Pular para o conteúdo principal

Postagem recente.

A lenda da lagoa dos Barros: Entre Sombras e Segredos

  Os mistérios da lagoa são perceptíveis, mas difíceis de serem compreendidos. A Lagoa dos Barros, RS, Google Earth. A noite caía sobre a Lagoa dos Barros, e com ela, um véu de mistério e medo se estendia sobre suas águas escuras. Os ventos sussurram segredos antigos, e os moradores das redondezas evitam olhar diretamente para o horizonte, temendo o que poderiam encontrar. As águas escuras da Lagoa dos Barros escondem mais do que os olhos podem ver. Sob o manto da noite, os segredos emergem, e o suspense se entrelaça com a realidade. Prepare-se para uma narrativa digna de Alfred Hitchcock* , onde cada ondulação esconde mistérios profundos. Naquela região isolada, onde a vegetação densa se trama como dedos esqueléticos, há algo mais do que a simples beleza natural. Os pescadores, ao retornarem de suas jornadas noturnas, falam em voz baixa sobre os gemidos que ecoam pela lagoa. Gemidos que não são humanos, mas parecem emergir das profundezas, como se a própria terra estivesse chorando. A

Momento de garantir vaga na universidade.

A ansiedade dos alunos brasileiros para conseguirem vaga no ensino superior.

A foto mostra a entrada da UFGRS/Universidade Federal do Rio grande do Sul/Pública.
 UFGRS/Universidade Federal do Rio grande do Sul/Pública.
Após os estudantes brasileiros prestarem o Enem e o vestibular começa uma nova maratona nervosa, de todos os alunos que almejam uma vaga em algum curso superior nas universidades públicas ou particulares. Como é muito caro estudar em nosso Brasil, desde as séries iniciais aos cursos superiores esta situação se complica ainda mais quando os estudantes chegam ao ensino superior.
E na hora de fazer a matrícula no curso preferido surge primeiro e grande problema desanimador, é o peço do curso escolhido. Para os alunos que tem um padrão econômico elevado, isso não é problema. Os pais fazem a matrícula na universidade e quitam o curso completamente em parcela única.

Não é fácil se encaixar atualmente nas universidades em razão das cotas.

Os alunos que não dispõe de um padrão econômico que venha possibilitar o ingresso nas faculdades ou nas universidades brasileiras fazem uma verdadeira via cruxis, para se encaixar em um programa de cotas ou em outros que possibilitem darem continuidade aos seus estudos em nível superior. Os pais sofrem muito junto aos seus filhos por não poderem proporcionar algo quão precioso quanto à educação.

A solução é concorrer nos programas do Governo Federal.

A educação brasileira e seus problemas.
A única alternativa é se inscrever para concorrer aos programas de financiamentos do governo federal, que oferece bolsas de estudos integrais e parciais nas universidades públicas. Isto ocorre após uma seleção rigorosa feita pelo ministério da educação, que possibilita alguns alunos a ingressarem numa instituição superior de ensino em nosso país. Durante o período da inscrição e a espera do resultado a ser analisada pelos técnicos do MEC faz aumentar a angústia que toma conta de toda a família; para ver o nome da filha ou filho a ser ou não selecionado (a)s. Esta agonia é geral entre tantos concorrentes, a uma das vagas oferecidas pelo governo federal, através de seus programas educacionais superiores. 
Para a nossa realidade estes programas financiamentos educacionais são muitos limitados em relação ao universo de jovens que anseiam um dia cruzar as portas das universidades e faculdades deste país. Terem a oportunidade de se sentarem nos bancos destas instituições de ensino superior e concluírem sua graduação sonhada. A vida de estudante no Brasil não é coisa fácil temos um ensino caríssimo e poucas pessoas têm o privilégio de ser persistente em trabalhar e estudar ao mesmo tempo. As mensalidades são pesadas e totalmente fora dos padrões financeiros da maioria dos brasileiros. Fator preponderante para muitos discentes brasileiros pararem no meio do curso escolhido ou até mesmo nem iniciar uma faculdade ou universidade.

Dependendo do curso de graduação que o aluno escolhe e se fosse estudar normalmente; como é estruturado em sua grade curricular, levaria em média de 4 a 6 anos, fora o estágio. Como todos os cursos de graduação são caros, se torna impossível de pagar e geralmente se triplica os anos de duração e muitos estudantes terminam desistindo do sonho de uma graduação.

Não é fácil estudar no Brasil é preciso esperança para vencer a complicação.

PUCRS/Universidade particular.
Portanto, estudar em nosso país é muito complicado, devido seus altos custos nas universidades particulares e nas públicas. Todos os estudantes carentes dependem destes programas que oferecem bolsas integrais e parciais e o restante financiados pelos pais. E dependendo do curso de graduação escolhida poder ter um custo altíssimo e impossível para a maioria dos nossos jovens estudantes e demais cidadãos pagarem um curso completo nos estabelecimentos de ensino superior. 
Todos os jovens e os cidadãos discentes não têm como se manterem estudando nestas universidades e faculdades particulares. Resta a esperança de se enquadrarem em algum programa de financiamento da educação do governo federal. Não conseguindo sobra a alternativa que é simplesmente fazer um mero curso técnico. Esta é a meta como querem todos os mentores teóricos da educação brasileira.  Formar apenas trabalhadores e não cidadãos pensantes. Mais uma vez fica claro que a educação no Brasil não tem importância para os nossos governantes. É uma realidade histórica que está ainda muito distante para ser resolvida. Não há vontade política para isto ser definitivamente resolvida.
O problema da educação brasileira é crônico para sanar é necessário investir pesado desde as séries iniciais a ao ensino superior. Este investimento deve ser universal para possibilitar o ingresso de todos os alunos nos cursos superiores e gerar condições essenciais para os estudarem e os professores terem condições para trabalharem. Começando com a valorização do professor pagando um salário digno a sua formação. Para isso acontecer é fundamental revolucionar toda a estrutura do sistema educacional brasileiro. Se os nossos governantes não abraçarem a educação como meta prioritária permaneceremos no atraso sem volta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe, para expressar, as suas qualidades.

As mães possuem suas qualidades no abc da vida.   A imagem diz o  abc da mãe  As mães, quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhecem esta árdua luta das mães e são gratos a elas. Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.   Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dando à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e lamentar a sua real importância quando elas morrem. Os filhos deveriam observar e valorizar as qualidades da mãe.   Neste simples abc da mãe, todos os filhos deveriam sempre obser

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade.   Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.

Você já rotulou alguém de burro?

Essa atitude é preconceituosa, ela  ferirá o sentimento de outrem e ruim para o convívio social. A expressão Burro comprova o preconceito  entre as pessoas.  Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas têm uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes. Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.