. Isto somente vem a demonstrar como foi controvertido este fato histórico que estremeceu e ainda mexe com o pensar do povo do mundo inteiro. Praticamente tudo o que tenha sido escrito até agora e os próximos escritos que têm o intuito de reescrever esta história que mudou o pensar teológico, certamente não serão distintos. Não haverá quem consiga discorrer uma tese puramente excetua de qualquer linha eclesiástica. Nunca terá a mesma isenção ideológica e religiosa. É um assunto histórico muito suscetível para: falar ou escrever a respeito deste episódio que polarizou o mundo cristão na primeira fase em isenção absoluta. Sem que no âmago da questão não se haja uma mínima tendência, para um lado ou outro.

É quase impossível escrever sobre a Reforma protestante sem isenção ideológica.


A foto mostra uma linda Igreja do estilo Gótico uma das características da arquitetura sacra Luterana.
Igreja Luterana e sua arquitetura do estilo gótico. 
Igreja Luterana e sua arquitetura do estilo gótico.
Nesta matéria irei tentar fazer uma análise deste grandioso acontecimento histórico procurando fixar o máximo na isenção deste marco religioso. Contudo, serei passivo de nem perceber de estar incorrendo no mesmo erro dos demais pensadores ao escrever este artigo, pois não sou perfeito. Quem ler perceberá com mais facilidade onde fui tendencioso para um lado ou outro.
Analisar o panorama histórico que fez explodir esta reforma religiosa de grande imponência teológica, necessariamente é obrigado a retroceder ao contexto histórico da época para uma compreensão das sequências dos fatos. Imperativo que os leitores ampliem minuciosamente esta época. Fazer isto aqui se tornaria muito extenso o texto.  As consequências desta inevitável Reforma continuam ecoando até os dias atuais; sem previsão de um ponto final.  O contexto e os fatos históricos que contribuíram para que eclodisse a reforma protestante eram bastante perceptíveis e favoráveis para a qualquer momento acontecesse à divisão religiosa da igreja católica em força máxima. O ambiente de descontentamento no meio eclesiástico criou um clima e um solo fértil propício na época, para serem lançadas as sementes, bem antes da conhecida pré-reforma. Iniciada por Pedro Valdo, de maneira individual, em razão de ter mandado traduzir a Bíblia do original para uma linguagem simples, provavelmente o francês, uma iniciativa que tomou forma coletiva nos anos seguintes por pensadores relevantes que combatiam os desmandos do catolicismo. Entre tantos podemos citar John Wycliffe e outros que juntamente com seus seguidores se empenharam em acelerá-la a Reforma Protestante que mudaria e dividiria o mundo cristão.

O panorama histórico de 1517 na Europa.

Nesta época a Europa estava em efervescência política, social, cultural, econômica e principalmente no campo religioso. Toda esta ebulição era movida por descontentamento e uma avidez por mudanças urgentes em todos estes campos das necessidades humanas.  O terreno estava pronto para que alguém corajoso tomasse a iniciativa e pudesse dar o primeiro impulso para as mudanças ocorressem irreversivelmente.   O protagonista deste marco histórico da Reforma Protestante foi teólogo, alemão Martin Luther em português Martinho Lutero. Lutero foi um dos grandes pensadores da área teológica, considerado um grande revolucionário que sacudiu as bases do poder religioso da Europa do século XVI. Todos sabem dos pontos nevrálgicos que eram as grandiosas divergências de Lutero contra o poder central religioso romano; que não aceitava o modo de pensar e agir da Igreja Católica da época. Foi quando em 31/10/ 1517, ele pregou na porta da igreja no famoso castelo de Württemberg as 95 teses que propunha uma profunda reforma no catolicismo. A partir de então foi lançado em definitivo à Reforma Protestante.
Antes havia um cenário de uma religião única repleta de erros inaceitáveis aos olhos dos teólogos e da população esclarecida. No olho do furacão estava Lutero o estadista que fez a igreja tomar novos rumos, novas divisões e subdivisões.   Lutero recebeu um massivo apoio das igrejas e dos governantes europeus. Juntamente com o apoio de religiosos como João Calvino e Ulrico Zuínglio.  Os desdobramentos desta ação corajosa foram enormes desde aquela época aos dias contemporâneos.
Neste período foi convocado o Concílio de Trento que resultou em medidas práticas e violentas como a conhecida Contrarreforma, um movimento truculento para evitar a expansão das ideias dos reformadores pela a Europa e outras nações. Foi criado o tribunal da inquisição liderado pelos jesuítas para atuarem de forma drástica ao crescimento do protestantismo pelo mundo. Nesta época os censores andavam soltos e muitos pensadores e gente simples, mas que pensavam diferentes foram julgados e condenados à fogueira. Vários massacres ocorreram pelo mundo afora. O mais conhecido e violento foi o massacre da noite de São Bartolomeu. Além das inúmeras, grandes e cruéis perseguições que vitimou muita gente adeptas a Reforma Protestante.

