Pular para o conteúdo principal

Postagem recente.

Aventuras de Pedro: Comédia na Capital das Sardinhas

   O Surfista Relutante O Rei do Surfe em fuga. Créditos da foto para o site:  Pixabay. Em uma cidade litorânea do Rio Grande do Sul, conhecida como a Capital da Sardinha, agora mais conhecida pelo lixo do que pelas sardinhas, vive Pedro, o pescador e surfista, coroado como o Rei do Surfe Gaúcho. Sua fama era tão grande quanto as ondas que o domava, e sua habilidade com as pranchas e redes era lendária. Ele era o maestro das marés, e cada mergulho nas ondas era um espetáculo de bravura e destreza. A Exaltação Popular Durante um treino para o campeonato mundial no Havaí, um grito contagiante surgiu da ponte da cidade, o ponto de encontro dos pescadores e a sede do Sindicato dos Peixes: “Pedro, o surfista, para prefeito já!”. A festa que se seguiu foi uma mistura de carnaval com músicas alemãs e gauchescas, uma celebração que uniu todas as culturas em um ritmo frenético de alegria e caos.  Tudo sob o som de uma fanfarra com instrumentos enferrujados e tons desafinados, representam o retr

O homem contemporâneo vive na angústia a dor da alma.

Os homens vivem na angústia e depressão, alguns sabem os motivos, outros desconhecem.
 

A imagem de fundo azul e letras nas cores cinzas diz: A angústia humana.
A imagem diz: A angústia humana!

As angústias são aqueles sentimentos doloridos que nascem das profundezas da alma do ser humano. Algumas pessoas têm seus motivos diversos, claros e outros brotam repentina e aparentemente sem razões, e sem explicações de onde realmente vem as origens das dores angustiantes. Elas têm suas forças destruidoras incomensuráveis.

Obviamente há aqueles tipos de angústias que são derivadas de diversos motivos reais, são explicáveis e entendidas por todos os angustiados. Infelizmente, os casos desconhecidos fazem as pessoas sofrerem exorbitantemente, até os fatos serem esclarecidos e solucionados.

Contudo, a dor é a mesma e corrói lentamente a vontade de viver. Tudo que existe ao entorno de um ente angustiado não tem sentido, não tem valor, não tem motivo de alegria, não há motivação para rir a não ser chorar e gritar. Outros reagem de modos opostos e se entristecem, emudecem, se encaramujar no seu eu ou no seu quarto e não querem ver e nem ouvir ninguém, nem amigos e parentes.

Geralmente os portadores das doenças mentais sofrem a solidão social.

 

Os entes portadores da dor da angústia, também sofrem da solidão social e familiar. Estes quando realmente encontram alguma pessoa nesta sociedade super habitada, (mas parece vazia e indiferente às dores dos outros) disposta a ouvir seus desabafos, falar sobre a dor da sua alma, encontrou um tesouro. A partir deste instante existe refrigério e paz para a alma, durante um período mínimo; mas são valiosos para aqueles excluídos sociais e sofredores da “psiquê”.

Agora, quando estes desabafos não existem e são reprimidos ao mais íntimo do ser, a dor da angústia é aumentada gradualmente, até alcançar todos os limites suportáveis; para qualquer ser humano angustiado e depressivo. Ultrapassando todos os limites, a tendência é em algum momento a explosão por dentro da alma até se externar, para que alguém dos familiares possam ouvir, e tomar providências às vezes tardiamente.

Os psiquiatras afirmam que há casos de angústias, curáveis e outros não.

 

A imagem de fundo preto e caracteres nas cores laranjas diz: depressão a doença da alma.
A imagem diz: depressão a doença da alma!
Existem casos de angústias curáveis, mas a maioria, daquelas de estágios severos, não tem volta. Assim, afirmaram vários médicos psiquiatras os quais conversei, me disseram.

Muitos casos de angústias são passageiros, e as pessoas se curam, mas infelizmente outras não melhoram. Isso somente acontece quando realmente os motivos fortes e reais causadores desses sentimentos ruins são resolvidos. Para outras pessoas é mais difícil a cura porque não sabem de onde desencadeia a dor da vida, mas sentem que brota da sua essência humana; de maneira subjetiva e singular. Contudo, a pior angústia é de fato aquela que brota de dentro da essência humana, sem que este ente padecente, não tem nenhuma explicação, mas vem aos poucos, a aumentar e os debilitam a sua psiquê.

Em algumas casas persistem, a crueldade repudiável, a não compreensão do membro familiar doente.

 

O mais cruel nesta situação é quando o ente angustiado não é compreendido no próprio lar, entre os amigos e discriminado na sociedade. A pessoa padece de não ver saída, nem solução para o problema, isso quando não tem ajuda, para resolver essa cruel enfermidade mental. Muitos imaginam que a solução é carregar dolorosamente a dor da alma para sempre.

