Pular para o conteúdo principal

Postagem recente.

Chama olímpica: o farol de união e paz no mundo

  A chama que mantém o mundo unificado Tocha olímpica. Créditos: para Wikipédia   O fogo é utilizado como símbolo de purificação, conhecimento e vida desde a antiguidade. A tocha olímpica, com sua luz perene, simboliza a união dos povos e a constante busca pela excelência. Não é apenas um objeto, mas um símbolo de esperança e inspiração, uma ponte entre diferentes culturas e épocas, um convite para celebrar a paz e a amizade. Atualmente, o mundo precisa da chama da unidade acesa para haver paz mundial. A energia mitológica é a chama da inspiração! A história da tocha olímpica começa com o titã Prometeu, que ousou desafiar os deuses para trazer o fogo sagrado à humanidade. Este ato de coragem e rebeldia é ilustrado pela chama olímpica, que simboliza a busca incessante pelo conhecimento e pela perfeição. Os novos heróis prosseguem sua jornada para promover a união, inspirados pelo fogo olímpico, por toda a Terra. A cada Olimpíada, surge um sentimento forte entre os países que promovem a

Internet gera silêncio estranho nas famílias.

A tecnologia digital conecta ao mundo, mas silencia e esfria as relações familiares.

A imagem de fundo vermelho e ao cento o círculos entrelaçados que simbolizam a teia da internet com as palavras:World,Wide e web. Em volta está escrito: a convivência humana rela e virtual.
A convivência humana real e virtual!
As relações familiares saudáveis, são trocadas através desse novo modelo de comportamento estranho, perigoso, frio e silencioso. São os resultados dos avanços da era digital ou da tecnologia da informação. A internet realiza e impõe essa realidade via as redes sociais.
Essa realidade foi nos dada a perceber através de um forte evento meteorológico na região onde provocou grandes estragos na rede elétrica e nos cabos que conduzem a internet em 2014.

Nesse ano ainda a internet móvel no formato 3G e 4G eram coisas desconhecidas e mesmo que houvesse não haveria energia para recarregar as baterias dos celulares.  Vários dias sem energia elétrica as pessoas se humanizaram e voltaram a conversar entre familiares e amigos.

Uma nova realidade humanizada sem as redes sociais.

Quão intensamente foi adaptação durante esse longo período de abstinência sem internet. Não de vontade própria, mas de lado a lado, a imposição dos problemas técnicos não resolvidos.
Legítima incompetência das concessionárias de energia (RGE/Sul), e da internet a (OI) que monopolizam os serviços públicos de energia  e telefonia na região. E a (OI) de telefonia e internet fixa no país.  Em razão da longa espera, naturalmente surgiram algumas características comportamentais próprias da eventualidade e contemporaneidade, a ansiedade, irritabilidade, discussões entre concessionária, desconfortos e impaciência, para viver os primeiros dias de desconectados do mundo virtual.
Tudo culpa das concessionárias incompetentes de energia e telefonia. Elas são tolamente incapazes para restabelecerem, dos serviços de energia e das conexões dos telefones e internet móvel e fixa. Esses serviços são atualmente   necessidades geradas pelas tecnologias da informação, que fisgou quase todos os seres humanos.   

Nos dias de hoje é um problema viver sem energia e internet.

A imagem de fundo preto e caracteres azul e verde esta escrito o algorítimo:https//www.com/ e internet mais o simbolo do cadeado que mostra para os internautas que o site/blog são seguros.
A barra de pesquisa com https + cadeado é  o site é seguro.
Geralmente a vida contemporânea depende quase em absoluto da energia elétrica e mais a internet. Tudo é conectado a rede de computadores, trabalho, negócios, empresas, serviços e as relações sociais. Porém tudo isso tem um preço e principalmente, exigem cuidados especiais no uso continuo, para não prejudicar a vida pessoal e familiar.
Atualmente quando as pessoas permanecem fora do ciclo virtual, parecem que a vida não tem mais graça. Uma legitima necessidade, leviana e banal porque fora dessa teia virtual, tem outros valores fundamentais, sendo esquecidos e outras relações especiais destruídas; de maneira despercebida.

Essa tempestade violenta destruiu o poderio da internet.

A tempestade que se abateu sobre a região trouxe grandes prejuízos e transtornos para a população, mas ela fez renascer novos valores com a perda do reinado da internet.
Em contra partida foi uma experiência importante, nesse período sem Internet, todos voltaram a introspeção e se notou quanto às relações familiares estão sendo substituídas por meio  de uma nova cultura estranha, repleta de comportamentos perigosos tais como o silêncio nos lares, a ausência das pessoas nos momentos dos convívios familiares e festivos; o egoísmo aumentando, e a alegria desparecendo. Contudo, se percebe o crescendo o emudecer dos componentes   familiares; determinado, via aos atrativos das redes sociais. Infelizmente tudo está se ampliando, em velocidade da internet, diariamente e sem limites. Porquanto são assustadoras, poucas pessoas percebem os estragos entre os familiares e amigos dessa nova cultura do silêncio da era digital, detonadora, de laços familiares e amigos reais. 

