Pular para o conteúdo principal

Postagem recente.

A lenda da lagoa dos Barros: Entre Sombras e Segredos

  Os mistérios da lagoa são perceptíveis, mas difíceis de serem compreendidos. A Lagoa dos Barros, RS, Google Earth. A noite caía sobre a Lagoa dos Barros, e com ela, um véu de mistério e medo se estendia sobre suas águas escuras. Os ventos sussurram segredos antigos, e os moradores das redondezas evitam olhar diretamente para o horizonte, temendo o que poderiam encontrar. As águas escuras da Lagoa dos Barros escondem mais do que os olhos podem ver. Sob o manto da noite, os segredos emergem, e o suspense se entrelaça com a realidade. Prepare-se para uma narrativa digna de Alfred Hitchcock* , onde cada ondulação esconde mistérios profundos. Naquela região isolada, onde a vegetação densa se trama como dedos esqueléticos, há algo mais do que a simples beleza natural. Os pescadores, ao retornarem de suas jornadas noturnas, falam em voz baixa sobre os gemidos que ecoam pela lagoa. Gemidos que não são humanos, mas parecem emergir das profundezas, como se a própria terra estivesse chorando. A

A primavera está para chegar e os ipês estão floridos.

Os ipês anunciam que o inverno está se despedindo e anuncia a chegada da primavera.


A foto mostra um lindo Ipê amarelo embelezando e perfumando as matas brasileiras na primavera.
O lindo Ipê amarelo das matas do Brasil.


Você já observou que os ipês, já começaram a florir? Isso significa que eles estão a anunciar o fim do inverno e fazem sinais claros de que a primavera é a estação mais colorida e perfumada do ano; está próxima e vai assumir seu reinado até o verão.

Essa belíssima árvore existe principalmente nas regiões Sul e Sudeste, onde ainda tem restante de matas onde está planta pode se desenvolver.

Os brasileiros nomearam esta bela planta de cores diversas de ipês. Esta árvore em especial os brancos e amarelos pintam algumas cores da bandeira do Brasil; não respeita o calendário humano ela mesma determina o seu próprio tempo para florir e enfeitar nosso meio ambiente usando o seu tempo natural da espécie.

As variadas espécies de ipês e suas belíssimas flores das terras brasileiras.
 

A foto mostra a linda árvore de Ipê roxo o que sobrou da mata atlântica do Brasil.
O Ipê-Roxo anuncia a primavera.


O nosso país é rico com apresença dos ipês de todas as cores: ipê-amarelo-da-serra, ipê-ouro, ipê-amarelo, ipê-da-serra, ipê-branco, ipê-mamono, ipê-mandioca, ipê-pardo, ipê-vacariano, ipê-tabaco, ipê-do-cerrado, ipê-dourado e ipê-pau-d ’arco-amarelo. Em cada região do país o povo nomeia os lindos ipês para facilitar melhor sua identificação. São árvores típicas quase extintas da mata atlântica brasileira.

 

Não obstante, onde restam algumas sobras desta floresta, que escaparam da fúria predatória humana; em nome do lucro e do desenvolvimento a qualquer preço, aparecem também os ipês multicoloridos e imponentes fazendo um diferencial nas pequenas matas, bosques e ruas, avenidas e praças de estas regiões do Brasil.

 

Isto é, enquanto o homem não invadir sua privacidade indefesa e não o cortar para fabricar algumas bugigangas que chamam de obra de arte. Muitos construíram casas com esta madeira de lei para vender em grande escala no mercado de exportação.

A ganância humana é tão perversa que desrespeitam áreas de preservação ambiental protegidas por leis federais e derrubam essas árvores lindas para construírem condomínios luxuosos e pousados para lucrarem ilicitamente usando o nome do turismo.

Fiquem atentos a qualquer atividade suspeita que denuncie urgentemente aos órgãos municipais, estaduais e federais de proteção ao meio ambiente. Não permita que estas grandiosas árvores entrem para a lista de extinção, vamos zelar pelos nossos ipês brasileiros.

Os ipês abrem as portas floridas e perfumadas da estação primavera.

 

A foto mostra uma exuberante árvore de Ipê branco para embelezar e perfumar a estação primaveril.
A foto mostra uma exuberante árvore de Ipê branco.


Portanto, ainda faltam muitos dias para o fim do inverno e chegar à primavera os ipês de todas as cores, já se anteciparam e estão pintando as florestas, matas, ruas e praças do nosso país onde há preservação ambiental em seu próprio “habitat”. É um novo tempo chegando renovado, alegram, colorem e perfumam, o ecossistema r preparam a vinda da nova estação de clima ameno.

É mais um ciclo da natureza que se fecha, uma nova estação do ano e abrindo. Assim funciona a natureza em sua plena sabedoria que também interfere na nossa vida. Muitas vezes nem percebemos, como o tempo passa em alta velocidade durante a vida.

É preciso que a natureza nosmostre que estamos fazendo história. Estamos também envelhecendo, certamente chegará um dia que nosso ciclo se encerra definitivo e não se renovará como os ipês que delimitam mais um período. Todavia, outros permaneceram a observar o interminável e incansável ciclo trabalhoso dos ipês.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O abc da mãe, para expressar, as suas qualidades.

As mães possuem suas qualidades no abc da vida.   A imagem diz o  abc da mãe  As mães, quantas qualidades elas possuem, desenvolvem e as colocam em prática, diariamente, vinte e quatro horas; durante uma vida inteira em prol dos seus filhos. Entretanto, dificilmente os filhos percebem e reconhecem esta árdua luta das mães e são gratos a elas. Observem neste singelo texto, quanto as progenitoras fazem para seus filhos.   Estes dons surgem desde quando ela engravida pela primeira vez dando à luz seus filhos (as). Elas no cotidiano colocam em prática através de sua consciência maternal todas suas qualidades de mães para a proteção, provisão e educação dos filhos. O mais estranho e ingrato é que poucos filhos reconhecem a importância da sua mãe enquanto estão juntos. Muitos somente irão reconhecer e lamentar a sua real importância quando elas morrem. Os filhos deveriam observar e valorizar as qualidades da mãe.   Neste simples abc da mãe, todos os filhos deveriam sempre obser

Candeeiro ou lamparina antiga, mas muito usado no Brasil.

O candeeiro fez parte da vida do povo nos tempos remotos e na atualidade.   Sem luz se usa o candeeiro. Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão. Ele é umedecido com querosene, que é colocado na parte de baixo, como podemos observar tem uma forma redonda, mas como base piramidal.

Você já rotulou alguém de burro?

Essa atitude é preconceituosa, ela  ferirá o sentimento de outrem e ruim para o convívio social. A expressão Burro comprova o preconceito  entre as pessoas.  Quando alguém utiliza este vocábulo burro para qualificar outrem, somente vem comprovar como muitas pessoas têm uma mentalidade maldosa, preconceituosa e intolerante em relação aos seus semelhantes. É inaceitável como é usado no Brasil o termo “burro” entre as pessoas. Muitos usam de maneira intencional para ofender covardemente os seus semelhantes. Alguns humanos a utilizam de maneira maldosa, preconceituosa e ofensiva. Isso vem ocorrendo desde o início da colonização até os dias atuais.