Pular para o conteúdo principal

Postagem recente.

Aventuras de Pedro: Comédia na Capital das Sardinhas

   O Surfista Relutante O Rei do Surfe em fuga. Créditos da foto para o site:  Pixabay. Em uma cidade litorânea do Rio Grande do Sul, conhecida como a Capital da Sardinha, agora mais conhecida pelo lixo do que pelas sardinhas, vive Pedro, o pescador e surfista, coroado como o Rei do Surfe Gaúcho. Sua fama era tão grande quanto as ondas que o domava, e sua habilidade com as pranchas e redes era lendária. Ele era o maestro das marés, e cada mergulho nas ondas era um espetáculo de bravura e destreza. A Exaltação Popular Durante um treino para o campeonato mundial no Havaí, um grito contagiante surgiu da ponte da cidade, o ponto de encontro dos pescadores e a sede do Sindicato dos Peixes: “Pedro, o surfista, para prefeito já!”. A festa que se seguiu foi uma mistura de carnaval com músicas alemãs e gauchescas, uma celebração que uniu todas as culturas em um ritmo frenético de alegria e caos.  Tudo sob o som de uma fanfarra com instrumentos enferrujados e tons desafinados, representam o retr

Zero para alunos na redação do Enem.

Sinal vermelho para o sistema educacional do Brasil.

A imagem diz: zero! foi a nota de milhares de estudantes em 2015 é o retrato ruim da educação do Brasil.
Zero! foi a nota de milhares de estudantes em 2015.
O Enem foi criado a partir do ano de 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) o principal objetivo é avaliar o desempenho do estudante ao término da escolaridade básica.  Outros alunos também podem participar do exame são aqueles que estão para concluir ou que já concluíram o ensino médio em anos anteriores.

Mais uma vez o Enem de 2015 recebeu candidatos de todo o país para prestarem exames e se tornarem aptos a concorrerem aos programas do governo federal que proporciona bolsas de estudos integrais para os melhores classificados com boas notas para estudarem nas faculdades e universidades particulares e públicas brasileiras. 

O  Enem de 2014 revelou dados preocupantes e nada foi feito para superar o problema da redação.

Em   2014 o Enem apontou um dado preocupante num universo de   9.519.827 candidatos, 529.373 pessoas, obtiveram a nota (0) zero na redação. Porém   em 2015 foram 8.478.096, inscritos e ocorreu uma ligeira queda equivalente ao percentual de 10,67% menor que em 2014. Os participantes que alcançaram a nota zero, foram 53.032 de pessoas, a taxa caiu vertiginosamente em relação   ao ano anterior.
Ainda assim, estes números não são nada bom para a educação brasileira. Revelam sintomas gravíssimos de deficiências no ensino nacional. Somente vem a comprovar o quanto a educação sempre foi e está sendo deixada de lado e desvalorizada ano após ano, governo após governo.  A educação o maior patrimônio da nação brasileira, praticamente permanece em quinto plano de interesse de todos os governos de todas as siglas partidárias. Eles nunca valorizaram e jamais valorizarão plenamente a educação em todos os seus aspectos. O Resultado está aí milhares de alunos tirando zero em uma redação de um tema fácil de defender. 
Pense bem!  Alunos que sempre estudaram regularmente em escola seja ela pública ou particular, não receberam formação suficiente, para no momento de prestar exame a nível nacional, não saber redigir uma redação, receberem a nota zero. Mostra que algo de errado tem neste sistema de ensino do Brasil. 

Não dar para se contentar com tantos alunos que não sabem formular uma frase, um argumento coeso do início ao fim do texto. Não saber distinguir a estrutura de uma redação. Além disso, escrever de forma totalmente errada as palavras, contendo erros gravíssimos de ortografia e caligrafia se torna ilegível e incompreensível para os professores da bancada do Enem corrigirem. Esta realidade simplesmente significa um pedido de socorro para o sistema educacional brasileiro.

É sério o problema da educação brasileira e exige ações urgentes.

Portanto, o problema na educação brasileira existe e clama por atenção dos gerenciadores do ensino desde as séries iniciais ao básico. Para reverter esta situação vergonhosa a curto, médio e a longo prazo. Enquanto, um aluno tirar zero em uma redação, o ensino nacional precisa de cuidados especiais por parte do governo.  
Na política educacional brasileira quem necessita ser valorizado é o professor, pois até agora é o mais prejudicado.  Muitos estados e municípios nem o salário nacional, o famoso piso salarial dos professores, não é pago. Na sequência muitas e muitas coisas que  devem ser repensada e principalmente o governo, é obrigado  investir pesado na educação para sanar estes velhos problemas que envergonham o nosso país como sendo a 7ª economia mundial. 
Muitos podem até discordar, mas a educação do país   não vai bem. Há uma série de fatores que levam os alunos ou qualquer candidato a tirar zero em uma redação, não somente do Enem, mas de outros concursos públicos, são falhas que precisam ser urgentemente ser avaliadas no sistema educacional em geral.
Um outro elemento a ser analisado é que além de muitos alunos já receberem uma educação deficiente, muitos não têm motivação nenhuma para ler e escrever continuamente. As maiorias perdem seu tempo nas redes sociais jogando e não tira um tempo regrado para leituras de bons livros, revistas, jornais, blogs, etc.  Todavia mais um sinal vermelho foi aplicado pelo o Enem de 2015 que a educação brasileira não está bem e necessita de atenção urgentíssima para corrigir este problema que afeta milhares de pessoas em todo o país.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe, para expressar, as suas qualidades.

As mães possuem suas qualidades no abc da vida.   A imagem diz o  abc da mãe  As mães, quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhecem esta árdua luta das mães e são gratos a elas. Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.   Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dando à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e lamentar a sua real importância quando elas morrem. Os filhos deveriam observar e valorizar as qualidades da mãe.   Neste simples abc da mãe, todos os filhos deveriam sempre obser

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade.   Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.

Você já rotulou alguém de burro?

Essa atitude é preconceituosa, ela  ferirá o sentimento de outrem e ruim para o convívio social. A expressão Burro comprova o preconceito  entre as pessoas.  Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas têm uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes. Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.