Pular para o conteúdo principal

Postagem recente.

Chama olímpica: o farol de união e paz no mundo

  A chama que mantém o mundo unificado Tocha olímpica. Créditos: para Wikipédia   O fogo é utilizado como símbolo de purificação, conhecimento e vida desde a antiguidade. A tocha olímpica, com sua luz perene, simboliza a união dos povos e a constante busca pela excelência. Não é apenas um objeto, mas um símbolo de esperança e inspiração, uma ponte entre diferentes culturas e épocas, um convite para celebrar a paz e a amizade. Atualmente, o mundo precisa da chama da unidade acesa para haver paz mundial. A energia mitológica é a chama da inspiração! A história da tocha olímpica começa com o titã Prometeu, que ousou desafiar os deuses para trazer o fogo sagrado à humanidade. Este ato de coragem e rebeldia é ilustrado pela chama olímpica, que simboliza a busca incessante pelo conhecimento e pela perfeição. Os novos heróis prosseguem sua jornada para promover a união, inspirados pelo fogo olímpico, por toda a Terra. A cada Olimpíada, surge um sentimento forte entre os países que promovem a

World, wide e web a invenção que alterou as relações pessoais na era digital.

As pessoas transformaram as formas de relacionamentos com o advento da internet.

A imagem diz: worldwide e web
Os algoritmos world, wide e web é uma invenção fenomenal que entrelaçou todos numa teia mundial de navegação sem limites. Você já parou e pensou quantas vezes por dia digita estas três letras www?  Quem as criou? O que realmente elas significam?  E quantos anos acompanham e interfere em sua vida cotidiana no mundo virtual tanto pessoal quanto comercial? Para iniciar o nosso papo sobre estes três algoritmos world wide e web é fundamental pelo menos saber sua tradução do inglês para o português.
World é substantivo, exemplo: mundo.   Wide é adjetivo: extenso, amplo.  Web substantivo significa: teia, entrelaçamento.  Então, uma frase inglesa que é composta por dois substantivos world e Wide, mais um adjetivo: web. Traduzindo para o português seria: o mundo entrelaçado numa extensa teia.
Porém, para a linguagem da informática tem outro significado prático; são mais conhecidos como teia mundial, nos quais comportam, sistemas de documentos em hipermídia, onde todos; são interligados e executados na Internet. Aonde as pessoas podem navegar pesquisar, relacionar-se, comunicar-se e negociar e etc.

Esta façanha já faz alguns anos de história e está partindo para a maturidade, completando 30 anos de muitas transformações na vida das pessoas na internet. Toda esta revolução, deu início a era digital, também conhecida como a era da tecnologia da informação. As comunicações passaram ser em tempo real e ao vivo. Essa história, tem uma data, como marco inicial entre 1980 e 1989. 

A imagem diz world,wide e web (www)
O autor dessa revolução do século foi o Sr. Tim Berners-Lee especialista em informática. Ele trabalhava num laboratório da Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN), quando pensou em uma maneira fácil; para acessar os arquivos dos computadores interconectados. Esta data é 12 de março de 1989. No entanto antes disso, muitas outras experiências e tentativas foram feitas até chegar o modelo ideal para iniciar uma navegação segura, sem fim e sem limites. 

Atualmente, todas as pessoas são navegadoras, nos oceanos virtuais e desconhecidos. Eles são repletos de obstáculos e piratas ameaçadores, aos bravos e destemidos internautas buscadores de novos mundos, novidades, negócios, relacionamentos e diversão. Como na época das grandes navegações, os marujos do mar, corriam constantes perigos, em razão da falta de bons equipamentos de orientações marítimas seguras. Hoje a navegação na internet, não é diferente. Todos enfrentam perigos invisíveis e maiores do que na época das grandes navegações.

A pirataria e os naufrágios na internet atualmente são constantes e permanentes.

Este código https mostra que o site ou blog é seguro.
Antigamente muitos naufrágios e ataques piratas aconteciam permanentemente.  Hoje não é muito diferente; os ataques se sofisticaram ao ritmo da velocidade da internet. E nessa grande teia, produzida por essa aranha virtual, os navegadores, também passam por constantes perigos invisíveis. Tudo pode acontecer, no momento que se aperta o mouse, para iniciar quaisquer buscas nos navios virtuais ou buscadores de informações. Começa então, a surgir do nada, os piratas do mal para detonar com qualquer aventura em alto mar virtual. 
Os abomináveis hacks cibernéticos, os plagiadores, os maldosos especialistas em spans e etc. Mesmo aos se precaver de todas as tecnologias, para a proteção que existem, nos   servidores de internet. Ainda assim, quase todas as pessoas são atacadas de surpresas desagradáveis.  São os perigos do mar virtual, que estão em ação fazendo o mal, a quem apenas, procura navegar para fazer pesquisas; negócios e entretenimento.

O código de html é importante na linguagem da internet  
A internet é esse invento grandioso, mas ainda está recém iniciando. Certamente, muitas mudanças e aperfeiçoamentos ocorrerá nos próximos anos, para atingir públicos alvos; em todos os nichos. Na internet nada é estático tudo sofre mutações instantâneas. Assim, são esses códigos   world, wide e web. Sem dúvida é um fenômeno mundial que mudou e mudará a vida de bilhões de pessoas, mas não parou no tempo e espaço. Em regra, os especialistas em informática, estão sempre inovando e procurando novas formas práticas para aprimorar a comunicação através da engenharia da informatização.

