Pular para o conteúdo principal

Postagem recente.

Chama olímpica: o farol de união e paz no mundo

  A chama que mantém o mundo unificado Tocha olímpica. Créditos: para Wikipédia   O fogo é utilizado como símbolo de purificação, conhecimento e vida desde a antiguidade. A tocha olímpica, com sua luz perene, simboliza a união dos povos e a constante busca pela excelência. Não é apenas um objeto, mas um símbolo de esperança e inspiração, uma ponte entre diferentes culturas e épocas, um convite para celebrar a paz e a amizade. Atualmente, o mundo precisa da chama da unidade acesa para haver paz mundial. A energia mitológica é a chama da inspiração! A história da tocha olímpica começa com o titã Prometeu, que ousou desafiar os deuses para trazer o fogo sagrado à humanidade. Este ato de coragem e rebeldia é ilustrado pela chama olímpica, que simboliza a busca incessante pelo conhecimento e pela perfeição. Os novos heróis prosseguem sua jornada para promover a união, inspirados pelo fogo olímpico, por toda a Terra. A cada Olimpíada, surge um sentimento forte entre os países que promovem a

Os encantos da natureza são águas, oceanos, mares e ondas.

O vento e outros fatores naturais geram as ondas dos mares e oceanos.


A foto mostra o Sol a nascer sobre as águas do Oceano Atlântico, sul, da costa marítima brasileira.
O Sol a nascer sobre as águas do Oceano Atlântico, no  sul do Brasil. 


As ondas que banham as imensidões dos oceanos e mares, todas elas são formadas através da ação permanente do vento sobre as grandezas das águas oceânicas. Obviamente existem outros fatores determinantes para as formações das ondas. Sejam aquelas ondas pequenas, as famosas ressacas, aquelas gigantes para a prática esportiva do surfe, e principalmente, os temidos “tsunamis” arrasadores. Geralmente os terremotos que ocorrem em alto mar, são os responsáveis pela formação das ondas gigantescas, e os temíveis “tsunamis”, os quais felizmente acontecem em pequenos incidentes. No entanto, quando acontecem são destruidores de tudo que estiverem ao seu alcance, inclusive e lamentavelmente; as vidas humanas.

O mais importante, sobretudo, é que a maioria das ondas são calmas e fazem a alegria de quem ama habitar, nas faixas litorâneas do Brasil e do mundo.

 

Os habitantes das regiões litorâneas não sofrem muito com o calor do verão.

 

Geralmente, quem mora nessas regiões banhadas através dos mares e oceanos, não sofre tanto com o calor, quanto as pessoas que vivem no interior do continente. Tudo isso porque moram distantes dos ventos confortantes, provindas das águas dos oceanos e mares. As atividades pesqueiras, as caminhadas na areia da praia, promovem um sono tranquilo, e um ritmo de vida diferenciado. Tudo vem determinar, a qualidade de vida dos habitantes da faixa litorânea.

Evidentemente, que o litoral brasileiro, não é um paraíso, porque os problemas sociais, econômicos e políticos continuam iguais, os de quaisquer cidades do país. O que realmente altera e desfruta é a paz, o ar puro, sem poluição sonora, típica das regiões super habitadas do país. Nas pequenas, médias e grandes cidades onde não tem praia.

 

É maravilhoso ir cedinho à praia e assistir o sol nascer.

 

A foto mostra o lindo Pôr do Sol sobre as dunas do Litoral Norte Gaúcho.
A foto mostra um resplandecente Pôr do Sol sobre as dunas do Litoral Norte Gaúcho.


É admirável, despertar cedinho, iniciar a caminhada matinal em direção à praia, sentar-se tranquilamente para esperar, o sol nascer majestoso e radiante sobre a grande imensidão do Oceano Atlântico. Contudo, uma cena da natureza é praticamente indescritível em detalhes, para todos os simples mortais. Experimente você mesmo chegar na escuridão da noite até as margens do mar. No entanto, de modo repentino, do nada, ver surgir o sol como se fosse uma bola de fogo, que em poucos minutos se transforma em luz tão forte e radiante que não se pode mais, fixar o olhar sobre os reflexos solares. Se você não é rápido nem consegue clicar boas fotos, o sol rapidamente já iluminou tudo. Contudo, se concentrará para contemplar, o Sol nascer ou simplesmente permeia tirar fotos; você decide.

 

O sol recém nasceu, mas se dá início ao seu magnífico trabalho diário, o de iluminar o Planeta Terra; e faz distinguir a noite do dia. Ele é o grande despertador natural, o qual com todas as forças e serenidade, convida todos os seres viventes a entrarem em movimento. As ondas e seu som autêntico nos convidam a uma profunda contemplação desse contínuo movimento perfeito da natureza.

 

O Sol nos desperta e faz repousar diariamente.

 

O mar é repleto de vida, ele chama a atenção de cada ser humano para o valor da existência com os raios solares do amanhecer. Contudo, em cada amanhã o Sol esplêndido, ou não, em razão do nevoeiro, é um grande incentivo para todos, nós e dizer para continuarem com seus ofícios do cotidiano. 

Todavia, essa motivação surge a partir da movimentação e sincronização das águas do oceano. Elas nascem de maneiras vibrantes e fortes do alto mar, mas se sossegam, porque os ventos serenos chamam a atenção, para se acalmarem na areia da praia. 

Quem gosta do mar, poderá permanecer, horas e horas a contemplar; esse movimento imutável das aragens e ondas do oceano. 

Todavia, elas são na realidade, pura energia que germinam vida e vontade de viver em cada amanhecer e nos lindos Pôr do Sol, ao escutar a voz ao dizer agora é o momento da calmaria, para o descanso merecido, de mais um dia de trabalho.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe, para expressar, as suas qualidades.

As mães possuem suas qualidades no abc da vida.   A imagem diz o  abc da mãe  As mães, quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhecem esta árdua luta das mães e são gratos a elas. Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.   Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dando à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e lamentar a sua real importância quando elas morrem. Os filhos deveriam observar e valorizar as qualidades da mãe.   Neste simples abc da mãe, todos os filhos deveriam sempre obser

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade.   Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.

Você já rotulou alguém de burro?

Essa atitude é preconceituosa, ela  ferirá o sentimento de outrem e ruim para o convívio social. A expressão Burro comprova o preconceito  entre as pessoas.  Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas têm uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes. Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.