Outro cenário que surgiu após esta turbulenta reforma foi à criação de uma nova igreja oposicionista aos poderes da igreja de Roma, uma das consequências óbvia e natural. Também muitas outras igrejas nasceram por divergências doutrinárias e muitas e muitas outras ramificações brotaram no decorrer destes cinco séculos e certamente muitas outras hão de nascer cada qual criando sua própria doutrina. Muitas tendo profundos e acurados conhecimentos de bases teológicas, mas outras vazias de embasamentos doutrinários e principalmente em conhecimento da Teologia.  Infelizmente são igrejas que pregam uma doutrina fora dos fundamentos das sagradas escrituras e mantém multidões de seguidores sobre o condicionamento da pressão, intimidação e do medo. Além dos mais algumas ramificações transformam seus templos em verdadeiros comércios utilizando até máquinas de cartões de créditos para recolher o dízimo e outras coisas que são comercializadas nos templos religiosos extorquindo escandalosamente seus seguidores. O mais grave que pastores destas igrejas faz uso da Santa Palavra de Deus para tentar fundamentar esta prática enriquecedora, mas abominável, aos seus seguidores e principalmente ao Deus soberano.

As consequências da Reforma Protestante continuam na contemporaneidade.

As 95 teses de Martin Luther.
As 95 teses de Martin Luther.
Portanto, a Reforma Protestante derruba os pilares do poder católico da época que estava corrompido e fez nascer um novo pensar religioso formatado já em divisões através dos grupos reformistas. E estas divisões continuam em processo contínuo de mais divisões e subdivisões religiosas na contemporaneidade. Através das criações de novas igrejas de denominações cristãs, mais conhecidas como evangélicas. As grandes maiorias levam a sério os ensinamentos a partir da Bíblia e seus dirigentes ou pastores tem uma exímia formação teológica para ministrarem e procederem ao anúncio da palavra de Deus a todos os povos.

Todavia tem outras igrejas que simplesmente não levam a seriedade dos ensinamentos sagrados, fazem de qualquer jeito. Muitos pastores não são habilitados em Teologia. O Mais grave é que existem muitos pastores que não dispõem de formação superior. E mesmo assim, faz homilia sobre a palavra de Deus, algo que exige seriedade, respeito e conhecimento teológico absoluta com as coisas Sagradas. Outros pastores fazem das igrejas um vergonhoso comércio que escandalizam quem está de fora e passa por perto e resolve fazer uma simples visita.  E cada dia se prolifera com muita força estes tipos de igrejas, principalmente nas periferias das regiões metropolitanas de todo o Brasil e no mundo.

Confira anexo das religiões cristãs espalhados pelo mundo.


Lista das religiões de denominações cristãs no mundo

Catolicismo

Igreja Católica Apostólica Romana
Rito latino
Igreja Católica de Rito Latino
Ritos orientais
Igreja Católica Bizantina Albanesa
Igreja Católica Ítalo-Albanesa
Igreja Católica Bizantina Bielorrussa
Igreja Católica Búlgara
Igreja Católica Bizantina Eslovaca
Igreja Católica Bizantina Georgiana
Igreja Católica Bizantina Grega
Igreja Católica Bizantina Húngara
Igreja Greco-Católica Melquita
Igreja Greco-Católica Romena unida com Roma
Igreja Católica Bizantina Russa
Igreja Católica Bizantina Rutena
Igreja Católica Bizantina Sérvia
Igreja Greco-Católica Ucraniana
Igreja Maronita
Igreja Católica Siro-Malancar
Igreja Católica Síria
Igreja Caldeia
Igreja Católica Siro-Malabar
Igreja Católica Armênia
Igreja Católica Copta
Igreja Católica Etíope
Catolicismo Independente
Antiga Igreja Católica
Igreja Católica Apostólica Brasileira
Igreja Católica Liberal
Igreja do Oriente
Igreja Assíria do Oriente
Cristão Mar Toma
Igrejas não-Calcedonianas
Igreja Apostólica Armênia
Igreja Ortodoxa Copta
Igreja Ortodoxa Síria
Igreja Ortodoxa Tewahido da Etiópia
Igreja Ortodoxa Tewahido da Eritreia
Igreja Ortodoxa Indiana
Protestantismo

Pré-Reforma
Valdenses
Hussitas
Irmãos Morávios
Protestantismo histórico:
Luteranos
Anglicanos
Reformados
Zwinglianos
Calvinistas
Presbiterianismo
Congregacionalismo
Puritanos
Anabaptistas
Mennonitas
Amish
Desdobramento do Protestantismo
Batistas
Pietismo
Metodistas
Restauracionismo
Igrejas de Cristo
Discípulos de Cristo
Adventistas
Igreja Cristã do Advento
Pentecostalismo
Pentecostais
Congregação Cristã no Brasil
Assembleias de Deus
Deuteropentecostais
Igreja Pentecostal Deus é Amor
Neo pentecostais
Igreja Universal do Reino de Deus
Mórmons
Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias
Comunidade de Cristo
Antitrinitarismo
Cristadelfianos
Pentecostais do Nome de Jesus
Testemunhas de Jeová
Unitarianos
Arianistas
Modalistas
Monarquianistas
Patripassianistas
Servetistas
Socianistas
Cristianismo Esotérico
Gnosticismo
Rosacrucianismo
Igreja Católica Liberal
Molokans
Sociedade Religiosa dos Amigos
Mensagem de William Branham

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe, para expressar, as suas qualidades.

As mães possuem suas qualidades no abc da vida.   A imagem diz o  abc da mãe  As mães, quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhecem esta árdua luta das mães e são gratos a elas. Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.   Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dando à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e lamentar a sua real importância quando elas morrem. Os filhos deveriam observar e valorizar as qualidades da mãe.   Neste simples abc da mãe, todos os filhos deveriam sempre obser

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade.   Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.

Você já rotulou alguém de burro?

Essa atitude é preconceituosa, ela  ferirá o sentimento de outrem e ruim para o convívio social. A expressão Burro comprova o preconceito  entre as pessoas.  Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas têm uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes. Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.