Muitas pessoas podem sim, permanecer enfermas até alcançar a mais grave e temida das doenças da modernidade a depressão severa. Neste estágio a situação será mais complexa de sanar. Agora, necessariamente terá que procurar ajuda da medicina, em especial dos psicólogos e dos psiquiatras. Eles terão, talvez, todos os meios para investigar a situação e farão um minucioso diagnóstico da dor da alma humana. Eles são os únicos que podem ajudar pessoas que estejam em depressão.

As terapias ocupacionais e as medicações para buscar o sentido da vida.

A imagem de fundo azul e letras nas cores cinzas diz: A angústia humana.
A imagem diz: Angústia Humana!


Os psicólogos com suas terapias ocupacionais e os psiquiatras receitam as medicações adequadas que poderão em certos casos, aliviar a dor e trazer a alegria de viver e ver a vida e o mundo terem sentido.

Conheço muitos casos reais de amigos que contraíram a depressão e até hoje não voltaram à normalidade. Em conversas com vários amigos eles afirmam que realmente esta doença do século não tem cura, apenas controle. Os psiquiatras dizem que tem cura, mas o que se vê por aí é que esta recuperação não aconteceu para muitos depressivos.

Em regra, nos momentos das depressões, ocorrem rompimentos dos matrimônios.
 

Portanto, para concluir, posso formular e afirmar definitivamente, uma opinião de leigo. A angústia, a dor da alma humana; pode sim provocar a depressão em quaisquer pessoas e poderá levar às mesmas ao extremo sem volta. Hoje em dia, nesse mundo bastante agitado, existem milhões de pessoas, de todas as idades, e classes sociais que sofrem angustiadas, padecem sem ver uma solução.

Alguns sabem os reais motivos da origem da sua angústia e depressão, mas outras não, compreende o potencial qual é a gênese dessa doença antissocial; por isso sofrem mais em seu silêncio de dor. É uma doença típica da era moderna, ainda repleta de preconceitos, pela sociedade que desrespeita o sofrimento do semelhante; em vez de os compreenderem e os ajudarem. Muitos casais terminam o casamento porque quando um dos cônjuges contraiu a depressão. O enfermo se torna chato, repleto de lamentações e repete sempre as mesmas coisas.

 

A queda no apetite da libido, faz ocorrer o rompimento definitivo do matrimônio. É uma extrema falta de humanidade, para com a pessoa que um dia prometeu diante das autoridades civis e eclesiásticas, amar e zelar em quaisquer circunstâncias; que a vida o reservar. Na prática, isso não acontece e no momento que um deveria ajudar o outro ocorre o abandono definitivo. Que amor falso e hipócrita, porquanto ninguém nunca irá solicitar para ficar doente. Todavia, nenhuma pessoa está imune a uma angústia que pode terminar em depressão severa e irreversível.

 

Chico Buarque e Fagner- Aurora de Nova Iorque.

 


Letra da música aurora de nova Iorque (Chico Buarque)

 

A aurora de nova Iorque tem

Quatro colunas de lodo

E um furacão de pombas

Que explode as águas podres.

 

A aurora de nova Iorque geme

Nas vastas escadarias

A buscar entre as arestas

Angústias indefinidas.

 

A aurora chega e ninguém em sua boca a recebe

Porque ali a esperança nem de manhã é possível.

E as moedas, como enxames,

Devoram recém-nascidos.

 

Os que primeiro se erguem, em seus ossos adivinham:

Não haverá paraíso nem amores desfolhados;

Só números, leis e o lodo

De tanto esforço baldado.

 

A barulheira das ruas sepulta a luz na cidade

E as pessoas pelos bairros vão cambaleando insones

Como se houvessem saído

 

De um naufrágio de sangue. 

Comentários

  1. Respostas
    1. Boa tarde minha amiga! Revisado o nosso blog encontrei uma visita sua ainda da época do G+. Tempo bom aquele e tenho muita saudades das amizades daquela rede social. Mas terminou! A vida continua em outras praias virtuais. Que bom que você gostou do texto e da música.Volte sempre porque estou atualizando o nosso blog semanalmente. Seus comentários são fundamentais e responderei todos. Beijos.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Boa tarde! Que bom você gostou do texto. Volte sempre ao nosso blog. Estarei atualizando semanalmente com novas postagens.

      Excluir

Postar um comentário

Por gentileza deixe seu comentário é muito importante para nosso trabalho.

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe, para expressar, as suas qualidades.

As mães possuem suas qualidades no abc da vida.   A imagem diz o  abc da mãe  As mães, quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhecem esta árdua luta das mães e são gratos a elas. Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.   Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dando à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e lamentar a sua real importância quando elas morrem. Os filhos deveriam observar e valorizar as qualidades da mãe.   Neste simples abc da mãe, todos os filhos deveriam sempre obser

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade.   Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.

Você já rotulou alguém de burro?

Essa atitude é preconceituosa, ela  ferirá o sentimento de outrem e ruim para o convívio social. A expressão Burro comprova o preconceito  entre as pessoas.  Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas têm uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes. Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.