Momento de pensar num bom passa tempo escrever sob a luz de velas e lamparinas

A imagem mostra alguém trabalhando e se comunicado via internet de maneira estressada nessa era da tecnologia da informação.
Alguém trabalhando e se comunicando via internet já a exaustão.
Para algumas pessoas a única alternativa para passar o tempo foi escrever sobre os efeitos nocivos da internet em meio a falta de luz. Voltar aos tempos antigos e usar lamparinas e velas para redigir manualmente em folhas de papel sobre esse episódio meteorológico.
A única alternativa foi pensar e escrever sobre muitos assuntos e inclusive a própria internet. Essa temporada sobreveio um ponto positivo, pensar sobre essa própria invenção que jogou quase todos os humanos em uma interminável teia de conectividade virtual. Gerou-se uma nova modalidade das relações entre pessoas estranhas e muitas delas perigosas, que inicialmente, se apresentam como se fossem boazinhas, cuidado! Hoje em dia, poucos humanos, põem seus perfis verdadeiros, na ilimitada teia virtual de relações humanas virtuais. Há muitos perfis falsos os conhecidos “fakes”.  Muitas pessoas movidas pela curiosidade terminam entrando nessa grande teia de relações humanas virtuais.
Geralmente todos gostam e geram uma nova teia e assim sucessivamente. Porém, quando há algum problema técnico que não pode se conectar a teia virtual, parece que vive fora da realidade e desatualizado. Não se conseguem desvencilhar, dessa nova forma de relacionamento humano da atualidade, isto é, da era da tecnologia da informação.

As relações humanas tema amplo que exige profundas reflexões.

A foto mostra a iluminação na rua antes do temporal a noite.
Luz na rua antes do temporal.
A partir desse mote as relações humanas e familiares, e a reflexão se direcionam para as relações virtuais, que é um tema amplo e merece uma profunda reflexão principalmente; nos estragos que causados no âmbito familiar. Uma realidade enraizada em todos os lares é uma nova maneira de se relacionar, comunicar etc. Muitas amizades são saudáveis, mas, há aquelas que são perigosas formas de amizades que podem gerar no meio familiar, grandes transtornos.  se não houver precauções ao entrar nesta grande teia virtual, surgem os problemas.
Esse período desconectado fora positivo, para se pensar nessa nova forma de relações humanas e em especial a familiar, que está se solidificando a cada segundo nos lares. As famílias estão emudecendo, ninguém tem mais tempo para o diálogo. Até mesmo nas horas das refeições ninguém, mais dialoga, todos ficam teclando seus dispositivos moveis, conversando com os estranhos e a indiferença com familiares e amigos reais.
Está se vinculando uma cultura comportamental perigosa nos lares brasileiros e mundiais é a falta de diálogo entre os membros da família e se constrói o isolamento e a frieza nas relações familiares. Os membros familiares estão se silenciando ninguém conversa, ou quando há alguma tentativa há interferência externa, corta a iniciativa e termina em brigas.

A internet conecta as pessoas quase de maneira ininterrupta, muito cuidado com isso.

A foto mostra o poste e a rede de distribuição de energia elétrica para todas as cidades da região da grande Porto Alegre.
Poste e a rede de distribuição de energia elétrica antes do temporal. 
Este novo comportamento na sociedade contemporânea foi originado após o advento da internet que está plugando as famílias nas redes sociais, muitas delas sem limites. Em busca de novas relações estranhas, há ocorrências de estranhos perigosos que mantém diálogos e amizades intensamente entre as pessoas da família, principalmente menores, os quais os pais infelizmente se descuidam e permanecem sem conhecerem. Geralmente esse tipo de aproximação leva a casos problemáticos e com finais desastrosos e trágicos.
Preste bem atenção se hoje existe aquele dialogo caloroso e familiar entre a grande maioria das pessoas de suas casas!   Atualmente todos os membros de uma família, geralmente têm em suas mãos a um ou mais dispositivos ligados e conectados, quase interruptamente na web, aos seus amigos das redes sociais ou fazendo negócios e trabalhos online. Enquanto isso, as saudáveis relações familiares tendem a caminhar para degradação a passos largos.
 