Portanto, sabe aquelas ideias que fazem a diferença, transformando o mundo e o modo de vida das pessoas interagirem, assim é a invenção da internet. Aqui está uma delas que foi pensada em laboratório de pesquisa e informática na Inglaterra pelo gênio Tim Berners-Lee a world wide web. Após a geração desse código www, vieram outros e novos programas como https, blog, @, html, software, antivírus, com sites, ip, link, e etc. Todos esses códigos, tem suas funções próprias e quando sincronizados formam as peças, dessa grande teia, e formam um único conjunto, que fazem movimentar a internet; em sua linguagem própria no mundo virtual.

O surgimento desses códigos que é a internet na prática, o mundo se transfonou nessa teia global.

O algorítimo https indica que o site/blog é seguro para navegar.  
Consequentemente o comportamento das pessoas não é mais os mesmos. As relações pessoais e familiares mudaram. A maneira de negociar também mudou.  Desde um simples comércio aos grandes volumes de negócios dos conglomerados e grupos empresariais, as estatais, tudo são feitos em rede através destes códigos. A comunicação deu uma guinada em velocidade e qualidade. Também acirrou a concorrência entre as grandes empresas no mundo inteiro para ganharem prioridade e disputas por agilidade, como os servidores e provedores. A briga pessoal nos sites de relacionamentos vem aumentando e muitas vão aos tribunais. As batalhas judiciais por patentes cresceram enormemente e etc.

Praticamente o mundo está compactado nas linguagens dos códigos. Em pouco tempo são gerados tsunamis de informações, negócios, debates, textos e diálogos dos scripts a serem transformados, numa linguagem criptografadas. Após, serem decodificados, nas telas dos computadores e nos diversos dispositivos móveis, em frações de segundos, as pessoas podem lerem, ouvirem e verem as páginas, as músicas e filmes e etc. 

Tudo nesta aranha gigante, produtora das teias infinitas e todos deslizam, surfam, ou navegam nestas teias virtuais sem fim. Tudo que é postado nesta aranha produtora de teias, cair na rede é entrar numa área sem dono. E infelizmente, muitos usam os conteúdos para o bem ou para o mal. Até os governos usam frequentemente para o mal, espionando uns aos outros e os cidadãos comuns. 

Neste emaranhado de teias transformados em códigos e sua linguagem específica a internet já mudou e continua mudando muito mais a vida das pessoas diariamente em um processo sem fim.


A música do cantor e compositor Gilberto Gil pela internet.






Letra da música pela internet.
(GILBERTO GIL).
Criar minha web site
Fazer minha home-page
Com quantos gigabytes
Se faz uma jangada
Um barco que veleje

Que veleje nesse informar
Que aproveite a vazante da infomaré
Que leve um oriki do meu velho orixá
Ao porto de um disquete de um micro em Taipé

Um barco que veleje nesse informar
Que aproveite a vazante da infomaré
Que leve meu e-mail até Calcutá
Depois de um hot-link
Num site de Helsinque
Para abastecer

Eu quero entrar na rede
Promover um debate
Juntar via Internet
Um grupo de tietes de Connecticut

De Connecticut acessar
O chefe da milícia de Milão
Um hacker mafioso acaba de soltar
Um vírus pra atacar programas no Japão

Eu quero entrar na rede pra contactar
Os lares do Nepal, os bares do Gabão
Que o chefe da polícia carioca avisa pelo celular
Que lá na praça Onze tem um videopôquer para se jogar

Comentários

  1. Tem a parte boa e a ruim .
    O segredo é saber usar e não extrapolar
    Excelente publicação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Correto! Eu sempre comparo a internet como a sociedade ou uma grande metrópole. As grandes metrópoles seja no Brasil ou no mundo são compostas de pessoas boas e ruins. Asim também é a sociedade em geral. A diferença entre ambas é que uma real e a outra é virtual. Porém a maldade existe, assim, também como a bondade. Na sociedade real é até mais difícil de se afastar das pessoas do mal, já na virtual mesmo que em plena navegação há recursos que nos permite afastarmos das pessoas maldosas em um ou mais clicks. Enquanto na sociedade real há situações onde as pessoas são obrigadas a viver em ambientes ruins. A única coisa a fazer é procurar não provocar e tentar viver em paz. Portanto, as duas são repletas do bem e do mal.

      Excluir

Postar um comentário

Por gentileza deixe seu comentário é muito importante para nosso trabalho.

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe, para expressar, as suas qualidades.

As mães possuem suas qualidades no abc da vida.   A imagem diz o  abc da mãe  As mães, quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhecem esta árdua luta das mães e são gratos a elas. Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.   Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dando à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e lamentar a sua real importância quando elas morrem. Os filhos deveriam observar e valorizar as qualidades da mãe.   Neste simples abc da mãe, todos os filhos deveriam sempre obser

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade.   Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.

Você já rotulou alguém de burro?

Essa atitude é preconceituosa, ela  ferirá o sentimento de outrem e ruim para o convívio social. A expressão Burro comprova o preconceito  entre as pessoas.  Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas têm uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes. Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.