O mundo enfrenta a maior tragédia da recente. O vírus da covid-19 visto a partir da lente do microscópio. A tragédia humana do século XXI iniciou em 1/12/2019, a Província de Wuhan na China porque foi lá onde começou o foco da pandemia da covid-19. Ainda com as vacinas produzidas pelos cientistas nos laboratórios renomados a pandemia não tem data para terminar. A OMS classificou o status macabro da nova corona vírus (SARS-CoV-2) de pandemia foi declarado em 11/03/20. A partir de então o comportamento da população mudou radicalmente. As mortes começaram e de maneira avançada na primeira onda em todo o Planeta Terra e a segunda onda está sendo mais forte do que a primeira, no caso do Brasil nem a primeira onda terminou e se fundiu com a primeira onda, consequentemente, a mortandade está sendo superior a primeira. Infelizmente em 7/01/2021 o país registrou os tristes dígitos de mais de 200 mil vidas tombadas pela força da covid-19. Porém os números atuais são: 90.382.187 casos con
Os ipês anunciam que o inverno está se despedindo e anunciando a chegada da primavera.
![]() |
Lindo Ipê amarelo das matas do Brasil. |
Você já observou que os ipês já começam a florir? Isso significa que eles estão anunciados o fim do inverno e fazendo sinais claros que a primavera a estação mais colorida e perfumada do ano; está próxima e vai assumir seu reinado até o verão.
Essa belíssima árvore existe principalmente nas regiões Sul e Sudeste onde ainda existe restante de matas onde está planta pode se desenvolver.
Os brasileiros nomearam esta bela planta de cores diversas de ipê. Esta árvore em especial os brancos e amarelos pintam algumas cores da bandeira do Brasil; não respeita o calendário humano ela mesma determina o seu próprio tempo para florir e enfeitar nosso meio ambiente usando o seu calendário natural da espécie.As variarias espécies de ipês e suas belíssimas flores das terras brasileiras.
![]() |
Lindo Ipê roxo para anunciar a Primavera. |
O nosso país é rico com a presença dos ipês de todas as cores: ipê-amarelo-da-serra, ipê-ouro, ipê-amarelo, ipê-da-serra, ipê, aipé, ipê-branco, ipê-mamono, ipê-mandioca, ipê-pardo, ipê-vacariano, ipê-tabaco, ipê-do-cerrado, ipê-dourado, ipezeiro, pau-d’arco-amarelo. Cada região do país o povo nomeia os lindos ipês para facilitar melhor sua identificação. São árvores típicas quase extinta mata atlântica brasileira.
E onde restam algumas sobras desta floresta, que escaparam da fúria predatória humana; em nome do lucro e do desenvolvimento a qualquer preço, aparecem também os ipês multicoloridos e imponentes fazendo um diferencial nas pequenas matas, bosques e ruas, avenidas e praças de todas estas regiões do Brasil.
Isto é, enquanto o homem não invadir sua privacidade indefesa e não o cortar para fabricar algumas bugigangas que chamam de obra de arte. Ou construir casas com esta madeira de lei para vender em grande escala no mercado de exportação.
A ganancia humana é tão perversa que desrespeitam áreas de preservação ambiental protegidas por leis federais e derrubam estas árvores lindas para construírem condomínios luxuosos e pousados para lucrarem ilicitamente usando o nome do turismo.
Fiquem atentos a qualquer atividade suspeita denuncie urgentemente aos órgãos municipais, estaduais e federais de proteção ao meio ambiente. Não permita que estas grandiosas árvores entrem para a lista de extinção, vamos zelar pelos nossos ipês brasileiros.
Os ipês abrem as portas floridas e perfumadas da estação primavera.
![]() |
A foto mostra uma exuberante árvore de Ipê branco. |
Portanto, ainda faltando muitos dias para o fim do inverno e chegar à primavera os ipês de todas as cores, já se anteciparam e estão pintando as florestas, matas, ruas e praças do nosso país onde há preservação ambiental em seu próprio habitat natural. É um novo tempo chegando renovado, alegrando, colorindo e perfumando o ecossistema, preparando a vinda da nova estação de clima ameno.
É mais um ciclo da natureza se fechando, uma nova estação do ano e abrindo. Assim funciona a natureza em sua plena sabedoria que também interfere na nossa vida. Muitas vezes nem percebemos, como o tempo passa em alta velocidade durante a vida.
É preciso que a natureza nos mostre que estamos fazendo história. Estamos também envelhecendo, certamente chegará um dia que nosso ciclo se encerará definitivo e não se renovará como os ipês que delimitam mais um período. Mas outros permanecerão a observar o interminável e incansável ciclo trabalhoso dos ipês.
Comentários
Postar um comentário
Por gentileza deixe seu comentário é muito importante para nosso trabalho.