As brincadeiras, os abraços, as conversas, as orações; estão sendo substituídos pelos dispositivos que conectam e criam um e assustador jeito de relações familiares egoísta e silencioso. Os responsáveis e provedores familiares perdem o controle e nem sabe com que seus filhos menores estão se comunicando. Muita atenção!  Pais, verifiquem sempre as amizades dos seus filhos. Eles são os vossos tesouros e merecem todos os cuidados e atenção especial.

Quando ocorreu este forte vendaval em nossa região do vale dos sinos-RS, no último dia 31/01/2014, causou muitos estragos e durante longos dias sofridos para as famílias sem luz, água e internet, um fato chamou a atenção; mesmo no sofrimento de um calor acima dos 40ºC. Sobre a luz de vela ou candeeiros, as famílias se reuniram em volta a luz de vela para conversar, se ajudarem mutuamente e relembrar fatos, falar sobre o vendaval e a fata de luz e água, contar piadas e darem boas e longas risadas.

Ver a realidade passear em volta das ruas do bairro.

A foto mostra os funcionários da concessionária concertando a rede elétrica após o temporal da noite anterior.
Funcionários das concessionárias restabelecendo a energia e a telefonia.
Um passeio pelo bairro se observa os técnicos da concessionária e distribuidora de energia elétrica; trabalharem para restabelecerem a luz. E no breu da noite, se observa de longe muitas famílias, nas varandas ao redor da luz de velas e candeeiros; relatando a velocidade dos ventos e seus os estragos, por toda a parte. Outros, conversando, se ajudando, rindo, se abraçando em uma descontração total.  Uns chamando pelo nome de seus familiares, e amigos. Muitos vizinhos que antes balbuciavam meras palavras de saudações no cotidiano, nesta ocasião estavam juntos para compartilharem os mesmos sofrimentos e colocar em prática gestos de solidariedade. Coisas raras nos tempos de hoje. Muito difícil de acontecer quando se tem luz e os aparelhos plugados na internet, ter o mundo nas mãos, diante das telas de todos os tamanhos.  Mas, se acaba com as relações familiares.

Necessitam ter muito cuidado para não entrar no jogo ilusório do mundo virtual.  família em primeiro lugar, não podem ser escravos da internet, devem aprender a usar essa ferramenta importantíssima, a favor de todos e não contra a todos. Precisa limitar o tempo para navegar, e tirar o tempo maior necessário para a família. A família é o que se tem de mais sublime e importante em na vida. Dependo do tipo de convivência familiar seja equilibrada ou desequilibrada terão reflexos futuros para a sociedade.

A natureza em sua plena sabedoria disciplina o homem desorientado dos bons valores.

A foto mostra nuvens carregadas e relâmpagos a noite anunciado forte temporal chegado a região e causar transtornos a população.
Nuvens e relâmpagos anunciando forte temporal. 
Portanto, a própria natureza em sua sabedoria pedagógica e disciplinadora, ensina a todos a redescobrirem os valores fundamentais; para reestruturar os laços familiares e de amizades rompidos ou mergulhados na indiferença. Utilizando metodologias às vezes cruéis, e dolorosas que os estimula e os obriga a reflexão, voltando aos tempos primitivos. Usando a luz de vela ou candeeiro para proporcionar reencontros familiares e reatar os laços amorosos que estão sendo sucumbidos através dos poderes da internet.  Em poucas décadas de existência e interferência da web nos lares brasileiros e mundiais. Já tem provocado ruínas imagináveis nas relações familiares com poderes superiores aos dos maiores furacões já existentes no Planeta Terra.

Atenção! Cuide bem do que você tem de mais valioso em sua vida, a sua família. Feche a porta e não permita que o vendaval chamado internet, destrua a quem os amam e zela por você; afeto incondicional, certamente você estará seguro e feliz. Não troque a internet pela sua família, sua família é superior a qualquer ilusão virtual. Use as redes sociais na prudência, e, sobretudo, controle seu tempo precioso para outras coisas como ler bons livros, praticar esportes e dar atenção sem limites a quem os prover e os amam em quaisquer circunstâncias, a sua família!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe, para expressar, as suas qualidades.

As mães possuem suas qualidades no abc da vida.   A imagem diz o  abc da mãe  As mães, quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhecem esta árdua luta das mães e são gratos a elas. Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.   Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dando à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e lamentar a sua real importância quando elas morrem. Os filhos deveriam observar e valorizar as qualidades da mãe.   Neste simples abc da mãe, todos os filhos deveriam sempre obser

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade.   Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.

Você já rotulou alguém de burro?

Essa atitude é preconceituosa, ela  ferirá o sentimento de outrem e ruim para o convívio social. A expressão Burro comprova o preconceito  entre as pessoas.  Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas têm uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes. Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.