Pular para o conteúdo principal

Postagem recente.

Chama olímpica: o farol de união e paz no mundo

  A chama que mantém o mundo unificado Tocha olímpica. Créditos: para Wikipédia   O fogo é utilizado como símbolo de purificação, conhecimento e vida desde a antiguidade. A tocha olímpica, com sua luz perene, simboliza a união dos povos e a constante busca pela excelência. Não é apenas um objeto, mas um símbolo de esperança e inspiração, uma ponte entre diferentes culturas e épocas, um convite para celebrar a paz e a amizade. Atualmente, o mundo precisa da chama da unidade acesa para haver paz mundial. A energia mitológica é a chama da inspiração! A história da tocha olímpica começa com o titã Prometeu, que ousou desafiar os deuses para trazer o fogo sagrado à humanidade. Este ato de coragem e rebeldia é ilustrado pela chama olímpica, que simboliza a busca incessante pelo conhecimento e pela perfeição. Os novos heróis prosseguem sua jornada para promover a união, inspirados pelo fogo olímpico, por toda a Terra. A cada Olimpíada, surge um sentimento forte entre os países que promovem a

É muito caro estudar no Brasil.

Antes do início das aulas vem mais gastos extras onerando ainda mais a educação.

A imagem diz:a educação brasileira e seus problemas.
O ensino superior no Brasil é caríssimo.
Após a maratona do Enem, SISU e vestibular é chegada a hora do acadêmico fazer a tão sonhada matricula no curso escolhido na faculdade, universidade, particular ou pública. É neste momento que muitos alunos levam um tremendo choque em relação aos preços da matricula, mensalidades, material didático, transportes, alimentação e hospedagem, como as famosas repúblicas estudantis. Aqueles que conseguiram entrar numa instituição de ensino superior através dos programas do governo recebem um choque menor. Pois, mesmo que consiga entrar num curso acadêmico por estes programas com uma bolsa integral ou parcial todos tem muitos itens a serem ajustados na questão de preços até chegar realmente o primeiro dia de aula inaugural do curso elegido.

Estudar no Brasil continua a ser oneroso e muitas famílias não conseguem manter seus filhos no ensino superior. 

Muitos acadêmicos não conseguem seguir adiante por quer não tem como arcar com os custos da educação.  Aquele sonho de chegar ao fim do curso é abortado meses depois terem realizado a matrícula. Isso que em décadas passadas a situação era muitíssimo difícil para filhos de cidadãos trabalhadores estudarem no ensino superior. Geralmente os filhos dos ricos eram quem estudavam nas melhores universidades públicas e particulares. O mais revoltante que nas universidades federais estudavam gratuitamente em maioria absoluta a classe rica brasileira. Os filhos dos ricos sempre estudaram nas melhores escolas particulares, desde as séries iniciais até o ensino médio e além disso frequentavam os melhores cursinhos para reforçar no vestibular. Praticamente todos eles garantiam a vaga na universidade.

A realidade da classe pobre no Brasil nuca foi e nem será fácil para entrar na universidade púbica por sempre estudam em escolas que não prepara o suficiente.


A realidade dos pobres sempre foi mais complexa, todos estudaram nas escolas públicas deficientes e consequentemente ficavam fora das universidades públicas. Esporadicamente alguns por milagre conseguiam passar no vestibular de uma instituição de ensino federal. São casos raríssimos e mesmo assim ainda é muito penoso concluir até o fim do curso e receber a diplomação das mãos do reitor.

Porém nestes últimos doze anos a educação brasileira andou alguns passos e proporcionou muitos brasileiros estudarem em faculdades e universidades particulares e públicas. Tem muito a ser feito e a própria sociedade tem o dever de exigir do governo mais educação para todos.  Afinal de contas um país que não tem a educação do seu povo como prioridade, jamais será uma nação desenvolvida. Pode até ter bons índices de desenvolvimento econômicos, mas se tornará inócuo se a nação não for contemplada com educação. Dinheiro existe para ser investido pesado na pasta da educação, basta vontade política para fazer da parte do governo como um todo.


Todavia, por enquanto, estudar em nosso país continua a ser oneroso para todos os estudantes sejam eles das instituições particulares e públicas. A única solução para mudar esta realidade ruim em todo o sistema educacional brasileiro é priorizar a educação em geral.  Começando a valorizar os professores com uma remuneração digna, justa e proporcionar   formação contínua dos mestres. E, sobretudo priorizar a educação em todas as etapas, construir ambientes físicos adequados para que o professor possa desenvolver o melhor trabalho pedagógico em condições dignas em paz e segurança com os alunos.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe, para expressar, as suas qualidades.

As mães possuem suas qualidades no abc da vida.   A imagem diz o  abc da mãe  As mães, quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhecem esta árdua luta das mães e são gratos a elas. Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.   Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dando à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e lamentar a sua real importância quando elas morrem. Os filhos deveriam observar e valorizar as qualidades da mãe.   Neste simples abc da mãe, todos os filhos deveriam sempre obser

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade.   Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.

Você já rotulou alguém de burro?

Essa atitude é preconceituosa, ela  ferirá o sentimento de outrem e ruim para o convívio social. A expressão Burro comprova o preconceito  entre as pessoas.  Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas têm uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes. Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.